Algoritmo do Arena
 Algoritmo do Arena
Miltonr87

Soldado
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Postado em: 10/10/23 09:11
Não é só planilhar é ter noção de qual cálculo está fazendo e pra qual finalidade. O que você está realmente analisando. Vocês deveriam prestar atenção que no Arena você tem uma tendência a jogar muito mais partidas do que no Magic Original de mesa. Sem contar que criar um padrão randômico é uma das coisas mais fáceis que existem pra qualquer programador, então não faria sentido a Wizards criar um novo pra "prejudicar" qualquer jogador.

E esse choro só acontece quando perde, quando você está ganhando duvido que alguém enxergue "padrão" no draw dos seus cards ou do adversário.
 
souzarafael

Esquilo
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Postado em: 23/06/24 08:10
Aqui está o resultado de vitórias e derrotas minhas de 144 partidas. Apresento também um gráfico. A conclusão é com vocês.









Analisando:






Editada em: 23-06-24 10:23:31 por souzarafael.
 
hieijanjao

Esquilo
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Postado em: 24/06/24 07:50

CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE VC PRECISA DE UM PASSATEMPO DIFERENTE, NAMORADA OU UMA VIAGEM LONGA, POIS ESTA COM MUITO TEMPO LIVRE PRA PERDER. VAI VIVER AMIGO PELO AMOR DE TERGRID!!!!!!!!!!!!!!

Editada em: 24-06-24 07:51:43 por hieijanjao.

Editada em: 25-06-24 07:18:27 por hieijanjao.

 
Blitkun

Urso
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Postado em: 24/06/24 10:28
Isso não tem informação o suficiente sobre o Arena estar SABOTANDO o jogador. Isso só mostra resultados. Em qualquer jogo com ladder é esperado que ao chegar no "seu nível correto" você tenha aproximadamente 50% de win rate. Mesmo uma pessoa que tenha uma win rate boa tipo 55% ainda vai perder 45% das partidas e ficar subindo e descendo na ladder por volta do seu nível.

Se você ganha 50%, você sobe e desce o mesmo tanto. Se você ganha mais que 50%, você sobe (mesmo que lentamente, e de forma similar a um Passeio Aleatório).

O que chamo de "terraplanismo do magic" é justamente a interpretação de resultados (e apenas resultados, como a avaliação acima) com Viés de Confirmação). Temos então que encarar os seguintes pontos:

1- Já que o matchmaking do Arena já constrói uma ladder (os ranks), não é difícil que ele também pareie vencedores com vencedores e perdedores com perdedores de forma a melhorar a experiência de jogo do usuário. Entretanto, isso ainda carece de confirmação (até onde sei). Sabemos que isso é feito em eventos (quem tem N vitórias joga contra quem tem N vitórias), mas não me recordo de ter sido mencionado disso ocorrer na ladder.

2- O objetivo de um sistema de ladder é fazer o jogador subir até chegar no seu nível correto, no qual ele tem 50% de win rate e não sobe nem desce.

3- Avaliar apenas o resultado da partida (vitória/derrota) é insuficiente para determinar se o Arena está interferindo.

4- Similarmente, avaliar apenas o resultado da partida é insuficiente para determinar se existe "sabotagem" por parte do Arena dentro da partida (manipulando draws, quantidade de terrenos na mão inicial, shuffling).

EDIT:

5- 144 jogos parece muito, mas para falarmos de análise estatística séria precisamos de MILHARES de jogos. Precisamos de mais informações como quem começou, quantos mulligans foram feitos, quantos terrenos haviam na mão inicial, quantos terrenos foram comprados ao longo dos turnos, que deck era (para ver matchup e padrões de jogo), em qual rank foi a partida, e várias outras. Também precisamos encarar a realidade que muita partida se enfia no cu por decisões de jogo, e não por zica/flood. Como anotar essas coisas? Como avaliar isso? Enfim, ciência.

Editada em: 24-06-24 10:43:44 por Blitkun.

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souzarafael

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Postado em: 25/06/24 16:46
Se manca cara. Tu pode falar o que quiser, mas não muda os fatos. O jogo online (Arena) é diferente do físico. Jogos competitivos online são que nem cassinos, eles precisam te viciar pra te manter jogando.

Já ouviu falar no experimento do rato? Em laboratório, cientistas colocaram botão que os ratos podiam acionar para que eles ganhassem comida (recompensa). Toda vez que o rato apertava o botão, ele ganhava sua recompensa e dopamina era produzida pelo seu cérebro. Com o tempo, os ratos perdiam o interesse em apertar o botão, pois sempre ganhavam.

