Olá jogadores, meu nome é Alexandre Boim e estou de volta a convite da LigaMagic para falar um pouco do formato que considero ser o melhor: O Moderno! Antes de tudo, gostaria de deixar claro que o objetivo de um artigo na LigaMagic é gerar uma discussão saudável sobre diversos tópicos envolvendo esse jogo maravilhoso. Caso você discorde de algum ponto citado, não tenha medo de se posicionar, porém saiba fazer isso de modo saudável, sem prejudicar o colega no comentário abaixo ou os diversos escritores que contribuem para manter os conteúdos da Liga sempre em dia. Agradeço sua atenção e agora vamos para o que interessa!
Durante os últimos meses após o lançamento da coleção Modern Horizons II um baralho começou a chamar a minha atenção por conta da sua volta triunfante: O Grixis Death 's Shadow (GDS). O GDS sempre foi e sempre será um dos baralhos que mais tive afinidade em pilotar. Em suas primeiras versões, me ajudou a escalar uma montanha de torneios, me guiou em edições do Grand Prix e também nas finais do Circuito LigaMagic dois anos seguidos. A grande questão por trás desse baralho vem através de um Fair Play totalmente calculado, ou seja, a grande maioria das partidas consiste em cometer o mínimo de erros possíveis durante as trocas e garantir que você nunca fique atrás em recursos. Como todo deck Midrange você estará pilotando um deck capacitado para enfrentar todas as partidas existentes no meta, porém a custo de uma vantagem de vitória muito parelha. A base para Midranges é o uso constante da vantagem em cards (card advantage) e o atrito durante as partidas, ambos conceitos extremamente complicados para jogadores iniciantes, mas que podem ser entendidos com muito treino e estudo. Vamos dar uma olhada na formatação atual do baralho:
Grixis Death’s Shadow
Baralho Principal (Main Deck):
E então? O que você achou? Eu diria que esse baralho contém cartas icônicas do formato e que seu peso é GIGANTE! Primeiramente vamos comentar sobre a carta que nomeia esse maravilhoso baralho: Sombra da Morte. Durante um longo período da história do Magic foi possível avaliar que um dos defeitos principais de um baralho midrange era conseguir, após dar o disrupt no oponente, garantir que o jogo fosse fechado de forma eficiente e rápida. Essa necessidade constante gerou uma busca por uma carta que conseguisse de forma eficiente ser uma ameaça ao oponente sem que houvesse um custo alto de mana ou impedimento. Foi então que a Sombra da Morte foi introduzida ao baralho. Uma criatura de custo extremamente baixo e com um potencial altíssimo de fechar um jogo em 1 ou 2 turnos.
Nem tudo pode ser perfeito!
Okay, ela é uma carta linda, forte e cheirosa, mas como algumas flores existe um espinho escondido. O grande problema por trás da carta vem na forma como seu potencial é extraído. Para que a Sombra da Morte consiga ser relevante você necessita que sua vida esteja abaixo de 13, te colocando em uma situação complicada e que exige total atenção em todos fatores do jogo. Para atingir seu objetivo e entregar ao campo uma criatura gigante, você contará com a ajuda de cartas que são consideradas pilares do formato: Capturar Pensamento, as Famosas Shock Lands e as Fetchlands.
Mas todo esse poder não acaba por aqui. O baralho ainda conta com duas novas adições da potente coleção Modern Horizons II: Ragavan, Afanador Agil e a Canalizadora da Ira do Dragao. Essas duas cartas tem um potencial de gerar vantagens e recursos que colocam o baralho diretamente na luz do sol em diversas partidas. O potencial de “card selection” da Canalizadora é absurdo e constantemente elimina as potenciais compras ruins do baralho. Já o Ragavan consegue de forma eficiente gerar mana, distribuir dano e aumentar o card advantage através da sua habilidade que permite exilar o topo do baralho oponente e jogar a carta. Poderia escrever parágrafos de como essas duas criaturas são extremamente poderosas, mas acredito que todos os jogadores de Magic a esse ponto da história já ouviram e discutiram bastante sobre ambas.
Outra recente adição é Iteracao Expressiva, que por duas manas consegue te colocar em situações favoráveis através da disposição de 3 cartas para manipulação, tornando mais fácil a procura por respostas e por ameaças.
Você achou que eu iria esquecer de comentar sobre a criatura que vem gerando uma discussão sobre banimento desde seu lançamento? Pois bem, não esqueci, vamos falar dele: Lurrus da Toca Onirica. O baralho ainda conta com a ajuda do companheiro potencializando suas linhas de jogo. Lurrus tem a força necessária para tornar as partidas de atrito mais consistentes, gerando altos valores ao retornar suas ameaças do cemitério e também possivelmente ser uma fonte de compras em conjunto da carta Bijuteria de Mishra.
ATENÇÃO! ALERTA DE GATILHO A SEGUIR: O BARALHO NÃO CONTA MAIS COM FÚRIA DE BATALHA TEMUR.
