[Modern][Competitivo] Hatebears |
peusinho
|
Postado em: 24/04/15 16:40 |
|
Esse artigo é uma tradução livre do primer em inglês presente no link: http://www.mtgsalvation.com/forums/the-game/modern/developing-competitive-modern/220191-gw-hatebears
O QUE É HATEBEAR
O termo "Hatebear" deriva da principal característica que as cartas presentes no deck possuem: as criaturas que compõem as listas são, em geral, "hates" de algum arquétipo ou estratégia presente no Metagame do Modern, ou seja, interagem com o deck adversário de modo a atrapalhar, atrasar ou impedir que o oponente execute seu plano de jogo. Por outro lado, essas craituras são também "bears", cujo significado remonta aos tempos em que cards 2/2, com CMC 2 e nenhuma habilidade eram chamados genericamente de "bears" (Balduvian Bears, Bear Cub, Forest Bear, Grizzly Bears etc).
O Hatebears é, então, um deck que usa criaturas eficientes e, ao mesmo tempo, dotadas de habilidades focadas em atrapalhar ou impedir o plano de jogo do oponente. Existem criaturas com efeitos de "taxing" (forçar o oponente a pagar um custo de mana extra para que uma mágica ou habilidade resolva), como, por exemplo, o Leonin Arbiter (que atrapalha bastante os efeitos de procura no grimório - "search effect", principalmente de Fetch Lands) e a Thalia, Guardian of Thraben, as quais atrasam bastante o tempo do adversário. Além disso, há outros tipos de "hate" no deck, tais como o do Loxodon Smiter (que afeta não apenas decks de anular, como também efeitos de descarte, principalmente o da Liliana of the Veil). Em geral, as criaturas do deck são eficientes, de modo que mesmo que você não esteja atrasando o plano de jogo do oponente através dos efeitos de "hate", ainda assim estará colocando em jogo criaturas com presença de campo.
ORIGEM E VARIANTES
O Hatebears surgiu com uma lista no StarCityGames criada por Valeriy Shunkov. Esse deck originalmente era Verde e Branco e não possuía nenhum hate para "search effect" no maindeck. Ao invés disso, apostava nesses efeitos através de cartas como Verdant Catacombs e Knight of the Reliquary, assim como algumas jogadas coringa do tipo Sejeri Steppe e Bojuka Bog no sideboard.
Tempos depois, Michael Stenborg levou sua lista GWB à décima posição no GP Toronto. Essa versão também não contava com search hate, pois focava na Fauna Shaman para criar uma espécie de canivete suíço que incluía cards como Desthrite Shaman, Orzhov Pontiff, Linvala, Keeper of Silence e Gaddock Teeg. Stenborg também maximizou seu hate contra Liliana of the Veil rodando 4 cópias de Loxodon Smiter, Wilt-Leaf Liege e Lingering Souls.
Richard Likht também levou sua lista Selesnya ao 13º lugar no GP Brisbane. Ele a construiu em torno de efeitos de "taxing", com 4x Leonin Arbiter e 3x Thalia, Guardian of Thraben e Aven Mindscensor de maindeck. Além disso, a lista usava 2x Sword of War and Peace para equipar alguma das 12 criaturas voadoras existentes, de forma a deixar seus pequenos "bears" com maior capacidade finalizadora.
ANÁLISE DAS CARTAS
MAINDECK
Criaturas CMC 1
- Noble Hierarch e Birds of Paradise
São os dorks do deck. Um turno 1 com hierarca é quase sempre um bom começo, embora haja uma certa falta de sinergia com as listas que rodam 4x Aether Vial. Obviamente, o hierarca é bastante superior ao BoP, vez que o exaltado é uma habilidade muito relevante no cenário Modern. As aves poderiam ser usadas como um quinto hierarca ou como uma alternativa mais barata.
- Student of Warfare (Pontuação: 19)
O Estudante é uma criatura eficiente que pode se tornar uma ameaça significante após algum investimento. Ele é um bom "topdeck" e ótimo contra decks controle, vez que as anulações mais comuns no formato são pouco efetivas contra ele: Remand é uma má jogada (você pode castá-lo novamente imediatamente); Mana Leak pode ser facilmente contornada; o efeito de virar do Cryptic Command pode permitir que você coloque outros cards que de outra forma seriam anulados etc. Além disso, 3/3 e a habilidade iniciativa podem torna-lo um bom oponente contra a maioria das criaturas do formato moderno.
