thesmith
|
Postado em: 22/05/19 13:34 |
|
Pessoal, boa tarde.
Estou abrindo este Primer para contar um pouco a vocês a minha experiência com o deck Mardu Pyromancer nos últimos 6 meses. Eu ainda espero atualizar este tópico com notas sobre o meta que enfrentei e novos horizontes para esta lista; já ouvi rumores de temur pyromancer rs. É claro que sugestões e discussões sadias são muito bem-vindas neste tópico.
Por um período utilizei da versão Mardu Nahiri e foi muito divertido. Não vou falar neste tópico sobre esta versão, mas sim sobre o Mardu Pyromancer especificamente, de qualquer forma, eis o link dele:https://lig.ae/d/1107269
INTRODUÇÃO
O deck é um mid-range justo, fair por assim dizer, gosto de dizer que assumo três tipos de postura dependendo da partida: Controle, Agressiva ou Lock Down. Muito versátil pois utiliza de cards de alto power level, leia-se Comando de Kolaghan, ninguém espera uma mágica tão poderosa no passe ou respondendo algo, seja destruindo artefato, seja descartando a última carta do seu oponente. Consegue tirar vantagem com criaturas em campo gerando tokens com Lingering Soul's e o Young Pyromancer. Bedlam Reveler bem encaixado muitas vezes é a cereja do bolo, é possível colocar este bichão de cmc 8 pagando apenas 2R e que faz estrago no late game, garante um bom sustain contra UW, repõe a mão.
Sobre os resultados, tenho feito top4/top8 em ligas locais, demorou um pouco para pegar acertar a "mão", pois o deck exige treino de pilotagem sim.
Hoje em dia o player destaque deste deck e responsável por resultados significativos, leia-se avanços, é o Zach Goldman. Neste Primer você irá conferir a lista dele também.
A ESSENCIA DO DECK
Controle: O Mardu abre espaço para o branco e Path to Exile é uma ótima opção para controlar criaturas problemáticas e punitivas. Troquei a Dreadbore pela Bedevil, acredito que seja questão de gosto; A Bedevil é uma instant. Para o vermelho temos os Burns e também cólerinhas tipo: Anger of the Gods e Sweltering Suns. Sobre essas duas anteriores, é preferível utilizar a Sweltering Suns no main deck pois ela cicla! A Anger é um ótimo side contra decks que abusam de criaturas e é situacional, já que você não terá opção de ciclá-la e dar o draw.
Aposto sempre descartes para remover coisas complicadas, principalmente PW's com Thoughtseize e Hardned Scales e Ancient Stirrings/Mapa com Inquisition of Kozilek.
É no controle do Mardu que o deck estabelece vantagens.
Agressivo: Temos o Burn aliado a uma cartinha que coloca tokens. Dano na vida e pressão no campo de batalha é uma saída muito boa para o Mardu. Optei pelo Goblin Rabblemaster no turno 3, ele coloca muita pressão. O jogo agressivo pode ser em torno do Young Pyromancer, vomitando a mão em cima dele, fazendo o máximo de fichas.
Lock Down: Jogar de Blood Moon é jogar com sideboard no main. Muitos decks sofrem com ela, é praticamente win contra variações de valakut, muito forte em partidas contra decks justos ~fair~. Opções como Ensnaring Bridge garantem sustain e segurança para o jogador de Mardu, ótimo side. Pithing Needle é interessante para decks que utilizam PW's como win condition (jace) e problemáticos (teferi).
Acredito que a Blood Moon é extremamente disruptiva e ganha jogos.
Notas sobre a lista atual:
Eu optei por não utilizar as fast lands e estou jogando com 7 terrenos básicos (o preço da fast BR está fora do normal também). Muito legal pois não sofre contra Blood Moon alheia (Ponza, Sun&Moon, mirror match). Não achei que altera a jogabilidade, pelo contrário, me garantiu mais segurança para usar 3 Blood Moons algumas vezes.
Troquei o Dreadbore pela Bedevil
Acrescentei 1x Rabblemaster, melhor clock possível para jogos agressivos ou controlados
Eu não estou usando Surgical Extraction. Sim, é mandatório no Modern, uso emprestada. Para contornar isso geralmente utilizo hates de cemitério que se provaram eficazes: Nihiil Spellbomb, Rakdos Charm e Ravenous Trap.
[DECK 1205513 NOT FOUND]
Lista do Zach Goldman
OBSERVAÇÕES SOBRE MATCHUPS E SIDEANDO
BG/Jund/Rock: É uma partida justa, até agora foi o melhor match. Ambos tem respostas parecidas e posturas também. Não diria que são aggro mas sim mid-rangeds. Spot removals ajudam como Path of Exile garantem vantagem eliminando Goyfs, mas nada se compara a um bichão daquele tamanho morrendo para Fatal Push. Convem manter o Bedlam Reveler se ele não estiver jogando com Leyline.
As remoções do Mardu Pyromancer são mais eficazes. Explosivos Fabricados faz um grande estrago já que o field do Jund será cmc 2.
Opções de side-in:
2x Path to Exile
1x Engineered Explosives
Opções de side-out:
2x Bedlam Reveler
1x Inquisition of Kozilek
2~3x Thoughtseize
Valakut&Cia Se você fizer Blood Moon você praticamente ganhou o jogo. Não é um match ruim, pelo contrário, é extremamente favorável. Cuidado com os titãs e boa sorte. Não se esqueça que o Comando de Kolaghan dá a opção para ele descartar o Baloth.
