(Modern) Mono Green Stompy - Competitivo |
brunohqrpg
|
Postado em: 27/10/16 10:29 |
|
Olá galera medonha!
Acho que grande maioria do jogadores hoje, conseguem enxergar o Stompy como a porta de entrada pro competitivo no Modern, sendo um deck budget (não tão budget assim aqui no Brasil) e de fácil manuseio, mas que exige um pouco de atenção na hora das jogadas e usar muito bem os blefes, pois é com isso com você consegue dar aquela "enrabada" no oponente.
Hoje estou trazendo meu deck "competitivo" para uma analise mais profunda sobre as melhores opções em todas as questões que podem ser abordadas sobre o uso de cartas para uma melhor desempenho do deck em si. Gostaria da opinião de jogadores ou não jogadores de Stompy sobre qual os principais problemas que vocês conseguem enxergar no deck e o que deveria melhorar ou até mudar um pouco a estratégia imposta (descer criaturas parrudas em um curto espaço de tempo), como exemplo: Deixar o deck mais rápido, ter um pouco de card advantage e etc... Então pegue sua breja (se ficar bêbado vai ser mais engraçado) e bora debater sobre esse deck que provavelmente está no coração de vários jogadores e querem que o deck tenha um bom desempenho.
Aqui vai a lista do meu deck:
[DECK 447713 NOT FOUND]
*Sei que um tópico sobre o Stompy já foi criado a um bom tempo atrás, mas né, vale apena rever de novo.
**Ignorem o sideboard
Editada em: 27-10-16 10:33:08 por brunohqrpg.
|
|
rrrafa
|
Postado em: 27/10/16 11:44 |
|
Já joguei bastante com este deck e gosto muito.
Vamos ver alguns comentários:
1) 19 terrenos me parece meio apertado, principalmente com dois que entram virados. Eu jogo com 19 + 2 treetop village (com algumas diferenças de custo). Que tal tentar 20? Não sei como está rodando aí na sua mão
2) Acho que esse Oran-Rief não compensa muito. Eu colocaria a segunda treetop village no lugar dele. 3/3 trample para as emergências me parece mais útil. Você já vai jogar com pouco terreno na mesa (esse deck é assim), e gastar um para colocar um marcador nas criaturas que entraram no turno atual vai fazer pouca diferença na minha opinião.
3) Garruk eu já testei, gostei, funcionou bem quando entrou. Eu preferi jogar sem ele, mas não tenho nada contra ele ficar. Vai do gosto pessoal. Talvez eu até volte a usar hahah
4) Aspecto de hidra, rancor e vines - 4 de cada. Esse é o coração do deck. "ahh, mas e se..." QUATRO.
5) Dismember eu uso 2. Já tentei apostar na loucura de deixar o deck insana e inconsequentemente agressivo tirando isso, mas faz falta. Como eles estão vindo nos jogos? 2 ou 3 eu acho legal. Preferi 2 com base no que eu já vivi. 4 não dá. vai chegar um atrás do outro e isso te custa 4 de vida. 2 se estiver tranquilo, 3 se tiver muita demanda aí onde você joga.
6) Eu jogaria com um Ooze a menos. Ele é legal, mas nem sempre é útil. melhor ter um tusker 3/3 por GG (munição pro aspecto de hidra que você vai colocar QUATRO) do que um 2/2 custando a mesma coisa. Não é tão frequente a habilidade dele fazer diferença. Que tal 1 no main e 1 no side? para atrapalhar decks específicos?
7) Já que você ta usando Tusker, que é um 3/3 puro, que tal trocar por um 3/2 atropelar? Garruk's companion. Atropelar faz diferença.
Por muito tempo eu fui tentado pela ideia de versatilidade com esse deck. Cheguei a colocar um splash branco, cheguei a pensar de tudo. Mas esse deck funciona na simplicidade do conceito de agressividade. Desce uma criatura, desce outra, bomba e bate. Claro que existe estratégia para fazer isso, mas é isso que ele faz.
E para o side?
- Torpor orb para os combos safados
- dragon's claw para os burns que te queimam rápido
- Creeping corrosion para os affinities
- Nature's claim para artefatos e encantamentos problemáticos (mata aquela spellskite que rouba suas bombas)
- Ghost quarter (dependendo do que tem de inimigos aí)
- choke pros azuis mas nem todos
- relic of progenitus pros cemitérios
- fog para os colegas verdes, infects, affinities e tudo que bate forte e rápido.
- spellskite para os semelhantes e para os infects e para os bogles
- back to nature para os bogles e etc
Enfim, tem um monte de coisa.
Bom, não pense que tudo que eu falei é correto. É apenas uma segunda visão para você juntar com a sua primeira visão e ponderar do modo que você achar mais útil.
