Fala galera, tudo bem? Nessa onda de preparativos para a final do CLM decido escrever sobre um dos decks que tenho utilizado nos últimos tempos, o Gifts Storm. Vou dividir em partes para que vocês possam ir direto para a parte que lhes interessar.
1.Maindeck
1.1 Criaturas
No Storm atual temos em geral apenas duas criaturas, Goblin Electromancer e Baral, Chief of Compliance .Ambas cumprem o papel de diminuir o custo de suas mágicas e, assim, facilitar (e muito) o combo. Baral acaba sendo melhor por ter resistência e um efeito extra que as vezes funciona.
Normalmente os decks utilizam algo entre 6-8 dessas dessas criaturas, variando com um meta mais ou menos interativo com seu board. Atualmente tenho usado 7, 4 baral e 3 goblins e tenho gostado bastante.
Nota: sim, eu sei que Baral é lendario, mas vc em geral comba só com uma criatura.na mesa, e como a habilidade pode ser usada pra cavar o deck estou usando mais Barals.
Por fim, algumas listas tem usado Simian Spirit Guide, que serve para forçar o combo antes da hora.
1.2 Cantrips
As cantrips usadas são as clássicas do modern: Serum Visions e Sleight of Hand. A primeira é melhor para preparar turnos futuros, enquanto a outra quando se busca algo de imediato (como uma land, para não perder o land drop do turno).
Uma usada menos, mas que também pode ver espaço, é o Thought Scour. Ele é muito bom junto com Past in Flames, porém, ele não ajuda em nada na seleção de cartas.
Nota: Caso seu oponente tenha mulligado e deixado o scry no topo, use o scour nele pra ele perder o scry. muitas vezes isso pode ferrar a mão dele e te dar mais tempo pra juntar o combo.
1.3 O Combo
Sem segredos aqui, o combo gira em torno das cartas com a habilidade "storm" (a vá ) e para que elas tenham o efeito desejado precisamos usar o maior numero de spells no mesmo turno. As cartas que aceleram muito o número de spells são: Ritual Piretico, Ritual Desesperado, Manamorfose e Past in Flames, para conjurar tudo novamente. Para ter a consistência do combo, o deck usa Gifts Ungiven. Como combar e o que buscar com o Gifts será apresentado mais a frente.
1.4 Open Slots
Até aqui, todos os decks tem basicamente a mesma construção. Nesse momento, nesses slots que entram a criação que diferem as listas.
- Remand: Um dos mais usados. Te da tempo, draw e tem uma ótima sinergia com Baral. Vale lembrar que ele pode ser usado no seu próprio Grapeshotpara conjurá-lo novamente, causando mais dano, com menos spells.
- Peer Through Depths: Usado cara cavar atrás do que é preciso no deck. Em geral buscar aquilo que falta pra iniciar o combo ou então para dar continuidade, e buscar pela kill condition.
- Apostle's Blessing: Proteger sua criatura. Mais a frente veremos como as criaturas facilitam o combo, e com Apostle's Blessing é possível protegê-la sem usar as manas.
- Bounce effect: Comum usar algum bounce como resguardo (contra hates de maindeck, como dar um bounce em uma Thalia, Guardia de Thraben, um turno antes de combar) e tempo play. Os mais comuns são Repeal e Echoing Truth
2. Sideboard
O importante lembrar aqui é que para poder combar você ainda precisa de consistência. Logo quanto mais cartas colocar mais “clunky” ou dificil vai ser combar.
Em geral, são os open slots que acabam saindo para a entrada de cartas melhores na match. Vamos ver algumas escolhas clássicas pra side:
- Empty the Warrens: Em geral usam 1 no main deck. Algumas matchs exigem mais cópias.
- Leyline of Sanctity: Contra decks com muito descarte, que impedem nosso plano de jogo uma Leyline bem encaixada pode ser o caminha para a vitória.
- Blood Moon: Atrasar seus oponentes pode ser crucial para te dar o tempo necessário para a vitória. Existem também decks que simplesmente perdem pra uma Blood Moon em campo, por não ter o que conjurar. Lembrando que é incrivelmente fácil de fazer no dois com um dos rituais.
- Shatterstorm: destrói todos artefatos. Bem simples e direto. Affinity que se prepare.
