Card Adavnatge, Card Quality, Card Selection e Card Filtering.
Não é segredo nenhum que o Legacy é meu formato preferido, e se pudesse falaria por horas só dele. Ah, eu já faço isso, RISOS. Mas isso não quer dizer que eu não goste de jogar outros formatos, inclusive, hoje, jogo mais Modern que Legacy. E, claro, tem o Standard, formato que joguei competitivamente por alguns anos, mas que ultimamente não tenho jogado com tanta frequência, o que não quer dizer que eu odeie o T2.
O que mais me fascina em cada formato é que, mesmo fazendo parte do mesmo jogo, cada um é um animal completamente diferente do outro; as mesmas cartas geralmente têm valores aplicados diferentes em cada um devido a uma infinidade de fatores, power level, orientação de cada deck, enfim, uma carta que tem alto impacto no Legacy pode ser ruim no Standard e vice-versa.
Hoje vamos falar sobre o Modern, mas não sobre um deck específico e, sim, decks que são montados baseados em um dos recursos mais importantes do jogo: o Card Selection.
“O que é Card Selection?” você me pergunta. Para entender isso, temos que entender o que Card Advantage, Virtual Card Advantage e Card Selection/Card Filtering.
Card Advantage, ou CA, é exatamente a tradução literal do termo em inglês: Vantagem de Cartas. CA é quando temos mais cartas que o oponente. Essas cartas podem estar na mão ou em outra zona, como cartas com Flashback, no cemitério, ou cartas que voltam do exílio.
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O Jeskai Control tem perfeitos exemplos de CA. Muitas cartas do deck têm múltiplos modos (
Raio, que pode matar bicho ou ser direcionado ao jogador/Planeswalker;
Comando Criptico, que tem aplicações contra todo tipo de deck...) e as cartas que, além de seu efeito, compram cartas (
Comando Criptico,
Teferi, Hero of Dominaria,
Jace, the Mind Sculptor,
Electrolyze,
Hieroglyphic Illumination). Desta maneira, a sua mão nunca estará vazia. A alta densidade de cartas que compram tornam recursos como Lightning Bolt e Lightning Helix muito mais efetivos que em outros decks, uma vez que a chance de você ter múltiplos para matar um bicho x/4 ou maior, ou ter 6 pontos de dano do nada e ganhar a corrida é bem maior. O deck trabalha para que a densidade de cartas geradas seja o suficiente para controlar um jogo ou finalizar a partida com Raios e algumas batidas de Snapcaster e Colonnade. A regra é clara: mais cartas na mão = mais opções para navegar o jogo.
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Enquanto o Jeskai utiliza cartas que ciclam para se manter no jogo, o Grixis Control trabalha em volta de outro eixo: negar os recursos adversários. 4
Comando de Kolaghan são a arma principal nessa batalha de recurso — a carta funciona igual quando a Raposa Fink resolve separar as comidas da mesa com o Pica Pau: um pra você, dois pra mim. O Kolaghan’s é uma carta que vale por três; o modo mais usado é o de
Shock/
Raise Dead ou
Funeral Charm/
Raise Dead, forçando o oponente a descartar uma carta da mão enquanto você volta um Snapcaster que provavelmente dará recapitular para o Command que o voltou, gerando ainda mais vantagem.
Os removals limpam a linha inicial de agressão do oponente, enquanto os 8 comandos (de Kolaghan e Críptico) garantem que suas opções mais tarde sejam sempre amplas.
Tasigur, the Golden Fang, se usado corretamente, pode virar um Regrowth. A grande quantidade de troca de recursos dá ao deck um late game devastador — sua mão sempre terá cartas versáteis, enquanto seu oponente estará dependendo do topdeck.
Virtual Card Advantage, ou VCA, é a Vantagem Virtual de Cartas; aqui, o que importa não é a quantidade e, sim, a relevância. A relevância de cada carta muda de acordo com cada partida. VCA se importa com o momento do jogo quando a carta é conjurada/utilizada, ou relevante o suficiente para ser descartada, diferente do CA, que é contado a todo momento do jogo. Imagine estar de Jeskai contra Jund, sua mão é uma
Flooded Strand e um
Cryptic Commandd, enquanto seu oponente, de Jund, tem um
Abrupt Decay, um
Raio e um
Fatal Push. Na guerra de pura CA, ele está ganhando, mas na guerra de VCA, onde a relevância dita o jogo, você está muito na frente. As vantagens não são contadas apenas pelas cartas da mão — qualquer zona que a carta te gere uma vantagem conta, como
Faithless Looting descartando
Lingering Souls. Virtual Card Advantage pode ser obtido durante partidas, não precisa ser um conceito no qual você baseia o seu deck. Aqui você nulifica cartas/estratégias do adversário com os seus recursos.
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O KCI é um deck que emprega uma estratégia um pouco diferente de gerenciamento de recursos. Grande parte das cartas dele ciclam (
Chromatic Star,
Chromatic Sphere,
Terrarion,
Ichor Wellspring,
Pyrite Spellbomb), o que gera CA.
