_PauloVinicius23_
|
Postado em: 01/12/24 00:07 |
|
Estou com uma duvida que é a seguinte, eu estava jogando e pensei em fazer uma jogada que era fazer o Crypt Rats pra 1 depois fazer uma Disputa mortífera no rato e com a habilidade do rato e a disputa na pilha eu faria um Toxin Analysis no rato, eu acabei não fazendo por não saber se o Toxin Analysis perderia o efeito ou perderia o alvo caso eu sacrificasse o rato depois por conta da disputa na pilha, eu sei que se fosse ao contrario a analise toxica iria perder o alvo, mas nessa ordem me deixou com uma duvida, se alguem souber, desde ja agradeço a resposta!
|
Lust
|
Postado em: 01/12/24 00:28 |
|
Estou com uma duvida que é a seguinte, eu estava jogando e pensei em fazer uma jogada que era fazer o Crypt Rats pra 1 depois fazer uma Disputa mortífera no rato e com a habilidade do rato e a disputa na pilha eu faria um Toxin Analysis no rato, eu acabei não fazendo por não saber se o Toxin Analysis perderia o efeito ou perderia o alvo caso eu sacrificasse o rato depois por conta da disputa na pilha, eu sei que se fosse ao contrario a analise toxica iria perder o alvo, mas nessa ordem me deixou com uma duvida, se alguem souber, desde ja agradeço a resposta! |
Olá!
Nessa ordem que você passou, você não consegue castar Toxin Analysis porque não tem rato na mesa.
Você ativa os ratos pra 1. A pilha fica assim:
---topo
Crypt Rats dá 1 de dano em cada criatura e cada jogador
---fundo
Você mantem a prioridade e faz a Disputa Mortífera. Como custo adicional, sacrifica o rato, e ele vai pro cemitério.
---topo
Compra 2 cartas e cria um tesouro.
Crypt Rats dá 1 de dano em cada criatura e cada jogador
---fundo
Veja que nesse ponto, os ratos não estão mais em campo pra castar Toxin Analysis.
Se a sua ideia é que os ratos deem dano com lifelink e deathtouch, você pode trocar a ordem.
1-Ativa os ratos;
---topo
Crypt Rats dá 1 de dano em cada criatura e cada jogador
---fundo
2-Mantem prioridade e casta Toxin Analysis pra dar deathtouch e lifelink pra ele;
---topo
Ratos ganham deathtouch e lifelink. Investiga.
Crypt Rats dá 1 de dano em cada criatura e cada jogador
---fundo
3-Deixa Toxin Analysis resolver;
---topo
Crypt Rats dá 1 de dano em cada criatura e cada jogador (ratos tem deathtouch/lifelink)
---fundo
4-Ainda com o dano do rato na pilha, casta o Deadly Dispute, sacrificando o rato.
---topo
Compra 2 cartas e cria um tesouro.
Crypt Rats dá 1 de dano em cada criatura e cada jogador
---fundo
Resolvendo a pilha, você vai primeiro comprar 2 cartas e criar um tesouro, e depois disso, os ratos darão 1 de dano em cada criatura e cada jogador.
Como os ratos mudaram de zona, o jogo usa a última informação conhecida dele em campo. Como em campo ele tinha deathtouch e lifelink, o dano que ele dá tambem terá essas características.
A regra que descreve esse processo é essa abaixo. Eu grifei a parte relevante, sobre usar a última informação conhecida.
608.2b If the spell or ability specifies targets, it checks whether the targets are still legal. A target that’s no longer in the zone it was in when it was targeted is illegal. Other changes to the game state may cause a target to no longer be legal; for example, its characteristics may have changed or an effect may have changed the text of the spell. If the source of an ability has left the zone it was in, its last known information is used during this process. If all its targets, for every instance of the word "target," are now illegal, the spell or ability doesn’t resolve. It’s removed from the stack and, if it’s a spell, put into its owner’s graveyard. Otherwise, the spell or ability will resolve normally. Illegal targets, if any, won’t be affected by parts of a resolving spell’s effect for which they’re illegal. Other parts of the effect for which those targets are not illegal may still affect them. If the spell or ability creates any continuous effects that affect game rules (see rule 613.10), those effects don’t apply to illegal targets. If part of the effect requires information about an illegal target, it fails to determine any such information. Any part of the effect that requires that information won’t happen.
|