- Spot removals (Lightning Bolt, Dismember, etc): bons contra decks com alguma silver bullet contra nossa estratégia, como, por exemplo, Eidolon da Retorica ou mesmo um Scavenging Ooze, que esteja querendo comer as mágicas do nosso cemitério.
Fora isso o side é bem mutável dado seu metagame esperado. Basta lembrar de não mudar muitas cartas, pois precisamos de certa consistência para conseguir combar. Tirar cartas que compõe o combo ou modelam nossa mão podem ser o caminho para a derrota.
3. Combando
3.1 Modo Easy
O modo Easy de combar consiste em ter acesso a: 1 criatura redutora de custo, seu cemitério sem impedimentos e 1 Gifts. Em uma match sem interação (onde o oponente tem pouca ou nenhuma remoção), é fazer a criatura no 2, pra no 3 fazer um chain de rituais, dar um gifts para 2 rituais, 1 Manamorfose e Past in Flames. Tendo 3 manas na pool, não importa o que seu oponente te entregar, você consegue fazer o Past in Flames, continuar gerando muita mana. Recast no gifts atrás do Grapeshot +outro past e mais magicas (podem ser 2 rituais) e finalizar o oponente.
3.2 Modo “No braço”
“No Braço” significa fazer sem o auxílio das criaturas, ou seja, suas mágicas não estão anabolizadas. Isso dificulta bastante já o combo, então a dica aqui é separar ele em duas etapas, moldar sua mão com alguns rituais, fazer o gifts no passe, e no seu turno, fazer as interações. Remand pode ajudar aqui, pois você consegue usar o Grapeshot (se estiver na sua mão) dar Remand nele e conjurando-o dando o total de 2x+3 de dano, sendo X o número de spells antes de conjurar o Grapeshot
3.3 Modo Hardcore
O modo hardcore é quando estamos com a nossa criatura, mas sem o nosso cemitério, por efeito de algo como um Rest in Peace ou uma rRelic of Progenitus. Nesse caso, precisamos, ou correr atrás de nosso bounce (infelizmente Gifts é ruim aqui, pois o oponente não lhe dará o bounce), ou então tentar combar da maneira bruta, que é um chain grande rituais, draws, e outras spells para conseguir ou fazer uma grande quantidade de goblins ou então conseguir fazer o truque de Grapeshot + Remand.
3.4 Modo EXTRA HARDCORE
Aqui as coisas estão feias. Estamos sem acesso ao nosso grave e sem nossas criaturas. Como faremos as mágicas no braço, não teremos muita mana sobrando, e portanto menos spells seremos capazes de castar. O jeito aqui é fazer alguns rituais e usar Empty the Warrens. Fazer algo entre 8 e 12 tokens e tentar montar neles para a vitória.
Consideração: Sempre enrole o jogo para poder combar no modo easy. Se seu oponente não estiver te aplicando pressão, não é necessário se apressar. Construir uma boa mão, e juntar tudo necessário para um grande turno, é o ideal.
4. Resumo das matchs
4.1.Aggro
As matchs aggro costumam ser um pouco duras, pois temos pouco tempo para juntar o necessário para combar. Decks como o affinity e Burn provavelmente não te deixaram viver mais do que um turno 4. O Burn ainda tem um requinte de crueldade com Eidolon of the Great Revel.
O jogo aqui consiste em tentar atrasar o jogo dele pra você ter mais tempo pra desenvolver ou então tentar combar com o que tiver. Em fields com muito affinity, Hurkyl's Recall e Shatterstorm são ótimas opções, contra o Burn, um bom pedido pode ser um Spellskite ou mesmo a poderosa Dragon's Claw.
4.2 Midrange
Vamos separar em três casos, os grixis DS, os BGx e o resto.
No “resto” costuma ser tranquilo, eles não tem tanta velocidade o que pode te permitir montar uma boa mão e combar numa brecha que ele der.
Os BGx, aliando descartes com um clock rápido (Tarmogoyf) e ainda remoções para nossas criaturas, se mostra uma match bem complicada. No caso do Grixis DS isso fica ainda pior por ele ter ainda counters para te parar no meio.
Nota: é difícil expressar o quão ruim é a match contra o Grixis DS. Para combater isso, muitas listas têm subido 3 Empty the Warrens nos sideboards, para tentar nem que sejam 4 ou 6 tokens.
