Deck Flying Azorius - Dicas e Recomendações |
Kaylxrd
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Postado em: 27/06/23 11:54 |
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Recentemente comecei a jogar Magic e um dos temas que mais gostei de jogar com foi com a palavra chave Voar, resolvi montar um deck baseado no tema e saiu isso:
https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=5205713
Gostaria de sugestões a cerca do deck, se está bom, o que posso trocar e melhorar.
O objetivo do deck é diminuir o custo de criaturas que voam para descer várias em campo enquanto compro cartas, tornando difícil para o oponente lidar com o número de criaturas que voam.
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Blitkun
Urso
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Postado em: 27/06/23 14:33 |
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Recentemente comecei a jogar Magic e um dos temas que mais gostei de jogar com foi com a palavra chave Voar, resolvi montar um deck baseado no tema e saiu isso:
https://www.ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=5205713
Gostaria de sugestões a cerca do deck, se está bom, o que posso trocar e melhorar.
O objetivo do deck é diminuir o custo de criaturas que voam para descer várias em campo enquanto compro cartas, tornando difícil para o oponente lidar com o número de criaturas que voam.
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Acho que seu deck tá bem legal sim, apesar de estar espalhado tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Não tem nenhum problema inerente com ele, só vou fazer algumas sugestões de cartas para você dar uma olhada. Não fique intimidado, ok?
Um dos pontos críticos que enxerguei nele é que ao mesmo tempo que você quer gastar a mana no seu turno para fazer mesa você quer segurar mana para responder ao seu oponente, o que pode ser um problema. Se o objetivo do deck é ser proativo (fazer presença na mesa, atacar, pressionar o oponente), então suas interações devem ser o mais leves quanto possível para não te atrapalhar nisso.
Outro ponto importante de levantar é que boa parte das suas cartas que te fazem comprar cartas e recompor a mão para te voltar ao jogo dependem de você ter 2 ou mais criaturas atacando, o que significa que você vai poder comprar cartas enquanto estiver na frente (pois está atacando com múltiplas criaturas) mas não vão funcionar enquanto você estiver por baixo na partida. Minha sugestão é procurar usar cartas que funcionem nas duas situações - e de preferência que não dependam de você atacando para não ser forçado a bater com criaturas numa situação ruim apenas para comprar uma carta.
Vou fazer algumas sugestões de cartas aqui com alguns comentários e você vai vendo o que te interessa.
Talvez o Cloudfin Raptor fique legal no deck. Ele entra cedo e pode crescer bastante, especialmente se você preencher as curvas com poder e resistência 2 e 3 e, potencialmente, 4.
Como seu plano depende de fazer presença de jogo, acho importante ter cartas que gerem múltiplas criaturas de uma vez. Desse modo você gasta menos recursos (cartas e tempo) para ter mais criaturas. Elas não devem ser necessariamente a base do seu deck, mas podem te ajudar muito a dar um salto em quantidade de criaturas quebrando a paridade de fazer uma criatura por turno.
Battle Screech
Triplicate Spirits
Spectral Procession
Eldrazi Skyspawner
Geist-Honored Monk
Ornitarch
Wingmate Roc
Cloudgoat Ranger
Whirler Rogue
Outra opção é ter cartas que produzam criaturas ao longo do jogo. Elas não são ótimas para fechar o jogo rápido, mas podem sufocar seu oponente caso ele não tenha como respondê-las num jogo longo. São outro caso de recurso único que vai te dar muito valor.
Pride of Clouds (esse eu acho ótimo, particularmente)
Court of Grace
Sacred Mesa
Emeria Angel
Faerie Formation
Sai, Master Thopterist e Thopter Spy Network sinergizam com artefatos, mas são outro ângulo possível para o deck. Drake Haven e Skywise Visitation também criam voadores com facilidade no deck certo, mas combinam mais num plano mais reativo.
Além disso, cartas que têm uma utilidade mesmo depois que morrem são úteis para preservar suas cartas na mão e te dar o que fazer.
Nearheath Chaplain
Dauntless Cathar
E cartas que têm múltiplas funções para te ajudar em diferentes situações.