Editada em: 27-10-16 11:48:38 por rrrafa.
|
|
kenedymt
|
Postado em: 27/10/16 13:53 |
|
O amigo de cima está certo, você não compra cartas e depende de como vier a mão, 20 terrenos é o mínimo.
Eu gosto bastante de Oran-Rief apesar de entrar virado, pode ser um bom modo de acertar aquele Avatar dos Resolutos decisivo. Mas talvez ele cague bastante a curva e não compense.
Garruk eu não gosto, sinceramente gastar 4 de mana para botar uma 3/3 não me agrada. Ele faz o oposto de todas as outras cartas te atrasa. Com certeza Surrak, o Convocador da Caçada é muito melhor, uma 5/4 com ímpeto e que da ímpeto pra os próximos turnos.
Eu não usaria 4 de todos os pumps afinal você não está de infect, seu jogo é no próprio turno e não há espaço para mana em pé. Aspecto de Hidra pode terminar bem um jogo que você está ganhando ... e não servir para nada quando você está perdendo.
Rancor pode botar uma pressão absurda se encaixado quando o oponente não tem resposta, mas usaria 3, você não está de Bogles. Trepadeira de Matavasta é uma maravilha, age como se fosse uma criatura adicional quando salva uma das suas e pode servir de um bom pump. Dismembrar acho que 2 é bom.
Eu não usaria nenhum Ooze, afinal é a mesma história que é melhor ter um 3/3. E eu não trocaria 1 de resistência por atropelar, atropelar em um 3/2 não é lá muito útil já que se você tiver uma 4/5 e uma 3/2 atropelar a maior sempre será a bloqueada.
Kessig Prowler pode ser uma ótima carta.
No side baseado no que o amigo ali falou, vou comentar.
Torpor Orb, essa carta saiu faz tempo dos sides já que só serve agora contra poucos decks e que não jogam tanto como Hatebear e Creatures Toolbox.
dragon's claw, essa carta é side para decks que já usam vermelho. Feed the Clan faz muito melhor e pode ganhar 10 de vida as vezes o que é insta win.
Creeping corrosion, acho essa carta bastante lenta para um deck sem mana dorks. Natural State pode ser usado mais cedo e não da 4 de vida, que é o que você não quer.
Spellskite é bom e tira a necessidade de Back to Nature.
Grafdigger's Cage é ótimo contra Dredge, mas caga no seu Geist.
|
|
brunohqrpg
|
Postado em: 27/10/16 15:41 |
|
Opa, já deixo meu muito obrigado só pelo fato de vocês terem respondido aushuahushua mas vamos lá
1) e 2) Ultimamente tenho pensando em tirar Oran-Rief, mas queria dar mais aquela sinergia pro Avatar dos Resolutos em momentos de aperto, mas colocar uma 3/3 com atropelar acho que é mais o objetivo do deck, mais agressivo caso passe do quarto turno. Na questão curva de mana, inexplicavelmente usar 20 manas é atestado de flood na mão, sério, eu realmente não entendo o por que disso, não sei se passei uma semana inteira de zika (o que é bem possível) ou embaralhamento. Já com 19, nunca tive problemas, sempre com 2 manas de mão inicial e bem provável uma outra no draw
3) Garruk realmente pode ser um problema como kenedymt escreveu, vou dar uma chance para Surrak, o Convocador da Caçada pra ver se da mais aquele gás que o Garruk não dá. E realmente, ter 8 de ataque ou mais no Stompy é fichinha.
4) e 5) Na questão Aspecto de Hydra, eu prefiro que ela não venha de mão inicial, pelo fato de não ser uma carta útil até o terceiro, quarto turno. Rancor uso x3 no momento (pois o outro está vindo) e as vezes sinto falta de mão inicial, o que ocorre bastante, mas vou encaixar mais um e realizar alguns testes. 3x Dismember nunca foi um problema, sempre foram muito úteis em qualquer momento (só quando estou com menos de 4 de vida, ai fodeu), mesmo como mão incial, mas como indicações de vocês vou realizar alguns testes com 2 (até mesmo para abri slot pro Surrak). E Trepadeira de Matavasta, é senso comum, x4 e sem mais.
6) No Caso Ooze, acho que entre usar x1 ou nenhum, prefiro usar um caso o oponente tenha muitas remoções nos primeiros turnos e consiga limpar o campo, e entrar com x1 Ooze mais no midgame deve ser uma bomba pelo fato de ja conseguir entrar sendo buffado e ganhando vida, acho válido.
7)Entre Javali Kaloniano e Companheiro de Garruk prefiro Javali, pois 2 de resistencia é um corpo baixo e de fácil remoção, mas posso realizar alguns testes pra ver como se sai.
Na questão sideboard, estou absorvendo o que vocês me disseram e decidindo o que escolher, pois ainda não entrei na cena competitiva pra valer, ainda continuo nos treinos com meus amigos do mesão.
Agora algumas dúvidas:
Surrak, x1 ou x2?
Não teria espaço para Groundbreaker? Se sim, o que tirar?
Companhia Agrupada não seria bom pra um finisher no quarto turno?
Valeu galera! Aguardo respostas, abaraço! o/
**Kessig Prowler - Hoje mesmo acordei pensando nessa carta pra ver se teria jogo no Stompy, pois caso o jogo passe do early game, ou dar aquele flood de mana, pode ser uma uma grande vantagem pois pode transformar o Kessig.
Editada em: 27-10-16 15:57:30 por brunohqrpg.
|
|
kenedymt
|
Postado em: 27/10/16 17:09 |
|
Eu não jogo com o deck então as observações são baseadas em teoria, talvez o Surrak seja bom a ponto de usar mais q 1, vale testar.
Não acho que tenha espaço pro Groundbreaker, porque o objetivo é fazer campo e não tentar dar dano muito rápido (Dar dano na verdade é consequência de encher o campo, mas o objetivo é realmente fazer pressão de campo).
Acho que não compensa gastar tanto dinheiro pra pegar Companhia já que nenhuma das criaturas tem habilidades desencadeadas quando entram não faz muito sentido.
Acho que Kessig pode ser muito boa já que entra cedo, assim você tem quase a certeza de ter drop 1 no primeiro turno. Como provavelmente as remoções vão ser jogadas nos outros ela vai sobrar para transformar quando não tiver mais recursos.
|
|
rrrafa
|
Postado em: 27/10/16 17:17 |
|
Eu jogo com dois Groundbreaker e nenhum tusker e nenhum garruk's companion.
É uma ótima pancada ou um boi de piranha caro. Se não jogar com cuidado (observando o que o adversário pode fazer ou tendo mana pra um vines ou aspecto de hidra para salvar do que for), acaba sendo um desperdício. Não sei dizer com certeza absoluta se vale a pena manter ou não. To gostando e vai continuar até eu me convencer ou pensar em testar outra coisa. Talvez uma em vez de duas. Mais que duas com certeza não.
4 Aspectos de Hidra
4 Rancor
4 Vines of Vastwood
Esse deck é um bando de bichos bobos e fracos sem essas 3 cartas. Tirando a grosseria do Baloth, ou o Avatar QUANDO entra bem, o resto é só bichinho bobinho. Você precisa atropelar e atropelar com força o mais rápido possível.
Sobre o Surrak, achei interessante... Quando ele entrar, não é muito difícil ter alguém 3/X pra ele já entrar batendo. Talvez eu tire um groundbreaker para colocar um Surrak.
Vou pegar também as dicas do Kennedy pro Side. Gostei!
Pra colocar essas, eu mexeria no tusker e no Ooze nessa sua lista.
O que vocês acham de:
- 2 OOZE
- 1 TUSKER
+ 2 Surrak
+ 1 Floresta
Sem entrar no mérito do Oran-Rief valer a pena ou não por enquanto.
|
|
BJMTG
|
Postado em: 27/10/16 21:49 |
|
Boa Noite, definitivamente vcs me animaram a usar o meu monogreen em um campeonato que vai ter aqui na minha regiao sábado, o meu deck possui algumas diferenças, vou passar a lista para vcs...
Terrenos
16x Florestas
3x Nyktos
1x Treetop
Criaturas
4x Místico Élficos
4x Geist da Raiz Estrangulante
4x Avatar do Resolutos
4x Baloth Dorso-de-couro
4x Gangue do Ariete Papão
3x Experimento Um
3x Caçador Reverente
2x Nileia, Deusa da Caça
Mágicas
4x Aspecto de Hidra
4x Rancor
4x Trepadeira de Matavasta
Side
3x Desmembrar
2x Estado Natural
2x Jaula do Escavador de Tumulos
2x Retorno para natureza
2x Thrun, o ultimo troll
2x Sufocar
2x Rajada Fragmentadora (prefiro ela do que corrosive)
O deck além de agressivo tento usar a sinergia de marcadores com Experimento Um, Geist, Avatar dos Resolutos e Caçador reverente.
Outro destaque é o "combo", consigo dar 17 de dano no 3 turno: Mistico - Baloth - Rancor, Gangue, Aspecto de Hidra (Nyktos), mas é MUITO difícil dessa sequencia acontecer, MAS se acontecer deixa o adversário BEM TRISTE.
Ainda não tenho o Ancião Bosque Pardo, então eu uso Nileia q SEMPRE cai como uma 6/6 indestrutível oq é muito forte e me faz pensar se vale a pena pegar o Ancião.
