06/11/2024
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06/11/2024
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Criaturas (33)
11,0036,0181,02
7,5013,4524,29
0,251,022,50
32,7542,1154,99
7,8813,1122,99
2,755,757,99
14,2517,8620,83
0,411,763,22
0,902,919,99
Encantamentos (4)
1,004,697,99
Terrenos (23)
0,191,615,40
215,49269,04299,99
22,8038,1897,00
4
0,000,000,00
79,20145,75179,99
1,204,667,90
10,7417,2654,00
0,992,989,75
60 cards total
Sideboard (14)
3,4233,36100,00
1,897,5814,00
0,180,851,99
0,091,284,05
3,686,739,95
0,813,315,30
1,174,716,50
Descrição / Comentários
Essa é a lista 4-0 que eu joguei a Etapa 1 do Circuito Liga Magic na Mont, em Campinas, no dia 5 de Setembro de 2024.
* SOBRE A LISTA *
O tema da lista obviamente é GOBLINS e o sabor que diferencia das outras que estão rolando por aí são as 4 Leyline boa e os 3 Nykthos, que permitem que o deck ganhe muito mais alcance.
Lealista da Legoão e Bate-Estacas, além de serem o motivo de eu jogar Pioneer, são os principais porradeiros do deck. Juntos eles permitem evasão e letal, garantido que o jogo acabe o mais rápido possível. O Lealista é drop 1, mas não é pra fazer no turno 1. Normalmente você vai querer fazer ele junto do Bate-Estaca pra puxar o letal o quanto antes. Como toda lista aggro, quanto mais demorar, pior pra gente.
O Grito de Guerra é muito bom pra fechar, especialmente com Nykthos. Lembrando que, se o Prospector estiver em jogo, você pode ativar a habilidade do Grito de Guerra e usar ele mesmo pra pagar o custo. Com Prospector e Grito de Guerra em campo, o oponente tem que bloquear direitinho e ainda assim é perigoso passar.
O Prospector é uma carta que só o oponente que conhece vai respeitar. Com ele em campo, todo goblin é potencialmente um recurso que a gente pode usar pra sair de alguma situação, tipo aumentar o dano com o Grito de Guerra, cavar o deck com o Rundvelt ou simplesmente pagar aquela mana que o oponente achou que a gente não tinha.
Rundvelt é um pouco ardiloso: quando eu to com pouco terreno (3 ou menos), eu tento guardar ele pra fazer mais pra frente pra ele não me atrapalhar a achar land. Fora isso, ele é muito bom com o Prospector e com o Bisbilhoteiro em campo, pra ir cavando e tirando valor. Além de ser um lordezinho.
O Bisbilhoteiro, que na minha opinião é o melhor goblin dos últimos tempos, é a estrela dessa lista! Top deck de Bisbilhoteiro já me ganhou muitos jogos inganháveis! A terceira habilidade dele, nessa lista, tem sido a menos relevante porque temos poucos goblins com habilidades ativadas boas (cadê o Krenkão?), mas as outras duas ajudam o deck a sair de muito buraco. Assim como o Lealista, é melhor fazer ele mais pro meio do jogo (turno 4+) pra realmente poder tirar valor.
O Maroto tem sido uma revelação do deck. Ajuda a tirar alguma coisa ou fechar o jogo.
O Comandante de Guerra é relevante nessa lista porque ajuda a agilizar a nossa estratégia.
Fechando os bichos dessa versão, o Lança-correntes tem sido bom no meta atual, além de ajudar na devoção.
A Leyline boa já foi melhor na época do finado vampiro, mas ainda é relevante contra a maioria dos decks.
Acho que sosseguei com a base de mana por enquanto. A gente sofre um pouco as vezes pós side por conta das Cavernas e dos Pátios, mas no geral a gente só precisa garantir uma Montanha ou um Covil e vamos estar bem. Os outros dispensam comentários, mas só pra explicar a presença da Passagem: ciclar o topo quando o Bisbilhoteiro estiver em campo. Muitas vezes ele revela terreno ou alguma não goblin e é uma boa embaralhar o deck pra ver se vem alguma coisa de valor. Por enquanto to gostando de 2, mas to considerando baixar pra 1.
* SIDE *
1 Vandalo Mascarado | Ta aqui basicamente pra soltar o Lockdown, mas pode ser bom em alguma partida muito densa de encantamentos, tipo Fires of Invention.
3 Incendiar a Torre | Ótimo contra Phoenix e pra tirar os dork no mono G.
2 Frigir | Minha preferência contra deck azul e branco porque ainda pega Planeswalker, se precisar. E dar 5 de dano (em vez de 4) deixa ela util contra um leque maior de bichos.
2 Abrasao | Bom contra deck baseado em criaturas ou que tenha algum artefato muito chato.
2 Frenesi do Farejador de Bruxa | Matador de Sheoldred.
2 A Guerra Acrosana [THB] | Não cheguei a usar, mas acho que ja vou tirar. Tava aqui mais pra tentar roubar algum bichão, mas do que eu testei no arena é melhor remoção do que isso.
