Fala, grande galera do Submundo! Último texto para esse ano e resolvi escrever sobre uma estratégia que me encheu os olhos tem um bom tempo. Tempo demais até, eu diria. Desde que Prospector de Skirk foi relançado, pra falar a verdade.
A tribo de Goblins é praticamente a mais famosa em todo o jogo. Acredito que até mesmo antes de começar a jogar eu já ouvia alguém dizendo que tinha um deck de goblins e era a melhor coisa do mundo, pois desde que o Magic é Magic, essas criaturas existem nesse universo e em quase todos os formatos possíveis. Eu mesmo já trouxe um deck dessa tribo para o Submundo lá em 2016, mas como disse, com a vinda de Prospector de Skirk para o Modern, uma variação dele se tornou possível.
Vocês podem conferir a seguir a lista utilizada Vinicius Cardoso na LatAm Magic Series:
Logo de cara da pra notar que a lista não é simplesmente um aglomerado de criaturas verdes que só querem saber de atacar, atacar e atacar. Graças ao encantamento Fecundidade e esse goblinzinho que já mencionei duas vezes, conseguimos transformar esse deck em um combo capaz de gerar uma enorme quantidade de mana, nos garantir uma imensa quantidade de cartas e ainda lotar a mesa com criaturas. Como? Vamos lá...
Com esse encantamento nós compramos uma carta sempre que uma criatura nossa morre e com nosso goblin, nós sacrificamos criaturas à vontade para gerar mana vermelha. Tendo isso em mente, conseguimos abusar bastante das cartas que são 2 por 1 em termos de gerar criaturas, como Instigador Goblin, Marechal-de-Guerra Mogg, Forragem de Dragao e claro, Esvaziar os Viveiros.
Sacrificando um Instigador e seu companheiro nós geramos duas manas e compramos uma carta. Em termos de mana saímos na mesma, pois gastamos duas para conjurar o Instigador, porém em termos de cartas, saímos na vantagem, pois trocamos uma criatura por duas cartas e “sem gastar mana” pra isso. Se fizermos essa permuta num turno em que não conjuramos nada, só com as criaturas da mesa, a coisa melhora ainda mais, pois acabaremos com muito mais mana para conjurar o que comprarmos através disso.
Então levando em consideração que, no mínimo, sairemos no 0 a 0 em relação às manas gastas e geradas já é algo muito bom, pois conseguiremos cavar nosso deck em busca de praticamente qualquer coisa. Porém contamos também com cartas como Hino de Batalha e Mergulho Infernal, capaz de tirar a gente desse 0 a 0 facilmente e elevar os padrões do nosso combo.
A partir do momento em que conseguimos trabalhar com 4 manas na reserva para nosso loop de sacrifícios, é questão de tempo até termos acesso a um Esvaziar os Viveiros e criar uma onda de goblins. O que faremos com ela? Bem, podemos continuar com os sacrifícios, agora com a garantia de uma reserva de mana enorme e um leque de cartas imensurável, ou...
Finalizar a partida com um Guerrilheiro Imprudente garantindo +1/+0 e ímpeto para nosso exército ou conjurando um Dragao Voraz, devorando todos eles e acabando com o oponente de uma vez sem nem precisar atacar. Se botarmos na ponta do lápis a conta é a mesma, já que os goblins teriam 2 pontos de poder e nosso dragão é responsável por causar 2 pontos de dano por criatura devorada. Na hora finalizarmos basta ver qual a opção mais interessante e que o oponente não conseguirá evitar e pronto!
Se por algum motivo essas duas opções ainda se tornarem inviáveis ou impossíveis de serem executadas ainda temos a presença de Metralha na lista. Assim como os Storm da vida que também usam uma combinação de Esvaziar os Viveiros e esse feitiço, precisamos de uma quantidade levemente maior de mágicas para finalizar a partida, mas ainda assim a possibilidade de uma condição de vitória a mais, sem perder nada por isso garante uma segurança enorme.
Mesmo que não seja utilizada para encerrar a partida, podemos usar seus pontos de dano divididos da maneira que quisermos, inclusive para retirar do campo de batalha criaturas ou planeswalkers irritantes que impedem o andamento ou a conclusão de nosso jogo, já que Metralha e Raio são nossas únicas opções para isso.
Algumas variações da lista incluem o uso de Comandante de Guerra Goblin, que além de oferecer um bônus permanente para todas essas nossas criaturas em termos de poder e ímpeto, também é responsável por reduzir as mágicas pertencentes a essa tribo em 1 mana, ou seja, em todas aquelas situações onde ficaríamos 0 a 0, conseguiríamos pelo menos 1 mana de vantagem já ali.
Degolador de Zulaport também é cogitado por alguns no lugar do dragão, já que com essa criatura não precisamos de uma quantidade enorme de criaturas no campo de batalha de uma vez. Pelo contrário, ele pode cair no momento em que começamos os sacrifícios e nos garantir a vitória como consequência do jogo que seguimos. Além disso, tem o fato de que podemos ganhar vida em meio a tudo isso, sendo uma ótima opção para conseguirmos jogar contra decks agressivos, já que nosso combo não é um dos mais rápidos que existem por aí. O problema é que teríamos de partir para a cor preta, então fica a seu critério essa mudança.
Essa estratégia não é novidade, como disse no começo do texto, porém eu gosto muito da linha de jogo desse deck e, novamente, a tribo de Goblins é bem querida entre uma grande quantidade de jogadores, logo aproveitei o momento pelo menos para registrar o deck aqui no Submundo. Seria realmente gratificando ver essa estratégia explodindo algum dia no formato, pois além de tudo ela é bem nostálgica para os jogadores de longo prazo.
Espero que vocês tenham gostado do texto e comentem aí o que acham do deck e quais outras estratégias podem aparecer aqui no Submundo. Desejo para todos ótimas festas e um 2020 incrível e cheio de novidades para esse formato! Até mais!