Eu sei, a notícia é triste, mas calma jovem. Desde a chegada de Modern Horizons II o baralho conta com um novo brinquedo: A carta Desaprovar. De fato é uma carta peculiar, mas que tem diversas interações legais, como por exemplo:
- Desaprovar faz com que sua Sombra da Morte se torne 13/13, agindo como surpresa para fechar os jogos;
- Desaprovar em conjunto de Croxa, Tita da Fome da Morte faz com que você não precise sacrificá-lo e continue com o gigante na mesa;
- Desaprovar é útil contra o novo ciclo de Elementais e diversas outras criaturas com habilidades desencadeadas ao entrar no campo de batalha, sendo muito mais versátil que a Furia de Batalha Temur;
- Desaprovar consegue retirar Proteções e Hexproof de criaturas perturbadoras;
- Desaprovar mata as fichas de constructos da Saga de Urza e deixa o Tarmogoyf pequeno.
Viu só? Esse baralho tem muito potencial e é um dos grandes nomes do formato. Ficou interessado em pilotar essa máquina, mas não faz ideia de como montar um sideboard e como conduzi-lo em uma partida? Sem problemas, estou aqui para isso e vamos ao trabalho! O side que usarei para o guia será esse:
- GUIA DE SIDEBOARD
Baralho Extra (sideboard):
1 Explosivos Fabricados
2 Lua Alpina
1 Magibomba Niilista
1 Magibomba de Pirita
2 Perfurar Magica
1 Desaprovar
2 Findar
2 Tourach, Chantre Medonho
2 Comando de Kolaghan
1 Lurrus da Toca Onirica
- PARTIDAS:
● VS BW/Mono White Hammer. (Oi WOTC, poderia Banir alguma coisa sem ser a Saga de Urza? Obrigado).
Out (Começando): -4 Ragavan, Afanador Agil, -1 Croxa, Tita da Fome da Morte.
In (Começando): +1 Explosivos Fabricados, +2 Comando de Kolaghan, +2 Lua Alpina.
Out (Na compra): -2 Croxa, Tita da Fome da Morte, -4 Ragavan, Afanador Agil.
IN (Na compra): +1 Explosivos Fabricados, + 2 Comando de Kolaghan, +1 Lua Alpina,+1 Magibomba de Pirita, +1 Desaprovar.
Essa partida não costuma ser difícil para um baralho como o GDS que é cheio de interação. Desaprovar consegue ser extremamente poderoso nessa partida matando as fichas da Saga de urza e desabilitando diversas outras criaturas do baralho oponente. Dica: Tome cuidado com o Nexo de Mosco-tintas.
● VS UW Control e suas Variantes. (Nasci para sofrer, chorar e ter depressão.)
Out: -2 Desaprovar, -2 Sombra da Morte, -1 Empurrao Fatal
In: + 2 Perfurar Magica, +1 Comando de Kolaghan, +2 Tourach, Chantre Medonho.
Okay, é difícil dizer isso, mas a verdade é que todo Hard Control é uma match difícil e cheia de atrito. Você precisa saber muito bem controlar as situações de jogo e não acabar deixando o oponente inundado na vantagem. Seus melhores companheiros são os descartes: Inquisicao de Kozilek e Capturar Pensamento. Croxa, Tita da Fome da Morte nessa partida consegue ser o Rei! Ele sozinho tem um potencial para afundar o jogo a seu favor e garantir a vitória.
● VS RW Burn (red decks em geral).
Out: -2 Thoughtseize, -2 Croxa, Tita da Fome da Morte.
In: +2 Perfurar Magica, +1 Findar, +1 Explosivos Fabricados.
Alerta de Partida complicada. Antigamente essa partida era bem segura. O GDS contava com a carta Negacao Persistente que tornava a partida bem mais aceitável e jogava com criaturas grandes como o Pescador Grumag. Agora não contamos com nenhuma das duas cartas e a sua melhor chance de vitória são mulligans agressivos atrás de rápidas linhas de jogo que consigam deixar o oponente desestabilizado.
● VS Temur Cascade Rhinos (Nunca entendi esse deck, mas é bom.)
Out: -2 Desaprovar, -1 Croxa, Tita da Fome da Morte, -1 Canalizadora da Ira do Dragao.
IN: +1 Explosivos Fabricados, +2 Perfurar Magica,+1 Findar.
Seu trabalho aqui é bem simples: Ganhar o jogo e ir comer um Salgado/Tomar um Refri. Sua Sombra da Morte para os Rhinos no peito sem dor de cabeça. Afogar no Lago anula os cascades de forma eficiente. Explosivos do Side e os Perfurar Mágica adicionam para tornar a vitória do oponente quase impossível.
● VS Esper Reanimator. (Isso é um baralho real? Tenho minhas dúvidas, mas vamos lá).