Bom contra: Bogle (4); Merfolk (3); Infect (2); Faeries (2); UW Control (2)
Razoável contra: Burn (2); URW Control (2); Tokens (1); UR Delver (1)
- Dryad Militant (Pontuação: 14)
A Dríade é particularmente boa contra algumas estratégias baseadas em cemitério, mas é bastante sólida contra qualquer deck que use Snapcaster Mage, o que representa uma grande parcela do metagame moderno atual. Seu corpo 2/1 por uma mana é excelente para listas agressivas, além de ficar 4/3 com um Wilt-Leaf Liege em campo.
Bom contra: Storm (3); Gifts (1)
Razoável contra: Twin (3); Scapeshift (2); UWR Control (2); Blue Moon (2); UR Delver (1)
- Judge's Familiar (Pontuação: 17)
O passarinho pode ser bastante bom, particularmente no early game contra decks que jogam muitas mágicas instantâneas e feitiços. Ele é mais útil em listas que apostam em taxar o oponente, com cards como Thalia, Guardian of Thraben, Leonin Arbiter, Hokori, Dust Drinker e Choke.
Bom contra: Living End (4); Infect (2)
Razoável contra: UWR Midrange (3); Burn (2); Storm (2); URW Control (2); Amulet (1); UW Control (1)
Criaturas CMC 2
- Leonin Arbiter (Pontuação: 33)
O Árbitro é um dos pilares da versão GW do Hatebears. Ele arrebenta com a base de mana da maioria dos decks do formato, haja vista que a quase totalidade dos decks competitivos utilizam várias fetch lands. Além disso, é hate para qualquer deck em que buscar no grimório seja uma mecânica central. Cartas como Gifts Ungiven e Scapeshift ficam bastante piores com o leão em campo, embora o banimento de Birthing Pod tenha acertado em cheio a efetividade dessa criatura. Além disso, há uma excelente sinergia com Path to Exile e Ghost Quarter.
Bom contra: Zoo (5); Scapeshift (4); Tron (2); Amulet (2), Gifts (1)
Razoável contra: Twin (3); URW Midrange (3); Jund (3); Burn (2); Living End (2); URW Control (2); Blue Moon (2); Faeries (1); Ad Nauseam (1)
- Thalia, Guardian of Thraben (Pontuação: 49)
Thalia é boa contra decks com poucas criaturas devido ao seu efeito de "taxing". A iniciativa também a torna boa contra algumas listas baseadas em criaturas. Ela brilha de fato contra decks que tentam conjurar várias mágicas em um mesmo turno, e também pode atrasar decks controle fazendo com que seus remoções custem mais. O lado ruim é ter uma má sinergia com as mágicas de não-criatura que nós rodarmos em nosso deck. Apesar disso, Thalia é bastante efetiva contra a grande maioria do metageme atual.
Bom contra: Bogle (4); Burn (4); Scapeshift (4); Living End (4); Storm (3); URW Control (3); Blue Moon (3); Infect (2); UW Control (2); Ad Nauseam (1); Tokens (1); UR Delver (1)
Razoável contra: Zoo (3); Twin (3); URW Midrange (3); Jund (3); Affinity (2); Merfolk (2); Faeries (1)
- Scavenging Ooze (Pontuação: 33)
Scooze é uma boa carta contra qualquer deck baseado em cemitério, mas sua capacidade de anular o Snapcaster Mage e seu ganho de vida também lhe garantem versatilidade em uma boa variedade de jogos. A carta é muito boa, com a única desvantagem de não funcionar muito bem com múltiplas cópias. Ainda assim, ter uma cópia extra do Lodo na mão nem sempre é uma má ideia.
Bom contra: Jund (5); Living End (4); Storm (3); Gifts (1)
Razoável contra: Zoo (3); Twin (3); URW Midrange (3); Affinity (2); Scapeshift (2); URW Control (2); Blue Moon (2); Faeries (1)
- Qasali Pridemage (Pontuação: 28)
Qasali Pridemage é um card utilitário bem sólido. Ele funciona bem nas partidas mais difíceis que o Hatebears tem: Twin, Infect e Bogle. Além disso, seu exaltado é um excelente bônus para nossas criaturas, o que faz com que o Quasali tenha utilidade em partidas onde sua habilidade de destruir artefato/encantamento não é necessária. A eficiência dessa carta aumenta nos games 2 e 3, já que a maioria dos adversários vai "sidear" cards como Batterskull ou Blood Moon.
