[GUIA] Armada League - Regras adicionais (ganhar e perder pontos em torneio) |
julioceliao
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Postado em: 15/06/11 10:31 |
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RESUMO: punições e benefícios sobre certos tipos de ações em torneios desenvolvida para Armada League e pelo Sheldon Menery.
Como Hugo4fun bem frisou: São regras diferentes, a da Armada League e as do Sheldon Menery. Guie-se pela que você quiser.
Trata-se de regras adicionais ao jogo. Porém, ela é seguida por praticamente todos os praticantes do formato.
Como a Armada é sempre a pioneira sobre regras de Commander, a tendência é seguir os seus parâmetros.
E não se esqueçam: Sheldon Menery diz: "A primeira regra do Commander é não ser um idiota!"
OBSERVAÇÃO: DEIXAREI NO TÓPICO OS TEXTOS PUBLICADOS ANTERIORMENTE PARA VOCÊS VEREM O HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES AO LONGO DO TEMPO. ENTÃO, QUANDO FOR CONSULTAR ALGUMA REGRA, SEMPRE PROCUREM A DATA MAIS RECENTE TANTO PARA AS DO SHELDON MENERY, QUANTO PARA AS DA ARMADA LEAGUE.
Fontes: Site da Armada Games e artigos do Sheldon Menery na SCG.
Bem, aproveitando essa nova área que o dial0g cedeu para nós, um mega obrigado!, iremos analisar e estudar juntos as possibilidades desse formato que não é novo, mas que recentemente, a partir de 2010 para ser exato, passou a ter um aval da Wotc.
Basicamente a Wotc não opina sobre Commander, sempre deixando para o Sheldon Menery e para a comunidade EDH, decidirem quais são os cards/estratégias saudáveis para o formato ou não. (dragonhighlander.net)
Para os que não conhecem o EDH e eu pouco tenho a dizer, mas o que falarei é fruto de pesquisas nos artigos do Benny Smith e Sheldon Menery (ambos colunistas da SCG, aos quais recomendo a leitura dos interessados).
Primeiro você deve entender o que é o Commander.
Diferente do magic nos formatos Standard, Extended, Legacy e Vintage, a razão de existir dele começou e terminará relacionado ao fator DIVERSÃO (evitar o anti-jogo).
Mas, isso não quer dizer que não deverão existir regras, tanto para jogos casuais ou competitivos.
E tirando uma lista de cards banidos (veja a área 'Social' no site que citei do EDH), o resto é tudo permitido (entretanto em torneios tem sido realizadas penalidades por certos tipos de ações para visar coagir o player a jogar sem acabar com a diversão de alguém).
O Sheldon, conversando com a comunidade e se manifestou sobre isso através de um artigo, resolveu que invés de ficar banindo tudo que é combo/card chato num multiplayer, era melhor fazer um controle filosófico sobre isso, criando penalidades, que inicialmente eram da "casa" (do local aonde jogavam) e passaram agora a ser regras comumente utilizadas em todos os lugares em que se joga Commander e ATUALMENTE ESTÁ SENDO USADA NA GRANDE LIGA DE COMMANDER.
É sobre essas penalidades que irei falar.
* NOTAS:
- Utilizei o termo punição pq é mais amplo.
- A punição consiste na perda de pontos do sujeito no torneio.
* OBSERVAÇÃO:
1) Em jogos casuais, decks que não deixam ninguém jogar refletem na sua exclusão do grupo.
2) Já acostume a jogar sem a prática dessas ações. Commander não é lugar para se combar hive mind com pactos ou fazer zilhões de esquilos com earthcraft, mto menos lugar para se usar strip mine + crucible.
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"Ultimamente, nosso controle tem sido mais filosófico do que administrativo" Sheldon Menery.
FONTE: SCG, artigo "Embracing The Chaos Eight Weeks, Sixteen Decks" by Sheldon Menery.
PENALIDADES/BENEFÍCIOS:
1) "Chasm" regra subjetiva consiste em detonar a base de mana somente de um ou mais oponentes. Se você mandar um "ferver" num jogador de monoblue, consiste Chasm, se o cara perder poucos lands e ter como jogar, caso jogue com mais cores, não, isso fica a critério do juiz.
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COMENTÁRIO: Diferente do Legacy ou Standard, detonar a base de mana do oponente não é algo saudável. Aqui você tem que dar condições do outro jogador jogar igualmente e ser derrotado fazendo o seu melhor.
Da mesma forma que fazer Earthcraft + Enchant de produzir esquilos ou Hive Mind + Pactos ou Exarch mais Spliter Twin NÃO É ALGO SAUDÁVEL.
Os jogos do Commander são sociais. Você deve jogar e se divertir. Não fazer alguem ou todos jogarem é passível de penalidade.
Detonar todos os lands de um player é sacanagem e consiste Chasm. Igualmente para cards que resetam o jogo como Obliterar, por exemplo, discute-se se ela consiste ou não Chasm - todos terão que reiniciar o jogo. Então, EVITE esses cards. Upheaval msm está banido por esse mesmo motivo, atrasar o jogo que no mid~late game ficam extremamente divertidos no Commander.