Então os pesquisadores modificaram o experimento. Agora, nem sempre que o rato aperta o botão a recompensa é liberada. Hora é, hora não é. Quando o rato apertava o botão e não tinha recompensa, ele se mantinha motivado em continuar apertando, na esperança de que na próxima vez, ele receberia a recompensa. Isso manteve o rato apertando o botão indefinidamente.

Para ir mais além, além do rato não saber se iria ganhar ou não, os cientistas colocaram choque no botão e mesmo assim, depois de já estar viciado, o rato continuava apertando o botão...

Basicamente, empresas de jogos competitivos como LoL, MTGA, cassinos etc, se utilizam de uma sólida base de neurociência pra manter os jogadores viciados.

Um funcionário da Riot Games (LOL) teve uma conversa vazada, onde confirmou que o sistema do jogo manipula os resultados. Diz ele, que quando um jogador começa a vencer muitas partidas seguidas, o sistema o coloca com outros 4 jogadores que estão perdendo várias partidas e/ou jogando muito mal. A desculpa era de que o sistema quer avaliar se o jogador é realmente bom e consegue carregar o time kkk. Chega a ser patético.

Isso é feito pra manter o jogador viciado, sempre na esperança de atingir determinado elo ou divisão. Uma hora ele vence e outra hora não, sempre mantendo a esperança de que na próxima ele terá sua dose de dopamina.

Até redes sociais fazem a mesma coisa. Inventaram o feed de rolagem infinita e o algoritmo das redes, hora nos recomenda algo engraçado que gostamos (depende do usuário) e hora recomenda algo triste, pesado ou chato e irrelevante. Assim o usuário é mantido num vício muito difícil de sair, pois ele sempre estará buscando o próximo conteúdo que lhe dará sua próxima dose de dopamina.

Assim como com os ratos, as redes sociais não podem nos entregar apenas e exclusivamente oq queremos ver, pois perderia a graça rapidamente.

E o que LOL, redes sociais e cassinos tem em comum com o MTGA ? AMBOS precisam manter os usuários na plataforma. E como é isso feito ? Alternando entre derrotas e vitórias, sempre mantendo o jogador numa eterna busca pelo elo desejado.

A única coisa que eu concordo que tu falou foi sobre você se "nivelar" no jogo e se estabilizar num elo que é o "seu". A partir daí, o experimento do botão começa.

Só não vê quem não quer.

 
Blitkun

Urso
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Postado em: 25/06/24 18:10
Isso tudo pra falar da Caixa de Skinner e alegar que ela faz parte do design do jogo? Isso nunca foi a questão. Existem vários designs em diversas modalidades que funcionam como caixas de Skinner.

Repare no que eu falei no item 1. É esperado que haja pareamento entre vencedores e perdedores, o que eu me oponho ferrenhamente contra é a "teoria da conspiração" de que o Arena ativamente sabota o jogador. Coisas como:
- Não comprar terrenos
- Comprar terrenos demais
- Nunca começar a partida
- Parear contra a bad match de propósito N vezes
- Parear contra pessoas de rank muito diferente
- etc

Essas que são as alegações que combati no meu post. Agora, se a sua alegação é que ao te parear contra quem tá ganhando/perdendo conta como sabotagem, é idiotice por outros motivos. Só não faz sentido mesmo. Se manque você.

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souzarafael

Esquilo
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Postado em: 27/06/24 15:48
Talvez a sua capacidade de interpretar texto que não seja tão boa. O sistema não precisa se dar ao trabalho de parear quem está vencendo contra quem está perdendo. A suposta manipulação se dá na compra de cartas apenas.

Ninguém tem acesso a "caixa preta" para analisar a fundo como o código está estruturado. Mas, de alguma forma, o jogo precisa manter o usuário (sim, quem joga online é usuário e não jogador) na "eterna" busca do elo desejado após ele se estabilizar no elo base. No meu caso, fui estabilizado no diamante numa conta. Em outra conta, com o mesmo estilo de jogo e mesmo deck, fui estabilizado no Platina. Loucura né? Mesmo usuário, mesmo deck, mesmas estratégias... Numa conta, elo base Diamante. Noutra, platina.