Bom contra: Twin (5); Bogle (4); Affinity (4); Blue Moon (3); Tron (2)
Razoável contra: Scapeshift (2); Storm (2); Merfolk (2); Faeries (1); Amulet (1); Ad Nauseam (1); Tokens (1)
- Voice of Resurgence (Pontuação: 44)
Voice é excelente contra qualquer deck que pretenda usar mágicas durante nosso turno. Ou seja, ela é boa basicamente contra todos os decks control e tempo do formato. Além disso, ela é útil graças à ficha que coloca em campo quando morre, a qual pode desacelerar decks mais agressivos.
Bom contra: Twin (5); URW Midrange (5); Scapeshift (4); Living End (4); URW Control (3); Blue Moon (3); Faeries (2); UW Control (2); Gifts (1); UR Delver (1)
Razoável contra: Zoo (3); Jund (3); Bogle (2); Affinity (2); Burn (2); Tron (1); Infect (1)
- Spellskite (Pontuação: 36)
Skite é um card efetivo contra decks que tentam dar alvo em suas próprias criaturas (como o Twin) ou contra decks que investem em remoções para nossas criaturas (as quais podem ser redirecionadas para o próprio Skite). A sua habilidade de redirecionamento é útil para salvar nossos "bears" contra decks mindrange, e sua resistência 4 ajuda a sobreviver contra Lightning Bolt e Anger of the Gods, além de permitir bloquear a maioria das ameaças do early game. Ele também é capaz de bloquear o Etched Champion, criatura que tradicionalmente dá bastante trabalho ao nosso deck
Bom contra: Twin (5); Bogle (4); Burn (4); Scapeshift (4); Infect (2); Ad Nauseam (1)
Razoável contra: Zoo (3); URW Midrange (3); Jund (3); Affinity (2); URW Control (2); Blue Moon (2); UR Delver (1)
- Gaddock Teeg (Pontuação: 19)
Teeg é uma criatura bastante boa em parar mágicas que custem mais de 3 de mana, principalmente algumas win conditions (Splinter Twin, Gifts Ungiven, Scapeshift etc) ou contra Cryptic Command e Wrath of God / Damnation.
Bom contra: Scapeshift (4); UW Control (2); Ad Nauseam (1); Gifts (1)
Razoável contra: Twin (3); URW Midrange (3); Storm (2); URW Control (2); Amulet (1)
- Phyrexian Revoker (Pontuação: 15)
O Revoker tem a habilidade de neutralizar uma boa gama de cartas do formato. Ele é efetivo contra certos decks combo, mas tem uma presença de campo ruim em várias outras partidas. Sua tendência é brilhar contra decks que não possuem muitas remoções (coisa rara no modern).
Bom contra: Affinity (4); Blue Moon (3)
Razoável contra: Twin (3); Jund (2); Merfolk (2); Tron (1)
Criaturas CMC 3
- Loxodon Smiter (Pontuação: 44)
Smiter é uma criatura bem sólida. Ponto. Ele é imune a contramágicas; passa no "teste do Raio"; sobrevive a Anger e todo esse tipo de remoções em área também. Ele também faz com que Liliana se torne uma péssima jogada, além de ser, por si só, uma ameaça 4/4 em campo. Tudo isso pelo custo de 3 manas. Essas características tornam o Smiter uma carta bastante sólida contra a maior parte do metagame e uma das melhores criaturas do deck.
Bom contra: URW Midrange (5); Jund (5); Burn (4); Scapeshift (4); URW Control (3); Blue Moon (3) Faeries (2); UW Control (2); Gifts (1); UR Delver (1)
Razoável contra: Zoo (3); Twin (3); Bogle (2); Affinity (2); Merfolk (2); Tron (1); Infect (1)
- Aven Mindcensor (Pontuação: 36)
Mindcensor funciona bem contra decks que apostam em procurar por cards no grimório. Sendo uma criatura com voar, ele tem uma evasão que muitos decks tem dificuldades em lidar. A habilidade de flash é relevante contra decks prestes a combar ou contra mágicas de anular. Embora não tenha um corpo muito impressionante para 3 manas, a combinação de suas habilidades proporciona valor contra muitos arquétipos do formato.