Quando sair da sua casa para jogar Commander, esqueça seus Armagedon. FikDik.
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2) "Greedy McGreederson" regra objetiva ganhar muitos turnos em seqüência, muitas ligas utilizam o critério de 3 ou mais turnos, sendo já possível a aplicação da punição.
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COMENTÁRIO: O que não falta é gente ganhando vários e vários turnos em cima dos oponentes. E não é difícil com tantos cards por aí que fazem o serviço.
Imagine agora que será lançado o general Riku of two reflections em que pagando {U}{R} vc copia e bota na pilha outro feitiço/instant que VOCÊ jogou nesse turno.
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3) "It's Only There for the Colors" regra objetiva se você terminar o jogo sem jogar ao menos 1 vez o seu comandante Você ter que ter tido a oportunidade - (mtas vezes não tem acesso à uma das cores no próprio deck isso), você sofre a punição.
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COMENTÁRIO: Muitas pessoas usavam o general somente como "palheta de cores" para se jogar com tais e tais cores. O general deve ser parte efetiva do jogo e você deverá jogá-lo pelo menos uma vez, se tiver tido a oportunidade. É fácil colocar como general um Child of Alara ou um Progenitus. O jogo é baseado no Comandante e o deck interagindo com ele e não somente o deck em si.
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4) "My Mind is My Own" regra objetiva Ativar duas ou mais vezes seguidas o mindslave em um jogador. Isso é considerado lock e é passível de punição.
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COMENTÁRIO: Nada de ficar dando Lock no oponente TODO turno impedindo ele de jogar. Essa regra também vale para o Crisol dos mundos + Wasteland/Strip Mine.
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FONTE: Dia 15/Junho/2011 - Artigo "Embracing The Chaos Rith Week" by Sheldon Menery.
Vou colar aqui a listagem que ele soltou sobre como funciona as penalidades nos torneios de EDH (e algo a ser evitado nos jogos casuais).
"The footnote includes how points can be awarded:
(M) = Cada jogador pode obter essas recompensas/punições qualquer número de vezes.
(P) = Cada jogador pode obter essas recompensas/punições somente uma vez.
(1) = Essa punição/recompensa só pode ser obtida somente uma vez e somente para um jogador.
Negative points may not be awarded due to an opponent's actions. This is new, and Michael says that it's the only way to make Too Many Options! work. The list changes slightly from week-to-week. This is the full list from Week 3.
-4 Points (M): But We Just Started Eliminar um jogador antes de seu quinto turno.
-2 Points (M): Chasm Ser o instigador da quebra/zica da base de mana, em parte ou totalmente dos jogadores. Isto inclui mágicas como armageddon, bust, etc.
-2 Points (M): I Want To Play Too Controlar um jogador [Mindslaver] mais de duas vezes.
-1 Points (M): Greedy McGreederson Fazer três ou mais turnos consecutivos (time warp).
-1 Point (M): Get on with it! Ter ficado no seu turno por seis minutos ou mais.
-1 Point (M): Something New? Jogar a mesma mágica pela terceira vez ou mais no mesmo jogo. Seu General não conta.
-1 Point (M): Too many options! Comprar ou adicioonar um total de 10 cartas para a sua mão em apenas um turno.
+1 Point (P): Off the Top! Terminar o jogo ou ser eliminado só tendo buscado cards em seu grimório de terrenos básicos*.
*visa coagir jogadores que não querem jogar e só ficam buscando lands.
+1 Point (P): I Like Land! Terminar o jogo ou ser eliminado não colocando em jogo terrenos extras sob o seu controle**.
**Visa coagir jogadores que evitam desenvolver-se no jogo segurando lands na mão ao invés de baixá-los e tentar jogar suas mágicas.
+1 Point (1): So Much To Look Forward To Ser eliminado com o maior número total de pontos de vida imediatamente após da eliminação dos demais jogadores.
+1 Point (P): Flow of Ideas Controlar 3 ou mais permanentes com nomes compartilhados - Ex: Sword of Fire and Ice, Ice Cauldron, Cauldron of Souls).
+1 Point (P): Block Party Tem uma permanente não-terreno em jogo ou mágica na pilha de cada set de um bloco. Três consecutivos Core sets com símbolos de set também contam para esse benefício.
+1 Point (P): SOLVED! Destruir ou exilar algum desses cards que um oponente controla: Maze of Ith, Maze of Shadows, Mystifying Maze, or Pravh, Spires of Order.
+1 Point (P): Start with the Top Destruir ou exilar um Sensei's Divining Top que você não controla.
+1 Points (P): I Got This Eliminar um oponente durante um turno de outro oponente.
+1 Points (M): You're Outta Here Derrotar um jogador ou ser diretamente responsável pela eliminação daquele jogador.
+1 Point (P): Generalissimo Eliminar um jogador com o dano do General*.
*(21 pontos causados com um general durante todo o jogo)
+1 Point (1): You're Still in This Previnir um jogador de ser eliminado do jogo.
+1 Point (1): I'm Out Ser o primeiro jogador eliminado da mesa.
+2 Points (P): Get There Jogar o general pela quinta vez da zona de comando.