Out: -2 Croxa, Tita da Fome da Morte, -1 Calor Profano, -1 Canalizadora da Ira do Dragao.
In: +2 Perfurar Magica, +1 Magibomba Niilista,+1 Desaprovar.
O que posso falar? É quase um Bye. Você tem tudo e o oponente parece não ter nada. Sem contar que Calor profano mata o Arconte da Crueldade por apenas 1 mana.
● VS Jund Midrange (Está vivo, mas respira por aparelhos).
Out: -4 Capturar Pensamento, -2 Canalizadora da Ira do Dragao.
In: +1 Explosivos Fabricados, +1 Findar, +2 Lua Alpina, +2 Comando de Kolaghan.
Se seu oponente for uma pessoa bem Try Hard e estiver jogando com 4 Saga de Urza no baralho principal você necessitará da Lua Alpina. Caso ele não seja tão Try Hard assim você poderá substituir elas por + 2 Tourach, Chantre Medonho para aumentar o atrito. SÉRIO, jamais deixe muitos descartes em matchs contra midranges. Late game você comprar uma carta dessa com ambos jogadores em TOP Deck Mode é péssimo. Escuta o tio benzinho, come abacate e tira o Descarte.
● Vs Grixis Death 's Shadow (Claramente duas pessoas que não tem amor a vida jogando uma partida de Magic para saber quem é que vai sofrer mais.)
Out: -2 Desaprovar, -4 Capturar Pensamento.
In: +2 Comando de Kolaghan, +1 Explosivos Fabricados,+1 Magibomba Niilista,+2 Findar.
É midrange? Tirar Descarte e colocar Respostas. Os dois vão ficar no top deck e então nesse momento você começa a rezar para ser o escolhido dos Deuses do Magic e ganhar. Isso é tudo. Geralmente ganha a partida quem conseguir encaixar o melhor Lurrus.
● Vs 4C CONTROL/YRION (Na moral? 4 Cores? Vai zicar e depois ficar reclamando na Liga que o baralho não funciona. Brincadeira Jogadores de 4c. Amo vocês).
Out: -2 Canalizadora da Ira do Dragao, -1 Afogar no Lago, -1 Croxa, Tita da Fome da Morte.
In: +2 Perfurar Magica,+2 Tourach, Chantre Medonho.
Se você conseguir reforçar o Tourach, meio caminho terá andado para a vitória. Eu considero o Shadow muito mais explosivo do que o 4c consegue segurar. Cuidado com Wrenn e Seis, ela consegue matar suas criaturas menores (Props para usar o Dash do Ragavan, Afanador Agil sempre).
● Vs Izzet Murktide (Dessa vez o comentário não é sobre o deck: Não acaba mais esse guide. Tem muita Match :c)
Out: -2 Desaprovar
In: +2 Findar
Não é meme, é só isso mesmo. É uma partida bem parelha, mas eu continuo acreditando que a vantagem é do shadow por conta dos descartes. Você precisa tomar muito cuidado com seus Afogar no Lago, lembre que quando o oponente usar o “delve” você ficará sem ter como usá-los, pois trate de anular tudo que for importante antes desse evento acontecer.
Infelizmente existem diversas partidas que eu gostaria de discutir, mas que por hora vão ficar para uma próxima edição. Apesar dos meus dias corridos e da vida de estudante de Psicologia colocarem em Check o meu tempo para aproveitar o Magic, ainda me encontro feliz escrevendo esses artigos para a LigaMagic. Espero que as poucas palavras que escrevi nesse texto possam servir de impulso para alguém adentrar o mundo do Moderno. Não existe experiência melhor do que poder falar de algo que amo sem medo.
Você ficou com dúvidas? Quer compartilhar uma Opinião? Quer contar sua experiência? Fique a vontade para interagir na sessão de comentários! Mais uma vez agradeço a LigaMagic pela oportunidade e a todos os colegas que me apoiam nessa jornada!
WARNING: Eu comecei a fazer stream na Twitch.tv/aleboimzz, as vezes jogo um Magic Arena, as vezes jogo coisas aleatórias, às vezes eu nem sei o que estou fazendo. Segue lá! Da uma força e me ajude a voltar pro MOL com tudo!
Um Grande abraço e um ótimo 2022 para todos! Até mais!

Cara, perdão pela piada, mas é muito estranho (e engraçado) ver Griselbrand pregar moral anti-bullying, kkkkkkkkkk.
E eu sei que pra muitos isso é só uma piada de um meme de um vídeo, e eu o chatão militudo que não sabe brincar. Mas você mesmo no primeiro parágrafo pediu pra sermos gentis e respeitarmos as pessoas. E apesar de parecer brincadeira, é de uma vida que foi impactada muito negativamente que estamos falando.
Qual carta seria capaz de colocar até $$ para tê-los ?
Com o ragaban é viável sim, mas é aquela, pegar um Control pela frente não será fácil, são 8 removals de uma mana.