[CMD] Numot, o Devastador Control |
Izidio
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Postado em: 20/01/12 16:37 |
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Olá, vi o outro tópico sobre esse belo general e decidi compartilhar minha build também, como esta será uma postagem bem longa e detalhada decidi criar um novo tópico voltado exclusivamente para o arquétipo controle.
Desde antes da Wizard dar apoio ao formato já jogava com ele, apesar de não ser o meu preferido (bjo Savra, sua linda) o deck se mostrou forte e é um dos que mais gosto de jogar.
A primeira lista que montei era muito irritante, tinha aproximadamente 40 terrenos, 25 counters, 10 Draws, 5 acelerações, 19 remoções e a única condição de vitória era o Numot. Como o formato era pouco divulgado tbm era difícil achar alguém pra jogar, e por isso só tinha x1, nessa situação o deck se demonstrava muito forte, mas...
Começaram a aparecer mais jogadores e fui mudando o deck até essa lista, que também não é definitiva, e possivelmente eu já tenha mudado algo nela e acabei esquecendo de atualizar no MWS. A aqui vai a lista e motivo por usar cada card.
Commander 1
Numot, the Devastator
Lands 38
Arid Mesa
Bloodstained Mire
Marsh Flats
Misty Rainforest
Scalding Tarn
Windswept Heath
Wooded Foothills
(7 fetchs porquê não tenho Delta poluído, ainda)
Volcanic Island
Plateau
Tundra
Hallowed Fountain
Sacred Foundry
Steam Vents
(6 duais, o motivo pra usar todas as fetchs possíveis)
Battlefield Forge
Shivan Reef
Adarkar Wastes
Rugged Prairie
Cascade Bluffs
Sulfur Falls
Clifftop Retreat
Glacial Fortress
Celestial Colonnade
Command Tower
(Estes são os demais lands que acho ideais para commander. Começando com 40 de vida as pain land não te farão tanto estrago, as filters são perfeitas para custos com duas ou mais manas coloridas e cards dourados (a colonnade tá tapando buraco da filter UW), os halftap land funcionam muito bem com as fetch e duais)
Island x 3
Plains x 3
Mountain x 2
Great Furnace
Seat of the Synod
Ancient Den
(Apenas 8 terrenos básicos, pensei em aumentar a quantidade e continuar usando Geleira Minguantes, mas não sei onde cortar e na única vez que levei uma Blood Moon os artefatos acertaram a curva. Os lands artefato são para puxar com Tezzeret ou Trinket Mage e ativar o metalcraft de alguns cards que usei por um tempo)
Riptide Laboratory
Academy Ruins
Wasteland
Tolaria West
(o laboratório interage com muitas criaturas do deck, como utilizo muitos artefatos a Ruínas da Academia é praticamente obrigatória, a wasteland é o que sobrou dos lands que destroem lands, precisava diminuir o número de terrenos e deixei apenas um deste tipo para eventuais problemas, por fim o melhor tutor azul de terrenos e outras malvadezas)
Creatures 10
Magus of the Disk
Sunblast Angel
Flametongue Kavu
(Funcionam como remoção, e ainda posso fazer a marotagem de voltar o magus pra mão com o laboratório enquanto a habilidade dele está na pilha, o Kavu será substituído por um Duplicante)
Phyrexian Metamorph
(ótimo para lidar com outros generais ou copiar artefatos úteis, além de ser tutorável com Tezz)
Snapcaster Mage
Venser, Shaper Savant
Trinket Mage
(os que mais se beneficiam do laboratório)
Mnemonic Wall
Izzet Chronarch
(Funcionam como dois Snapcaster extras, pensei em trocar a barreira por um Escrivão pra abusar ainda mais do laboratório, mas tem horas que é muito importante voltar uma Cólera)
Sphinx of Uthuun
(Draw em um corpo parrudo)
Spells 51
Counters 11
(Contando o Venser como um Remand e levando em conta os 3 snapcaster, somam 15 counters, mais do que isso acho que deixa vulnerável no multiplayer, você segurará o cara que joga depois de você e será espancado pelo que joga antes.)
