Hora do Pauper - É a hora de combar!
Um combo resiliente nasce no Pauper, graças as adições de Modern Horizons 3
11/07/2024 10:05 - 8.208 visualizações - 5 comentários
E aí, galera, tudo bem?
Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho trazer uma análise sobre um novo deck combo que surgiu no Pauper, o Broodscale Combo ou somente Gleezard.
No evento local da semana anterior, fui com o Gruul Ponza e, mesmo com as alterações, achei o deck muito refém de comprar as cartas na ordem certa. Mulliguei mais do deveria e fiquei sem boas opções em alguns jogos. Para essa semana estava querendo testar o Rakdos Madness com a Beliscadora Furtiva. Preparei o deck, comecei a simular algumas mãos e já me bateu o desespero. É claro que o deck apresenta uma evolução em relação às listas passadas, mas ele ainda parece jogar no limite em muitas partidas. Em vários momentos você precisa decidir entre descartar cartas sem Loucura, visando ter mais recursos, ou guardá-las para tirar mais vantagem da habilidade. Claro que ambas as decisões podem se pagar, mas vejo que a punição pode ser bem pesada. O deck ainda é muito bom, mas eu gosto muito de recursos.
Eis que meu companheiro nos Monarchs, Rubens Netto, veio com a sua nova lista de Gleezard. Ele, inclusive, tem feito ótimos resultados com o deck no MTGO — para mim, é um dos melhores jogadores de Gleezard nesse novo metagame pós Modern Horizons 3. Eu já tinha acompanhado algumas listas nas redes sociais, já que a Daybreak não estava disponibilizando as listas do MTGO, e já tinha feito algumas aquisições para o deck. Montei rapidamente meu deck e fui com a seguinte lista:
Da lista original do Rubinho, acabei trocando apenas uma carta no main deck. Tirei a terceira cópia de Coagir e a substituí por Manto Assombrado. Inicialmente pensei em colocar o Porteiro Fundente, mas optei pelo Manto por não exigir mana colorida. Minha ideia aqui era ter algo que pudesse agilizar o processo do combo, podendo vencer no mesmo turno em que deixamos o lagarto gigante. Isso é mais um gosto pessoal do que uma necessidade do deck, só para deixar claro. Sobre o sideboard, acabei colocando a cópia de Coagir retirada do main deck, no lugar do Xama dos Gorilas.
Antes de falar do campeonato, acho relevante mencionar como o combo em si funciona. Você precisa ter o Escamoso Preguicoso em campo e encantá-lo com Prazer Sadico. Para iniciar o combo basta ativar a habilidade de Adaptar do Escamoso Preguicoso ou fazer alguma outra criatura morrer, desencadeando a habilidade do encantamento. Sendo assim, você colocará um marcador +1/+1 no Lagarto, criando assim uma ficha de Prole Eldrazi 0/1, que pode ser sacrificada, reiniciando o loop. Na prática, você poderá decidir quanto será o poder e resistência do Lagarto, o famoso “infinito” (lembrando que não existe infinito nas regras formais do MtG, você precisa determinar um valor). Usando essa lista como base, podemos ganhar de três formas:
• Via dano de combate com o Escamoso Preguicoso;
• Pingando o quanto de dano você desejar com o Municoes Improvisadas, já que geramos qualquer quantidade de mana incolor ao sacrificar as fichas de Prole;
• Encantando um segundo Prazer Sadico em outra criatura, que também terá o quanto você desejar de poder e resistência.
- Agora vamos falar das partidas:
● 1ª rodada – White Weenie
Não tinha jogado com o deck ainda, mesmo tendo visto alguns vídeos e conversado com algumas pessoas sobre a ideia dele. Sendo assim, ainda não tinha pensado no que seria uma mão boa a ser mantida. Meu oponente mulligou a seis e eu mantive sete, tendo duas boas opções para compra de cartas. Esse jogo acabou sendo estranho, pois meu oponente fez uma Planície e um Familiar do Juiz e passou. E não fez mais nada, pois não comprou o segundo terreno. Combei no turno quatro, usando o Manto Assombrado. Não tinha certeza de qual deck ele estava jogando no momento, tinha apenas um palpite. Sendo um White Weenie mesmo, o plano original sem alterações, não seria tão ruim, então não mudei nada. Novamente mantive sete cartas, mas dessa vez tivemos um jogo. Tentei combar no turno quatro novamente, mas tomei um Amuleto de Thraben. Ele foi agressivando com seus Falcao do Esquadrao, mas consegui colocar outro Escamoso Preguicoso em campo. No turno seguinte, ele foi encantado com Prazer Sadico, um Xama do Cla de Krark tirou os bloqueadores e venci a partida.
