Continuando nossa saga pelos terrenos "fora do comum", vamos ao próximo ciclo da lista!
Falaremos agora de Fetch lands. “Mas como assim? Elas são caras pra caramba, ta malucasso ?” Não eu não estou maluco, existem fetch’s baratas. O primeiro ciclo desse tipo de terreno é originário de Mirage, e pasmem, você nem precisa pagar um ponto de vida para buscar o terreno. “Nossa mas então por que as pessoas usam as outras e não essas?” É, então, elas tem um probleminha...Entram viradas. Isso faz com que elas não sejam tão boas quanto as outras...Aliás faz com que elas sejam bem ruins, mas baratas. Se você não quer fritar sua grana com as famosas e quiser ser hipster, use essas, no commander não faz taaaaanta diferença assim, no fim das contas.
Continuando nossa viagem, passaremos agora por lugares que considero muito divertidos : as storage lands. Este tipo de terreno interage com marcadores de forma cumulativa, de alguma forma são colocados marcadores neles de forma a carrega-los. Então, é possível remover os marcadores para obter algum benefício na geração de mana do terreno.
As primeiras lands dessa classe vem de Fallen Empires. Entram viradas, produzem uma cor de mana e você pode escolher não desvirá-las normalmente para colocar um marcador nelas. Geram mana de duas formas, a habitual, gerando uma mana da cor que o terreno produz ou removendo qualquer número de marcadores gerando x manas da cor produzida pelo terreno. Depois delas, voltaram em Mercadian Masques, da mesma forma.
Você provavelmente já viu um exemplar mais recente de filter land. Aqueles terrenos que podem corrigir as cores da base de mana com determinado custo, algumas chegam a jogar modern. Essas lands vem muito bem a calhar para correção de cor na base de mana no commander, agora, com decks de 4 cores sendo possíveis no formato, qualquer ajuda decente é bem-vinda. Entraremos aqui no ciclo original, printado em Odyssey. Cada uma gera um par de cores aliadas, ao custo de uma mana genérica além de virar o terreno.
Mais alguns terrenos desse tipo existem perdidos através do multiverso, podemos ver os mais modestos aqui :
Agora você, planeswalker que adora ser gótico e não joga se não tiver preto no deck, existe um ciclo de 4 terrenos feitos justamente para você. Tainted lands são terrenos de Torment focados na mana preta. Eles adicionam mana incolor normalmente, mas podem adicionar mana de duas cores, uma preta e outra específica para cada terreno, desde que você controle um pantano. Se o seu deck conta muito com a cor preta, elas fazem um ótimo trabalho de correção, pois não entram viradas e não tem nenhum drawback muito significativo, lembrando um pouco as checklands, são definitivamente uma ótima pedida se encaixadas de maneira correta na base de mana.
Chegando ao último dos ciclos, existe em Homelands, um ciclo de terrenos um tanto quanto bizarro. São lands que geram três cores de forma parecida com as filter lands. Elas geram incolor normalmente, geram uma cor ao custo de uma mana genérica ou uma das cores aliadas desta ao custo de duas manas genéricas.
Por aqui termina nossa viagem na classe econômica, planeswalkers. Espero ter ajudado a conservar o dinheiro na carteira de vocês e expandido seus conhecimentos sobre nosso amado jogo. Ainda há muitos lugares do multiverso que quero que vocês conheçam, mas, por agora, deixemos que o enjoo de transplanar tantas vezes passe.
Até mais, caros companheiros planeswalkers!! Que a zica não os atinja nas próximas batalhas!
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/no-picture.png)