*Leia com a entonação da abertura de O LABORATÓRIO DE DEXTER*
No laboratório de Orelha
Vive um garoto muito maluco
Mas a Sensatez acaba
Com suas experiências
A surpresa é muito grande
Quando ele comba no uuuum!!!!
No laboratório de Orelha!!!
- Modern Horizons 2 tá na boca do Gol e nada mais justo que falar sobre a coleção que vai impactar todos os formatos mais antigos, não é mesmo?
Eu sempre AMEI montar decks groselhas, normalmente para jogar nos FNM da minha cidade, e é inegável que o spoiler de uma edição nova me remete a esse sentimento.
A ideia aqui era explorar novos decks no formato, mas nem todas as listas são “completamente novas”, algumas são atualizações de arquétipos já existentes. E, antes que eu me esqueça, estou escrevendo o artigo antes de soltarem full spoiler, então talvez eu não tenha colocado a carta X ou Y porque ela não havia sido anunciada ainda. Vamo lá!
- Atualizações em arquétipos já existentes
Aqui vamos falar de ideias não necessariamente geniais para transformar o que já está consolidado em algo um pouco diferente.
● Grixis Shadow - Modern Horizons 2
Sempre gostei do Grixis Shadow, e ele até voltou para o field depois do lançamento de Iteracao Expressiva. No segundo que vi o Regente Marturvo já pensei em jogar fora os Gurmags.
O dragão tem o mesmo custo convertido que o Pescador Grumag, mas com a diferença de ter Delve 5 e custar 2 coloridas, o que muda algumas dinâmicas no seu cast. O primeiro ponto é que a Iteração Expressiva fica pior num deck onde você não consegue jogar suas cartas em velocidade feitiço exiladas com ela, já que o deck tem apenas 18 terrenos. Outro ponto é que ele custa 2 azuis, mudando o foco do deck de BB para UU, nada impossível, mas que exigiu uma pequena mudança na base de mana e também vai exigir na hora de estourar as fetches durante o jogo.
O dragão tem muitas vantagens em relação ao peixe: ele voa, ele geralmente vai ser 5+ de poder, e ainda tem a possibilidade de crescer mais se outras instants ou feitiços deixarem seu cemitério, algo que não é tão simples numa versão sem Snapcaster, mas que é um bônus do bônus, você não precisa deixar essa criatura muito maior que 5 de poder, ela não morre para Decay, Push e muitas vezes nem para 2 Raios.
O fato de ser uma lagarta voadora tira a necessidade de remover todas as criaturas da frente ou sempre ter o Furia de Batalha Temur para finalizar.
Boa sorte para seus oponentes tentando remover seu 8/8 voar, double strike, trample e com Negacao Persistente de backup.
● Hollow One - Modern Horizons 2
Minha ideia original era montar um deck com Trepadeira Vingativa e (segure o fôlego para ler) Asmoranomardicadaistinaculdacar, porém, quanto mais eu esculpia a lista, mais eu via potencial em encaixá-la no antigo Hollow One,
Ela é uma carta que tem Loucura sem ter loucura, ela não precisa ser descartada para ser feita por loucura, basta descartar outra carta(que num deck com mais de 16 enablers é super simples de fazer), sendo um ótimo payoff com qualquer enabler do deck, até mesmo Aparicao de Estrada, já que Cycling é descartar a carta de sua mão.
A parte interessante dela é que é uma criatura 3/3 por 1 mana só. Não pode ser feita de maneira tradicional, mas é bem simples de se conjurar nesse deck, e ainda gera card advantage pegando o Livro de Receitas do Submundo, ajudando a deixar sua mão sempre cheia para os efeitos de descarte random e ainda buscando um enabler para cartas específicas que funcionam direto do cemitério ou com descartes como Oco e Adepto da Espada Flamejante. Se você conseguir descartar duas cartas ao longo do jogo você terá duas tokens de Comida, uma maneira de ficar vivo mais tempo ou de usar a habilidade de cozinheira(não vou escrever o nome dela de novo) para causar 6 de dano em qualquer criatura, causando um belo piriri!
No side ganhamos Totem Amaldicoado, um hate muito importante no modern que é cheio dos Helios e mana dorks da vida. Só não se esqueça que o Totem não para Hollow One nem Street Wraith da sua mão pois elas não são CRIATURAS e sim CARDS DE CRIATURA e portanto não são afetadas pelo artefato quando estão em sua mão.
A lista original do deck é do Gadu, amigo meu, mas eu não podia perder a oportunidade de piorar melhorar o deck!
A ideia é fazer um toolbox de Atravessar Ulvenwald, mas sem a shell convencional de Sombra da Morte.
O deck é um Jund com Lurrus de companion, que usa e abusa de Canalizadora da Ira do Dragao para acelerar o Delirium, e te construir um Delver vermelho, além de transformar o Saqueador Trancas-de-sangue numa mini Bloodbraid Elf.
O deck gera vantagens absurdas com pouquíssima mana, e sem precisar jogar sua vida fora como é no caso das shells de Shadow.
TUDO no deck é para te trazer vantagem, sendo board ou virtual card advantage, além de gerar ameaças super difíceis de se lidar com 6+ cópias de cada criatura graças ao Traverse, olhar o topo de ambos os jogadores com a Bauble + Canalizadora com seu Surveil 1 e transformando o Bloodbraid em 3 pra 1 ou mais quando ele tem cascade.
Claro que você não tem o poder agressivo individual de um Death's Shadow ou Scourge of the Skyclaves, mas a sinergia das cartas deste deck(SIM! Existe Jund com sinergia!) faz ele ser melhor independente de uma engine específica ou contra vários removals, que são a sofrência dos Shadows.deck.
Com certeza é um deck diferente e divertido para se testar, uma das listas que mais gostei até agora.
● Temur Cascade - Modern Horizons 2
Eu já estava jogando de RUG Eletrodominância Cascade nas lives antes dos spoilers de MH2. Quando vi que Agente Sem Fragmentos havia sido confirmado, a mão chegou a coçar para atualizar a lista.
Novamente, com a ajuda do Gadu, atualizamos o deck e trocamos o pack de Bloodbraid Elf e Eletrodominancia por cartas mais agressivas, mantendo a Shell de Cascade e Arcanista da Horda Medonha, transformando seus suspends de draw 3 em draw 6 e 2 Rhinos 4/4 em 4 Rhinos, 16 de poder num turno só? FACIN FACIN!
Copiando a técnica do finado Shardless BUG do Legacy, nós usamos anulas que funcionam bem com o cascade. No caso são Forca da Negacao, que por custar 3 não cai no Shardless em momentos errados, e Amuleto Izzet, que é um counter modal, então não tem problema vir no cascade pois sempre pode ser 2 de dano em criaturas ou uma Pilhagem Infiel. O importante é que todas as suas cartas sejam boas sempre, praticamente independentemente da ordem que comprá-las. Até nossos suspends podem ser bons no late game pois com as maneiras de descartar cartas de nossa própria mão é possível colocá-las no grave e, em seguida, já recapitula-las com o Arcanista. Tudo friamente calculado.
Outra carta nova no deck é a Sutileza, que reside no sideboard. Com ela nós podemos jogar nosso jogo curvado sem nos preocuparmos com criaturas pequenas do Prowess ou ganhar mais um tempinho contra Tita Primordial. A desvantagem de exilar uma azul de sua mão é rapidamente recuperada com os walkers, cascades, arcanistas e Visao Ancestral, além do fato de que, por 4 manas, ela é bem conjurável no mid e late game. A cartinha que vai nos salvar no early e mid game até que consigamos estabilizar com nossa estratégia lenta porém opressiva.
● Groselha
Um deck groselha é um deck mais voltado para interações não muito aproveitadas, combos obscuros ou formações que não são otimizadas, mas são divertidas. Embora esse tipo de deck provavelmente não seja jogado pelo campeão mundial, pode surpreender adversários e certamente entregar uma experiência muito divertida e inusitada dentro do Magic!