• Resultado: 2-0
• Side in / side out: Não mudei nada.
● 2ª rodada – Walls Cascade
Na segunda rodada enfrentei um jogador que gosta muito de jogar com decks combo, então ele saberia bem como escolher boas opções contra meu baralho. Ambos os decks não interagem com as criaturas do oponente com o main deck, então sabia que seria importante trabalhar para combar o mais cedo possível. Mas aconteceu exatamente o oposto: comprei muitas cartas, mas nada que me fizesse vencer. Já meu oponente sequenciou muito bem, conseguindo encaixar Cacador Vingador e Assumindo a Dianteira. Acabei precisando ir para o plano midrange com a Crisalida Contorcida para ter bloqueadores melhores. O campo dele cresceu muito rápido e eu não tinha grandes perspectivas, até que comprei um Xama do Cla de Krark, que limpou as criaturas do campo, deixando minha Crisálida e um Ent Generoso do outro lado. Ataquei, ele bloqueou e o campo ficou livre. No turno seguinte ele completou a Masmorra, que trouxe um Altissauro Irritado 9/8 com Proteção a Magia. Acredito que aqui possa ter faltado experiência minha com o deck, pois eu tinha uma Testemunha da Evolucao. Dois turnos depois acabei concedendo, pois o segundo Xama do Cla de Krark não levaria o dinossauro por falta de artefatos.
Procurei não mexer muito no pós-side, mas sabia que Liquidar seria fundamental. No segundo jogo, o plano do meu oponente funcionou de forma mais lenta e eu tinha o combo na mão. Patrulheiro Quirion seguido de dois Guardiao de Danacao dos Machados me deixaram em alerta, mas logo chegou a máquina chamada Xamã do Clã de Krark, que limpou o campo. Ele não teve resposta para o combo que veio na sequência e venci o jogo. O terceiro jogo começou com apenas cinco minutos no relógio e sabia que seria muito apertado. Mulliguei a seis e meu oponente a cinco, o que foi bom, já que eu estava na draw. Não tinha o combo ainda e precisei ir comprando cartas. Logo chegamos nos cinco turnos e, no segundo, consegui combar com o Escamoso Preguicoso, mas não tinha uma forma de vencer ainda. Baixei um Xamã do Clã de Krark para garantir que eu não seria combado. No turno seguinte, ele colocou três bloqueadores em campo, sendo que dois deles eram o Turbilhao de Fantasmas, com cinco de resistência cada. Eis que, no meu último turno, eu consigo cavar meu deck atrás do Liquidar, que conseguiria lidar com um das barreiras voadoras. Encanto o Xamã com um segundo Prazer Sadico, limpo os bloqueadores que não voam e consigo bater com dois atacantes com poder "infinito", vencendo a partida.
• Resultado: 2-1
• Side in / side out: - 2 Coagir, -1 Manto Assombrado, -1 Percepcao do Eviscerador, +3 Liquidar, +1 Saqueador Amaldicoado.
● 3ª rodada – BW Blade
Conhecer o deck do oponente me fez jogar de maneira muito conservadora. Fui rampando e comprando cartas, visando não ficar sem opção quando tomasse o Familiar Recondicionado. Jogando contra um deck com remoções, precisaria combar de forma precisa e fazer tudo no mesmo turno, diminuindo a chance da Lamina da Coleta ser relevante. O jogo foi se estendendo e fui puxando as remoções do oponente para a Crisalida Contorcida, que é um plano bem eficiente contra as criaturas voadoras dele. Com perto de vinte cartas no deck, não tinha comprado nenhum Prazer Sadico e tinha apenas quatro pontos de vida. Já tinha um Municoes Improvisadas em campo, quando usei o terceiro Disputa Mortifera que, enfim, trouxe o encantamento. Usei meu Coagir para conferir a mão do oponente, que tinha apenas dois terrenos e venci o primeiro jogo. Comecei o segundo jogo com dois Prazer Sádico na mão e logo comprei o terceiro. O Trasgo Encrenqueiro cumpriu seu papel, exilando uma Ponte de Brejaureo, que atrasou meu oponente. Parecia o inverso do que houve no primeiro jogo, até eu fazer um Estrondo Malevolo que encontrou o Escamoso Preguicoso. No turno seguinte, comprei o segundo Lagarto e parti pro combo, que foi respondido por um Amuleto de Thraben. Repeti a jogada, que acabou por funcionar. Usei o terceiro Prazer Sádico no Trasgo Encrenqueiro, baixei o fantástico Xama do Cla de Krark que tirou o Inspetor de Thraben que o oponente tinha e bati letal., vencendo a partida.
