Fala galerinha rogástica! Meus binóculos rogues mostram um Standard com festa de Oko, Nissa, Ganso e Lobo Mau. No geral, estas semanas tem sido uma grande aventura de deckbuilding! Houve mutação de estratégias nos decks formadores do novo meta. O Mythic Championship V nos mostrou que existe vida além de Golos, Tireless Pilgrim e Campo dos Mortos. Será que agora o field irá se estabilizar?! De qualquer modo, continuaremos nossa observação sobre os Tiers 1, para construir rogues reativos e perigosos! Enquanto as listas não se solidificam, vamos experimentar com nossa versão de Izzet Double Draw. Um deck que pode acessar criaturas de todos os tamanhos, anulações, dano direto e criação de fichas.
Todas essas possibilidades, juntamente com manipulação de topo e compra de cards, fazem desse deck uma opção flexível capaz de enfrentar a diversidade do ambiente. Para você que gosta de decks complexos, com triggers variados em instant speed, esta é uma ótima opção. Aqui o jogador certamente faz a diferença e põe à prova a sua própria habilidade. A compra de cards recorrente em alta velocidade pode deixar seu oponente bem frito. Respire fundo, duas vezes, e prepare-se para fazer jogadas geniais na guilda izzet. Fogo na passada e vidência na lista:
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
UR Compra Dupla!
Melhor do que um draw... só dois!
Indo direto ao ponto, trata-se de um deck cheio de mágicas instantâneas e compras de carta. Desejamos desencadear as habilidades de compra dupla o maior número de vezes possível. Acho bastante explosivo nessa estratégia o modo como as coisas escalam. Quando você possui uma Piromante de Rochaferro na mesa as coisas parecem tranquilas, favoráveis, 3 de dano aqui e ali. Uma vantagem moderada. O mesmo raciocínio se aplica para Alianca Impensavel. No entanto, nenhuma dessas cards é lendária, possuem CMC baixo e estão dentro de uma estratégia em que vamos comprar muitas cards durante a partida. Assim, imagine como ficam estes efeitos quando são dobrados ou triplicados em campo. Basta que o jogo se estenda um pouquinho para que as coisas saiam de controle somando 6 de dano e fazendo um exército de fadas ao “custo” de comprar alguns cards extras!
Os números do deckbuilding tornam o plano bem consistente. Estamos falando de 21 cards de draw no maindeck. Também utilizamos 21 mágicas instantâneas e feitiços que podem virar vantagem com Eterno-deus Kefnet. A chance de criar uma avalanche de compras de card e vidência é bem grande. Vale a pena notar que alguns cards nos permitem comprar e descartar cartas, como Ideia Radical e Frisson das Possibilidades. Elas facilitam a navegação no topo do grimório para encontrar as cartas mais eficientes contra cada adversário e viabilizam ativação de compra em ambos os turnos. Para quem quiser fazer ajustes finos, recomendo números de 21 até 24 cards, é legal ajustar listas, mas lembre-se de que toda mudança tem um custo.
Fogo escaldante
Como acabamos de falar, desejamos ganhar um tempinho para que possamos construir nosso campo de batalha. O plano aqui é consideravelmente simples, vamos Frigir tudo. Tem Helice de Lava para queimar Fera das Demandas desavisadas e Fogo Draconico Escaldante para aquecer o coração dos planeswalkers inocentes. Frigir é especialmente bom contra certos PWs que você verá por aí, vale a até colocar no maindeck dependendo do que espera de seus oponentes. As fichas de fada 1/1 com voar também desempenham um papel importante, seja para nos dar tempo bloqueando ou seja com ataques evasivos a planinautas. São muitas as opções, vale dar Choque em criaturas de CMC 1, limpar pequenas criaturas com Varrer com as Chamas ou Ionizar ameaças. A escolha de respostas nas cores vermelha e azul nunca decepciona, pode queimar, anular, devolver para a mão, etc, de acordo com a necessidade. Recomendamos uma abordagem focada em dano pois somando com a habilidade desencadeada de Piromante de Rochaferro é possível fazer jogadas surpreendentes.
Ataque aéreo!
Sempre é bom poder aumentar o número de finishers em uma lista. No formato padrão atual, temos a vantagem de encontrar criaturas que batem forte e compram cartas. Desse modo, não apenas jogamos ameaças relevantes como podemos contribuir para o plano principal de compra dupla. Especialmente Cavaleiro dos Vendavais e Eterno-deus Kefnet são muito resistentes. Mesmo que sejam destruídos, possibilitam uma chance de conjurá-los mais tarde no jogo. Dragonete Fagulhante, que era uma estrela do izzet drakes, continua relevante e potencialmente letal aqui. Durante os testes da lista, também utilizei Niv-Mizzet, Parun e Gadwick, o Enrugado, fica o comentário para aqueles que gostam de variar. No entanto, devo dizer que o meu preferido é o cavaleiro azul, seu único ponto fraco é custo de mana complicado.
Raio Budgetizador~
Na estratégia de hoje vou deixar também uma versão bônus, budget, econômica, para quem quiser brincar! Nela vamos jogar com apenas 8 cartas raras (e se você for louco dá para jogar sem Bueiros de Vapor). Fica fácil para quem quiser montar um UR no Arena mas não estiver com tantos recursos acumulados hehe. O power level cai um pouco é verdade, mas a diversão é garantida e o plano do deck permanece o mesmo! Quer experimentar jogar de Izzet? Segue a lista:
1,2 e Galerinha o Real Rogues de hoje fica por aqui! Vimos a lista de compra dupla, consideravelmente rara na história do MTG. Fico até me perguntando, será que vamos ter decks de compra tripla e compra quádrupla um dia!? É uma habilidade bem criativa. Nos testes obtive vitórias e derrotas. Parece que o ponto chave nessa estratégia é o tempo. Quanto mais completo é nosso setup, menores são as chances de vitória do adversário. É necessário prestar atenção com as respostas corretas, queimar PWs e criaturas tão rápido quanto possível. Uma vez que nossa “bola de neve” de compra de cards se estabelece, é bem provavel que o outro lado do jogo vá conceder a partida. Afinal, com raios e fadas voando a cada compra de carta, as coisas ficam bem loucas. Com duas listas e uma na promoção, está bem fácil para fazer seus próprios testes e ajustes. Ja jogou com a lista? Curtiu as interações? Deixe seus comentários e nos vemos no próximo Real Rogues.
Segunda compra, dois, 1+1, dupla, dobro, Rubiiiinho draw.....
Até a próxima,
Edu Godoy
A remoção vem logo depois que seu setup está estabelecido na forma das fadas 1/1 para bloquear criaturas e da Piromante de Rochaferro que elimina outras.
Niv vai esbarrar nas criaturas do deck...perde um pouco a sinergia ( digo pq já testei)
Sucesso Sarda, em especial adorei sua atenção! Quando é possível faço estes desenvolvimentos no artigo :)
Real agradecimento para todos vocês galerinha hehe
o Rogue Deckbuilding continua! Quem achar mais coisas na lista compartilha com a gente.