oráculo de tassa - regras
 oráculo de tassa - regras
jappaxande

Esquilo
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Postado em: 02/03/25 20:55
Se o oponente conjura oráculo de tassa, sem cartas no grimório e o oponente responde ao trigger, ou seja após entrar em campo a tasssa, com algum removal. baseado nas regras gerou-se a discussão:

Se o oponente conjura Oráculo de Tassa, a habilidade dele é desencadeada. Se você responder à habilidade com Espadas em Arados, o oponente não vencerá o jogo, mesmo que não tenha cartas no grimório [608.2b, 29, 63]. Eis o porquê:

Habilidade do Oráculo de Tassa: A habilidade do Oráculo de Tassa faz com que o jogador olhe X cards do topo do grimório, onde X é a devoção ao azul [None]. Se o número de cards no grimório do jogador for menor que o valor de X, aquele jogador vence o jogo [None].

Interrupção da Habilidade: Ao usar Espadas em Arados em resposta à habilidade do Oráculo de Tassa, o Oráculo de Tassa é exilado [608.2b, 29, 63].

Resolução da Habilidade: Quando a habilidade do Oráculo de Tassa tenta resolver, o jogo verifica se o alvo (o próprio Oráculo de Tassa) ainda é válido [608.2b]. Como o Oráculo de Tassa foi exilado, a habilidade não resolve [608.2b, 29, 63].

Sem Verificação de Vitória: Como a habilidade não resolve, a condição de vitória (ter devoção maior ou igual ao número de cards no grimório) nunca é verificada [608.2b, 29, 63].

[/b Qual é a regra da devoção

A devoção a uma cor de um jogador é igual ao número de símbolos de mana daquela cor nos custos de mana das permanentes que aquele jogador controla.

A devoção de um jogador às cores [cor1] e [cor2] é igual ao número de símbolos de mana entre os custos de mana das permanentes que aquele jogador controla que são da [cor1] ou [cor2] ou de ambas as cores.

Se um efeito contabilizar a devoção a duas cores, um símbolo híbrido que seja de ambas as cores é contado apenas uma vez.

Os símbolos de mana incolor e genérico ({C}, {0}, {1}, {2}, {X} e assim por diante) nos custos de mana das permanentes que você controla não contam para sua devoção a nenhuma cor.

Os símbolos de mana nas caixas de texto das permanentes que você controla não contam para sua devoção a nenhuma cor.

A habilidade do Oráculo de Tassa faz com que o jogador olhe X cards do topo do grimório, onde X é a devoção ao azul [None].

Quando o Oráculo de Tassa entra no campo de batalha, o gatilho faz com que você ganhe o jogo porque sua devoção ao azul será maior ou igual ao número de cards em seu grimório (que é zero).

Para determinar o custo total de uma mágica, comece com o custo de mana ou o custo alternativo que vai pagar, adicione qualquer custo adicional (como a taxa de comandante) e depois aplique as reduções de custo (como a da habilidade ativada de Dargo). O valor de mana de Dargo é 7, independentemente de qual tenha sido o custo total para conjurá-lo.

Habilidade do Oráculo de Tassa: A habilidade do Oráculo de Tassa faz com que o jogador olhe X cards do topo do grimório, onde X é a devoção ao azul [None]. Se o número de cards no grimório do jogador for menor ou igual que o valor de X, aquele jogador vence o jogo

Se o oponente conjura Oráculo de Tassa, a habilidade dele é desencadeada. Se você responder à habilidade com Espadas em Arados, o oponente não vencerá o jogo, mesmo que não tenha cartas no grimório [608.2b, 29, 63]. Eis o porquê:

Habilidade do Oráculo de Tassa: A habilidade do Oráculo de Tassa faz com que o jogador olhe X cards do topo do grimório, onde X é a devoção ao azul. Se o número de cards no grimório do jogador for menor ou igual ao valor de X, aquele jogador vence o jogo.

Interrupção da Habilidade: Ao usar Espadas em Arados em resposta à habilidade do Oráculo de Tassa, o Oráculo de Tassa é exilado [608.2b, 29, 63].

Resolução da Habilidade: Quando a habilidade do Oráculo de Tassa tenta resolver, o jogo verifica se o alvo (o próprio Oráculo de Tassa) ainda é válido [608.2b]. Como o Oráculo de Tassa foi exilado, a habilidade não resolve [608.2b, 29, 63].