Para lidar com os Titãs e Scapeshift recomenda-se descartá-los e não perder tempo com a Surgical neles.
Path é uma opção contra os titãs
Opções de side-in:
2~3x Surgical Extraction
Blood Moon
Alpine Moon
2x Path to Exile
Opções de side-out:
1x Liliana of the Veil
2x Bedlam Reveler
2x Fatal Push
2x Colective Brutallity
JeskaiControl: Deck fair, rápido e que pode te matar com burn. Abusa de Snapcaster e Electrolyze é um problema para Lingering Soul's, assim como os burns no Young Pyromancer. Já vi posturas hard control com Jace, The Mind Sculptor ultado.
É uma partida justa, match bom. Mas não é legal levar para o late-game pois ele pode crescer igual a um UWx depois de interagir muito com burn e Snapcaster.
Opções de side-in:
1~2x Kambal, Consul of Allocation
1x Thoughtseize
1~2x Pihting Needle
1x Blood Moon
Opções de side-out:
2x Fatal Push
2x Bedlam Reveler
Burn: Match bacana também, se você joga de Mardu Pyromancer e usa Hélice de Raios no main/side, vai se dar bem. Não deixe o Goblin Guide em campo (todos sabem rs). A Brutalidade Coletiva brilha nesta partida. No 2º game eu removo todos os Thoughtseize.
A Hazoret é uma boa opção, garante muito sustain, já que é dificil do burn de remove-la.
Ao menos dois Foilões do Caos podem ficar de fora, ele é muito lento neste match.
Opções de side-in:
1~2x Lightning Helix
1~2x Kambal, Consul of Allocation
1x Hazoret the Fervent
Opções de side-out:
Blood Moon (claro)
3x Thoughtseize
2x Bedlam Reveler
UW (Miracles): Cresce muito no Late Game, se você deixa-lo crescer, ele vai te engolir. Terminus é uma grande ameaça e o seu oponente não vai deixar na mão para você descartar. E se demorar muito, ele vai fazer o Terminus da mão. O UWx vai adotar a postura de agredir com Colunata/Snapcaster OU o mais complicado, que é o -12 do Jace, The Mind Sculptor, esteja preparado para isso. O Goblin Rabblemaster colcoa bastante pressão neste match.
É um deck que não sofre muito para Blood Moon. Colocar o Bedlam Reveler no sideboard é uma boa opção já que a ideia não é levar a partida para o late game. Remover Fatal Push é uma boa opção para abrir slot, já que conforme já dito não dá para levar a partida até este estágio.
Opções para side-in
1~2x Kambal, Consul of Allocation
2x Wear//Tear
1x Hazoret, The Fervent (Bom sustain)
1x Thoughtseize
1~2x Pithing Needle
Opções de side-out:
1~2x Blood Moon
1~4x Bedlam Reveler
2x Fatal Push
Tron&Cia: Pior match possível, fuja. De qualquer forma, não posso deixar de registrar que para garantir uma vitória você vai precisar colocar muito clock, pressão, jogo explosivo.
Wear//Tear certamente será útil contra a Oblivion Stone (e Wurmcoil em casos extremos, o certo é remove-la com Path to Exile OU Descarte)
Subo um Thoughtseize (que está no side e compõe o 4º), ele é uma ótima opção contra Wurmcoil
Sobre os Path's, acho útil se der problema com algum Ulamog/Wurm
Blood Moon é bom sim, mas não ganha este jogo.
Opções para side-in
2x Wear//Tear
Path of Exile
Blood Moon
Alpine Moon
1x Thoughtseize
Opções para side-out
Fatal Push
Inquisition of Kozilek
2x Lingering Souls
2x Bedlam Reveler
Prison&Cia: Particularmente gosto jogar contra este tipo de deck, se você vence, o lockdown foi seu! Ainda que você sofra para Cálice p/ 1, o Young Pyromancer tem cmc 2 e Lingering Soul's castada da mão é a melhor opção. Superioridade de criaturas contra decks lockdown é muito vantajoso. Assim que o Cálice p/ 1 cair, os descartes vão virar fichas, quiçá remover algum PW complicado da mão ou peças de combo/ghostly prison etc.
Comando de Kolaghan no main deck lida bem contra artefatos naipe Chalice of the Void, Esnaring Bridge... Não dispenso também duas Wear//Tear no side.
Blood Moon não afeta estes decks, exceto as man lands que não são o objetivo principal. Jogam de lands básicas.
Pithing Needle é interessante, já que os Planeswalkers destes decks são bem problemáticos.
Opções de side-in:
1x Thoughtseize
1~2x Pithing Needle
1~2x Surgical Extraction
2x Wear//Tear
1x Kolaghan's Command
Opções de side-out:
2x Bedlam Reveler
Blood Moon
2x Fatal Push
1x Terminate
CONCLUSÃO
Com certeza é um dos midranges mais bem armados, o Mardu Pyromancer possui diversas opções de linhas de jogo e acredito ser o deck mais indicado para a Blood Moon. Possui ameaças de grande relevância e também o sideboard abre acesso para muita coisa boa do Modern.
O deck é divertido de pilotar, interage bastante e suas opções são disruptivas. Talvez este seja a grande vantagem do Mardu Pyromancer, ser disruptivo!
Editada em: 24-05-19 11:08:10 por thesmith.
|