Olá, tudo bem?
Voltamos para mais um artigo sobre o Pioneer e dessa vez com a melhor escolha do formato.
Nesse artigo vamos falar um pouco do impacto da nova edição (Phyrexia: All Will Be One), as mudanças nos decks existentes e possíveis novos decks. Vamos ter como base das informações os últimos torneios importantes do Mol e as Ligas que joguei pós edição. Outra referência importante que usei são as listas do Pro Tour Phyrexia. Vamos focar nos decks Tier focando em quem está se preparando para entender melhor o formato.
Com a chegada da nova edição, sempre esperamos mudanças e surgimentos de novos decks. Nos primeiros dias vimos muitas novidades sendo testadas, muitas teorias, porém até o momento que escrevi o artigo poucas mudanças impactantes.
- Começando pelos decks que já existiam:
● Rakdos Midrange: Por muitos considerado o melhor deck do formato e já adianto que pouco mudou, só tivemos a adição de Penhascos de Fenda Negra na sua base de mana. Como uns dos decks mais fortes, ele rapidamente veio mostrando resultados neste início de nova edição, nos Top 8 dos torneios e se mostrando constante, uma escolha segura para qualquer torneio, não é para menos que o deck foi o mais cotado pelos jogadores no PT. Bom destacar que os decks que abusam de encantamentos ou combos rápidos são fortes contra o BR, por isso tome cuidado com o field ou prepare bem seu side para o torneio que for jogar com ele.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
● Mono Green Devoção: Podemos dizer que é um dos decks mais injusto de jogar contra. Devido a sua velocidade e grande desempenho, o deck é considerado um dos decks mais desbalanceados do formato. Isso porque existem aberturas que se não forem respondidas a altura impossibilitam a chance de jogar contra, além de seus tops decks serem absurdamente fortes, um jogo que parecia estar perdido pode ser virado com somente uma carta. O grande forte dessa estratégia é sua explosão inicial e seu recurso de combo que é facilmente alcançado. O deck é queridinho de muitos devido aos fatores anteriores, achei que seria o mais jogado no PT, porém ficou em segunda posição. O Mono Green é outro deck que não teve adição de praticamente nada, ainda que algumas opções, O Silex Filigranado e Contaminador Inchado, estejam sendo testados, ainda que sem nada concreto.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
5c Fires Incarnation: Outro deck que vem se mostrando constante, apesar de não ter tantos bons resultados. Com a chegada de Phyrexia ele ganhou uma carta muito forte, que apesar de ser apenas uma cópia, quando em jogo potencializa muito seu deck, Elesh Norn, Mae das Maquinas. Até o momento é a única carta adicionada ao deck, mas tem se mostrado muito relevante, travando o jogo dos oponentes e melhorando o seu, fazendo dela um motor a mais na estratégia. Joguei contra e com ela e tem se mostrado bem relevante, não sabemos ainda se é o suficiente para o deck ficar no top do formato ou continuar com bons resultados, mas é bom destacar que no último grande torneio que tivemos no Magic Online, o Pioneer Showcase, evento que é base para se classificar para o Champions Showcase, principal evento do MOL, duas posições no Top 8 foram desse deck.
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Main Deck (80)
Sideboard (15)
● RG Vehicle: É um fato, o deck é bom. Chegou como quem não quer nada para ser o terror do Rakdos Midrange e tem feito muito bem esse papel. O deck está constantemente nos Top 8, apresentando bons resultados e se mostrando uma opção confiante. Bom destacar que relutei muito em achar o deck bom, sempre achei que era bom apenas versus Rakdos e não jogava tão bem contra os demais decks. Quando decidi escrever o artigo joguei um pouco com todos os decks para sentir e ver como o deck funciona, com isso percebi que o deck é realmente forte e joga bem contra os decks tier 1 do formato. Além disso, o deck ficou em terceiro na lista de decks mais jogados no PT. Com a edição nova muitos testes começaram em cima desse deck que parecem ser boas escolhas como: Migloz, Esmagador do Labirinto, Hajar, Guarda-costas Leal, Nissa, Animista Ascensa, Espada de Forja e Fronteira, Lukka, Condenado a Ruina. Ainda não sabemos ao certo quais cartas vão se tornar permanente, mas com certeza foi um dos decks que cresceu com o lançamento de ONE.
Main Deck (60)
Sideboard (15)
Main Deck (60)
Sideboard (15)
Main Deck (60)
Sideboard (15)
● UW Control: Outro deck bem forte que não teve mudanças com Phyrexia. Fica como opção para os amantes de controle. É um Deck bom e consistente que tem boas matchs contra a maioria dos decks. O grande problema no meu ponto de vista é que tem desvantagem contra BR Rakdos tornando assim uma opção a ser analisada.