Depose // Deploy
Hanged Executioner
Spirit Bonds
Fora isso, quanto a cartas que servem para responder seus oponentes, tente opções o mais amplas e versáteis quando possível. Disenchant é uma excelente carta, mas fica morta na sua mão a menos que seu oponente jogue um artefato ou encantamento. Algumas opções para substituí-la são:
Break Ties, que sempre vai poder fazer alguma coisa
Cathar Commando, que no mínimo bate
Forsake the Worldly, que pode ser reciclada quando você não tiver uso para ela
Ou remoções que peguem qualquer coisa, como Cast Out, Conclave Tribunal, Detention Sphere ou Seal from Existence. Apesar de serem encantamentos que, se removidos, devolvem o que você exilou ao oponente, a versatilidade muitas vezes compensa. Qualquer coisa, Angelic Purge é bastante versátil também.
Quanto a jeitos de lidar com criaturas, Pacifismo é uma opção muito boa e barata, mas Ataque Aéreo pode ser difícil de usar pelo custo de mana e requerimento da criatura estar virada.
Pongify / Rapid Hybridization
Reprisal
Fateful Absence
Swords to Plowshares
Path to Exile
Declaration in Stone
Também tem a opção de remover criaturas enquanto você faz criaturas. Tem o lado ruim de se elas morrerem seu oponente pegar as dele de volta, mas são opções muito úteis para pressionar o oponente enquanto retira bloqueadores dele.
Banisher Priest
Fairgrounds Warden
Fiend Hunter
Ou Giant Killer, que permite que você conjure Chop Down, destrua uma criatura grande e depois faça ele para ficar virando criaturas problemáticas, impedindo-as de atacar ou bloquear.
Com relação a anulações, vou deixar algumas opções leves aqui para você proteger suas criaturas ou atrapalhar seus oponentes com menos impacto nos seus turnos:
Rebuff the WIcked ou Turn Aside para proteger suas criaturas, especificamente
Spell Pierce. Mana Tithe, Force Spíke para jogos rápidos
aí para jogos mais longos vai Counterspell se sua mana for boa, Negate, Mana Leak e similares. Remand é interessante se seu plano consistir em fazer mesa cedo e ir batendo enquanto impede seu oponente de jogar. Pode ser efetivamente um turno extra.
Vai dando uma olhada no que te interessa que depois falamos sobre mana, card draw e como isso tudo vai se encaixando no deck. Também não se pressione.
«Moderador da Seção Casual»
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Kaylxrd
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Postado em: 27/06/23 21:49 |
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Recentemente comecei a jogar Magic e um dos temas que mais gostei de jogar com foi com a palavra chave Voar, resolvi montar um deck baseado no tema e saiu isso:
Gostaria de sugestões a cerca do deck, se está bom, o que posso trocar e melhorar.
O objetivo do deck é diminuir o custo de criaturas que voam para descer várias em campo enquanto compro cartas, tornando difícil para o oponente lidar com o número de criaturas que voam.
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Acho que seu deck tá bem legal sim, apesar de estar espalhado tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Não tem nenhum problema inerente com ele, só vou fazer algumas sugestões de cartas para você dar uma olhada. Não fique intimidado, ok?
Um dos pontos críticos que enxerguei nele é que ao mesmo tempo que você quer gastar a mana no seu turno para fazer mesa você quer segurar mana para responder ao seu oponente, o que pode ser um problema. Se o objetivo do deck é ser proativo (fazer presença na mesa, atacar, pressionar o oponente), então suas interações devem ser o mais leves quanto possível para não te atrapalhar nisso.
Outro ponto importante de levantar é que boa parte das suas cartas que te fazem comprar cartas e recompor a mão para te voltar ao jogo dependem de você ter 2 ou mais criaturas atacando, o que significa que você vai poder comprar cartas enquanto estiver na frente (pois está atacando com múltiplas criaturas) mas não vão funcionar enquanto você estiver por baixo na partida. Minha sugestão é procurar usar cartas que funcionem nas duas situações - e de preferência que não dependam de você atacando para não ser forçado a bater com criaturas numa situação ruim apenas para comprar uma carta.