Foil
Force of Will
Thwart
(Estes são para a hora em que precisar me tappar todo e suspeitar que algum oponente ainda tem uma resposta, estou procurando um pacto de negação pra usar aqui)
Counterspell
Deprive
Stoic Rebuttal
(Hardcounter leve, Stoic Rebuttal foi o último metalcraft que sobrou no deck por ainda ser bom sem eu ter artefatos suficientes)
Spell Crumple
Hinder
(Anti-commandante.)
Double Negative
Swift Silence
Rewind
(Para finalizar uma eventual counter war no late game, o silencio ainda estou testando no mws, se não gostar vira um Last Word/comando)
Remoções 20
Condemn
Swords to Plowshares
Brittle Effigy
Confiscate
Volition Reins
Mind Control
Wild Ricochet
(7 remoções pontuais me parece um bom número, Condemn para comandantes; Espada em Arados para indestruitíveis, assim como Effigy que pode ser tutorado com Tezz ou Trinket Mage; já que tenho poucas criaturas, nada melhor que usar as do oponente, mind control pois não tenho Deslealdade ainda e os outros dois são versáteis; O Ricochet está aqui porque não sei onde encaixa-lo na descrição, como utilizo mais para responder remoções o deixei aqui.)
Day of Judgment
Wrath of God
Hallowed Burial
Austere Command
Wildfire
Destructive Force
Engineered Explosives
(7 remoções em massa, estou tentando encaixar mais uma no deck, mas ainda não sei qual. As três primeiras são as melhores opções do formato para lidar com criaturas; e o Comando é ainda melhor que elas por ser self-service; Wildfire e Destructive Force geralmente definem o jogo sozinhos; por fim, Explosivos pode ser tutorável com Tolaria West, Trinket ou mesmo Tezz, e ainda podendo voltar com Ruinas da Academia.)
Chandra Nalaar
Ajani Vengeant
Karn Liberated
(Os 3 servem primeiramente como remoção e também como finisher, além de distraírem os oponentes me dando tempo)
Return to Dust
Ray of Distortion
Oblivion Ring
(3 Remoções de artefato ou encantamento, gosto das duas primeiras por serem 1 pra 2 e o oblivion por tirar qualquer coisa.)
Tormod's Crypt
(Em qualquer deck eu uso ao menos uma remoção de cemitério, nesto uso a Cripta pelos mesmos motivos do Explosivo fabricado)
Draws/Tutors 10
Jace Beleren
Jace, the Mind Sculptor
Opportunity
Jaces Ingenuity
Ancestral Vision
Fact or Fiction
(Eu prefiro usar seis cards que compram várias cartas de uma vez do que cantrips, se for instant melhor ainda.)
Tezzeret the Seeker
Senseis Divining Top
Enlightened Tutor
Mystical Tutor
(Tezz é o principal tutor do deck e geralmente a primeira coisa que ele procura é o tampo, depois disso as coisas ficam muito mais fáceis.)
Aceleração 8
Izzet Signet
Boros Signet
Azorius Signet
Talisman of Progress
Prismatic Lens
Mind Stone
Mana Vault
Everflowing Chalice
(Gosto muito dos Sinetes, todo deck que faço uso quantos dele puder, pretendo diminuir 2 terrenos e colocar Sol Ring e mais alguma coisa.)
Finisher 1
Elspeth, Knight-Errant
(Muitos outros cards servem para finalizar o jogo, mas a Elspeth é a única que está no deck apenas por este motivo, e o faz muito bem!)
É isso, espero que minha experiencia no formato ajude outros e qualquer sugestão é sempre bem vinda.
Obrigado!
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the_endbringer
Esquilo
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Postado em: 20/01/12 17:23 |
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No lugar de Mind Control você pode colocar Control Magic, é uma mana a menos e nem é tão caro.
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yokai
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Postado em: 20/01/12 23:41 |
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Sol Ring?
Grim Monolith?
Mana Crypt?
Coalition Relic?
Memnarch?
Sundering Titan?
Sun Titan?
Mind's Eye?
Oblivion Stone?
Consecrated Sphynx?
Future Sight?
Prison Term?
Dismantling Blow?
Blatant Thievery?
Bribery?
Martial Coup?
Idyllic Tutor?
Strip Mine?
Tectonic Edge?
Rishadan Port?
Phrav?
Miren?
Minamo?
Mikokoro?
Magosi?
Kor Haven?
Ghost Quarter?
Flagstones?
Eiganjo Castle?
Dust Blow?
Mouth of Ronon?
Mystifying Maze?
Os lands LD NAO SAO pra focar em destruir os lands do opoente para atrasa-lo e sim para destruir os lands perigosos, só.
Ah, o deck eh pra 1x1 ou multiplayer?
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Izidio
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Postado em: 21/01/12 01:54 |
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No lugar de Mind Control você pode colocar Control Magic, é uma mana a menos e nem é tão caro. |
Tava atrás de uma dessas e acabei deixando pra lá, valeu por me lembrar ^^ e Já estou negociando uma deslealdade com um amigo
Sol Ring:
Entrará futuramente
Grim Monolith:
Se conseguir novamente pode entrar tbm
Mana Crypt:
o deck arrasta qualquer jogo para o late, se em 30% dos turnos eu perder na moeda, me mato
Coalition Relic:
pesado, acelerações usarei no máximo de {2}
Memnarch:
Esse é uma boa ideia, não tinha lembrado dele, testarei
Sundering Titan:
não usaria esse num deck com mais de duas cores, no x1 corro o risco de quebrar mais lands meus que do oponente
Sun Titan:
Não lembro de muita coisa que ele possa ressuscitar, só as fecth e talvez o belleren, o resto das permanentes são pesadas
Mind's Eye:
Bem lembrado, pode entrar no lugar do Jaces Ingenuity
Oblivion Stone:
Bom também, pode ser a remoção extra que estava procurando
Consecrated Sphynx:
Muito cara, quando cair do T2 eu pego
Future Sight:
Pode substituir algum dos outros draws, verei se consigo pegar
Prison Term:
prefiro algo mais efetivo, destruindo ou exilando, mas é algo a se testar, já que é tutoravel pelo Esclarecido
Dismantling Blow:
Cheguei a usar um tempo, mas acabei optando pelo Ray of Distortion
Blatant Thievery:
Não conhecia isso, por uma mana a mais faz o mesmo que os encantamentos no x1 e é bem melhor no multi-player
Bribery:
Não tenho nem sei onde encontrar :(
Martial Coup:
Cheguei a usar logo quando saiu, não lembro pq acabei tirando
Idyllic Tutor:
Pra usar isso preferia colocar fabricar, uso poucos encantamentos relevantes
Strip Mine:
Era pra estar no lugar da wasteland, mas só tenho uma e deixo no deck da Savra, quando conseguir outra faço a troca
Tectonic Edge:
Sem necessidade/espaço
Rishadan Port:
Sem necessidade/espaço
Phrav:
habilidade muito pesada
Miren:
Uso poucas criaturas para isso se tornar relevante
Minamo:
Não lembro de nada no deck que possa se beneficiar disso
Mikokoro:
Não quero dar draw para ninguém, sempre estou com a mão cheia
Magosi:
Acho que encaixarei no lugar de uma ilha
Kor Haven:
Não tenho nem sei onde encontrar :(
Ghost Quarter:
Sem necessidade/espaço
Flagstones:
Funciona bem com wildfire, já devia tá no deck...
Eiganjo Castle:
Pensei em usar, mas a única criatura que se beneficia dela é o Venser, se algo for destruir um 6/6 não será esse terreno que o salvará
Dust Blow:
Sem necessidade/espaço
Mouth of Ronon:
Só tenho uma planície nevada, se conseguir mais lands desses dou um jeito de encaixar isso no deck
Mystifying Maze:
Já usei um tempo, não lembro pq saiu do deck
Os lands LD NAO SAO pra focar em destruir os lands do opoente para atrasa-lo e sim para destruir os lands perigosos, só.