4.3 “Control”
Não existem muitos no formato, e mesmo os que tem não tem muitas coounters, e tem um clock bem lento. Basta contruir uma boa mão, tentar dar o bait do counter com um Gifts no passe, e combar quando ele estiver virado. Mas novamente, raros no formato
4.4 combos
Contra outros combos, podemos tentar atrasá-los através de Blood Moon e counters, par que possamos combar livres. É uma match difícil de ser pilotada, mas é bem ganhável (ex: eggs, ad nauseum, company, RG valakut).
Na atual conjectura do modern, com Grixis DS sendo o deck “to the Beat” do formato e fazendo com que Affinity, Monowhite D&T e mesmo o Eldrazitron se destaquem no tier1, a vida do storm fica complicada.
O affinity tem um superclock, o D&T te atrasa bastante com Thalia, Guardia de Thraben e Arbitro Leonino ( como nossa contagem de land é baixa, um Ghost Quarter com leonino na mesa pode ser fatal), e Eldrazitron tem Calice do Vacuo (que ele faz facilmente para 2). Em poucas palavras, não são matchs impossíveis, mas são matchs complicadas. Se esperarmos um ambiente desse modo, talvez Storm não seja uma boa escolha. No entanto, se acredita que será uma selva e pode esperar qualquer coisa, o Storm é um bom deck por ter uma linha de vitória única e bem aplicável (a.k.a estratégia babaca).
Por fim, um aviso. Caso você perca seus amigos, por estar usando esse deck, dê razão a eles. Nós dois sabemos o quão deve ser chato ficar vendo a outra pessoa combar durante uns 10 minutos e 20 spells depois.
Por hoje é só pessoal! Espero que estejam prontos para o final do circuito!
Uma duvida, no texto vc cita mais de uma vez Shatterstorm, mas na prática vejo muito mais Shattering Spree sendo usado, inclusive é ela nas três lsitas que você postou. Mesmo By FOrce é masi comum do que Shatterstorm. Como você escolhe seu hate para artefatos?Outra questão, não seria interessante deixar três slots para bounce no side, ou dois no side e um no mais? E usando três cartas diferentes nesse espaço? Provavelmente Echoing Truth, Repeal e aquela outra com Overload. Pois ai, buscando as três com Gifts, necessariamente vc terá pelo menos uma na mão pra se livrar do hate do oponente.
Eu menciono shatterstorm pois eh a mais emblematica. Na pratica, temos varias escolhas! Eu mesmo vario qual uso. Sobre o sideboard você está correto, existe tambem a opção de usar a 1UU que possui split second (nao me recordo o nome :^p )Porém é um slot a mais no side. Certa vez decidi separar tudo que queria no meu sideboard... cheguei a 35 cartas ... Alguns cortes são feitos. Caso no seu meta seja muito necessario o bounce pode ser uma otima ideia
I a e cara Blz queria umas dicas sua de Side In Side Out dos Top Tiers no momento: Affinity Death's Shadow Eldrazi Tron Titan Shift Burn U/W/x Control Death and Taxes Eldrazi & Taxes Tron Counters Company Merfolk
A lista que uso e parecido com a primeira citada.
[quote=gabriell86=quote][quote=G_Zapa=quote]Uma duvida, no texto vc cita mais de uma vez Shatterstorm, mas na prática vejo muito mais Shattering Spree sendo usado, inclusive é ela nas três lsitas que você postou. Mesmo By FOrce é masi comum do que Shatterstorm. Como você escolhe seu hate para artefatos?Outra questão, não seria interessante deixar três slots para bounce no side, ou dois no side e um no mais? E usando três cartas diferentes nesse espaço? Provavelmente Echoing Truth, Repeal e aquela outra com Overload. Pois ai, buscando as três com Gifts, necessariamente vc terá pelo menos uma na mão pra se livrar do hate do oponente.[/quote]Eu menciono shatterstorm pois eh a mais emblematica. Na pratica, temos varias escolhas! Eu mesmo vario qual uso. Sobre o sideboard você está correto, existe tambem a opção de usar a 1UU que possui split second (nao me recordo o nome :^p )Porém é um slot a mais no side. Certa vez decidi separar tudo que queria no meu sideboard... cheguei a 35 cartas ... Alguns cortes são feitos. Caso no seu meta seja muito necessario o bounce pode ser uma otima ideia[/quote]I a e cara Blz queria umas dicas sua de Side In Side Out dos Top Tiers no momento:AffinityDeath's ShadowEldrazi TronTitan ShiftBurnU/W/x ControlDeath and TaxesEldrazi & TaxesTronCounters CompanyMerfolkA lista que uso e parecido com a primeira citada.
