Dúvida sobre regra Cascata e permanentes que controla não podem ser couteradas.
 Dúvida sobre regra Cascata e permanentes que controla não podem ser couteradas.
Tarnatos316

Esquilo
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Postado em: 23/01/25 23:23
Olá colegas Planinautas, tenho duas dúvidas a serem tiradas.
A primeira é: O efeito Cascata por exemplo, se o player jogou um monstro de nível 5 de mana, sei que o efeito diz que quem ativou o efeito exlia cartas até exilar uma não terrono com o valor menos, neste caso seria 4 de mana certo? Mas minha dúvida é se vier na primeira carta do exilio uma feitiço por exemplo de custo 2 a pessoa tem que parar emediatamente o efeito porq já apareceu uma permanente como citei de custo 2 ou ele pode continuar exilando? Está e minha dúvida porq vejo gente exliando carta até dizer chega enquanto não vêm um monstro de nível menor, lógico lembrando que todas as permanentes que vieram antes do exilio fora tb de nível menor que 5.

A outra é: Qndo uma carta tem o efeito que diz suas permanentes que vc ''CONTROLA'' não podem ser couteradas. O que não entendi é, como vc vai couterar uma carta que já está no campo? Desculpe minha leiguice. É porq passei muitos anos jogando Yugi-Oh, e no card game o que vc controla é o que já está na mesa, não o que vêm da mão ou de outro lugar. E no Magic sei que tem as cartas que coutera aquilo que está entrando na pilha.Então como vou couterar algo que já está na mesa ou no Magic está palavra CONTROLA tem outro significado?
Obrigado pela atenção!!
 
LeoFrei7as

Esquilo
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Postado em: 24/01/25 06:01
1: o efeito de cascata termina no momento que uma carta com custo menor é revelado, cascata pra 5 e a primeira carta é custo 1 já acaba o efeito, essa galera q tá exilando até vir algo exatamente 1 mana a menos tá roubando
2: significa q cartas de permanentes tipo artefatos, criaturas, planeswalker não podem ser counteradas antes de entrar em campo mas não permanentes tipo sorcery e instants podem
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 24/01/25 09:27
Sobre a segunda dúvida, acho importante frisar alguns conceitos relevantes para o Magic:

O dono de um objeto no jogo (carta na mão/grimório/cemitério/exílio, permanente no campo de batalha, mágica ou habilidade na pilha) é quem começou com aquele objeto em seu grimório na partida.

Especificamente permanentes no campo de batalha e mágicas e habilidades na pilha têm controladores. O controlador de um desses objetos é o jogador que colocou aquela permanente no campo de batalha ou quem colocou aquela mágica/habilidade na pilha. Note que mesmo que você controle um efeito que crie um objeto para seu oponente (como Hunted Horror), o seu oponente que se torna o Dono e o Controlador das fichas criadas, por exemplo.

Saber quem é o controlador de uma permanente/mágica/habilidade é relevante para determinar seus efeitos. Ao conjurar uma mágica (independente de seu tipo), você é o controlador daquela mágica na pilha. Portanto, um efeito similar ao de Chimil, the Inner Sun se aplica a qualquer mágica que você conjurar (independente dela ser uma permanente ou não). Outras cartas, como Prowling Serpopard se importam apenas com mágicas de um tipo (como criaturas, encantamentos, artefatos, feitiços, etc).

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Tarnatos316

Esquilo
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Postado em: 26/01/25 23:53

Obrigado pela resposta, tb achei que estavam larapiando ao efeito cascata..rsrs, VLW!!

 
Tarnatos316

Esquilo
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Postado em: 27/01/25 00:02

Então minha dúvida era mesmo em relação a esta carta que vc mencionou,Chimil, the Inner Sun porq tenho ela e fiquei na dúvida, então vc disse que não importa qual mágica eu conjure ela está sobre meu controle, já o colega ali em cima já disse que isso só serve para artefatos, criaturas e planeswalker, já sorcery e instant não, pelo que entendi estas duas últimas podem ser couteradas, uma pessoa tb me disse que tudo que entra na pilha está sobre meu controle, já coisas que vêm por efeitos como conjurar cartas do exilio cmo efeito de cascata, ou pelo próprio efeito de exaltar da Chimil, the Inner Sun, ou que conjure do cemitério ou do próprio topo do deck a regra já não se aplica e pode ser couterada, porq vêm atravês de um efeito direto pro campo e não entra na pilha.Não sei se isso que me falaram tb está certo. Por isso fiquei em dúvida.

 
Blitkun

Urso
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Postado em: 27/01/25 04:56

O Chimil se aplica sobre todas as suas mágicas, independente de tipo e de onde você a conjura. A habilidade diz "mágicas que você controla não podem ser anuladas", então se aplica a tudo mesmo. Note, por exemplo, que Allosaurus Shepherd especifica que apenas suas mágicas verdes não podem ser anuladas, ou Sphinx of the Final Word, que especifica que suas mágicas instantâneas e feitiços não podem.

Chimil não impõe restrição alguma em seu efeito, então se aplica a todas as suas mágicas. E uma mágica é qualquer carta que você controle na pilha, independente de onde foi conjurada. Só note que o Chimil não impede que habilidades (como uma ativação de Seismic Assault) sejam anuladas, e que jogar um terreno não é uma mágica nem uma habilidade, pois não usa a pilha.

O que o LeoFrei7as respondeu se deve ao uso da palavra "permanente" em sua pergunta, o que gerou uma confusão. Uma permanente é uma carta que persiste no campo de batalha, como criaturas, artefatos, encantamentos, terrenos, planeswalkers e batalhas. São cartas que, ao ser resolvidas, vão da pilha para o campo de batalha. Já mágicas instantâneas e feitiços não são permanentes, então vão da pilha para o cemitério. A resposta dele leva em consideração um efeito que diria "mágicas de permanente que você controla não podem ser anuladas" - ou seja, se aplicaria apenas a mágicas de criatura, artefato, encantamento, planeswalker e batalha (novamente, terrenos não são mágicas).

Repare que a segunda habilidade do Chimil faz com que você Descubra, e explicita o que isso significa: "Exile cards from the top of your library until you exile a nonland card with mana value 5 or less. Cast it without paying its mana cost or put it into your hand. Put the rest on the bottom in a random order."

Ao descobrir uma carta você a conjura sem pagar seu custo de mana, logo, você a coloca na pilha, logo, ela é uma mágica. Apesar de você não estar pagando seus custos (pelo efeito de Chimil), ela é uma mágica como qualquer outra, e não pode ser anulada também.

Editada por: Blitkun

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Tarnatos316

Esquilo
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Postado em: 27/01/25 21:38

Entendi, então a Chimil é bem apelona..kkk.