Pessoalmente achei um unban bem surpreendente já que o Cóptero é uma carta bem poderosa e incolor, fazendo com que ela encontre casa facilmente em vários decks, porém a Wizards considerou a carta segura para o retorno e combinando com o ban do Karn viabiliza mais artefatos no formato.
Já temos uma semana de resultados no Magic Online com o unban e com o Regional Championship dos Estados Unidos se aproximando já podemos ver a carta em ação, em várias de suas potenciais casas:
Aqui ainda existe um debate se Cóptero é melhor que Quebrabanco Justiceiro, já que o primeiro não produz card advantage puro. Essa lista apresenta um dos parceiros de crime do Cóptero mais comuns que vamos ver em várias listas diferentes aqui: Inti, Senescal do Sol! A sinergia com o veículo é clara e trabalha bem em fazer o card advantage, porém o Inti pede uma curva baixa e um deck mais interessando em agredir, assim já começamos a ver algumas listas mais agressivas como essa:
Aqui temos várias coisas interessantes sobre a nova adição: nossos elfos têm mais utilidade depois dos turnos iniciais, se tornando pilotos do Cóptero, e também temos mais jogadas poderosas de turno 2 quando o elfo é removido, algo que costumava prejudicar muito o deck, já que sua curva inteira é baseada em ir do 1 para o 3.
Um deck clássico do formato e amado por muitos retorna com novo fôlego! Temos a sinergia de artefatos e Inti para tirar o proveito máximo do Cóptero com o máximo de agressão. Não posso deixar de fora a Picareta de Diamante que é um ótimo alvo para Vivificar Artefato, o encantamento que transforma artefatos em criaturas 5/5.
Lembrando muito os decks de Oco do Modern, essa lista é bem focada em tirar o valor do descarte com Fenix do Rastro Flamejante e Temperamento Explosivo. O deck ficou bem interessante e deve ser lapidado com o tempo.
À primeira vista temos mais do mesmo: um Rakdos Midrange?! Mas escondida ali está a Atraxa, Grande Unificadora e um pacote de reanimator! Acho os efeitos de reanimar no formato um pouco fracos devido ao custo alto, mas eu vejo muito o apelo desse tipo de deck onde é bem fácil seu oponente não se ligar do que está acontecendo até ser tarde demais.
O Cóptero também está sendo testado em diversos outros decks como Greasefang, Sacrifice, Humanos e Espíritos.
Quantos desses decks de fato vão se firmar no ambiente e adotar o Cóptero como carta fixa nas listas ainda é uma pergunta não respondida, porém é fato que se você está jogador Pioneiro atualmente, conseguir responder bem o Cóptero vai ser algo importante.
Vou trazer aqui algumas cartas que venho usando nos decks ultimamente que podem ser úteis:
O Amália Combo é um arquétipo totalmente novo, trazido para o Pioneiro com Ixalan e possui muitas listas diferentes no momento já que o deckbuilding é bem amplo: é possível ir para uma linha full combo cheia de tutores como Acorde do Chamado e até mesmo Xama da Fauna, listas midrange com criaturas de valor apoiadas na mecânica de Explorar como Sentinela da Cidade Sem Nome, ou até focar nas sinergias de ganho de vida com cartas como Voz dos Abencoados.
A ideia da minha lista é utilizar o Cóptero para ajudar nosso plano B, dando utilidade a criaturas de baixo impacto como Veterano Lunarca e Taverneiro Prospero ao mesmo tempo que nos ajuda a reunir as peças do combo. Destaque aqui para a interação entre Cóptero e Explorar: se achamos uma carta legal no topo não é preciso esperar até o próximo turno para poder comprá-la.
Venho gostando bastante de jogar e trabalhar nesse deck, já que nada parece muito óbvio em como você deve montar o deck e as opções são intermináveis.
Olhando para essa primeira semana é visível o ânimo das pessoas em montarem novos decks no Pioneiro, tanto pelos bans quanto pelo unban. Com certeza é uma boa época para quem gosta do formato, ou para novos interessados!
E você que está lendo esse artigo? O que está testando ou está com vontade de testar? Diz aí nos comentários e até a próxima!
Vou fazer um comentário em forma e pergunta a galera kkkkkSeria possível ou viável, enfim, um Mardu vehicles como foi no Standard ou o deck não teria fôlego?