Por aqui não vejo necessidade de perder 5 slots com lands que não geram mana colorida para fazer o que Wildfire/destructive force/Ajani acabariam fazendo
Ah, o deck eh pra 1x1 ou multiplayer:
Ambos, disse isso logo no começo, acho q não ficou claro, desculpe |
Obrigado aos dois já me lembraram de muita coisa que deixei escapar
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yokai
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Postado em: 21/01/12 03:49 |
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Prison Term:
prefiro algo mais efetivo, destruindo ou exilando, mas é algo a se testar, já que é tutoravel pelo Esclarecido
Mikokoro:
Não quero dar draw para ninguém, sempre estou com a mão cheia
Mystifying Maze:
Já usei um tempo, não lembro pq saiu do deck
Phrav:
habilidade muito pesada
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Prison Term + Arrest + Correntes da Fé são as melhores cartas ever quando se trata em inutilizar comandantes. Na boa, se morrerem podem ser re-jogados, e se forem inutilizados? Eles teriam que se virar nos 30, concorda? rsrs
No caso de Correntes da Fé inutiliza QUALQUER COISA haha
Na boa, Mikokoro é muito salvador hahaha
Tá, sou meio suspeito pra dizer isso, só uso decks que esvaziam a mão rápido(tá, exceto Savra, mas quando vc ta precisando daquele topdeck o Mikokoo tá lá, é uma saída. Beneficia todos, sim, mas n eh pra usar todo turno ne, so quando precisar rsrs
Dá uma testada em Mystifying Maze e Phrav, são muito bons, sério. Esses Fog Lands são uma mão na roda no CMD.
Propaganda, Ghostly Prison e Collective Restraint seriam estúpidos nesse tipo de deck, na moral, eles nem mana vao ter pra pagar kkk
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Izidio
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Postado em: 21/01/12 11:58 |
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Prison Term + Arrest + Correntes da Fé são as melhores cartas ever quando se trata em inutilizar comandantes. Na boa, se morrerem podem ser re-jogados, e se forem inutilizados? Eles teriam que se virar nos 30, concorda? rsrs
No caso de Correntes da Fé inutiliza QUALQUER COISA haha
Na boa, Mikokoro é muito salvador hahaha
Tá, sou meio suspeito pra dizer isso, só uso decks que esvaziam a mão rápido(tá, exceto Savra, mas quando vc ta precisando daquele topdeck o Mikokoo tá lá, é uma saída. Beneficia todos, sim, mas n eh pra usar todo turno ne, so quando precisar rsrs
Dá uma testada em Mystifying Maze e Phrav, são muito bons, sério. Esses Fog Lands são uma mão na roda no CMD.
Propaganda, Ghostly Prison e Collective Restraint seriam estúpidos nesse tipo de deck, na moral, eles nem mana vao ter pra pagar kkk
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O que digo mais efetivo exilando ou destruindo, é que não quero me limitar a travar general, mas dar conta de muitas criaturas, você deixa um general 'dormindo' e tem outros dois pra te ferrar. Prefiro mandar uma remoção em massa e eles todos demoram mais pra voltar. Além de ter Phyrexian Metamorph, Venser, Spell Crumple, Hinder, Confiscate, Volition Reins, Mind Control, Hallowed Burial e Ajani pra travar eles, verei se encaixo um desses por poder puxar com tutor esclarecido.
Draw não é um problema nesse deck, são 7 cards que geralmente compram ao menos 3 cards , fora as recursividades do decks e planeswalkers que me fazem gastar poucos cards, esse talvez seja um motivo para entrar um desses fog lands, o ideal seria Kor Haven, pq quero fazer algo no meu turno e ter mana para uma resposta.
Cheguei a usar propaganda + musa + prisão e não gostei de tomar uma remoção e depois apanhar muito :[ saíram e entraram mais 2 remoção em massa.