Sem Verificação de Vitória: Como a habilidade não resolve, a condição de vitória (ter devoção maior ou igual ao número de cards no grimório) nunca é verificada [608.2b, 29, 63].


regras 608.2b, 29 e 63,

608.2b: "Se a mágica ou habilidade especifica alvos, ela verifica se os alvos ainda são válidos. Um alvo que não está mais na zona em que estava quando foi escolhido como alvo é um alvo inválido. Outras mudanças no estado do jogo podem fazer com que um alvo não seja mais válido, por exemplo, as suas características podem ter mudado ou um efeito pode ter mudado o texto da mágica. Se a fonte de uma habilidade deixou a zona que se encontrava, a última informação conhecida é usada durante este processo. Se todos os seus alvos, para cada ocorrência da palavra "alvo" forem agora inválidos, a mágica ou habilidade não resolve. Ela é removida da pilha e se for uma mágica é colocada no cemitério de seu dono. Caso contrário, ela resolve normalmente. Alvos ilegais, caso existam, não serão afetados por partes de efeitos de uma mágica que está resolvendo para os quais eles são ilegais. Partes do efeito para as quais os alvos não são ilegais ainda podem afetá-los. Se a mágica ou habilidade cria efeitos contínuos que afetem as regras do jogo (veja regra 613.10), estes efeitos não serão aplicado a alvos inválidos. Se parte do efeito requer informação sobre um alvo ilegal, ele falhará em determinar tal informação. Qualquer parte do efeito que requeira esta informação não acontecerá."

119.3f: "Dano causado a um objeto ou jogador por uma fonte com vínculo com a vida faz com que o controlador daquela fonte ganhe a mesma quantidade de pontos de vida, em adição a quaisquer outros resultados do dano."

603.6a: "Habilidades de entrar-no-campo-de-batalha desencadeiam quando um evento coloca uma ou mais permanentes no campo de batalha. Estas são escritas: "Quando / Toda vez que / No [evento desencadeador], se [condição], [o efeito]". ou "Quando [objeto], entra no campo de batalha, … " ou "Toda vez que [um tipo] entra no campo de batalha, … ". Cada vez que um evento coloca uma ou mais permanentes no campo de batalha, todas as permanentes no campo de batalha (incluindo as recém-chegadas) são verificadas por quaisquer desencadeamentos de entrar-no-campo-de-batalha que correspondam a esse evento."
qual é a aregra na integra veja regra 613.10

regra 613.10,
613.10. Alguns efeitos contínuos afetam as regras do jogo ao invés de objetos. Por exemplo, efeitos podem modificar o número máximo de cards na mão de um jogador, ou dizer que uma criatura deve atacar se for capaz. Esses efeitos são aplicados após todos outros efeitos contínuos terem sido aplicados. Efeitos contínuos que afetam os custos de mágicas ou habilidades são aplicados de acordo com a ordem especificada na regra 601.2f. Todos os outros efeitos são aplicados na ordem de selo temporal. Veja também as regras de ordem de selo temporal e dependência (regras 613.6 e 613.7).


mas no caso da tassa, não tem nenhuma limitação no texto dizendo que ela tem que estar em jogo para que o feito dela resolva, mesmo assim, ainda essa regra seria aplicável?

Sim, mesmo que o texto do Oráculo de Tassa não especifique explicitamente que ele precisa estar em jogo para que seu efeito resolva, a regra 608.2b ainda é aplicável [608.2b].
Aqui está o porquê:

Regra 608.2b: Esta regra estabelece que, se uma mágica ou habilidade especifica alvos, o jogo verifica se esses alvos ainda são válidos quando a mágica ou habilidade tenta resolver [608.2b]. Se um alvo não estiver mais na zona em que estava quando foi escolhido como alvo, ele se torna um alvo inválido [608.2b].

Alvo do Oráculo de Tassa: A habilidade do Oráculo de Tassa não tem um alvo explícito no sentido tradicional (ou seja, não usa a palavra "alvo") [608.2b]. No entanto, a habilidade está intrinsecamente ligada à presença do Oráculo de Tassa no campo de batalha. A habilidade desencadeada do Oráculo de Tassa é verificada quando ele entra no campo de batalha [603.6a].