Lembro que esse deck era Mardu na época pelo poder de Unlicensed Desintegration e Scrapheap Scrounger no T2. Não é o caso no Pioneer... Ela são boas cartas mas ineficientes em relação ao resto do formato. Por conta disso, as listas tendem a ser Boros apenas.O doomwake inclusive postou no canal dele do YouTube uma tentativa de Boros Vehicles essa semana! Confere lá... A lista é mto Loka... Faz Magda com coptero e rapidamente tem 5 tesouros pra puxar Dragonlord Atarka... É bem interessante!
Bah show de bola. Vou lá ver mesmo. Valeu!!!!!
[quote=And_7552=quote][quote=Sgt_Andrew_Scott=quote]Vou fazer um comentário em forma e pergunta a galera kkkkkSeria possível ou viável, enfim, um Mardu vehicles como foi no Standard ou o deck não teria fôlego?[/quote]Lembro que esse deck era Mardu na época pelo poder de Unlicensed Desintegration e Scrapheap Scrounger no T2. Não é o caso no Pioneer... Ela são boas cartas mas ineficientes em relação ao resto do formato. Por conta disso, as listas tendem a ser Boros apenas.O doomwake inclusive postou no canal dele do YouTube uma tentativa de Boros Vehicles essa semana! Confere lá... A lista é mto Loka... Faz Magda com coptero e rapidamente tem 5 tesouros pra puxar Dragonlord Atarka... É bem interessante![/quote]Bah show de bola. Vou lá ver mesmo. Valeu!!!!!
Coptero é um veículo e descarta card (grave). Nada do rato, apesar da alta sinergia?
Pro Rato ele não casa porque é curiosamente lento. O deck gira em torno de você lotar seu grave no 1 e no 2, pra no 3 fazer o rato já voltando uma bomba.O Coptero entra no 2 sem fazer nada e vai dar um loot de apenas uma carta só no turno 3, quando você já queria estar "combando".
Turno um sticher. Turno dois coptero. Se bloquear, turno três é combo, sem considerar o mill do rato. Além disso é uma opção para segurar decks rápidos, aumenta o número de veículos do deck.
[quote=Teddy_Bear_X=quote][quote=Mutrol=quote]Coptero é um veículo e descarta card (grave). Nada do rato, apesar da alta sinergia?[/quote]Pro Rato ele não casa porque é curiosamente lento. O deck gira em torno de você lotar seu grave no 1 e no 2, pra no 3 fazer o rato já voltando uma bomba.O Coptero entra no 2 sem fazer nada e vai dar um loot de apenas uma carta só no turno 3, quando você já queria estar \"combando\".[/quote]Turno um sticher. Turno dois coptero. Se bloquear, turno três é combo, sem considerar o mill do rato. Além disso é uma opção para segurar decks rápidos, aumenta o número de veículos do deck.
Vou fazer um comentário em forma e pergunta a galera kkkkkSeria possível ou viável, enfim, um Mardu vehicles como foi no Standard ou o deck não teria fôlego?
Lembro que esse deck era Mardu na época pelo poder de Unlicensed Desintegration e Scrapheap Scrounger no T2. Não é o caso no Pioneer... Ela são boas cartas mas ineficientes em relação ao resto do formato. Por conta disso, as listas tendem a ser Boros apenas.
O doomwake inclusive postou no canal dele do YouTube uma tentativa de Boros Vehicles essa semana! Confere lá... A lista é mto Loka... Faz Magda com coptero e rapidamente tem 5 tesouros pra puxar Dragonlord Atarka... É bem interessante!
[quote=Sgt_Andrew_Scott=quote]Vou fazer um comentário em forma e pergunta a galera kkkkkSeria possível ou viável, enfim, um Mardu vehicles como foi no Standard ou o deck não teria fôlego?[/quote]Lembro que esse deck era Mardu na época pelo poder de Unlicensed Desintegration e Scrapheap Scrounger no T2. Não é o caso no Pioneer... Ela são boas cartas mas ineficientes em relação ao resto do formato. Por conta disso, as listas tendem a ser Boros apenas.O doomwake inclusive postou no canal dele do YouTube uma tentativa de Boros Vehicles essa semana! Confere lá... A lista é mto Loka... Faz Magda com coptero e rapidamente tem 5 tesouros pra puxar Dragonlord Atarka... É bem interessante!