Chasm has been the penalty that's generated the greatest number of questions, most of them starting with Is it Chasm if
since wrecking mana bases is decidedly subjective. The stock answer from Aaron and Michael has been If you have to ask
We've discussed it at length and come to the agreement that when there's a question, it will be judged on a case-by-case scenario. I'm fine with that.
Whether or not you like or agree with this particular system (I'm sure we'll have the whole range from LOVE IT! to THIS IS THE WORST THING EVAR!), I think that you can agree that it fosters a certain kind of play while discouraging some others. I think it's great for a store League where you want people to keep coming back. Nothing will drive off players like getting repeatedly T2 comboed out. I'm willing to accept that your mileage may vary, but the Armada gang has set an ideal on what kind of feeling they want the League to have, and I think they've done a good job of capturing it. "
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22/Junho/2011 - Artigo "Embracing The Chaos Old School Week" by Sheldon Menery
A seguinte regra passa a valer também para mágicas de criaturas:
-1 Point (M): Something New? Jogar a mesma mágica pela terceira vez ou mais durante uma partida. Seu general não conta.
- Nova regra: Nenhum jogador poderá jogar mágicas com custo X aonde X é maior ou igual a 8.
Segue na íntegra o trecho do artigo:
"There are also two new controversial surprises on the points list. Before we showed up, no one had any indication that there would be new points. I know that shop owner Michael Fortino swaps some awards in and out every week, but the two new ones surprised everyone. They were both penalties.
The first was for playing the same spell three or more times in a game. I get where Michael was headed with this, but I think it missed the mark. Sure, no one likes to watch the same infinite recursion or endless Capsizes, but some recursion is desirable in the format. As you'll see later on, it completely wrecked John Bolt's deck, and I heard grumblings from around the room that people were going to have to keep an eye on casting a particular spell for a third time (which included creatures, although I think that might have not been the intentionI couldn't talk to Michael because he was off judging at Grand Prix Kansas City and eating at Arthur Bryant's, the bastidge). Perhaps five would have been a better number; although that starts to get into a good deal of bookkeeping.
In the end, whatever the point/penalty is, something like this would be better announced beforehand than just showing up on the list. I'm all for using penalties to discourage particular styles of play, but you have to give players the opportunity to adapt and avoid those styles, not simply penalize them for showing up with those cards. This is like your wife not talking to you for watching Monday Night Football this week when you've watched every week for the last three years. Good idea, awkward implementation.
The second penalty was for playing an X spell where X was eight or more. Again, I see what they were trying to do here, but the same argument applies. Tell players that it's coming. Even providing a list and saying any of these will be possible every week would be fine. This penalty may have been better at discouraging some of what (although not all) we'd like discouraged if it said something like Cast a non-Commander spell with CMC 10 or greater (or 12 or whatever reasonable number). Sure, it discourages the crazy ramp into turn 7 Genesis Wave for 22 or whatever, but it also takes a number of very EDH-like spells off a player's decision matrix, like Storm Herd. Although this one had less impact on games than the first one, it wrecked a few decks, with Maga, Traitor to Mortals being the most obvious example. Again, I think the idea is okay-ish, but the implementation a little misdirected. Advance warning would have been better. "
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02/07/2011 - REGRAS COMPLETAS DA LIGA DA ARMADA GAMES.
Commander (EDH) League Points List
Here is the list of achievement points we use to score our leagues. We have been using this for several years now and we find that it leaves the enjoyment of the game in while creating a semi-competitive atmosphere where even the most casual non-competitive player can show off their deck and play skills.
With the passing of each league we have made improvements and changes to our Commander (EDH) leagues trying out new things to keep the players happy and not have the league get boring.
We are always looking for suggestions, additions, deletions and comments on this structure, so please let us know either by posting in our Commander (EDH) forums or emailing us at thestore at armadagames dot com.
EDH League Awards League 9
The following points will be used to determine the winners and standings for the entirety of the league.
-4 Point
But we just started Eliminar um jogador antes do seu quinto turno.
-2 Points
Chasm Ser o instigador da quebra/falha da base de mana de um ou mais jogadores. Isso inclui mágicas como Choke, Armageddon, Bust, etc. (Essa penalidade está no "espírito das regras" e não na "letra da regra"* , efeitos que podem resetar a mesa de todos ou da maioria dos jogadores na mesa receberão essa penalidade. Ela pode ser atribuída para o mesmo jogador mais de uma vez por rodada. Usar um anaquilador que desencadeia e destrua/zique sua própria base de mana NÃO DARÁ ao controlador da mágica aniquiladora essa punição**.
Notas do tradutor
* Quer dizer que é uma regra adicional e não as gerais oficiais como consta no site do Commander, porque essas regras são para a Liga Armada.
** Exemplo: Somente você tem ilhas em jogo e usar um boil para aumentar os terrenos no cemitério(somente VOCÊ é afetado pela SUA mágica).
Only there for its color Terminar o jogo sem jogar seu General. Se um jogador não teve a oportunidade de castar o seu general durante o jogo, ele não receberá essa punição.
-1 Point
Greedy McGreederson Conseguir jogar 3 turnos ou mais em sequência. Essa punição pode ser atribuída mais de uma vez*.
