Habilidades ativadas são sempre escritas no formato [CUSTO] : [EFEITO]. Isso significa que tudo que vem antes dos dois pontos é o custo para ativá-la, e o restante é o efeito. Quando se ativa uma habilidade, se paga os custos e se coloca o efeito na pilha. Pagar custos não vai para a pilha. Jogadores podem fazer isso enquanto têm a prioridade. Situação 1: Respondendo à ativação Digamos que seu oponente ativou o Manual dos Monstros. A habilidade é colocada na pilha, e depois todos os jogadores recebem a prioridade seguindo a ordem de turnos: //topo da pilha// Habilidade do Manual //fundo da pilha// Quando chega na sua vez de agir, você pode até ativar a Koma, mas a habilidade do Manual já está na pilha. Mesmo a habilidade da Koma resolvendo antes (pois vai por cima na pilha), ela não interfere na habilidade do Manual que já está na pilha. O que a habilidade da Koma vai impedir é que o Manual seja ativado novamente pelo resto do turno. Situação 2: Ativando proativamente Digamos então que você tenha a prioridade e ative Koma dando alvo no Manual: //topo da pilha// Habilidade da Koma //fundo da pilha// Antes dela resolver e tomar efeito (o que impediria a ativação do Manual), os jogadores recebem a prioridade. Nesse momento, seu oponente tem a oportunidade de ativar o Manual antes da habilidade da Koma resolver, ficando por cima na pilha: //topo da pilha// Habilidade do Manual Habilidade da Koma //fundo da pilha// Nesse caso, o Manual ainda vai resolver antes da Koma. O que a habilidade da Koma vai impedir é que o Manual seja ativado novamente pelo resto do turno. Resultado: você não consegue impedir o oponente de ativar a habilidade do Manual usando a Koma, mas você consegue forçá-lo a ativar a habilidade quando você quiser. Caso ele não ative, o Manual fica sem uso pelo resto do turno. «Moderador da Seção Casual»
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