2 Agulha Medular | Um dos melhores recursos do side, especialmente nesse meta com dois decks de Sac (BR e BG). Nomeie o gato, não o forno.
* PARTIDAS *
1 | B Skeletons - 2-1
Mono black geralmente não é muito problema quando a gente vem com a Leyline porque o deck costuma ter muita interação. O que deixa o jogo dificil mesmo são os boardwipes e os bichão, especialmente o Kalithas. Então o plano é ganhar o mais rápido possível. No pós-side eu subi Agulha e Frenesi pra lidar com Liliana e Sheoldred, mas fora isso o segredo é agredir mesmo.
2 | Greasefang - 2-0
Essa tech a gente já aprendeu a lidar: espera o fim da fase principal e tira o Greasefang antes de triggar no início do combate. Simples. Fora isso é fazer o nosso jogo. O pior veículo que ele pode buscar é o barcão porque entra interagindo forte com a gente, mas a carroça e o Parhellion, se não der letal, não atrapalham muito a gente voltar por conta do Lealista.
3 | U Spirits - 2-1
Todo deck que for da mesma estratégia que a gente, agressão, vai ser dificil. No caso do Spirits é pior porque tem muita trick de resposta que atrapalha a gente e ele tenta voltar com letal. A versão UW eu acho pior, porque tem o Queller, mas tem que respeitar as duas. No caso é subir remoção. Subi todas as remoções, menos o Frenesi, e a ideia é deixar ele sem bicho. No G3 ele tava com uma trick de virar 2 espiritos pra virar um bicho meu, então tive que fazer muita conta pro ataque não sair fraco. Foi a melhor partida da noite, os dois lados jogaram o jogo e no final eu levei mas foi na conta!
4 | UW Control - 2-0
Não existe good match pra goblins, mas já foi o tempo que a gente tinha medo de controle. E não é só por causa das Cavernas (elas ajudam demais), mas é que a gente já aprendeu a jogar contra. É um jogo até ele ter 3 terrenos e outro jogo depois que ele chega a 4 ou mais. Então a estratégia é agredir o máximo que puder até o turno 3, mas já pensando na volta. Porque nesse tipo de partida vai ter que ter volta. Sempre tem um Lockdown, um Veredito, uma Imperatriz. Então tem que se preparar pra isso. Não pode cagar a mão de cara, tem que ir vendo onde ta pisando. O Bisbilhoteiro, por exemplo, é uma das melhores cartas pra voltar de Veredito. Contra esse tipo de deck eu sempre subo Agulha (pra Imperatriz se o oponente estiver indo pro turno 4 ou pro Teferão se estiver indo pro turno 5), Fry (pra pegar tubarão) e o Vândalo Mascarado pra soltar o Lockdown. Nessa partida específica a gente conseguiu voltar de 2 Veredito graças ao Bisbilhoteiro e ao Rundvelt. Então é só jogar certinho sem apavorar que se o deck tiver num dia bom, não tem erro.
* SOBRE A LISTA *
O tema da lista obviamente é GOBLINS e o sabor que diferencia das outras que estão rolando por aí são as 4 Leyline boa e os 3 Nykthos, que permitem que o deck ganhe muito mais alcance.
Lealista da Legoão e Bate-Estacas, além de serem o motivo de eu jogar Pioneer, são os principais porradeiros do deck. Juntos eles permitem evasão e letal, garantido que o jogo acabe o mais rápido possível. O Lealista é drop 1, mas não é pra fazer no turno 1. Normalmente você vai querer fazer ele junto do Bate-Estaca pra puxar o letal o quanto antes. Como toda lista aggro, quanto mais demorar, pior pra gente.
O Grito de Guerra é muito bom pra fechar, especialmente com Nykthos. Lembrando que, se o Prospector estiver em jogo, você pode ativar a habilidade do Grito de Guerra e usar ele mesmo pra pagar o custo. Com Prospector e Grito de Guerra em campo, o oponente tem que bloquear direitinho e ainda assim é perigoso passar.
O Prospector é uma carta que só o oponente que conhece vai respeitar. Com ele em campo, todo goblin é potencialmente um recurso que a gente pode usar pra sair de alguma situação, tipo aumentar o dano com o Grito de Guerra, cavar o deck com o Rundvelt ou simplesmente pagar aquela mana que o oponente achou que a gente não tinha.
Rundvelt é um pouco ardiloso: quando eu to com pouco terreno (3 ou menos), eu tento guardar ele pra fazer mais pra frente pra ele não me atrapalhar a achar land. Fora isso, ele é muito bom com o Prospector e com o Bisbilhoteiro em campo, pra ir cavando e tirando valor. Além de ser um lordezinho.
O Bisbilhoteiro, que na minha opinião é o melhor goblin dos últimos tempos, é a estrela dessa lista! Top deck de Bisbilhoteiro já me ganhou muitos jogos inganháveis! A terceira habilidade dele, nessa lista, tem sido a menos relevante porque temos poucos goblins com habilidades ativadas boas (cadê o Krenkão?), mas as outras duas ajudam o deck a sair de muito buraco. Assim como o Lealista, é melhor fazer ele mais pro meio do jogo (turno 4+) pra realmente poder tirar valor.