Bom contra: Zoo (5); Scapeshift (4); Tron (2); Amulet (2)
Razoável contra: Twin (3); URW Midrange (3); Jund (3); Bogle (2); Living End (2); Storm (2); URW Control (2); Merfolk (2); Blue Moon (2); Faeries (1); WU Control (1)
- Mirran Crusader (Pontuação: 21)
O Cruzado é um excelente finalizador que é imune a remoções exceto Lightning Bolt e Path to Exile. A habilidade de exaltado ou outros buffs como Sword of War and Peace podem torná-lo devastador. Além disso, ser capaz de bloquear e eliminar cards como Tarmogoyf torna esse card uma excelente escolha em alguns ambientes.
Bom contra: Jund (5); Bogle (4); Infect (2)
Razoável contra: Zoo (3); Affinity (2); Living End (2); Merfolk (2); Gifts (1)
- Brimaz, King of Oreskos (Pontuação: 8)
Honestamente, Brimaz é bastante limitado e não exatamente bom contra nada, exceto pela habilidade de proporcionar blockers para atrasar decks agressivos. Algumas listas hateabear rodam lendas como Time of Need e os terrenos lendários (Eiganjo Castle etc), e é possível utilizar 1x Brimaz em buids como essas.
Bom contra: Zoo (5)
Razoável contra: Infect (1); Faeries (1) Tokens (1)
- Orzhov Pontiff (Pontuação: 10)
Pontífice é forte contra decks com várias criaturinhas x/1. O +1/+1 pode causar bastante estrago a nosso favor também. Esse card é particularmente bom quando entra em campo através do Frasco. Infelizmente, não é um bom card contra grande parte do metagame, embora na maioria das vezes ele não seja um draw ruim. Mesmo que você não esteja destruindo coisas do seu oponente, ainda é possível dar um "anthem boost" em suas criaturas até o fim do turno
Bom contra: Affinity (4); Faeries (2); Tokens (1)
Razoável contra: Twin (3)
- Kitchen Finks (Pontuação: 26)
Finks é particularmente bom contra Zoo. Ela dá múltiplos blockers que podem trocar com a maioria das criaturas desse deck. Sua resiliência e ganho de vida também tornam essa carta boa contra uma grande variedade de decks. O efeito ETB (enter the battlefield) do Finks pode permitir afastar o dano letal de cartas como Grapeshot ou Valakut, the Molten Pinnacle. A habilidade Persistir também proporciana bloqueadores extras e resistência contra a maioria das remoções em massa, tais como Supreme Verdict.
Bom contra: Zoo (5); Jund (5); Burn (4)
Razoável contra: Bogle (3); Affinity (2); Scapeshift (2) Living End (2); Storm (2); Ad Nauseam (1)
- Knight of the Reliquary (Pontuação: 27)
KotR é um card muito poderoso que garante uma grande versatilidade através de uma gama de terrenos que podemos buscar no grimório. Um únicio Bojuka Bog pode arruinar estratégias inteiras se você responder no momento certo. Buscar por um Ghost Quarter extra ou um Tectonic Edge pode punir vários decks que têm uma base de mana gananciosa, tipo Tron, Jund e Zoo. Além disso, ele pode ficar bem grande com o passar do tempo. O lado negativo é a má interação com o Leonin Arbiter.
Bom contra: Zoo (5); Jund (5); Affinity (4); Living End (4); Storm (3); Tron (2); Gifts (1)
Razoável contra: Merfolk (2); Amulet (1)
- Blade Splicer (Pontuação: 17)
Splicer é uma carta sólida que garante card advantage imediatamente após entrar em campo. Ele é bom contra Jund (Liliana of the Veil particularmente) e é uma das poucas criaturas jogáveis que tem a capacidade de parar o Etched Champion. Splicer funciona melhor em decks com Aether Vial e efeitos de "blink", tais como Restoration Angel e Flickerwisp.