Vou fazer algumas sugestões de cartas aqui com alguns comentários e você vai vendo o que te interessa.
Talvez o Cloudfin Raptor fique legal no deck. Ele entra cedo e pode crescer bastante, especialmente se você preencher as curvas com poder e resistência 2 e 3 e, potencialmente, 4.
Como seu plano depende de fazer presença de jogo, acho importante ter cartas que gerem múltiplas criaturas de uma vez. Desse modo você gasta menos recursos (cartas e tempo) para ter mais criaturas. Elas não devem ser necessariamente a base do seu deck, mas podem te ajudar muito a dar um salto em quantidade de criaturas quebrando a paridade de fazer uma criatura por turno.
Battle Screech
Triplicate Spirits
Spectral Procession
Eldrazi Skyspawner
Geist-Honored Monk
Ornitarch
Wingmate Roc
Cloudgoat Ranger
Whirler Rogue
Outra opção é ter cartas que produzam criaturas ao longo do jogo. Elas não são ótimas para fechar o jogo rápido, mas podem sufocar seu oponente caso ele não tenha como respondê-las num jogo longo. São outro caso de recurso único que vai te dar muito valor.
Pride of Clouds (esse eu acho ótimo, particularmente)
Court of Grace
Sacred Mesa
Emeria Angel
Faerie Formation
Sai, Master Thopterist e Thopter Spy Network sinergizam com artefatos, mas são outro ângulo possível para o deck. Drake Haven e Skywise Visitation também criam voadores com facilidade no deck certo, mas combinam mais num plano mais reativo.
Além disso, cartas que têm uma utilidade mesmo depois que morrem são úteis para preservar suas cartas na mão e te dar o que fazer.
Nearheath Chaplain
Dauntless Cathar
E cartas que têm múltiplas funções para te ajudar em diferentes situações.
Depose // Deploy
Hanged Executioner
Spirit Bonds
Fora isso, quanto a cartas que servem para responder seus oponentes, tente opções o mais amplas e versáteis quando possível. Disenchant é uma excelente carta, mas fica morta na sua mão a menos que seu oponente jogue um artefato ou encantamento. Algumas opções para substituí-la são:
Break Ties, que sempre vai poder fazer alguma coisa
Cathar Commando, que no mínimo bate
Forsake the Worldly, que pode ser reciclada quando você não tiver uso para ela
Ou remoções que peguem qualquer coisa, como Cast Out, Conclave Tribunal, Detention Sphere ou Seal from Existence. Apesar de serem encantamentos que, se removidos, devolvem o que você exilou ao oponente, a versatilidade muitas vezes compensa. Qualquer coisa, Angelic Purge é bastante versátil também.
Quanto a jeitos de lidar com criaturas, Pacifismo é uma opção muito boa e barata, mas Ataque Aéreo pode ser difícil de usar pelo custo de mana e requerimento da criatura estar virada.
Pongify / Rapid Hybridization
Reprisal
Fateful Absence
Swords to Plowshares
Path to Exile
Declaration in Stone
Também tem a opção de remover criaturas enquanto você faz criaturas. Tem o lado ruim de se elas morrerem seu oponente pegar as dele de volta, mas são opções muito úteis para pressionar o oponente enquanto retira bloqueadores dele.
Banisher Priest
Fairgrounds Warden
Fiend Hunter
Ou Giant Killer, que permite que você conjure Chop Down, destrua uma criatura grande e depois faça ele para ficar virando criaturas problemáticas, impedindo-as de atacar ou bloquear.
Com relação a anulações, vou deixar algumas opções leves aqui para você proteger suas criaturas ou atrapalhar seus oponentes com menos impacto nos seus turnos:
Rebuff the WIcked ou Turn Aside para proteger suas criaturas, especificamente
Spell Pierce. Mana Tithe, Force Spíke para jogos rápidos
aí para jogos mais longos vai Counterspell se sua mana for boa, Negate, Mana Leak e similares. Remand é interessante se seu plano consistir em fazer mesa cedo e ir batendo enquanto impede seu oponente de jogar. Pode ser efetivamente um turno extra.