O Maroto tem sido uma revelação do deck. Ajuda a tirar alguma coisa ou fechar o jogo.
O Comandante de Guerra é relevante nessa lista porque ajuda a agilizar a nossa estratégia.
Fechando os bichos dessa versão, o Lança-correntes tem sido bom no meta atual, além de ajudar na devoção.
A Leyline boa já foi melhor na época do finado vampiro, mas ainda é relevante contra a maioria dos decks.
Acho que sosseguei com a base de mana por enquanto. A gente sofre um pouco as vezes pós side por conta das Cavernas e dos Pátios, mas no geral a gente só precisa garantir uma Montanha ou um Covil e vamos estar bem. Os outros dispensam comentários, mas só pra explicar a presença da Passagem: ciclar o topo quando o Bisbilhoteiro estiver em campo. Muitas vezes ele revela terreno ou alguma não goblin e é uma boa embaralhar o deck pra ver se vem alguma coisa de valor. Por enquanto to gostando de 2, mas to considerando baixar pra 1.
* SIDE *
1 Vandalo Mascarado | Ta aqui basicamente pra soltar o Lockdown, mas pode ser bom em alguma partida muito densa de encantamentos, tipo Fires of Invention.
3 Incendiar a Torre | Ótimo contra Phoenix e pra tirar os dork no mono G.
2 Frigir | Minha preferência contra deck azul e branco porque ainda pega Planeswalker, se precisar. E dar 5 de dano (em vez de 4) deixa ela util contra um leque maior de bichos.
2 Abrasao | Bom contra deck baseado em criaturas ou que tenha algum artefato muito chato.
2 Frenesi do Farejador de Bruxa | Matador de Sheoldred.
2 A Guerra Acrosana [THB] | Não cheguei a usar, mas acho que ja vou tirar. Tava aqui mais pra tentar roubar algum bichão, mas do que eu testei no arena é melhor remoção do que isso.
2 Agulha Medular | Um dos melhores recursos do side, especialmente nesse meta com dois decks de Sac (BR e BG). Nomeie o gato, não o forno.
* PARTIDAS *
1 | B Skeletons - 2-1
Mono black geralmente não é muito problema quando a gente vem com a Leyline porque o deck costuma ter muita interação. O que deixa o jogo dificil mesmo são os boardwipes e os bichão, especialmente o Kalithas. Então o plano é ganhar o mais rápido possível. No pós-side eu subi Agulha e Frenesi pra lidar com Liliana e Sheoldred, mas fora isso o segredo é agredir mesmo.
2 | Greasefang - 2-0
Essa tech a gente já aprendeu a lidar: espera o fim da fase principal e tira o Greasefang antes de triggar no início do combate. Simples. Fora isso é fazer o nosso jogo. O pior veículo que ele pode buscar é o barcão porque entra interagindo forte com a gente, mas a carroça e o Parhellion, se não der letal, não atrapalham muito a gente voltar por conta do Lealista.
3 | U Spirits - 2-1
Todo deck que for da mesma estratégia que a gente, agressão, vai ser dificil. No caso do Spirits é pior porque tem muita trick de resposta que atrapalha a gente e ele tenta voltar com letal. A versão UW eu acho pior, porque tem o Queller, mas tem que respeitar as duas. No caso é subir remoção. Subi todas as remoções, menos o Frenesi, e a ideia é deixar ele sem bicho. No G3 ele tava com uma trick de virar 2 espiritos pra virar um bicho meu, então tive que fazer muita conta pro ataque não sair fraco. Foi a melhor partida da noite, os dois lados jogaram o jogo e no final eu levei mas foi na conta!
4 | UW Control - 2-0
Não existe good match pra goblins, mas já foi o tempo que a gente tinha medo de controle. E não é só por causa das Cavernas (elas ajudam demais), mas é que a gente já aprendeu a jogar contra. É um jogo até ele ter 3 terrenos e outro jogo depois que ele chega a 4 ou mais. Então a estratégia é agredir o máximo que puder até o turno 3, mas já pensando na volta. Porque nesse tipo de partida vai ter que ter volta. Sempre tem um Lockdown, um Veredito, uma Imperatriz. Então tem que se preparar pra isso. Não pode cagar a mão de cara, tem que ir vendo onde ta pisando. O Bisbilhoteiro, por exemplo, é uma das melhores cartas pra voltar de Veredito. Contra esse tipo de deck eu sempre subo Agulha (pra Imperatriz se o oponente estiver indo pro turno 4 ou pro Teferão se estiver indo pro turno 5), Fry (pra pegar tubarão) e o Vândalo Mascarado pra soltar o Lockdown. Nessa partida específica a gente conseguiu voltar de 2 Veredito graças ao Bisbilhoteiro e ao Rundvelt. Então é só jogar certinho sem apavorar que se o deck tiver num dia bom, não tem erro.
Análise de Cores
Curva de Mana (Detalhada)
Curva de Mana (Geral)
Tipos de Card