Bom contra: Jund (5); Affinity (4)
Razoável contra: Zoo (3); Bogle (2); Merfolk (2); Infect (1)
Criaturas CMC 4
- Wilt-Leaf Liege
- Linvala, Keeper of Silence
- Thrun, the Last Troll
- Restoration Angel
Criaturas CMC 5
- Baneslayer Angel
- Sigarda, Host of Herons
- Shriekmaw
Outras Mágicas
- Path to Exile
- Lingering Souls
- Aether Vial
- Mana Tithe
- Sword of War and Peace
- Sword of Feast and Famine
- Elspeth, Knight-Errant
- Abrupt Decay
- Rancor
Terrenos
- Temple Garden
- Razorverge Thicket
- Stirring Wildwood
- Overgrown Tomb
- Godless Shrine
- Verdant Catacombs
- Misty Rainforest
- Marsh Flats
- Vault of the Archangel
- Gavony Township
- Cavern of Souls
- Horizon Canopy
- Ghost Quarter
- Tectonic Edge
- Brushland
- Sejiri Steppe
- Bojuka Bog
JOGANDO COM O DECK
A ideia é simples: ponha em campo criaturas que atrapalhem o plano de jogo do seu oponente. Isso exige experiência e conhecimento sobre o formato para avaliar a mesa do adversário e jogar de acordo. A decisão sobre se devemos baixar um Árbitro, Thalia ou Voice no turno 2 pode determinar todo o desenrolar do jogo. Há também algumas artimanhas aplicáveis:
Bird of Paradise/Noble Hierarch no turno 1 pode permitir um turno 2 com Leonin Arbiter + Ghost Quarter ou um Aven Mindcensor. Muitas vezes é possível acontecer um dork no t1, o oponente baixar uma fetch e passar. No turno 2 nós baixamos uma land e dizerermos "passo o turno". Daí é só flashar um Mindcensor em resposta a quando ele estourar a fetch no fim do turno (fazendo com que o adversário pague um de vida para procurar a land certa nos 4 primeiros cards do deck). Além disso, se nós baixarmos um Árbitro no turno 2 virando o dork (recomenda-se fazer isso antes de jogar o nosso terreno 2) é possível depois do leão resolver baixar um Ghost Quarter e destruir o land t1/t2 do adversário, sem drawbacks (exceto um removal antes do efeito do GQ resolver). Isso ajuda a atrasar o oponente do outro lado, enquanto que nós continuamos com a curva de mana normal graças ao dork em campo.
Alguns comentários:
Às vezes é difícil entrar a terceira mana colorida para baixar o Wilt-Leaf Liege quando se usa 7 terrenos incolores no baralho. Algumas vezes também é necessário mulligar devido à incapacidade de gerar as manas coloridas necessárias. Portanto, não é recomendável usar mais do que 6 lands incolores, embora algumas pessoas já tenham tido sucesso com uma quantidade maior delas.
Em relação à destruição de terrenos, é interessante ter mais opções além das 4x Ghost Quarter para atingir a base de mana do adversário com consistência. Muitos utilizam 1-3 Tectonic Edge em conjunto com os 4 GQ.
Muitas listas rodam Espadas, principalmente 1-2 Sword of War and Peace. Embora as espadas sejam boas, cards como Voice of Resurgence, Scavenging Ooze, Loxodon Smiter, Wilt-Leaf Liege e Baneslayer Angel têm provado ser mais confiáveis e efetivos. As Espadas ajudam bastante ao transformar nossos bears pouco ofensivos em verdadeiros finalizadores, porém com várias win conditions presentes no hatebears não parece necessário o uso desses equipamentos. Apesar de tudo, o Mirran Crusader continua sendo insano quando equipado com qualquer Espada.
LISTAS
[DECK 142509 NOT FOUND]
[DECK 142506 NOT FOUND]
[DECK 142507 NOT FOUND]
[DECK 142508 NOT FOUND]
[DECK 142510 NOT FOUND]
|
|
peusinho
|
Postado em: 24/04/15 16:41 |
|
mais tarde eu traduzo a parte do sideboard, agora tô sem tempo (aceito ajuda)
|
|
LeoSperandio
|
Postado em: 24/04/15 16:57 |
|
Muito bom mano. Essa tradução já poupa um tempo gigante da gente hahah valeu!
|
|
HHHH
|
Postado em: 24/04/15 18:25 |
|
Excelente post! Parabéns! Nota 10! :)
|
|
Ricardo_R_JR
|
Postado em: 24/04/15 19:34 |
|
Muito bom!
|
|
Bryantt
|
Postado em: 27/04/15 09:12 |
|
Companhia Agrupada acho que entra fácil nesse deck, porém focando mais em criaturas drop 2/3.
|
|
brauna1990
Esquilo
|
Postado em: 21/08/15 10:31 |
|
Eu coloquei Collected Company joga muito bem, tirei thalia coloquei Brimaz
To curtindo a lista.
|
|
Dagostini
|
Postado em: 24/08/15 15:03 |
|
O que acham do seguinte deck??
