Bom dia a todos!
Como vocês estão meus amigos? Final de ano chegando, edição nova se aproximando e enquanto a Guerra dos Irmãos não chega, vamos falar sobre um assunto não muito rotineiro nos meus artigos, decks mais casuais!
Nos últimos tempos eu tenho jogado bastante com decks tribais dentro do MTG Arena e nas lives eu vejo o quanto os jogadores amam esse tipo de baralho.
Assim, resolvi fazer um artigo abordando as várias opções dentro da plataforma, que por mais que tenham algumas listas bem competitivas, vai trazer esse lado mais amigável de jogo.
Confesso que nunca tive uma tribo super favorita e são provavelmente os humanos, mas e vocês? Qual a tribo favorita de cada um?
Espero que gostem desse conteúdo diferente e bem, vamos logo falar sobre elas:
- ANJOS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Vamos começar com uma das tribos mais jogadas dentro do MTG Arena! Os Anjos já apareceram em vários formatos, mas neste momento acredito que a grande base esteja no Historic.
Por mais que não seja um Anjo na teoria, Contatos no Mercado Negro é assustadoramente sinérgico em um baralho que consegue ganhar muita vida, gerando recursos e criando uma ficha com morfolóide, contando como um Anjo.
Esse baralho costuma ser o terror dos aggros e eu acho que é uma opção interessante caso você goste dos nossos amigos voadores e queira se aventurar dentro da plataforma.
- CLÉRIGOS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Eu sei que principalmente no cenário casual, a estratégia de ganho de vida tem muitos seguidores!
Por mais que os Anjos ganhem vida, os reis são os Clérigos e porque não juntar o útil ao agradável? Existem muitos anjos que também são Clérigos, como a poderosa Valquiria Justa (que não é tão justa assim!).
No Explorer, podemos literalmente explorar essas interações e junto da Companhia Agrupada criar muitas dores de cabeça para os adversários.
- DRAGÕES
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
House of the Dragon está na hype atualmente e pode animar os jogadores de brincar com os dragões também no MTG Arena.
Tirano Arrasador de Cidades deu muita dor de cabeça para vários jogadores junto com o Filhote Assustador, e é um bom caminho para começar no Historic.
Com vários dragões lançados em Dominária, destaque para o Rivaz da Garra que passou despercebido, mas também é uma adição interessante ao baralho.
- ELFOS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sem dúvida alguma, os elfos estão entre as tribos mais amadas de todo o Magic. Todos os amantes, ou pelo menos a grande maioria, devem estar felizes com Anéis do Poder e a dupla Galadriel-Elrond.
Dentro do Arena, destaque para o Explorer, que recentemente teve um vídeo e artigo postados pelo Reid Duke jogando com a estratégia.
Após o lançamento do Mistico Elfico, a utilização de 8 elfos gerando mana no primeiro turno foi um grande avanço para o baralho.
Não fosse o bastante, a incrível Visionaria da Coroa de Folhas trouxe tudo que o deck precisava, desenvolvimento de poder na mesa e uma forma de gerar vantagem de cartas.
Não desbravei muito o baralho até agora, mas quero ver mais dele no futuro. Parece uma opção bem sólida, principalmente se conseguir escapar dos globais dos adversários.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Caso você queira se aventurar também no Historic, as listas são bem parecidas, mas como o formato é mais aberto, eu gosto do acesso ao preto para ficar mais consistente nos jogos 2 e 3.
Destaque para a Freyalise, Skyshroud Partisan, desconhecida para muita gente, mas que ajuda e muito a avançar as partidas.
Outra carta que foge do conhecimento comum é a Viconia, Nightsinger's Disciple, o nosso Lodo Necrofago elfo!
- ESPÍRITOS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Se falarmos dos formatos presentes no MTG Arena, os espíritos estão entre os mais vitoriosos no quesito tribal.
Muito presente no Pioneer, temos acesso a quase o deck inteiro no formato Explorer com a adição do Errante do Mausoleu.