Invalidação do Alvo: Se o Oráculo de Tassa não estiver mais no campo de batalha quando a habilidade tentar resolver (por exemplo, se ele foi removido com Espadas em Arados), o jogo não pode mais verificar a condição de vitória associada à habilidade do Oráculo de Tassa [608.2b]. A habilidade é então removida da pilha e não faz nada [608.2b].

Efeitos Contínuos e Regra 613.10: A regra 613.10 estabelece que alguns efeitos contínuos afetam as regras do jogo ao invés de objetos [613.10]. No entanto, a habilidade do Oráculo de Tassa não se enquadra nessa categoria. Ela depende da presença do Oráculo de Tassa para verificar uma condição específica (devoção ao azul comparada ao número de cards no grimório) e determinar se o jogador vence o jogo [613.10].

Em resumo, a regra 608.2b se aplica porque a habilidade do Oráculo de Tassa depende da existência e das características do próprio Oráculo de Tassa no campo de batalha no momento da resolução [608.2b]. Se o Oráculo de Tassa for removido, a habilidade não pode mais ser resolvida corretamente e, portanto, não tem efeito.
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ou seja, com toda essa discussão baseado nas regras, qual é o ponto que não foi falado que ainda sim faz com que o efeito da tassa mesmo sem ela estar em jogo, ainda aconteça, como éjogado de costume?


 
Aion

Leviathan
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Postado em: 02/03/25 23:27
A habilidade do oraculo não dá alvo, não tem a palavra "alvo" escrita em lugar nenhum no texto. Mesmo ele sendo exilado a habilidade resolve normalmente.
 
rafajglr

Esquilo
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Postado em: 03/03/25 00:23
"se x for igual ou superior ao número de cartas em seu deck"....
 
Ruric_14

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Postado em: 03/03/25 01:11
If your devotion to blue is zero at the time the triggered ability of Thassa's Oracle resolves, you don't look at or move any cards in your library. If you have no cards in your library, you win the game.
(2020-01-24)

Resolução tirada diretamente do Gatherer da carta, q eu acredito q n teve nenhuma preocupação em ir atrás, como aparentemente tbm n teve nenhuma preocupação em ler a carta considerando a forma q explicou a habilidade da msm
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 03/03/25 01:39

Remover a fonte de uma habilidade (o Oráculo) não remove a habilidade da pilha.

Como a devoção é zero, e o grimório tem zero cartas, e zero é igual a zero, o jogador ainda ganha o jogo.

Repare no ruling que o Ruric_14 postou que cita essa situação.

«Moderador da Seção Casual»

 
jappaxande

Esquilo
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Postado em: 03/03/25 06:50
Pessoal, todas as alternativas que vcs falaram foram consideradas e ainda as citações que vcs falaram estão na discussão.
E eu tbm não estou querendo mudar nenhuma decisão.
mas queria entender baseado em qual regra que o efeito da tassa inda permanece com ela fora de campo.

Mesmo que a referência da carta Oracle do Oráculo de Tassa no Gatherer declare que o jogador vence o jogo se a devoção for 0 e não houver cartas no grimório, a regra 608.2b ainda se aplicaria [608.2b]. esse é o ponto da duvida:

A Regra 608.2b: Esta regra determina que se uma mágica ou habilidade especificar alvos, o jogo verifica se esses alvos ainda são válidos quando a mágica ou habilidade tenta resolver [608.2b]. Se um alvo não estiver mais na zona em que estava quando foi escolhido como alvo, ele se torna um alvo inválido [608.2b].

Habilidade do Oráculo de Tassa: A habilidade do Oráculo de Tassa não tem um alvo explícito, mas está intrinsecamente ligada à presença do Oráculo de Tassa no campo de batalha. A habilidade desencadeada do Oráculo de Tassa é verificada quando ele entra no campo de batalha [603.6a].

Invalidação do Alvo: Se o Oráculo de Tassa não estiver mais no campo de batalha quando a habilidade tentar resolver (por exemplo, removido com Espadas em Arados), o jogo não pode mais verificar a condição de vitória associada à habilidade do Oráculo de Tassa [608.2b]. A habilidade é então removida da pilha e não faz nada [608.2b].

