Sugestões: RAMP pós EMN |
irwind
|
Postado em: 25/07/16 15:16 |
|
Boa tarde pessoal. Estive pensando em possibilidades para o ramp com essa nova edição. Primeiramente, meu deck atual é este:
[DECK 393505 NOT FOUND]
A ideia é fazer pressão com advogado, tracker e amigos enquanto rampa e baixa as bombas.
Porém, em EMN uma carta me chamou a atenção, e foi justamente a Splendid Reclamation. Ela me levou a pensar em um novo ramp, com a ideia de abastecer o grave e então trazer todos os terrenos de volta, rampando e baixando as bombas. Para isso achei que a opção mais prática seria com Contigencey Plan, que além de jogar os lands no grave, abastece com facilidade os tipos de cartas para o emrakul entrar antes. Cheguei a esta lista:
[DECK 393510 NOT FOUND]
Como podem ver, reduzi as criaturas e ramps tradicionais, visando focar na nova estratégia. Com jogadas pensadas e um pouco de sorte, podemos ter, no turno 4, uma média de 4 terrenos no cemitério e 4-5 no campo, ou seja, rampando pra 9 no t4 usando a reclamation. Isso permite que no turno 5 baixemos qualquer criatura do deck com mais 1 land drop, inclusive o emrakul, já que teremos mais tipos de cartas no grave devido ao plano de contingência.
Bom, ainda não testei, então gostaria das suas opiniões e sugestões antes de comprar as cartas :)
|
|
peksalvo
|
Postado em: 25/07/16 21:20 |
|
Acho legal a mecânica de Splendid Reclamation, Já pensou em usar junto com Encarnação da Fúria ou Encarnação do Discernimento? Daí você poderia trocar seus terrenos com as criaturas do oponente sem tanta preocupação, além de jogar bem com o Advogado Silvestre, que a meu ver está sub utilizado no deck. Você também pode dar uma olhada em Lutar com o Passado, que pode jogar até mais que o Juramento de Nissa ou o Contigencey Plan.
|
|
IanMackrodt
Lenda
|
Postado em: 26/07/16 11:06 |
|
O grande problema do Ramp usando Splendid Reclamation é manter a sua mão cheia e ainda lidar com o adversário, porque no standard atual, se você ficar apenas rampando e enchendo cemitério, não adianta fazer uma bomba que a coisa desanda.
Tendo isso em vista, junto de Splendid Reclamation, as principais opções que me vem a mente são Magmatic Insight e Grapple with the Past. Ambas enchem o cemitério e ao mesmo tempo, mantem o fluxo de cartas na mão igual, por um custo baixo.
Em outras palavras, corte contingency plan do seu deck, pois apesar dele ter chances de encher mais o seu cemitério, ele te dá uma desvantagem de cartas na mão. Se preferir uma carta que encha mais o cemitério, use Gather the Pack. Você vai colocar 4 cartas no cemitério e vai pegar uma criatura, mantendo o numero necessário. A única desvantagem dessa carta em relação a Grapple, é que você não vai poder pegar um terreno, caso precise. Além disso, o fato de poder escolhe qualquer criatura do cemitério é bem útil também. Mesmo assim, você também pode equilibrar esse numero, buscando uma menor quantidade de Grapple pra ele aparecer mais para o fim da partida e com mais gather the pack.
Na segunda lista que você fez, você colocou:
3x Oath of Nissa
3x Magmatic Insight
4x Contingency Plan
A minha sugestão aqui é que tire Oath of Nissa e Contingency Plan. O primeiro não enche o cemitério e ainda pode te fazer desviar das mágicas que você precisa para encher o mesmo. A segunda te da desvantagem em cartas. A mudança deixaria:
4x Magmatic Insight
3x~4x Gather the Pack
2x~3x Grapple With the Past
Outra carta importantissima para usar com Splendid Reclamation é Evolving Wilds. Mais uma opção pra ajudar a ter terrenos no cemitério.
Outra alteração seria tirar a ultima cópia de vetegação explosiva e colocar a quarta cópia de Splendid Reclamation. Isso porque, com evolving wilds junto das demais cartas acima, você vai ter pelo menos 13 cartas para colocar terrenos no cemitério. Isso significa que é bem provavel que até o turno quatro, você tenha ao menos dois terrenos no cemitério. O que significa que o Splendid Reclamation já é no minimo uma Vegetação explosiva.