Eu acho essencial para todo monogreen ter a Nyktos, essa carta adianta mt o jogo, não uso 4, pq acho exagerado e preferir colocar Treetop.
Uma dificuldade que as vezes passo é a ausência de uma remoção, oq me faz pensar em colocar Dismember, mas não sei o que tirar.
Ja usei o tusk e tirei p colocar o Resoluto, não sei se vale a pena coloca-lo novamente, realmente as vzs fico na duvida.
Devo ressaltar que nunca participei de modern aki perto, entao o side está meio genérico pq NÃO FAÇO ideia de como seja o ambiente.
O que acham?
Bruno,
Tenta retirar algumas lands e experimentar a Nyktos, pelo menos 2.
No meu deck achei exagerado 4x experimento um, mas no seu talvez seja melhor deixa-los, se pensar igual a mim, vc tem 1x slot para testar outra coisa.
Mas com estou com a galera aew, Ooze eu usaria no side contra alguns decks.
Nunca tinha pensado no Surrak, estou em duvida entre ele e a Nileia, vale a pena vc tb repensar. =D
Quanto as mágicas, acho q com a lista la em cima vc sabe oq penso, rsrs.
E só para finalizar, sobre bicho grande, ja pensei em primalcrux e Hidra de Khalni, para meu deck,
Tb estou aceitando sugestão p meu deck la em cima.
Acho q é isso aew, espero ter ajudado e feito vc pensar outras formas de usar o deck.
^^
Editada em: 27-10-16 21:53:39 por BJMTG.
|
|
rodrigues955
|
Postado em: 28/10/16 09:05 |
|
Uso este deck, O ajudante de Kalonian Tusker ou Ajudante de GArruk estão ultrapassados, joga muito bem o Thrun porém nao mais que 1 no deck, A Hydra muita gente diz, te ajuda a ganhar quando vc esta ganhando, exatamente, porém da gás que precisa talvez pra finalizar jogando um Aspecto de Hydra com ela em campo, com o jogo travado ela resolve bem, além de ser o bichao do deck é leve pode cair no turno 4 com 3 mana e geralmente nao sobra ninguem pra ver 1 segundo ataque dela.
Dismember ou Fera interior, tive duvidas em qual usar por isso optei por usar 1 de cada, quase não é necessario usa remocão neste deck porém sempre tem alguma coisa que precisa tirar.
Tive bons match contra Tron, Dredge, Burn, Bogles, Snapcaster Control, Suicide Zoo
Na minha opiniao ta redondinho desta forma.
Visualização: Padrão Cor Custo Raridade Visual Grid CMC Comprar Deck Gerar Imagem Main Deck (60) Sideboard (15) Main Deck (60) Sideboard (15) Main Deck (60) Sideboard (15) Main Deck - (40 cards - 14 diferentes)
Terrenos - (20 cards - 2 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 9 diferentes) Criaturas (27) Mágicas (10) Encantamentos (3) ![]() x3 Terrenos (20) ![]() x3 ![]() x17 Sideboard (15) Main Deck - (40 cards - 14 diferentes) Terrenos - (20 cards - 2 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 9 diferentes)
Editada em: 28-10-16 09:08:54 por rodrigues955.
Editada em: 28-10-16 09:17:10 por rodrigues955.
|
|
Asmita
|
Postado em: 29/10/16 09:13 |
|
cara joguei com esse deck por alguns anos ja, participei do meu primeiro circuito ligamagic aqui na minha cidade usando um GG stompy e é um deck simples porem espetacular, muito divertido.
Considerando o que ja falaram venho a dizer que "companhia agrupada" é sim uma carta muito boa e eficiente neste deck, nao foi uma aquisicao que eu me arrependi em momento algum pois é simples... tomou remocao global, no passe companhia coloca 2 bixos p vc sair batendo na volta, oponente te surpreendeu com algum bixo impeto, companhia agrupada caso seja realmente necessario e pronto block inesperado.
a lista que vou postar aqui é a que eu usei no circuito ela fez muito bem na maioria dos dias fiz 3-1 no minimo fiz 2-2 com ela e aqui tinhamos 2afinitys, 4 burns, 2 twins, 2 trons, 1 abzan, 1 tritão, 1 instant reanimator, 1 infect e o deck se saia muito bem no meio dessa galera...
vou postar a lista mas nessa eu usava 4 ooze pois a quantidade de burn me favorecia com eles... mas em um cenario com nao tantos burns seria melhor usar o 3/3 do que o 3/2 trample tendo em vista o uso que alguns decks estao fazendo de "brutalidade coletiva", mas vai de como roda ai na sua cidade.
[DECK 448979 NOT FOUND]
|
|