*Trata-se de abusos de cópias de time warp da vida.
Stupidity Minor Discutir com outro jogador sobre o conteúdo/regras de uma carta e estar errado sobre aquela carta.
Variable Points
Flush +1 para cada cor em suas criaturas - Controlar cinco criaturas não-fichas EXATAMENTE da mesma cor (cinco criaturas verder, ou criaturas verder ou criaturas vermelhas, não três verdes e 2 verdes e vermelhas). Esse benefício será aplicado somente quando a pilha estiver vazia. Ela só será aplicada para um jogador por grupo *mesa de jogadores*, uma vez por mesa, também podendo ser aplicada para múltiplos jogadores*.
* Vejam bem - você consegue 5 criaturas verdes = +1 ponto. Você precisará de mais 5 para conseguir mais 1. Não faça confusão achando que é +1 por cada vez que tem 5 criaturas na mesa da mesma cor, É A CADA VEZ QUE FAZ 5 CRIATURAS NA MESA (o texto da regra usa a palavra "Pilha", ou seja, se tratam de novas mágicas.
Resumo a cada 5 criaturas RESOLVIDAS da mesma cor = +1 ponto.
+1 Point
123s jogar a terceira mágica com custo de mana convertido com o terceiro número na sequência. Jogador joga um mogg fanático (CMC 1), enquanto outro jogar um Vexing Shusher (CMC 2), então um jogador B resolve um Volcanic Fallout (CMC 3), o jogador B ganhará esse benefício. Se o jogador C, então castar um Chameleon Colossus, o jogador C ganhará um ponto extra por seguir essa regra e cada jogador sucessivamente resolver uma mágica aumentando o custo de mana total ganhará 1 ponto. (Esse benefício poderá ser alcançado após vários vários turnos em seguida dos jogadores*).
*Só quis expressar a idéia que deve ser feito em sequência para se ganhar os pontos.
Attention Causar 6 ou mais dano à si mesmo em 1 turno. (O jogador não poderá ganhar "Attention" e "Intention" no mesmo turno.
BAFFROOM! Ativar Level up em uma criatura vezes suficientes para fazê-la chegar à sua versão mais forte (mais conhecida como a terceira forma dos seus levels).
Blackjack Controlar duas ou mais criaturas cujo poder total seja exatamente 21.
Block! Dar/Ceder para outro jogador uma criatura que você própria controla.
Block Party Ter uma permanente em jogo ou uma mágica na pilha de cada set de qualquer bloco. Os blocos são: Ice Age, Invasion, Kamigawa, Lorwyn-Shadowmoor, Masques, Mirage, Mirrodin, Odyssey, Onslaught, Ravnica, Shards of Alara, Tempest, Time Spiral, Urza, Zendikar. (Terrenos básicos desses sets não contam)*.
*Por exemplo, você tem em jogo ou na pilha um card de Investida, Legiões e Flagelo (1 de cada set do bloco de investida).
Chumpzilla Controlar 10 ou mais criaturas que sejam fichas.
Clash of the Titans Controlar mais de cinco criaturas lendárias.
Collusion FTW Dar/Ceder à outro jogador um turno extra.
Copycat Ser o primeiro jogador a copiar uma mágica ou permanente que um oponente controla.
Danger Zone Eliminar um oponente enquanto seu total de pontos de vida é menor ou igual a 5.
Die Already Sobreviver após ser atacado por dano letal por três diferentes vezes na rodada*.
*porque será que eu lembrei do Yokai nessa? dshuasduhasdudhasuhasdhu*
Double Take Ser o primeiro jogador a controlar duas criaturas não-fichas com a mesma função, porém com nomes diferentes. As criaturas devem ter o mesmo poder, a mesma defesa, custo de mana convertido e todas as habilidades(assim como o Grizzly Bears e o Balduvian Bears), mas não necessariamente ter a mesma cor (assim como o Prodigal Sorcerer e o Prodigal Pyromancer). Esse benefício será atribuído somente quando a pilha estiver vazia. (Cópias e clones não contam).
Edge of Disaster - Ser o primeiro jogador a ter menos do que dez cartas em seu grimório.
First Blood Ser o primeiro jogador a destruir um criatura de outro jogador. Isso pode ser feito através de dano letal, efeitos de destruição ou efeitos de exílio.
Flow of Ideas Controlar três ou mais permamentes com o mesmo nome compartilhado em cadeia *seguir o padrão do inglês*. Exemplo: Sword of Fire and ICE - Ice CAGE - CAGE of Hands. Um ponto adicional será atribuído para cada carta adicional que forme uma cadeia.
Forth Times the Charm Resolver seu general quatro vezes em um único jogo vindo da zona de comando.
Full Grip Comprar vinte ou mais cards em um só turno. (um jogador não pode obter o Kung Fu Grip e o Full Grip no mesmo turno.)
Generalissimo Eliminar um jogador com o dano do general. Esse prêmio poderá ser atribuído mais de uma vez
*21 pontos com o dano de um general*
Good Samaritan Intencionalmente fazer um oponente ganhar mais de 10 pontos de vida em uma só vez. (usar seu Beacon of Immortality redirecionado não conta como prêmio para você, mas para a pessoa que o redirecionou*.