Main Deck (60)
Sideboard (15)
Main Deck (60)
Sideboard (15)
Main Deck (60)
Sideboard (15)
● Lotus Field: Há cerca de quarenta dias o deck começou a ganhar força e aparecer nos Top 8 do torneio e foi crescendo vinte dias depois era um deck a ser temido em todos os torneios possíveis no MOL. Certamente é uma ótima escolha para qualquer torneio importante, porém tem que ter domínio do deck e principalmente saber mulligar as mãos iniciais.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
● Mono White Humanos: Devido ao sucesso do RG e do aparecimento dos GW Angels o deck teve uma queda de rendimento nos últimos trinta dias no Mol, porém o deck é forte e tem um bom jogo contra Mono G, Lotus e Uw controle. Com a chegada de Phyrexia o deck ganhou Skrelv, Acaro Desertor que tem se mostrado relevante em alguns momentos, mas não sabemos ao certo se vai ser uma carta permanente na lista. Ótima opção para os amantes de aggros.
Maybeboard (15)
Maybeboard (15)
Maybeboard (15)
Infelizmente até o momento não tivemos decks novos fazendo resultados, mas tivemos alguns decks que ganharam força com a edição nova e outros que voltaram a aparecer vou falar um pouco deles agora.
● UB: Controle: O deck parece que é sempre uma boa opção porque a edição nova mal saiu e já estavam aparecendo diversas cópias dele nas ligas do MOL. Com a adição de Edito de Sheoldred, foi um dos decks mais testados nos primeiros dias, ainda não se sabe como o deck vai ficar em relação ao meta, entretanto tem apresentado alguns resultados relevantes nos torneios e pode ser uma boa escolha para você que gosta de controle e não gosta da lista UW.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
● GW Angels: Desde que todos “descobriram“ Reconstrucao de Kayla a estratégia explodiu em popularidade e conseguiu fazer bons resultados, mas o que gosto no Magic é essa mudança o field rapidamente mudou para jogar melhor contra esse deck e ele teve uma queda de rendimento. Com a chegada da edição nova pouca coisa mudou, mas tenho visto muitas listas usando Skrelv, Acaro Desertor para quem gosta desse tipo de estratégia.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
● Mono White Devoção: Quem joga Pioneer a muito tempo certamente vai lembrar do combo de Heliod, God of the Sun com Walking Ballista, esse deck brilhou muito e foi um dos mais fortes do formato por um bom tempo. Com o Ban da Ballista o deck morreu e por mais que existissem tentativas de revivê-lo até agora não conseguiu voltar. Com a chegada de Phyrexia foi visto diversas listas com cartas novas sendo testada: Vingadora Phyrexiana, Ossificacao, A Errante Eterna, Desaparecer na Eternidade, Elesh Norn, Mae das Maquinas gerando muitas possibilidades, tivemos listas Mono White, tivemos lista White/Red, Mono White com Karn, o Grande Criador são várias possibilidades algumas até fazendo Top 8, mas ainda não sabemos ao certo se o deck vai conseguir se manter e qual vai ser a lista. Vou colocar a lista que fez Top 8 sempre visando o melhor competitivo.
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Main Deck (80)
Sideboard (15)
● BR Sacrifice: Outro deck que teve diversas especulações com a nova edição, tivemos vários streamers testando listas nessa variação tudo por causa de Tanque de Renascimento, porém até a data que escrevi o artigo não achei uma lista que possa dizer que é competitiva. Todavia nada diminui a força do deck. É um deck que está sempre no formato, incomodando, fazendo bons resultados, sempre sendo jogado nas ligas, alguns jogadores profissionais tem feito bons resultados com ele em torneios no Mol é certamente é uma opção, se você jogar bem e conhecer o field é possível ter bons resultados. Então fica em aberto uma possível lista para sua escolha. Particularmente não gosto de jogar contra esse deck, por que é bem complicado de lidar com sua estratégia.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Ficamos assim até o momento com as mudanças do formato. No próximo artigo espero que o meta e os decks estejam consolidados e consiga trazer mais informações para vocês.
Qualquer dúvida, crítica e novas ideias deixem nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Bom jogo!
To a um tempo sem jogar Pionner, Spirits (suas 3 versões) morreram no formato? |
Acredito que não, sempre vejo 1 das versões no metagame do mtggoldfish, porem sempre nas ultimas posições. É que espíritos são muito dependentes do metagame. São fortes contra midranges e controles, mas fracos contra aggros. Com o mono red em baixa e decks lentos/combos em alta, é boa hora pro espíritos.
Pq??
Estranho né, tavam sempre por cima. |
Sheoldred e anjos acabaram com o mono red. Acho que só volta se a sheoldred for banida e os anjos sairem do meta. Fenix vai e volta, mas ainda é um bom deck,
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato