Hollow
|
Postado em: 20/02/17 18:48 |
|
Opa, tudo bem fera?
Bom... vou tentar colocar meus 2$...
Lands bons são bastante relativos. Depende do que seu deck faz, quais cores ele tem, e qual estratégia você deseja tomar. No Modern, que é um formato muito rápido, normalmente você evita usar lands que entram obrigatoriamente virados. Cada turno, cada mana, conta. Direto perdemos uma oportunidade de jogada e às vezes até o jogo, por não ter disponível uma mana a mais em determinado turno. Ainda assim, algumas lands que entram viradas jogam no Modern. Abaixo vou dar algumas dicas, mas saiba que tudo é relativo.
Fetch lands - Essas aqui têm 3 excelentes qualidades que as fazem ser amplamente usadas no Modern. As duas vantagens mais simples são que elas entram desviradas, e que elas "filtram" seu deck (como você vai procurar outro terreno e por em campo, cada fetch que você estoura diminui a possibilidade de você comprar terrenos, o que é muito útil em decks agressivos que querem poucos terrenos, como o Burn).
A terceira vantagem, na minha opinião, é o que realmente as torna extraordinárias: elas corrigem sua mana base, em conjunto com as Shock Lands. Eu por exemplo, jogo de Jeskai Control. Meu deck tem 3 cores. O azul, o vermelho e o branco. E em cada jogo, minha mão vem de uma forma. Às vezes minha mão vem com muitas cartas vermelhas. Às vezes mais azul... e as fetchs me permitem procurar exatamente o terreno que vai ajustar as cores da minha mana base. Se minha mão vem mais azul e vermelha, eu posso tranquilamente estourar uma fetch e procurar uma Shock UR (azul e vermelha), permitindo que eu jogue qualquer carta da minha mão. Às vezes, minha mão vem sem nenhuma carta vermelha, no entanto, eu já vim com um terreno qualquer que gere UW, e aí posso procurar algum que gere R, pra quando eu comprar alguma carta vermelha, eu já ter a mana disponível pra jogar. Enfim... pra mim, elas são realmente extraordinárias em decks de 3 ou 4 cores. Em decks de 1 ou 2 cores eu só as considero realmente importantes se o fator "filtro" for relevante no deck.
Elas ainda têm algumas pequenas vantagens menores que funcionam em decks específicos. Como elas caem no cemitério ao serem usadas, podem ser alvo de recursão por uma Eternal Witness, ou Sun Titan, por exemplo. Elas também servem de combustível pra Delve, como Tasigur ou Become Immense.
Shock lands - Elas são excelentes também no formato, primeiro por dar uma estabilidade enorme à mana base em conjunto com as fetch lands, e também por entrarem desviradas se necessário. São excelentes em decks de 2, 3 e eventualmente 4 cores.
Fast lands - Essas aqui são melhores em decks mais rápidos, apesar de funcionarem bem em praticamente qualquer deck. Entram desviradas, não nos fazem perder vida, e geram até duas cores. Em Aggros elas praticamente não têm drawback. Em decks mais lentos, elas têm uma fraqueza mais presente, embora ainda sejam boas.
Check lands - Essas lands são muito boas em decks que usam muitas básicas, shocks e/ou fetch lands. Nessas condições, elas "só entrarão desviradas" se forem nossas primeiras lands. Entrar desvirada e sem perder vida é bem forte.
Man lands - Essas aqui são boas em decks mais "lentos". Isso porque apesar de terem um poder interessante, elas entram viradas, o que compromete o uso em decks que visam vencer pela velocidade. Normalmente entram em decks de atrito que pretendem levar o jogo para o late game. Isso porque uma vez que os recursos dos dois jogadores se esgotem, uma única Man land de algum lado da mesa pode levar o jogo nas costas.
Filter lands - Essas aqui são lands que entram desviradas e permitem converter mana de outros terrenos. No entanto, elas não geram mana colorida sozinhas. Elas são especialmente interessantes em decks de duas cores, ou quando o deck pretende usar cartas com custos restritivos de cores diferentes. No Jeskai Kiki, por exemplo, normalmente se usam Cryptic Command, que custa UUU e o Kiki Jiki que custa RRR. Por isso, nesse deck é comum se ver o uso da filter land UR.
Scry lands - Essas aqui são pouco usadas, mas eventualmente aparecem. Elas entram viradas, então seu uso já fica um pouco diminuído. Elas costumam jogar em decks combo que precisam de card selection e que com alguma frequência não têm jogadas tão fundamentais assim nos primeiros turnos do jogo, como o Grishoalbrand e o Ad Nauseam.
Pain lands - Na maioria dos decks, elas são opções mais baratas às shock lands. Fora disso, o único lugar onde elas jogam por opção mesmo é em decks de Eldrazis, por permitir gerar duas cores + mana incolor.
Tango lands - Normalmente só são usadas em decks que precisam de tipos específicos de terrenos, como o Valakut que precisa de montanhas ou o Emeria Titan que precisa de planícies.
Fora disso, os lands praticamente não jogam no Modern, ou então são lands específicos, como Grove of the Burnwillows ou Horizon Canopy.
Editada em: 20-02-17 18:49:47 por Hollow.
Editada em: 20-02-17 18:53:49 por Hollow.
Editada em: 21-02-17 08:41:24 por Hollow.
|