Generosity Fazer outro jogador comprar 3 ou mais cartas em um único turno. (Ter uma Howling Mine e uma Font of Mythos em jogo não lhe dá esse benefício).
Hey, Thats Mine! Ganhar controle da permanente alvo que lhe pertence de outro jogador.
Hot Potato - Redirecionar qualquer quantidade de dano que não seja de combate que seria atribuído à você para outro oponente.
I Got This Eliminar um oponente durante qualquer turno de seus oponentes.
I Suck Ser eliminado do jogo ou o ter terminado quando seus pontos sejam exatamente ZERO*. Esse efeito verifica o "Valeu o esforço", mas depois "Eu estou fora".
* Se refere aos pontos de benefícios e não aos pontos de vida.
I Think You Dropped This Ganhar controle de uma permanente que um oponente controla sem ocorrer a troca*.
*Usando confiscar você somente ganha o controle da permanente alvo - já tem cards que você ganha controle e cede ao mesmo tempo. O benefício é só o primeiro caso.*
Im Out Ser o primeiro jogador a ser eliminado da mesa.
Im Probably Next Ter a menor quantidade de pontos de vida, que deve ser menor que 10, quando o primeiro jogador ser eliminado.
Indiana Jones Controlar 5 ou mais permanentes não-terrenos, não-criaturas artefatos.
Iron Man Equipar a criatura com 4 ou mais equipamentos.
It was a Valiant Attempt Se um jogo termina com o mesmo número de jogadores que começou, cada jogador ganha 1 ponto.
Its Waffer Thin Eliminar um oponente com uma criatura 1/1.
Just Enough Causar dano letal à um jogador, que não seja envolvendo a regra de 21 pontos de dano do general, quando seus pontos de vida forem 7 ou mais.
Lets Do That Again Salvar um oponente de tomar dano letal. (Isso pode ser feito através de prevenção ou redirecionamento de dano, podendo ser redirecionado para criaturas, ou usando mágicas ou habilidades de ganhar vida. Esse benefício poderá ser concedido uma vez para cada oponente salvo, aos quais salvar o mesmo oponente da mesma pessoa não será computado).
Look at Me Ser o último jogador remanescente em uma mesa *grupo de jogadores*.
Lucky 13 Fazer com que uma única criatura cause exatamente 13 pontos de dano de combate à um jogador em um Hit.
Mine. Mine! MINE! Controlar mais de uma permanente pertencente à cada um dos outros jogadores que começaram o jogo.
Send it back Eliminar um jogador com uma mágica ou permanente que pertence à aquele jogador.
SOLVED! Destruir ou exilar uma Maze of Ith, Mystifying Maze, ou Pravh, Spires of Order.
Start with the Top Destruir ou exilar um Senseis Divining Top que você não controla.
Straight Controlar ao menos uma criatura de cinco poderes consecutivos (por exemplo, Mogg Fanatic, Jackal Pup, Mogg Flunkies, Ravenous Baloth, Shivan Dragon). Esse benefício somente será concedido quando a pilha estiver vazia. Ele só deverá ser concedido para um jogador por mesa e uma vez somente, entretanto ele poderá ser concedido para múltiplos jogadores.
Suicide Bomber Eliminar todos os jogadores que sobraram ao mesmo tempo (isso inclui você).
They are GIANT! Controlar criaturas com mais de dez marcadores +1/+1 sobre eles.
Tribal Dance Controlar 7 ou mais criaturas não fichas que compartilhem o mesmo tipo de criatura.
What Goes Around Ganhar controle de uma permanente que um oponente controla que pertencia à outro oponente.
Wheres Timmy Colocar um oponente em exatos 1 ponto de vida.
+2 Points
Cramped Quarters Controlar ao menos 40 permanentes não-fichas ao mesmo tempo.
Here we come again! Ter mais do que duas fases de combate em um mesmo turno.
I Brought Friends Controlar mais de três Planeswalkers ao mesmo tempo.
Intention Causar 12 ou mais de dano para si mesmo em um único turno. (um jogador não poderá ganhar o Attention e o Intention no mesmo turno).
Salsa Dancer Jogar a quinta mágica em uma única pilha, não poderá ser beneficiado se na mesma pilha você tiver recebido o "Flamenco Dancer". Copias das mágicas não contam.
Threes Not a Crowd Resolver três permanentes não-terrenos de três tipos diferentes no mesmo turno. Isso somente poderá ser atribuído uma vez e somente para um jogador por mesa, entretanto o benefício poderá ser atribuído à múltiplos jogadores.(Os tipos de permanentes não-terrenos são: artefatos, criaturas, encantamentos e planeswalker. Resolver uma mágica em qualquer combinação desses tipos de permanentes contará como um ou outra, mas não ambas. Exemplo: Enigma Sphinx é uma criatura artefato; você deve escolher se ele contará como um artefato ou uma criatura para receber esse benefício).