Ancient Stirrings e
Inventors' Fair garantem o Card Selection, que é transformado em VCA através do
Scrap Trawler,
Krark-Clan Ironworks e
Sai, Master Thopterist. A mistura de
Scrap Trawler +
Mind Stone +
Chromatic Star/Sphere +
Engineered Explosives dá ao deck a possibilidade de comprar duas cartas e recorrer ao
Explosivos Fabricados, limpando a mesa de qualquer pressão, e dando o tempo necessário para achar o KCI. Existem diversas combinações que o deck faz para gerar Card Advantage, Virtual Card Advantage e enterrar o oponente na desvantagem — inclusive, o combo infinito entre KCI+ Trawler + Retriever + Estrela + Mox (que gera mana e draws infinitos), e os combos envolvendo Scraps, KCI, Moxes e
Spine of Ish Sah e, às vezes, até Sai (que permitem destruir quantas permanentes quiser e gerar mana infinita). É desta maneira que o deck aproveita Card Advantage, Card Selection e Virtual Card Advantage para criar um plano de jogo rápido, consistente e difícil de se interagir com ele, tornando-o um dos melhores decks de seu respectivo formato.
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O Boggles, ou Auras, utiliza bem o conceito de VCA. O deck é baseado em fazer uma criatura com Resistência à magia e enchê-la de auras e, advinha, pouquíssimos decks conseguem lidar com criaturas com hexproof ou múltiplos encantamentos, tanto no g1, quanto nos jogos sideados. Desta maneira, o Bogles nulifica a maioria das cartas do oponente, ignorando quase que completamente se ele tem duas ou sete na mão.
Card Selection/Card Filtering, é a Seleção de Cartas, ou CS. São efeitos que te permitem manipular o topo do deck ou as cartas da sua mão. A CS é um recurso muito utilizado nos formatos eternos pelo fato de existirem mais enablers para isso (Faithless Looting, Ancient Stirrings, Ponder). Os recursos no modern e Legacy têm valor diferente do Standard. A seleção de cartas trabalha junto com o Virtual Card Advantage, dando o valor de uso às cartas selecionadas e não o valor numérico. Exemplo: De Grixis Death’s Shadow, após resolver um Faithless Looting, você descarta os terrenos em excesso e fica apenas com as cartas que representam algum valor pro jogo. Essa seleção diminui a chance de você comprar “a metade errada” do deck e perder para combo por não achar descartes ou para aggro por não achar removal.
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UR Phoenix é a nova bomba do momento, levantando o troféu do GP Oakland pelas mãos de Eli Kassis. O Phoenix maximiza o número de cantrips (Faithless Looting, Serum Visions, Opt, Izzet Charm) para esculpir a mão perfeita, garantindo, assim, que todo turno você terá como voltar uma Phoenix, e que sua Thing in the Ice sempre será Awoken Horror.
O baralho mescla os conceitos de Card Advantage com Card Selection — Thought Scour e Manamorphose te dão um draw seco, sem manipulação, mas são importantes, pois mantêm sua mão cheia para que os efeitos de loot (Faithless Looting e Izzet Charm) sempre tenham opções “ruins” para descartar. Mão cheia + mágicas de manipulação unem o melhor dos dois mundos, aumentando a eficiência de cartas que tenham apenas 1 ou 2 cópias no deck, pois é quase garantido de vê-las num jogo de duração média.
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Terrenos - (18 cards - 8 diferentes)
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Lantern Control, a nêmese de quem gosta de jogos rápidos, e o amor maior de quem ama 50 minutos de “Magic”. Lantern utiliza o conceito de Card Selection de uma maneira bem diferente do usual. Geralmente, CS é baseado em seu próprio deck, mas o Lanterna é moldado num conceito chamado “Next Level Control”. Alguns controles são baseados em controlar sua mão (descarte), suas mágicas(anulas), e sua mesa (board control). O Next Level Control é baseado em controlar o topo do seu deck. Codex Shredder, Pyxis of Pandemonium e Ghoulcaller's Bell combinados com Lantern of Insight te dão a possibilidade de controlar o topo de ambos os jogadores, e cartas como Ensnaring Bridge fazem o deck do oponente ser reduzido à poucas cartas que respondem a Bridge, te gerando uma tremenda VCA. A partir daí, é só você controlar o topo do adversário, mantendo em mente um universo de cartas relevantes, combinando, inversamente, o conceito de VCA e CS para reduzir o deck de 40 e poucas cartas do oponente a apenas duas ou três respostas, as quais você já lida na mesa com os artefatos de Mill.
Magic é um jogo complexo, estratégias sobre o jogo são discutidas há mais de 20 anos e nunca houve alguém que jogasse com 100% de precisão, mas é para isso que treinamos, para isso que estudamos, para deixar de jogar AS cartas e começar a jogar COM as cartas.
Seu deck não precisa ser montado especificamente para usar os conceitos de CA, CS e VCA. Apenas entenda como explorá-los para obter maior eficiência em suas jogadas.