É um jogo eletrônico, você não está comprando cartas físicas, embaralhadas e com chances reais estatísticas de comprar determinada carta. Porém não é algo preto no branco, ou seja, mesmo o sistema dando na mão do jogador a ou as cartas decisivas, ele pode errar algo e acabar perdendo o jogo. Não que isso vá impactar o objetivo do código do jogo que é manter os "ratos" sempre apertando o botão, mas pode acontecer.

Tudo indica que a chance estatística de se comprar tal carta é puramente ilusão, pois as cartas não são reais! Como você explica que no jogo online, você sempre compra aquela mesma carta na mão inicial? Bom, quase sempre, para ser justo. Isso implica em você ter cartas no deck com praticamente 100% de chance de compra. Isso é impossível num deck de 60 cartas.

Mas no final das contas, isso acaba sendo uma discussão de tolos.

Você e os demais lambe botas da Wizzards vão defender a empresa e dizer que o sistema é aleatório na compra de cartas, embora talvez possam criticar uma coisa ou outra. Outros, descompromissados e que não puxam saco de empresas, vão tecer o que acham com base na experiência de uso.

O fato é que não dá para comprar se o jogo é manipulado, assim como não dá pra comprovar que não é.

Mas levando em conta a necessidade da empresa manter o jogador viciado e sempre na busca para ir além do elo base, considerando que a equipe tem desenvolvedores capacitados na compreensão da mente humana (assim como as redes sociais), eu arrisco dizer que é PROVÁVEL que seja manipulado.

Mas aí estou apenas usando evidências indiretas.

E evidencias indiretas, mesmo sendo indiretas, ainda é algo melhor do que o seu mero achismo.
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 27/06/24 15:57
Caralho, você acha que o que você tá apontando é evidência? Você tem no máximo um ponto de informação (144 observações, win/lose) com dados bem limitados. Por favor, estuda um pouco de estatística e de metodologia científica pra não vir falar bosta.

É muito mais cômodo se sentir a vítima da conspiração mesmo. É realmente o terraplanismo do magic.

Desisto, é jogar xadrez com pombo. Você é um cristal de estupidez pura, cara. Parabéns.

Editada em: 27-06-24 16:06:02 por Blitkun.

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luisfernando0018

Dragão
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Postado em: 03/07/24 00:08
Fala pessoal

Eu jogava arena e acabei parando por uma parada q observei.
Não sei quanto a embaralhamentos, mas quando jogava sem ser ranqueado pioneer de monored melhor de 1 sempre (a cada 10 jogos) pegava 5 anjos... Dai trocava o deck e o suposto turbilhão de anjos sumia. (Pegava 1-2 jogos) Voltando a monored os anjos subiam novamente.
Isso aconteceu algumas vezes e eu para deixar de passar raiva larguei o jogo kkkkk.

Era melhor de um e nem ranked era... Mas esse padrao observei.

No fim acredito q se eh pra passar raiva melhor largar o osso...magic eh um hobbie apenas

 
fsilqueira

Esquilo
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Postado em: 03/07/24 05:59

Hauahahwuw

 
Tchezeras_13

Hidra
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Postado em: 03/07/24 07:33


Definitivamente !!
Parabéns pela ótima analise amigo.

Editada em: 03-07-24 07:34:56 por Tchezeras_13.

 
Penor

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Postado em: 03/07/24 09:48
Não é possível que vocês falam sério gente. Pelo amor de deus...
 
Marlon35

Zumbi
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Postado em: 03/07/24 11:52


 
Marlon35

Zumbi
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Postado em: 03/07/24 12:06

Cara eu tenho jogado muito o Brawl e isso rola muito em relação aos commandantes, de alcordo com o "nível" do seu deck/commandante o jogo te coloca contra outros commandantes que estão em um determinado spectro. Eu testei isso por muitos dias antes de começar a falar que o jogo realmente fazia isso. Mas assim, nada que me faça querer parar de jogar. Eu só parei com as ranqueadas pq aí tbm já é demais. Mas no mais, é só se divertir um pouco msm e pau na máquina.

 
Blitkun

Urso
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Postado em: 03/07/24 13:03
Quando eu jogava no free play eu também percebia diferença nos decks dos meus oponentes quando eu usava decks com poucas cartas raras/míticas. Não duvido que seja levado em consideração na hora de parear jogadores, faz sentido.