Vai dando uma olhada no que te interessa que depois falamos sobre mana, card draw e como isso tudo vai se encaixando no deck. Também não se pressione. |
Primeiramente, muito obrigado pela ajuda ! Passei um bom tempo vendo as cartas que me recomendou e cheguei nessa versão modificada do deck:
Deck Azorius Flying Att
Por conta do alto custo de Pongify/Rapid Hybridzation coloquei Sapificar. Acredito que Azorius Chasm se encaixa bem no deck e o coloquei também. Acabei retirando 2 cópias de Corta-água da Maré mas incerto se retirava a terceira ou não.
Edit: Capaz de eu acabar tirando Corta-água da Maré para colocar no local mais 1 cópia de Soberano Aerofelino, talvez. Estou em dúvida se devo manter o Marechal Pluma de Aço já que tem Kangee, Guardião Celeste no deck (semelhantes, mas o Marechal é uma boa carta pra finalizar o jogo então não sei...). Em dúvida se mantenho Palavras Aladas também.
Editada em: 27-06-23 22:48:07 por Kaylxrd.
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Tharivol
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Postado em: 04/07/23 22:08 |
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Dei uma olhada geral nos comentários...
eu iria de Domador de Tempestades ao invés de Familiar do Juiz
se fora pra ter entre 2 Negar e 1 counterspell, prefiro fazer o esforço e colocar 3 counterspell
Negação Altiva também é 1 ótima pedida p/ o deck
Procissão Espectral também é 1 baita carta no deck
ao invés de Pacifismo coloque Ossification, é muito melhor
outras opções além de Visão Desconcertante seria Curiosidade e se quiser atrasar o oponente seria simbolo do sono
pelo que eu saiba só pode usar 4 Portão da Guilda Azorius, eles entram virados... isso pode atrasar seu jogo
se não pretende gastar muito com terrenos recomendo fortemente usar Port Town, é barato e arruma muito bem sua curva de mana, eu iria com 4 Port Town
também pode usar Adarkar Wastes, se vc achar em algum lugar barato!
eu iria de 8 ilha, 8 plains, 4 Port Town e 2 Adarkar Wastes
Editada em: 04-07-23 22:09:45 por Tharivol.
Editada em: 04-07-23 22:11:32 por Tharivol.
Editada em: 04-07-23 22:14:47 por Tharivol.
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Kaylxrd
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Postado em: 07/07/23 15:57 |
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Dei uma olhada geral nos comentários...
eu iria de Domador de Tempestades ao invés de Familiar do Juiz
se fora pra ter entre 2 Negar e 1 counterspell, prefiro fazer o esforço e colocar 3 counterspell
Negação Altiva também é 1 ótima pedida p/ o deck
Procissão Espectral também é 1 baita carta no deck
ao invés de Pacifismo coloque Ossification, é muito melhor
outras opções além de Visão Desconcertante seria Curiosidade e se quiser atrasar o oponente seria simbolo do sono
pelo que eu saiba só pode usar 4 Portão da Guilda Azorius, eles entram virados... isso pode atrasar seu jogo
se não pretende gastar muito com terrenos recomendo fortemente usar Port Town, é barato e arruma muito bem sua curva de mana, eu iria com 4 Port Town
também pode usar Adarkar Wastes, se vc achar em algum lugar barato!
eu iria de 8 ilha, 8 plains, 4 Port Town e 2 Adarkar Wastes
Editada em: 04-07-23 22:09:45 por Tharivol.
Editada em: 04-07-23 22:11:32 por Tharivol.
Editada em: 04-07-23 22:14:47 por Tharivol. |
Obrigado pela resposta, acabei comprando as cartas de uma versão modificada do deck cerca de hora antes do seu comentário, mas algumas suas cartas que sugeriu me interessaram, vou jogar um pouco com o deck e vou modifica-lo um pouco dependendo das minhas experiência com ele.
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