Youre Outta Here Eliminar um jogador ou ser o responsável pela direta eliminação de um jogador. Obviamente você deverá ser o controlador da fonte de dano (o qual poderá ser redirecionado para criaturas). Isto também inclui casos de eliminação alternativa, como ser o controlador de uma Howling Mine que fez o jogador ter comprado o deck todo ou redirecionar dano letal para alguém. (Jogador A joga uma Fireball, jogador B redireciona a Fireball para o jogador C). Isto poderá ser aplicado mais de uma vez para o mesmo jogador.
There is the obvious Controlar a fonte de dano (pondendo ser direto ou por criaturas). Entretanto essa regra não está limitada aos métodos alternativos como fazer o jogador comprar o deck todo, sendo você o controlador de uma Howling Mine ou redirecionar o dano letal para alguém (jogador A joga fireball, jogador B redireciona a fireball para o jogador C). Isso também pode ser atribuído mais de uma vez para um mesmo jogador.
+3 Points
ABCs Resolver a terceira mágica que começou com com a terceira letra consecutiva, uma vez adicional pelo jogador continuar a cadeia. Por exemplo, o jogador A joga Storm Herd, jogador B joga Terminate e depois Unsummon. O jogador B recebe 3 points. O jogador C então joga Venser e consegue 1 Ponto. O jogador B que joga Withered Wretch também recebe 1 ponto. O jogador D joga Wrath of God, dessa forma quebrando a cadeia.
Get There Jogar seu general quando o total de seu custo de mais é 20 ou mais.
+4 Points
The Cheese Stands Alone ganhar o jogo com 2 ou mais oponentes ainda jogando.
End of Game Points
+2 Points - By Each Their Own - Se cada jogador eliminado do jogo é eliminado por um Estado diferente Baseado em uma determinada Ação, cada jogador na mesa recebe este benefício. Os modos para se perder são: Comprar de um grimório vazio, Dano causado pelo general, total de vida em zero ou menos, 10 marcadores de veneno.
+1 Point - The Bigger They Are, the Harder They Fall -- A pessoa com o maior total de vida quando ele / ela morre (para a morte em combate, olhar para o total de vida antes que o dano de combate seja aplicado) ganha um ponto.
+1 Point - He Who Dies With the Most Toys, Loses -- A pessoa que tiver menos artefatos em jogo quando ele/ela perder, ganha um ponto.
+1 Point What Friends? -- A pessoa que tiver menos criaturas em jogo quando ele/ela perder ganha um ponto.
+1 Point - Huge Tracts of Land -- A pessoa que tiver menos terrenos em jogo quando ele/ela perder ganha um ponto.
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Nessa listagem também há os benefícios e como você obter pontuações extras.
Assim que for saindo alterações e novas informações vou adicionando aqui.
Abraço! Até a próxima!
(...)
Editada em: 02-07-11 11:55:50 por julioceliao.
Editada em: 02-07-11 18:20:10 por julioceliao.
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Teddy_Bear_X
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Postado em: 15/06/11 11:06 |
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Caralho, mto fera! Num tem como traduzir os bang de +1 e -1 ae não? :P
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gnoll
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Postado em: 15/06/11 11:56 |
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Eu só não gostei da regra de Chasm pois deixa Armagedon passível de punição sendo que eu acho uma estratégia válida no Commander de Kemba, Regente Kha uma vez que ela pode produzir fichas estando equipada e um Armagedon poderia virar totalmente a mesa contra você, o que é muito comum de acontecer.
Acho que o próprio ato de usar Armagedon, Cólera e similares já gera uma consequência forte e não necessitaria de punição por pontuação. Claro, é tudo uma questão de políticas dos grupos de jogo e eu só estou comentando sobre essa dita regra por ter a Kemba como minha general e a mesma regra me levar a ser penalizado por minha estratégia não ser afetada pelo Armagedon ou ser caso algo aconteça à Kemba antes da resolução do Armagedon.
Sei que é muito chato perder todos os terrenos, mas as vezes isso significa pouco para algumas estratégias com fichas como:
Dragão mãe da Ninhada
Mycoloth
Temporada da Multiplicação
Mas claro, são apenas minhas opniões e considerações pois se trata de uma estratégia de meu deck ser penalizada.
Edit: Erro de escrita corrigido.
Editada em: 15-06-11 12:30:51 por gnoll.
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ElderDragon
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Postado em: 15/06/11 12:17 |
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Essa regra de chasm vai gerar muita controvérsia. Eu acho que efeitos globais podem ser utilizados sim, o que não poderia rolar é o efeito contra um jogador só.
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julioceliao
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Postado em: 15/06/11 12:20 |
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Eu só não gostei da regra de Chasm pois deixa Armagedon passível de punição sendo que eu acho uma estratégia válida no Commander de Kemba, Regente Kha uma vez que ela pode produzir fichas estando equipada e um Armagedon poderia virar totalmente a mesa contra você, o que é muito comun de acontecer.
Acho que o próprio ato de usar Armagedon, Cólera e similares já gera uma consequência forte e não necessitaria de punição por pontuação. Claro, é tudo uma questão de políticas dos grupos de jogo e eu só estou comentando sobre essa dita regra por ter a Kemba como minha general e a mesma regra me levar a ser penalizado por minha estratégia não ser afetada pelo Armagedon ou ser caso algo aconteça à Kemba antes da resolução do Armagedon.