Uma duvida, no texto vc cita mais de uma vez Shatterstorm, mas na prática vejo muito mais Shattering Spree sendo usado, inclusive é ela nas três lsitas que você postou. Mesmo By FOrce é masi comum do que Shatterstorm. Como você escolhe seu hate para artefatos?Outra questão, não seria interessante deixar três slots para bounce no side, ou dois no side e um no mais? E usando três cartas diferentes nesse espaço? Provavelmente Echoing Truth, Repeal e aquela outra com Overload. Pois ai, buscando as três com Gifts, necessariamente vc terá pelo menos uma na mão pra se livrar do hate do oponente.
Eu menciono shatterstorm pois eh a mais emblematica. Na pratica, temos varias escolhas! Eu mesmo vario qual uso. Sobre o sideboard você está correto, existe tambem a opção de usar a 1UU que possui split second (nao me recordo o nome :^p )Porém é um slot a mais no side. Certa vez decidi separar tudo que queria no meu sideboard... cheguei a 35 cartas ... Alguns cortes são feitos. Caso no seu meta seja muito necessario o bounce pode ser uma otima ideia
Obrigado pela resposta!
[quote=gabriell86=quote][quote=G_Zapa=quote]Uma duvida, no texto vc cita mais de uma vez Shatterstorm, mas na prática vejo muito mais Shattering Spree sendo usado, inclusive é ela nas três lsitas que você postou. Mesmo By FOrce é masi comum do que Shatterstorm. Como você escolhe seu hate para artefatos?Outra questão, não seria interessante deixar três slots para bounce no side, ou dois no side e um no mais? E usando três cartas diferentes nesse espaço? Provavelmente Echoing Truth, Repeal e aquela outra com Overload. Pois ai, buscando as três com Gifts, necessariamente vc terá pelo menos uma na mão pra se livrar do hate do oponente.[/quote]Eu menciono shatterstorm pois eh a mais emblematica. Na pratica, temos varias escolhas! Eu mesmo vario qual uso. Sobre o sideboard você está correto, existe tambem a opção de usar a 1UU que possui split second (nao me recordo o nome :^p )Porém é um slot a mais no side. Certa vez decidi separar tudo que queria no meu sideboard... cheguei a 35 cartas ... Alguns cortes são feitos. Caso no seu meta seja muito necessario o bounce pode ser uma otima ideia[/quote]Obrigado pela resposta!
Comecei a jogar modern a pouco tempo e gostaria de tirar uma dúvida: como é a melhor maneira de jogar contra o storm com control (Jeskai, Blue moon)? Quais deveriam ser alvos preferenciais dos meus counters? Valeu
O mais importante é nao deixar os bichos entrar. Se voce tiver remoção pra eles, ok não precisa gastar counter, agora se nao tiver, anule -os. Depois dos bichos, voce não pode deixar resolver os gifts e o past in flames.
Ola, excelente artigo. Entre esse deck e ad nauseum qual vcs acham que tem maior win rate no ambiente atual? Qual dos dois tem mais hate cards contra e quais sao elas? abs
Tenho os 2 decks, acho que o ad nauseam ta melhor posicionado no meta atual, pelo menos aonde eu jogo tenho melhores resultados com o ad nauseam.
Muito obrigado pela resposta!
[quote=geddon=quote][quote=Razokk=quote]Comecei a jogar modern a pouco tempo e gostaria de tirar uma dúvida: como é a melhor maneira de jogar contra o storm com control (Jeskai, Blue moon)? Quais deveriam ser alvos preferenciais dos meus counters? Valeu[/quote]O mais importante é nao deixar os bichos entrar. Se voce tiver remoção pra eles, ok não precisa gastar counter, agora se nao tiver, anule -os. Depois dos bichos, voce não pode deixar resolver os gifts e o past in flames.[quote=dr1982=quote]Ola, excelente artigo. Entre esse deck e ad nauseum qual vcs acham que tem maior win rate no ambiente atual? Qual dos dois tem mais hate cards contra e quais sao elas? abs[/quote]Tenho os 2 decks, acho que o ad nauseam ta melhor posicionado no meta atual, pelo menos aonde eu jogo tenho melhores resultados com o ad nauseam. [/quote]Muito obrigado pela resposta!
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