● Esper Wizards (Harry, u a wizerd!) - Modern Horizons 2
Ok, já falamos sobre decks de verdade, agora é hora de falar de bizarrices!
Esse Esper Wizards Combo é o que eu criei partindo da ideia de jogar com Venser, Sabio Modelador e Laboratorio da Rebentacao no mesmo deck. Após alguns rascunhos, vi que daria pra jogar com um combo no deck, e Mago Interferidor no main, claro que me apaixonei na hora!
A ideia aqui é ter um tribal cheio de cartas de alto valor, algumas recursivas por causa do laboratório e com um combinho como cereja do bolo, ganhando na surpresa por causa do Vial ou simplesmente para garantir que você vai ganhar uma partida onde o oponente não te deixa atacar ou tem vida infinita. Dito isso, os outros decks de Oraculo de Tassa não podiam conjurá-la sem ser na hora do combo, pois era impossível voltá-la para a mão, agora com o Lab. ela pode ser usada como “truque de mãos” para encontrar peças do combo ou elementos midranges quando necessário.
O Mago Interferidor no main vai te ajudar a proteger o combo ou simplesmente garantir que seu plano agressivo será conectado, principalmente com as espadas, que te geram vantagens gigantescas e, no super late game, podem recomprar as peças do combo que foram para o grave de alguma maneira e acabar combando mesmo após MUITO disrupt do outro lado.
O maindeck é praticamente full “old Modern”, apenas tendo o Laboratório como adição de MH2. Já o side… bem, o sideboard não tem muita inovação também, apenas duas cópias de Fim Prismatico, mas te garanto que eles fazem MUUUUUUUITA diferença!
Fim Prismático é minha carta preferida da edição, ela é o Council's Judgment que o Modern sempre sonhou. Ok, ele dá alvo então não tira nada com Hexproof ou Proteção, mas em qualquer deck com 3 ou mais cores ele exila tudo o que você se importa! O fato de ser algo que exila de Liliana do Veu, Wrenn e Seis a Agulha Medular sem ter que splashar para Denegeracao Abrupta já é muito bom, mas com o upside de exilar e trabalhar bem contra efeitos que te fazem pagar mais como Thalia, dado que o Converge se importa com a quantidade de cores pagas e não quantidade total, portanto, apenas pagando uma branca e 0 para o X você já exila qualquer drop 1 ou 0, pagando uma Branca e mais qualquer cor já exila qualquer drop 2 ou menos, e por aí vai. E, assim como Explosivos Fabricados, se houver uma Thalia em campo, você pode pagar Branco e mais uma cor só, anunciar a mágica com X =1 e ainda exilar a Maria do Bairro. Isso sim é balão!
A meu ver, MH2 está muito mais equilibrado e divertido que MH1, com um foco em artefatos, encantamentos e cemitério, estratégias bem fortes, mas que são facilmente hateadas, se necessário.
O mais legal aqui é poder tanto criar novos arquétipos com as diversas cartas novas como revigorar decks há muito esquecido por não estarem a par do power level atual de seu respectivo formato.
E claro, vou relembrar que as listas foram feitas para serem diferentes, não necessariamente os melhores decks do Modern, apenas decks com temáticas não muito usuais e com potencial de se tornarem decks reais, então peguem leve no hate.
Um abraço do Orelha e não se esqueça de colar no meu canal do Youtube e da Twitch, que tem gameplay e análise teórica toda semana!
Eu particularmente não sou fã do comerciante do vale que está ali(acho que seria minha única modificação só alterando mesmo a quantidade do que já está na lista.)
Parabéns pelo artigo
se o custo da criatura com aventura é menor, mas o da aventura é maior, posso castar a aventura?
Gostei da lista, mas talvez adicionaria dauthi. Acho que cai bem
Deu um problema na hora de subir o artigo, logo ele estará arrumadinho.
A lista do Jund é essa: https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2436938