Sei que é muito chato perder todos os terrenos, mas as vezes isso significa pouco para algumas estratégias com fichas como:
Dragão mãe da Ninhada
Mycoloth
Temporada da Multiplicação
Mas claro, são apenas minhas opniões e considerações pois se trata de uma estratégia de meu deck ser penalizada. |
Destruir geral td bem, mas quebrar lands é sacanagem, ainda mais num formato que você começa a jogar legal com mtas lands.
Quem já jogou de affinity sabe a frustração disso.
A intenção do Sheldon é no uniformizar o jogo no sentido de que você derrote seus oponentes fazendo o melhor. Agora quebrar os lands o cara simplesmente não joga.
Pra ter idéia: um deck de 3 cores usa entre 6 a 10 lands básicos e o restante é não-básico.
Se cai aquele feitiço de 4 manas vermelho (eita não lembro o nome), inclusive que vai vir em um dos decks, ninguém mais joga.
É chato isso num multiplayer. Como ele sempre diz odiar combos e não quer isso para o formato (justamente pelo anti-jogo), entendo o lado dele e acho que o jogo tem q seguir nesse rumo msm.
Ah e uma bela destruição na mesa, deixando os lands, sem dúvida é divertido, pq no outro turno todos podem recomeçar, já sem os lands fuuu....
EDIT: Povo eu leio bem em inglês (de tanto assistir séries, mal olho a legenda), mas meu inglês não é mto bom para concordância e nas traduções fica meio estranho.
Alguém poderia traduzir, por favor, daí eu edito lá.
Abraço!
Editada em: 15-06-11 12:21:55 por julioceliao.
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PakSao
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Postado em: 15/06/11 17:09 |
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Chasm não é bom pra ninguém, lembro que eu gostava muito de acumular artefatos e mana dorks pra depois conjurar aquele armagedom, Bust, reciclar um decreto da aniquilação, ou similar. parei com essa criancisse e 'redescobri' o Multiplayer.
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gnoll
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Postado em: 15/06/11 20:46 |
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Acho que existe sim jogadores que jogam e se divertem pela frustração de outros, mas a própria política social acaba mantendo esses tipos de fora. Um Armagedon muitas vezes nem será jogado pois atrairia todos os ataques de uma mesa, eu não estou defendendo jogadas anti-diversão, mas que se uma regra deixa uma estratégia penalizada então ela pode ser mais ponderada. Acho que Chasm voltado para um tipo de terreno como Ferver, ou Tsunami, ou Exalações do mal, ou Anarquia, é sim punível além de ser um slot desperdiçado ao meu ver.
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Wolfkingleo
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Postado em: 15/06/11 21:49 |
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Em tese estas sugestões de regras para torneios em EDH nada mais são do que estender a lista de banidas de forma mais controversa. É estranho você poder usar um card mas ao mesmo tempo não poder por gerar anti-jogo na situação "X", isso é muito circunstancial.
A "Chasm" é muito ampla e deverá ser sujeita à mudanças constantes, mas sinceramente, tornar o jogo muito técnico por via desses adendos direcionais pode acabar com a finalidade do EDH que é(ra) para ser um formato casual com combinhos bizarros. Caso os resets de lands realmente atrapalhem como um todo, que coloquem de vez na lista de banidas ao invés de abrir espaço para controversias de que "agora você pode lançar o Armageddon, mas se fosse naquela hora não poderia por anti-jogo", causando mais problemas do que propriamente evitando.
É questão de estimular o bom-senso alheio por via de jogos saudáveis, essa é a graça do EDH, jogos longos e divertidos que permitam que você até use coisas que em outro formato ninguém usaria ou não poderia usar. Qualquer coisa, no multiplayer se perceberem que um dos jogadores tem um deck muito mais "apelativo", ele ganha um alvo na testa e fica um "archenemy" disfarçado.
By the way, adorei a nova área para Commander/EDH e gostei muito da iniciativa do amigo julioceliao com as explanações.
Abs,
Wolf
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hugo4fun
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Postado em: 15/06/11 22:20 |
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No meu grupo de jogo, a gente se esforça pra fazer uma mini-liga, sempre tentando seguir as regras da armada games/mtgcommander.net(o que me *&*¨$*& colocando "Too many options". Eu JOGAVA de Niv-Mizzet). E chasm é necessário no nosso meio. Não deixamos de usar os massive LD (muito poucos, mas ainda usamos), mas cientes do "custo" deles. Vai fazer? Ganha o jogo logo, faz valer a pena e vamos pra próxima. Porque se o cara faz simplesmente faz por fazer, além de perder pontos ele fica marcado como o "target of the day", e não joga mais. E ninguém gosta de assistir os outros jogando. O próprio ambiente dá jeito nisso. Claro, num torneio onde você não está jogando com seus amigos, realmente se faz necessário uma punição pois ainda tem aqueles que não tem o "simancol" necessário. Eu peno direto no MOL com isso.
Bem, meu Karrthus anda bem, como eu disse, a gente se molda ao ambiente. Ou o ambiente molda a gente de porrada.
Gostei muito da área de Commander! Fazia falta! Quem sabe não posto meus decks de EDH / CMD depois?