Entretanto, é importante ressaltar que nossa memória não é confiável para esse tipo de coisa. Anedotas não são evidência. Por causa dos vieses cognitivos e como percebemos diferente o tempo presente (observado) e o tempo passado (lembrado), existe muita distorção nas nossas experiências pessoais. Viés de confirmação também é responsável por distorcer muito das nossas impressões para que nossas percepções se encaixem em uma conclusão prévia.

Quanto ao caso de ser pareado múltiplas vezes contra o mesmo deck (Anjos) é mais provável que seja devido à popularidade do deck aliado a um possível mecanismo de pareamento de decks do que que seja perseguição específica contra "monored" ou algo similar.

Para chegarmos a algum tipo de conclusão sobre o assunto (existência desse mecanismo de pareamento ou frequência desse pareamento), não tem saída que não seja registrar TUDO para ser avaliado depois de termos observações o suficiente. Nossa percepção não é confiável.

Editada em: 03-07-24 13:05:18 por Blitkun.

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airon_mb

Esquilo
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Postado em: 03/07/24 19:27
Caralho, o malucão realmente trouxe o condicionamento de Skinner pra discussão kkkkkkkkk

Galera, 24 terrenos em decks com +60 cartas? Vocês estão de sacanagem, né...
 
legendkoala

Anjo
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Postado em: 16/07/24 03:14
Amigão, entendo que você tem um conhecimento acadêmico bom, em relação a método, psicologia e tal. Também não acredito que seja mau caráter ou trabalhe pra wotc, e na verdade, seja apenas inocente.
Vou contar pra você e o outro amigo aí da discussão um segredo, porque trabalho com o que vocês estão conversando há quase 10 anos.
Vou ser bem simples, pra que fique claro. Não é só o Mtg arena, mas qualquer jogo que tenha alguma compra de qualquer espécie, enquadra os jogadores numa escala de "engajamento". Isso significa literalmente quanto você gastou e o que você comprou no jogo. E sim, os jogadores são favorecidos ou desfavorecidos em função dessa escala. Existem variáveis que fogem da obviedade, mas são apenas exceção e serve para minoria.

No mais, se você é um jogador que não "engaja" no jogo, ou "engaja" pouco, aceite que o jogo precisa dos "engajados" pra continuar existindo, e essas pessoas serão favorecidas de alguma maneira sempre.

Se esse é um jogo que diverte vocês, sugiro que de vez em quando gastem algum dinheiro no jogo, que a chance de vocês se divertirem ainda mais, aumenta exponencialmente.

Se vocês não querem gastar nada, tranquilo também, mas aceitem as coisas como são e se divirtam dentro das limitações.

Espero ter ajudado. Aproveitem!
 
hieijanjao

Esquilo
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Postado em: 16/07/24 07:47
Graças a Deus a bateria acabou
E eu não banquei
O trouxa do ex que eu sou
Que não superou
Yeah-é, que só fala de amor
Onde não tem
Mas se animar, só vem
Vou te buscar, vou ter
Com café, com seu nome no copo
'Tá, viajei, eu sei
Me empolguei, talvez
É que eu não me conformo
Só eu 'to querendo voltar
Você já fez até perfil no Tinder
O bobo fui eu de tentar
Pra quem perde o choro é livre
Ontem eu fui sair pra beber
E do nada tocou Justin Bieber
E esse chato lembra você
Pra quem perde (o choro é livre) é de vocês, vai
, o que 'cê fez comigo foi crazy
Baby, baby
Pra quem perde o choro é livre, yeah
Graças a Deus a bateria acabou
E eu não banquei
O trouxa do ex que eu sou
Que não superou
(Que não superou)
E que só fala de amor
Onde não tem
Mas se animar, (só vem)
Vou te buscar, vou ter
Com café, com seu nome no copo
'Tá, viajei, (eu sei)
Me empolguei, talvez
É que eu não me conformo
Você já fez até perfil no Tinder
O bobo foi eu de tentar
Pra quem perde o choro é livre
Ontem eu fui sair pra beber
E do nada tocou Justin Bieber
E esse chato lembra você
Pra quem perde, yeah
yeah
(Você já fez até perfil no Tinder)
O bobo sou eu de tentar
Pra quem perde o choro é livre
Ontem eu fui sair pra beber
E do nada tocou Justin Bieber
E esse chato lembra você
Pra quem perde o choro é livre (é de vocês, vai)
Baby, baby
Pra quem perde o choro é livre, é
Baby, o que 'cê fez comigo foi crazy
Baby, baby
Pra quem perde o choro é livre