Provavelmente bem mais odiado do que amado, os espíritos são bem poderosos desenvolvendo os primeiros turnos em parceria com Obsessao Curiosa e para você que gosta dessa tribo, poderá se divertir bastante causando ódio no coração dos oponentes.
- FRACTIUS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Uma das tribos que mais me pedem para jogar nas lives quando entramos nessa esfera casual, os Fractius têm muitos jogadores apaixonados.
Claro que existem muitas criaturas relevantes dessa tribo que ainda não estão presentes no MTG Arena, o que dificulta um pouco a utilização a nível competitivo, mas tivemos algumas adições que tornaram capazes brincar com essa tribo.
Fractius Rasganuvens é insano, sem falar do Fractius Predatorio e no topo da curva ainda temos o Primeiro Fractius. Ainda sonhamos com a Caverna das Almas para deixar a base de mana mais sólida, mas sem dúvida existe um baralho razoável aqui para o Historic.
- GOBLINS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Para muitos a tribo mais amada do Magic, os goblins não poderiam ficar de fora desse artigo!
O que falar do Muxus, Goblin Grandee e seu poder de mudar o rumo de uma partida em apenas um turno?
Aqui, por mais que exista o plano agressivo, buscamos finalizar partidas combando com o novo Mestre de Horda de Rundvelt e sua poderosa habilidade de jogar goblins que venham do topo.
Em parceria de formas de sacrifício como Prospector de Skirk e Tenente da Gangue Atiradeira, o céu é o limite com a quantidade de goblins que poderão ser feitos em apenas um turno.
Tenho testado essa lista nos últimos dias e me parece uma excelente opção no Historic, até competitivamente, mas tomem cuidado uma vez que o deck é bem difícil de ser pilotado.
- HUMANOS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Falar de tribo e não colocar nós mesmos dentro do texto seria sacanagem! Os humanos são uma das melhores tribos de MTG hoje no Magic e não é diferente dentro do MTG Arena.
Sem muito poder desde a rotação do T2, com uma possível queda nas interações pretas dentro do formato, ele pode surpreender. Curvar Iniciado Esperancoso, Thalia, Guardia de Thraben e Adeline, Catara Resplandecente é sempre preocupante.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Bem mais badalada que sua versão Standard, os Humanos no Historic sempre tiveram uma grande força.
Com o aumento dos decks de sacrifício, acabou caindo um pouco no esquecimento, mas com os nerfs do Familiar do Caldeirao e O Massacre do Gancho de Carne, ele tem buscado se firmar no formato novamente e pode sim ter sucesso nessa caminhada.
Sou suspeito para falar, mas que carta maravilhosa que é o Sentinela de Esper.
Ausência sentida aqui, a versão Explorer ainda deixa muito a desejar, diante das ausências de Enfrentar os Elementos e Caverna Mutavel. Quem sabe não aparecem no próximo Anthology Explorer 2, que será lançado ainda nesse final de ano.
- LOBISOMENS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Os lobisomens vem buscando um lugar ao sol no Standard desde o lançamento de Innistrad: Caçada a meia noite. Sem grande sucesso até o momento, possui uma base interessante com uma curva bem intensa.
Com o banimento nos últimos dias de O Massacre do Gancho de Carne e a perspectiva de alguns aggros aparecerem no formato, seria hora dessa tribo brilhar? Mesmo não sendo super competitiva hoje, é uma opção legal para quem gosta de tribais e busca uma opção para o T2.
- MAGOS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
De todas as listas presentes nesse artigo, essa é de longe a minha favorita!
Desde o lançamento de Balmor, Capitao dos Magos de Combate, tenho jogado com esse baralho no Historic e tido resultados surpreendentes. Chego a acreditar, inclusive, que ele pode ser o melhor deck nesse momento.
Sua capacidade de explosão é surpreendente e conseguimos abusar bastante do Arcanista da Horda Medonha tendo seu poder facilmente aumentado.
Quer juntar o amor aos tribais com o cenário competitivo? É só montar e ser feliz.
- NINJAS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Nunca foi uma estratégia muito explorada no MTG Arena, já que sempre acabou ofuscado pelos Ladinos.
Porém, com o aumento significativo de decks de cemitério, os Ladinos acabaram perdendo muito espaço e esse deck aparece de forma tímida pelo formato Historic.
Infiltradora Engenhosa foi uma bela adição ao baralho, mas eu gostaria de destacar a @fundicao m, que além de colocar fichas na mesa capazes de facilitar a entrada dos ninjas, ainda consegue dar vazão aos Ornitópteros que muitas vezes acabam não tendo grande utilidade no decorrer do jogo.
- TRITÕES
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Por mais que o foco principal deste artigo não seja o competitivo, os Tritões estão certamente entre as principais estratégias hoje no formato Historic.
Sempre que um novo lord é lançado (criatura que dá +1/+1 para as outras), esse baralho voltará a ficar em evidência.
Em Dominária tivemos a presença de uma carta incrível, Cata-magia Vodaliana, capaz de desenvolver bem o jogo e ainda impedir que certas mágicas não resolvam.
Não é uma novidade, mas quero destacar o poder da Svyelun de Mar e Ceu, que carta roubada!
Se você quiser juntar o amor aos tribais e competição, estamos falando da escolha certa!
- VAMPIROS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Os vampiros são uma das tribos mais amadas no Magic e ele teve uma certa presença recente no Standard, através do Grixis Midrange.
Por mais que não seja tão focado na tribo, tem a presença da Evelyn, a Cobicosa para aproveitar uma sinergia.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Agora se você falar, eu quero é lotar de vampiros e ir para cima, o Mono Black do Historic é o que você está procurando!
Sorin, Senhor Vampiro Imperioso combinado com Campeao do Crepusculo faz um grande estrago, sem falar do Vampiro Cordial, capaz de fechar jogos rapidamente.
- ZUMBIS
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Fechando nossas tribos deste artigo, nossos mortos vivos favoritos não poderiam ficar de fora.
Os Zumbis já estiveram presentes em vários formatos, inclusive sendo um dos melhores baralhos no Standard de Shadows over Innistrad, quem jogou vai lembrar do insuportável Morto Persistente com Fugitivo da Cripta.
Dentro do MTG Arena, não são tão impactantes assim, mas existe uma estrutura para se aventurar pelo Explorer.
Acabei optando pela versão com um pequeno splash azul para o Skaab das Laminas Suturadas, já que não existem muitos lords no momento, mas também é possível jogar apenas com preto.
Vale destacar o poder do Campeao dos Perecidos que combinado com a curva super baixa do baralho pode sair do controle muito rápido.
-
Então é isso meus amigos, espero que tenham gostado e claro que existem muitos outros tribais que não estão no artigo, mas a ideia é dar uma dimensão geral de opções interessantes, principalmente para se divertir dentro da plataforma do MTG Arena!
Acha que faltou algum em especial? Poste nos comentários listas interessantes que podemos debater sobre elas!
Para quem quiser acompanhar meu trabalho no Magic, acompanhe as Lives que eu faço no Canal da LigaMagic, todas as Segundas e Quartas, algumas vezes as Sextas, das 19h30 às 00h, onde jogo principalmente Standard, Explorer e Historic, além é claro de esporadicamente Limited, Brawl e eventos na plataforma.
Quem tiver interesse e puder me seguir nas redes sociais para fortalecer meu trabalho, seguem os links:
Twitter | Instagram
Abraço a todos.
LuCaparroz
Apesar do excelente artigo, Lamentavel fazer um artigo sobre tribais e deixar de fora as duas maiores forças tribais do Magic: ELEMENTAIS E DINOS. |
Elementais tá jogando bastante. Principalmente as listas de yorion. Merecia uma menção.
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato