Salve salve amantes do papelão Mágico, tudo bem com vocês? Ultimamente tenho observado em diversos fóruns a discussão de como iniciar no Commander casual, de onde partir, qual deck escolher, mecânicas e etc. Sendo assim, resolvi trazer para vocês uma série de artigos em que mostro a forma que considero ser a mais assertiva, que inclusive foi a minha, para entrar de cabeça no formato. Sim, estamos falando dos famosos decks tribais!!!
Mas por quê tribal? Sendo bem direto, a escolha é de certa forma simples pois em decks tribais é possível traçar várias estratégias de jogo através de listas budgets ou não, conseguindo os resultados de jogo desejado, além disso, o espaço que o EDH apresenta em formar baralhos totalmente personalizados à gosto do jogador, é o que possibilita exercer sua nostalgia e amor por alguma tribo, fazendo com que participe cada vez mais do commander. Outro ponto bem relevante a ser considerado é que decks tribais não necessitam de coleções específicas para serem formados, diferente de mecânicas de morph e aterragem por exemplo, podendo ganhar adições a cada coleção lançada.
Atualmente temos muitas tribos utilizadas com frequência no EDH, sendo as mais populares Goblins, Zumbis, Elfos, Fractius, Felinos, Dragões, Humanos, Tritões e Vampiros sendo este o mais jogado, através do comandante Edgar Markov de acordo com a estatística de decks cadastrados em um ano, mostrada no site GoldFish. Essa forte presença parece não ter passado despercebido aos olhos da Wizards of the Coast que recentemente tem lançado diversos produtos com esse apelo reforçando ainda mais a idéia de que decks tribais/temáticos serão sempre ótimas opções de ingressar em qualquer formato e posso provar!
Este ano junto com a edição de Ikoria: Terra de Colossos, tivemos o lançamento dos Decks de Commander 2020 onde está presente o Regimento Impiedoso, um deck tribal de humanos liderados pela Jirrina Kudro. Já em Renascer de Zendikar tivemos os Planeswalkers decks substituídos por decks de Commander para iniciantes com a temática do plano, e mais uma vez, trazendo um deck tribal sendo Ladinos comandados pelo Anowon, o Ladrao da Ruina a escolha da vez.
Paralelo à lançamentos dos decks, tivemos também tribos sendo representadas em produtos premiuns como o Secret Lair sendo os Escolhidos Gatos (OMG KITTIES!) e Lodos (Prime Slime)! O kit de felinos Conta com o comandante Arahbo, Rugido do Mundo, staples do deck sendo elas Lider de Guerra Leonino, Mirri, Duelista do Bons Ventos, Fundeiros Qasali, Caracal Regio além de duas fichas com artes totalmente exclusivas. Os Lodos são representados através do comandante The Mimeoplasm e cartas como Limo Acido, Lodo Necrotico, Gosmanuladora e Lodo Necrofago.
Unido à tudo isso, a temática tribal conta com staples “genéricas” já existentes, que oferecem diversos recursos à estratégias utilizadas e que dão mais suporte como Caminho da Ascendencia, Porta dos Destinos, Escudo de Armas, Monumento de Eldrazi, Lamina de Heranca, Espelho dos Antepassados, Corneta do Arauto, Incubador de Urza dentre outras. Essas cartas, aliadas à mágicas específicas de cada tribo, tornam o baralho muito mais consistente e sinérgico seja oferecendo o uso de vidência ao conjurar uma criatura, aumento de poder e resistência, ou a possibilidade de colocar em jogo uma criatura após a utilização de um remoção global ou pontual.
Exemplo de Staple para deck Tribal
Reforçando a idéia da escolha pelas tribos, temos hoje na comunidade um campeonato entre decks tribais sendo um belo atrativo para jogadores que flertam com o commander porém gostam do cenário competitivo. A EDH Tribal War conta com 64 jogadores e as mais variadas tribos à fim de disputar o posto da mais forte do multiverso, em um formato bem interessante de competição com regras como limitação de valor do deck, quantidade máxima de criaturas que não compartilhem do mesmo tipo de seu comandante, além da máxima do campeonato com o slogan “Combou, perdeu!”, fazendo com que a disputa seja totalmente no modo de combate e dano direto.
Sendo assim, seja por cartas de coleções antigas, cartas de coleções novas, produtos premiuns para “PIMPAR” seu deck, campeonatos temáticos ou apenas por gosto pessoal à um tipo de criatura, é possível reafirmar que a escolha de Decks tribais é umas das, se não a melhor, opção para a entrada no formato EDH.