• Resultado: 2-0
________________________________________________
Considerações: O deck me pareceu muito forte no metagame atual. Não é à toa que ele está em evidência. Ele consegue aliar boas formas de acelerar o jogo com Disputa Mortifera e Incendio Purificador. Essas compras acessam boa parte das opções do deck em poucos turnos e, mesmo o combo sendo frágil, ele funciona relativamente bem. Com esse pacote de geração de recursos, vi uma estratégia bastante resiliente. É claro, estamos num metagame com menos remoções pontuais, o que melhora muito o uso do deck. Xama do Cla de Krark foi uma estrela nas partidas, bem como o Estrondo Malevolo. Dentro das listas que usam Testemunha da Evolucao ou outras formas de resgatar recursos do cemitério, podemos pensar no Estrondo como uma cantrip. A Paisagem Distorcida (e todo o ciclo) funciona muito bem em decks com Incendio Purificador, já que aumenta a chance de conseguirmos fazer no segundo turno, sem comprometer as suas cores de mana em turnos mais adiantados.
Eu optei pela versão Jund, mas temos uma versão Golgari também que me parece funcionar mais ao redor do combo, com um maior número de peças de proteção. O que achei interessante é que ainda não há uma unanimidade nas listas e várias delas têm feito resultado e apresentado destaques significativos. Vou deixar aqui mais três listas para exemplificar essas diferenças:
Bom, o metagame está passando por uma grande mudança, como previsto. Os Ux quase sumiram e temos visto vários decks com verde evoluindo bem no formato e ganhando vários recursos para a cor, mas vejo que ainda temos muitas opções que ainda não apareceram. Vocês também acreditam que o metagame está longe de estar consolidado? Ou acreditam que veremos apenas um refino dos decks que estão fazendo resultado? Será que Modern Horizons 3 ainda tem alguma sleeper?
Deixem nos comentários suas opiniões e sugestões. Galera, vou ficar por aqui, um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu oformato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/07/2024 00:06:46
"Os Ux quase sumiram e temos visto vários decks com verde evoluindo bem no formato e ganhando vários recursos para a cor," Depende da regiao amigo.... Aqui tem uns 2 ou 3 UB terror e 1 U delver...
Sem falar de uns 2 UW caw-gates
Então os U não tao saindo do formato não... eu acho que estão até bem no numero de jogadores.
"Vocês também acreditam que o metagame está longe de estar consolidado? Ou acreditam que veremos apenas um refino dos decks que estão fazendo resultado? Será que Modern Horizons 3 ainda tem alguma sleeper? "
sempre se refinam a cada edição... UB terror e UB fadas ganharam as sneak snaker... sempre os decks vao dar 1 upgrade... alguns vao sair 1 pouco de cena, mas sempre vao ser fortes
Sem falar de uns 2 UW caw-gates
Então os U não tao saindo do formato não... eu acho que estão até bem no numero de jogadores.
"Vocês também acreditam que o metagame está longe de estar consolidado? Ou acreditam que veremos apenas um refino dos decks que estão fazendo resultado? Será que Modern Horizons 3 ainda tem alguma sleeper? "
sempre se refinam a cada edição... UB terror e UB fadas ganharam as sneak snaker... sempre os decks vao dar 1 upgrade... alguns vao sair 1 pouco de cena, mas sempre vao ser fortes
(Quote)
- 15/07/2024 08:25:38
Opa! Mais ou menos hein? Vendo o deck rodar, ele consegue driblar bem as remoções pontuais, ainda mais pós side...claro q ele se favorece do metgame autal, que tem bem menos BG por exemplo...
(Quote)
- 15/07/2024 08:24:25
Valeu lindão! O BG eu achei mais "combocêntrico" e talvez proteja até melhor o combo em si...valeuuu
Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame
Hora do Pauper - A Fraternidade é Azul
Analisando os motivos da cor Azul estar diminuindo sua presença no formato
Hora do Pauper - A Fraternidade é Azul
Analisando os motivos da cor Azul estar diminuindo sua presença no formato
Hora do Pauper - Top 3 de Duskmourn para o Pauper
Os horrores da Casa em Duskmourn não trazem apenas sustos.
Hora do Pauper - Top 3 de Duskmourn para o Pauper
Os horrores da Casa em Duskmourn não trazem apenas sustos.
Hora do Pauper - Evoluindo com o Glee Combo
Comparando as versões e opções do Glee Combo
Hora do Pauper - Evoluindo com o Glee Combo
Comparando as versões e opções do Glee Combo