O problema de Splendid Reclamation é a manutenção de um cemitério com terrenos pras próximas cópias terem utilidade ou então algo que recicle as que você tenha mas não queira em mãos. Nesse caso é importante ter mais ferramentas que abusem de terrenos pra continuar enchendo o cemitério. As melhores certamente são World Breaker e Sanctum of Ugin. Mas talvez seja pouco. Talvez dois Tormenting voice sejam bem vindos também, mas não podemos deixar de colocar criaturas ou remoções no deck.
Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
|
|
IanMackrodt
Lenda
|
Postado em: 26/07/16 11:26 |
|
Depois de um tempo pensando, montei a seguinte lista:
[DECK 394163 NOT FOUND]
Minha ideia foi tentar equilibrar um pouco a base de criaturas, mantendo algumas opções pra segurar um pouco o jogo e fazer algumas trocas/pressionar ou até mesmo fazer o adversário gastar suas remoções para livrar a cara de nossos amigos mais pesados.
Como você pode ver, na minha lista, tem menos bombas. Fiz isso porque uma vez que tenho Grapple with the Past e Gather the Pack no deck, posso buscar por ambos seja no deck ou no cemitério.
Infelizmente deixei Ulvenwald Hydra de fora do main deck, mas gostaria muito de usa-la com Splendid Reclamation. Só que o fato de não ser eldrazi pra ativar o Kozilek's Return e não trazer nenhum efeito que coloque pressão logo que entra a mesa me desanima um pouco.
Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
|
|
irwind
|
Postado em: 28/07/16 22:31 |
|
Acho legal a mecânica de Splendid Reclamation, Já pensou em usar junto com Encarnação da Fúria ou Encarnação do Discernimento? Daí você poderia trocar seus terrenos com as criaturas do oponente sem tanta preocupação, além de jogar bem com o Advogado Silvestre, que a meu ver está sub utilizado no deck. Você também pode dar uma olhada em Lutar com o Passado, que pode jogar até mais que o Juramento de Nissa ou o Contigencey Plan. |
A ideia das encarnações é legal, apenas não esto porque a disputa por slots está grande ^^
O do passado é útil sim, concordo contigo e com o Ian. Estou terminando umas alterações e posto já já.
|
|
irwind
|
Postado em: 28/07/16 22:56 |
|
Nova lista alterada!!
Algumas mudanças:
1: Aumentei os terrenos para 25, acrescentando 2 drownyard temple (volta "sozinho") e 2 envolving wilds, ajustando a base para 13 fontes verdes, 8 vermelhas e 6 incolores.
2: Troquei o juramento por vessel of Nascency. Ele também é drop 1, reduz o custo final do emrakul e tem uma variedade maior de cartas pra mão do que o gather, enchendo também o grave. Acrescentei o grapple pra melhorar o grave e recuperar criaturas.
3: Mantive as bombas em seu número para garantir que tenha sobrando caso não recupere do cemitério.
[DECK 395778 NOT FOUND]
Acho que está melhor RG mesmo. Ainda é preciso testar (cartas chegam semana que vem kkk), e também há opções válidas, como o tutor de 1 mana, já que agora é mais fácil atingir o delírio.
Visão inicial
Vantagens: a nova versão tem acesso a mais recursos que a antiga non-goggles, com possibilidade de rampar muito mais rápido.
Desvantagens: menor quantidade de criaturas, e um counter ou descarte bem posicionado arruína o jogo.
|
|
IanMackrodt
Lenda
|
Postado em: 29/07/16 00:28 |
|
Por isso eu também preferi deixar mais mágicas pra encher o cemitério e inclusive Gather the Pack.
O problema de Vessel of Nascency é que ele precisa de três manas pra funcionar. Se entrar no turno 1 é bom, se não, prejudica. Outra questão que faz Gather the Pack ser melhor é que Vessel pega Planes, Encantamento, Artefato ou Terreno em sua mão. No final, você não tem praticamente nenhum artefato/terreno/planes no deck e o terreno você quer é no cemitério. Melhor usar Gather.
Na minha lista, sofri um pouco com flood de Splendid e talvez seja melhor tirar um deles. Na maioria das partidas, ainda senti uma certa falta de cartas pra impulsinar o plano de jogo.