Sem mais delongas vamos iniciar uma série que trarei à vocês com decks e análise das cartas utilizadas bem como suas estratégias de jogo, além das staples específicas de cada tribo. E para começar, não poderia ser outra a não ser os Piratas! Sim meus amigos, falaremos de uma tribo pouco utilizada no EDH porém que vem ganhando muitas adições na edição exclusiva do formato, a Commander Legends. Este ponto foi muito relevante para a escolha deste primeiro artigo da série pois mostra o quanto as adições tornaram a tribo mais forte e com muita sinergia focada em ataques massivos, roubos de permanentes e um ramp característicos de nossos marujos, os tesouros!!!
Capítulo 1 – Piratas
Comandados pela Almirante Beckett Bronze, uma pirata de custo de mana convertido 4 sendo 1 genérica e grixis (1 azul, 1 preta e 1 vermelha) que dá +1/+1 para todos os piratas sob seu controle e com a passiva de ganhar, ao final de seu turno, o controle da permanente alvo não terreno de um jogador que sofreu dano de 3 ous mais Piratas neste turno. Um excelente Lorde que aumenta o poder de suas criaturas e te capacita em ganhar o controle das permanentes de seus oponentes ao melhor estilo de sua tribo, atacando e saqueando!!!
No deck proposto, sua embarcação conta com 42 criaturas altamente sinérgicas capazes de criar corpo rapidamente para impor pressão e dano na vida de seus oponentes, além de inserir alguns tesouros logo no início de jogo fazendo com que criaturas de custo maior e mais relevância entrem o quanto antes no campo de Batalha. Esse “ramp” é consolidado através de alguns drops baixos como Gatuno Impulsivo, Goblin Astuto, Batedor de Tesouros, Malcolm, Navegador da Hipervisao, Fura-casco ou até mesmo com Mergulhadora Celeste Ladra que por apenas 3 manas poderá ser um corpo no campo de batalha e irá roubar a pedra de mana de seu adversário que iniciou o jogo com o tão sonhado Sol ring no turno 1.
Os tesouros fazem com que Lordes e criaturas relevantes para o combate com seus piratas entrem em campo mais cedo como Capitao Vargus Ira, Quebra-pescocos da Frota Macabra, Recrutadora Coercitiva, Port Razer, Vandalos de Angrath, Corsair Captain, Dargo, o Naufragador, Devastador da Frota Macabra, Zara, Recrutadora Renegada e principalmente sua comandante.
Se engana quem acha que seus oponentes sofrem apenas com danos de combate em seus pontos de vida! Os piratas trabalham muito bem com a possibilidade de roubo de permanentes e recursos de seus oponentes através do Pirata de Aeroveleiro fornecendo a informação dos cards na mão de seu oponente retirando o que mais te prejudica, Bermuda, Saqueador Bronzeo fazendo com que cada oponente que tenha sofrido dano de combate de um dos seus piratas perca seu topo e veja você utilizando o recurso de seu deck, Tomadora de Refens que irá capturar uma criatura ou um artefato que poderá ser conjurado por você e Emberwilde Captain que além de tornar você o monarca do jogo dando um draw adicional em sua etapa final, fará com que o oponente que tente roubar esse status tenha seus pontos de vida retirados de acordo com a quantidade de cartas em suas mãos. Literalmente tiros, porrada e bomba!
O planeswalker escolhido para representar a tribo foi Angrath das Correntes Flamejantes devido à sua versatilidade e flavor! Uma excelente carta que pode trazer descarte, roubo de criatura e sacríficio caso ela custe 3 manas ou menos e até perda de pontos massivos de vida dependendo de quantas cartas seus oponentes tenham em seu cemitério.
Suas Mágicas contarão com tudo que as Cores Grixis pode oferecer, ou seja, destruição pontual e global de criaturas, anulas, recursão de criaturas de cemitério, destruição de artefatos e sim, destruição pontual de encantamentos com Alimentar o Enxame! Destaque para Fenda Ciclonica que pode fazer com que todos seus oponentes percam sua mesa e você ataque livremente para ganhar o jogo.
Os artefatos e encantamentos trazem a proposta de Buffs com Escudo de Armas e Icone de Ancestralidade, recurso de compras adicionais com Arena Phyrexiana e Missao de Reconhecimento e aceleração de dano com Fervor dano ímpeto à suas criaturas. Destaque para Refestelar-se na Riqueza que devido à quantidade de tesouros que seu deck pode gerar e aliado a remoções em combate e/ou pontuais, pode ganhar o jogo facilmente para sua tripulação.
Espero que tenham gostado deste primeiro artigo e deck da série de tribais. Deixem seus comentários e me digam qual a próxima tribo que gostariam de ver por aqui!!!
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/no-picture.png)
Também tenho um commander de bestas, uso de comandante a Mayael, se não me engano ele está listado aqui na liga.
me divirto bastante com o meu, mas que precisa de um comandante melhor, precisa