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julioceliao
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Postado em: 16/06/11 13:29 |
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Em tese estas sugestões de regras para torneios em EDH nada mais são do que estender a lista de banidas de forma mais controversa. É estranho você poder usar um card mas ao mesmo tempo não poder por gerar anti-jogo na situação "X", isso é muito circunstancial.
A "Chasm" é muito ampla e deverá ser sujeita à mudanças constantes, mas sinceramente, tornar o jogo muito técnico por via desses adendos direcionais pode acabar com a finalidade do EDH que é(ra) para ser um formato casual com combinhos bizarros. Caso os resets de lands realmente atrapalhem como um todo, que coloquem de vez na lista de banidas ao invés de abrir espaço para controversias de que "agora você pode lançar o Armageddon, mas se fosse naquela hora não poderia por anti-jogo", causando mais problemas do que propriamente evitando.
É questão de estimular o bom-senso alheio por via de jogos saudáveis, essa é a graça do EDH, jogos longos e divertidos que permitam que você até use coisas que em outro formato ninguém usaria ou não poderia usar. Qualquer coisa, no multiplayer se perceberem que um dos jogadores tem um deck muito mais "apelativo", ele ganha um alvo na testa e fica um "archenemy" disfarçado.
By the way, adorei a nova área para Commander/EDH e gostei muito da iniciativa do amigo julioceliao com as explanações.
Abs,
Wolf |
@ Wolf
Vlw aew Wolf! É bom ter um feedback ^^.
@ Todos
Alguém se habilita à traduzir? Senão vcs vão me fazer passar vergonha com meu inglês porco sdahuasduasduhasduh.
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Scoppio
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Postado em: 16/06/11 14:09 |
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Eu traduzo, e adapto o que ficar melhor ao português, ok?
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julioceliao
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Postado em: 16/06/11 14:10 |
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Eu traduzo, e adapto o que ficar melhor ao português, ok? |
Blz! Vlw! Me passa certinho por pm que eu já edito.
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maurih
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Postado em: 17/06/11 21:39 |
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Só uma dúvida combos como Thopter Foundry+Sword of the Meek são considerados "anti-jogo"?
Editada em: 17-06-11 22:07:13 por maurih.
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FuturoDoMagic
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Postado em: 17/06/11 21:57 |
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Só uma dúvida combos como Thopter Foundry+Sword of the Meek são considerados Chasm? |
Nao, mas nao deixam de ser mal-vistos.
Chasm é no sentido de não deixar seus oponentes jogarem suas cartas destruindo a base de mana deles.
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yokai
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Postado em: 17/06/11 23:49 |
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Nao gostei de Greedy McGreederson nem de Chasm =(
Ja era meu Agustinho
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Scoppio
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Postado em: 18/06/11 23:04 |
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Nao gostei de Greedy McGreederson nem de Chasm =(
Ja era meu Agustinho |
O greedy é basicamente "por favor, não faça combos de turno infinito"
o chasm é "vai jogar de LD na casa do caralho, filho da puta"
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yokai
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Postado em: 19/06/11 15:37 |
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Nao gostei de Greedy McGreederson nem de Chasm =(
Ja era meu Agustinho |
O greedy é basicamente "por favor, não faça combos de turno infinito"
o chasm é "vai jogar de LD na casa do caralho, filho da puta" |
Eu entendi, mas eu posso dar LD's e ter cartas que ganhem turnos extras sem jogar com deck de combo infinito, sacas?
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Scoppio
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Postado em: 20/06/11 17:56 |
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sim, pode, de boas :)
Particularmente eu não gosto dessa tabela de punições, sou adepto do livre uso de mágicas e combos.
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edutsubaza
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Postado em: 20/06/11 21:25 |
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sim, pode, de boas :)
Particularmente eu não gosto dessa tabela de punições, sou adepto do livre uso de mágicas e combos. |
Você não tem noçao do quanto é chato jogar contra LD, acabei de jogar com um lezado que jogava com Mimeoplasm de General e combava de Strip mine e Vida da Marga eita coisa chata...
Pelo amor do meu Bom Magic Mantém esse card maldito (Strip Mine) Banido Não é sadio não e ainda pode ser tutorado com N.Y coisas ...
É muito mais muito chato ver o cara se enchendo de lands enquanto você não passa de 3 se tiver a sorte de já ter jogado um crucible.
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julioceliao
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Postado em: 21/06/11 10:06 |
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sim, pode, de boas :)
Particularmente eu não gosto dessa tabela de punições, sou adepto do livre uso de mágicas e combos. |
Você não tem noçao do quanto é chato jogar contra LD, acabei de jogar com um lezado que jogava com Mimeoplasm de General e combava de Strip mine e Vida da Marga eita coisa chata...
Pelo amor do meu Bom Magic Mantém esse card maldito (Strip Mine) Banido Não é sadio não e ainda pode ser tutorado com N.Y coisas ...
É muito mais muito chato ver o cara se enchendo de lands enquanto você não passa de 3 se tiver a sorte de já ter jogado um crucible. |
Crucible + strip mine ¬¬.
Tem mais que usar essas regras msm. Povo quer jogar um formato social e fazer anti-jogo? É para acabar msm.
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