As bombas não faltaram. Com Gather the Pack e Grapple eu tinha acesso a todo momento as minhas bombas. Principalmente World Breaker que pode voltar a qualquer momento e ainda joga terrenos pro cemitério.
Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
|
|
irwind
|
Postado em: 29/07/16 10:43 |
|
Por isso eu também preferi deixar mais mágicas pra encher o cemitério e inclusive Gather the Pack.
O problema de Vessel of Nascency é que ele precisa de três manas pra funcionar. Se entrar no turno 1 é bom, se não, prejudica. Outra questão que faz Gather the Pack ser melhor é que Vessel pega Planes, Encantamento, Artefato ou Terreno em sua mão. No final, você não tem praticamente nenhum artefato/terreno/planes no deck e o terreno você quer é no cemitério. Melhor usar Gather.
Na minha lista, sofri um pouco com flood de Splendid e talvez seja melhor tirar um deles. Na maioria das partidas, ainda senti uma certa falta de cartas pra impulsinar o plano de jogo.
As bombas não faltaram. Com Gather the Pack e Grapple eu tinha acesso a todo momento as minhas bombas. Principalmente World Breaker que pode voltar a qualquer momento e ainda joga terrenos pro cemitério.
|
1. Vc testou onde? To sem programas pra fazê-lo no momento :p
2. O que vc quer dizer com "cartas pra impulsionar o plano de jogo"? (alimentar o grave? Rampar? Dar draw?)
3. Minha ideia do vessel é que embora tenha pouco dos variados tipos, eles existem, e eu ficaria chateado se todas as chandras caíssem no cemitério com alguns gather. Assim eu mantenho a chance de colher o que preciso. Não prejudica os lands do grave porque vessel diz que vc 'pode' pegar, ou seja, se quiser deixo no cemitério pro splendid.
4. Num primeiro momento acho melhor deixar 4 splendid mesmo, pq se vc usa 3, por exemplo, e o oponente descarta 1 e anula outro, se o 3° cai no grave vc não rampa mais do jeito que gostaria, dando tempo suficiente pro inimigo. Por isso optei por deixar os 4, e também os arquivos de hedron. Se ficar ''ruinzinho'' posso tirar bomba ou outra pra suprir alguma necessidade (até pq tem 4 que custam 10 ou mais).
|
|
IanMackrodt
Lenda
|
Postado em: 29/07/16 13:29 |
|
O plano de jogo que digo é alimentar o grave e manter o ciclo da mão rodando.
Mesmo com a lista que coloquei, ainda tive alguns problemas pra manter o jogo rodando. Mas como não fiz muitos testes, ainda vou dar mais um tempo a lista e ver se não era apenas azar.
Eu testo no Xmage. É gratuito.
Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
|
|
irwind
|
Postado em: 11/08/16 11:51 |
|
O plano de jogo que digo é alimentar o grave e manter o ciclo da mão rodando.
Mesmo com a lista que coloquei, ainda tive alguns problemas pra manter o jogo rodando. Mas como não fiz muitos testes, ainda vou dar mais um tempo a lista e ver se não era apenas azar.
Eu testo no Xmage. É gratuito. |
Xmage é melhor que o cockatrice, obrigado!
Bom, entendi o que disse. Nos testes, encontrei problemas em abastecer o grave com LANDS, fora quando ao jogar cartas no grave caía uma reclamation junto :p
Tentei testar com maior nº de grave fillers em conjunto com Restituir, pra recuperar alguma non-creature importante que fosse pro grave, mas ainda não chegou ao ideal (a reclaim sim, essa jogou bem, embora apenas 2 cópias).
Pergunto-me se seria arriscar muito focar no plano grave filler. Se sim, colocaria 4 vessel, 4 grapple, 4 magma insigh, e talvez algo mais do gênero. Se não encontrasse a reclamation, ao menos o emrakul estaria custando menos, mas ainda sim seria necessário manter alguns ramps comuns.
|
|
irwind
|
Postado em: 25/08/16 15:43 |
|
Boa tarde pessoal, trouxe o deck aqui em sua versão mais atual:
[DECK 409848 NOT FOUND]
Fiz alguns testes e pareceu satisfatório, em certo ponto. O que acham agora?
|
|