Efeitos Contínuos e Regra 613.10: A regra 613.10 estabelece que alguns efeitos contínuos afetam as regras do jogo em vez de objetos [613.10]. No entanto, a habilidade do Oráculo de Tassa não se enquadra nessa categoria. Ela depende da presença do Oráculo de Tassa para verificar uma condição específica (devoção ao azul comparada ao número de cards no grimório) e determinar se o jogador vence o jogo [613.10].
Em resumo, a regra 608.2b se aplica porque a habilidade do Oráculo de Tassa depende da existência e das características do próprio Oráculo de Tassa no campo de batalha no momento da resolução [608.2b]. Se o Oráculo de Tassa for removido, a habilidade não pode mais ser resolvida corretamente e, portanto, não tem efeito [608.2b].

e esse é o intuito desse post ou dessa duvida e buscando ser o mais amistoso possivel
 
Orlando29

Esquilo
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Postado em: 03/03/25 07:33
" Habilidade do Oráculo de Tassa: A habilidade do Oráculo de Tassa não tem um alvo explícito, mas está intrinsecamente ligada à presença do Oráculo de Tassa no campo de batalha. A habilidade desencadeada do Oráculo de Tassa é verificada quando ele entra no campo de batalha [603.6a]."

603.6a se refere ao momento em que a habilidade desencadeia, não ao momento em que ela resolve. Oráculo estava em campo quando a habilidade desencadeou, ela foi removida depois, entre o desencadeamento e a resolução da habilidade.

"Efeitos Contínuos e Regra 613.10: A regra 613.10 estabelece que alguns efeitos contínuos afetam as regras do jogo em vez de objetos [613.10]. No entanto, a habilidade do Oráculo de Tassa não se enquadra nessa categoria. Ela depende da presença do Oráculo de Tassa para verificar uma condição específica (devoção ao azul comparada ao número de cards no grimório) e determinar se o jogador vence o jogo [613.10]."

A habilidade do Oráculo tem um efeito "one-shot", não efeito contínuo. (Tecnicamente são vários efeitos one-shot em sequência).

610.1. A one-shot effect does something just once and doesn't have a duration. Examples include dealing damage, destroying a permanent, creating a token, and moving an object from one zone to another.

Olhar X cards do topo é um efeito one-shot. Você só olha para eles uma vez, sem uma duração. Colocar de volta no topo ou fundo também é one shot. E ganhar o jogo, é claro, também é um efeito one-shot.

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Agora, deixe me citar algumas regras:

115.1d. A triggered ability is targeted if it identifies something it will affect by using the phrase "target [something]," where the "something" is a phrase that describes an object and/or player. The target(s) are chosen as the ability is put on the stack; see rule 603.3d.

Habilidade desencadeada só dá alvo se usa a palavra "alvo", com uma exceção:

115.1e. Some keyword abilities, such as equip and modular, represent targeted activated or triggered abilities, and some keyword abilities, such as mutate, cause spells to have targets. In those cases, the phrase "target [something]" appears in the rule for that keyword ability rather than in the ability itself. (The keyword's reminder text will often contain the word "target.") See rule 702, "Keyword Abilities."

Mas a habilidade do Oráculo não é uma keyword. A exceção não se aplica.

Estabelecido: habilidade do Oráculo não tem alvo. Regra 608.2b não se aplica.

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Esse conceito que o teu grupo está tentando expressar com "a habilidade do Oráculo está intrinsecamente ligado ao Oráculo" tem um nome nas regras: ser a fonte (source) da habilidade. E as regras dizem que a habilidade não depende mais da existência de sua fonte após ter sido ativada ou desencadeado.

113.7. The source of an ability is the object that generated it. The source of an activated ability on the stack is the object whose ability was activated. The source of a triggered ability (other than a delayed triggered ability) on the stack, or one that has triggered and is waiting to be put on the stack, is the object whose ability triggered. To determine the source of a delayed triggered ability, see rules 603.7d-f.

113.7a. Once activated or triggered, an ability exists on the stack independently of its source. Destruction or removal of the source after that time won't affect the ability. Note that some abilities cause a source to do something (for example, "This creature deals 1 damage to any target") rather than the ability doing anything directly. In these cases, any activated or triggered ability that references information about the source for use while announcing an activated ability or putting a triggered ability on the stack checks that information when the ability is put onto the stack. Otherwise, it will check that information when it resolves. In both instances, if the source is no longer in the zone it's expected to be in at that time, its last known information is used. The source can still perform the action even though it no longer exists.

MESMO quando a habilidade DIRETAMENTE diz que a fonte executa uma ação (como causar dano), a ação pode ser feita sem que a fonte esteja presente. E a habilidade do Oráculo sequer diz que é o Oráculo executando qualquer ação!