por hora faria essas trocas:
+ Sol Ring
+ Fellwar Stone (no lugar do monolito, se lembrar de outro artefato de custo 2 que não entre tapado, pode avisar)
+ Magosi
+ Maze
+ Flagstones
-2 Island
-2 Plains
-1 Mountain
(já que é pra usar pouco land básico, fica logo um de cada e que se f0d4! o problema é não ter plains pra buscar com a lajes. Já tinha um tempo que estava pensando em usar 36 lands e 10 acelerações, espero que não zique nesse deck)
+Memnarch
-Volitions
+Mind's Eye
-Jaces Ingenuity
+Future Sight
-Opportunity
+Blatant Thievery
-Confiscate
+Oblivion Stone
-Elspeth
+Correntes da Fé
-Condemn
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yokai
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Postado em: 21/01/12 22:49 |
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Draw não é um problema nesse deck, são 7 cards que geralmente compram ao menos 3 cards , fora as recursividades do decks e planeswalkers que me fazem gastar poucos cards, esse talvez seja um motivo para entrar um desses fog lands, o ideal seria Kor Haven, pq quero fazer algo no meu turno e ter mana para uma resposta.
Entendo, Kor Haven é o melhor dos Fog Lands, porém é APENAS UM...Eu usaria uns 3 sem medo, afinal eles tomam LD...
-Condemn
COMO ASSIM?!
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Izidio
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Postado em: 22/01/12 01:03 |
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Você ainda não entendeu que eu quero cortar os slots de terrenos? Eu preciso geralmente de {U}{U}{W}{W}, {U}{U}{R}{R} ou {U}{U}{U}{U} (castar algo e ter mana pra respostas), terrenos que geram apenas incolor só os que interagem com várias outras cartas do deck. Fica apenas um Fog land mesmo, se vier bom, se não vier nem conseguir puxar, creio que sobreviverei. São muitas remoções e ainda tem os counters do deck pra lidar com o que eles cuidariam.
Pra entrar algo, tem que sair outra coisa, não? Decidi deixar uma remoção pontual de cada tipo, instant, artefato e encantamento, pra ter a opção de tutorar qualquer deles com o tutor que vier. Teria que sair espada em arados ou condenar, por ser mais conveniente de ser tutorado e não precisar esperar que um Traximundar, Kaalia ou eldrazi já tenha causado estrago pra me livrar deles, escolhi ficar com o Espada em Arados.
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yokai
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Postado em: 22/01/12 14:31 |
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Então...
-1 Stp
+1 Oblation
Sim, Oblation é 3 manas e faz o oponente comprar 2 cards mas tira QUALQUER COISA, com destaque para o Comandante.
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Izidio
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Postado em: 22/01/12 15:52 |
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Então...
-1 Stp
+1 Oblation
Sim, Oblation é 3 manas e faz o oponente comprar 2 cards mas tira QUALQUER COISA, com destaque para o Comandante. |
aí são mais desvantagens que vantagens para fazer o que eu preciso (ter uma resposta instant para um criatura), Chaos Warp não é melhor que oblation? ou corre o risco de cair uma bomba muito pior?
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yokai
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Postado em: 22/01/12 16:02 |
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Então...
-1 Stp
+1 Oblation
Sim, Oblation é 3 manas e faz o oponente comprar 2 cards mas tira QUALQUER COISA, com destaque para o Comandante. |
aí são mais desvantagens que vantagens para fazer o que eu preciso (ter uma resposta instant para um criatura), Chaos Warp não é melhor que oblation? ou corre o risco de cair uma bomba muito pior? |
Juro que nao lembrava de Chaos Warp hahaha
Vou te contar uma vez que levei uma Chaos Warp na minha Argentum Armor e adivinha o que revelou? Um Ulamog! Hahahaha, mas foi a única vez que vi o cara sair no prejuízo depois de dar um Chaos Warp rsrs
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Fraga
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Postado em: 24/06/15 14:16 |
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Você ainda tem esse commander, gostei muito, fez alguma alteração com as novas edições?
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Mononoke
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Postado em: 28/07/15 07:34 |
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Estou montando um tbm, como anda a lista?
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Fraga
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Postado em: 07/08/15 15:14 |
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Estou tentando atualizar algumas cartas, pois na epoca da postagem o comandante ao exilar não ia pra zona de comando.
Fui fazendo alterações e to tentando chegar a um deck competitivo, mas ainda está bem lento.
Tem algumas cartas que coloquei no meu decklist e já alterei mas ainda não atualizei.
Se tiver alguma dica...manda ai
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Fraga
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Postado em: 07/08/15 15:21 |
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Vou tentar nesse fds atualizar minha lista.
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