GW Hatebears semi-competitivo
21/23 Lands
32/34 Criaturas
4x Birds
3x Peregrino de Avacyn
4x Thalia
4x Voice of Resurgence
3x Qasali Pridemage
4x Loxodon Smiter
4x Kitchen Finks
3x Wilt-Leaf Liege
3x Restoration Angel
2x ???????????????
5 Noncreature Spells
3x Path to Exile
1x Valorous Stance
1x Garruk, Primal Hunter
Não tenho pretensão de comprar Noble Hierarch, Horizon Canopy nem outros cards que estão muito caros, ao menos enquanto mantiverem os preços.
Minha ideia é tentar sempre baixar um bixo 3 manas no 2° turno, algo bem explosivo, e pra isso tem 8 criaturas fortes drop 3 que são verde e branco pra se aproveitar ao máximo do Liege.
Quero muito colocar o Relicário. Acham que com 4 fetchs (Urzal) ele roda bem? Ou precisa de mais fetchs?
Eu gosto do Garruk pois ele dá um C.A. muito forte pro deck, dando gás no late game se te controlaram bem. Pensei no Ajani GW também.
Minha intenção aqui é jogar casual com meus amigos (que tem decks tier) e também participar de campeonatos. Um deck entre o competitivo e o budget, pois não pretendo gastar em cards muito caros, mas também não quero um deck fraco.
Como disseram, Collected Company joga bem no deck se o construir voltado pro card, mas quero fazer uma versão sem ela e com Thalias, acham que também fica bom?
Agradeço a ajuda.
|
|
BlindDefender
|
Postado em: 24/08/15 23:13 |
|
Acho que nesse espaço de ???? você poderia colocar o Mirran Crusader, já que n pretende colocar CoCO, apesar de que, acho que é obrigatório, mesmo que não queira gastar em Nobles ( eu mesmo tenho algo parecido e não pretendo investir nem em Noble e nem em fetchs, por ser muito caros =/)
|
|
max_goblin
|
Postado em: 25/08/15 13:00 |
|
Se a ideia é jogar sem Collect.. que tal usar dois Pégaso de Thalia?
Num mirror, vc teria vantagem e deve melhorar o seu match contra combos. Sem falar que, por ter tanto ramp, conserta um dos problemas do cavalinho, entrar tarde ;)
Quanto a base de mana, em duas cores, não precisa de fetch. Mas claro depende da sua base.
Abraço!
|
|
Dagostini
|
Postado em: 25/08/15 15:19 |
|
Acho que nesse espaço de ???? você poderia colocar o Mirran Crusader, já que n pretende colocar CoCO, apesar de que, acho que é obrigatório, mesmo que não queira gastar em Nobles ( eu mesmo tenho algo parecido e não pretendo investir nem em Noble e nem em fetchs, por ser muito caros =/)
|
Vou testar os mirran e ver se roda bem sem os Company .
Se a ideia é jogar sem Collect.. que tal usar dois Pégaso de Thalia?
Num mirror, vc teria vantagem e deve melhorar o seu match contra combos. Sem falar que, por ter tanto ramp, conserta um dos problemas do cavalinho, entrar tarde ;)
Quanto a base de mana, em duas cores, não precisa de fetch. Mas claro depende da sua base.
Abraço! |
Boa ideia Max. As fecths são pra pumpar o Relicário , não pra acertar a base de mana. Vou tirar os anjos , colocar 1 ou 2 Pégaso e 4 Relicário com 4 fetchs no deck (queria 8 pra realmente explorar a habilidade dele. Daria até pra explorar algum Landfall com 8 fetchs e 4 relicários ). No meu field o Pégaso vai brilhar muito no deck junto com a Thalia hehe
Quero montar a base desse deck pra, mais pra frente, ir testando um eventual Podless, mas com proposta de buscar respostas, abusando de cartas como Fauna Shaman , Acorde do Chamado e até o Relicário , que pode tutorar lands que respondem bem os oponentes (buscar uma Caverna das Almas no T3 é um absrudo contra UWR Midrange e Control, Twin e qualquer outro deck com azul, exceto Merfolks - embora possa ser útil essa jogada). Também pensei no Ranger of Eos , que além de dar um excelente card advantage, busca resposta.
Collected Company é excelente, mas não busca resposta e depende um tanto da sorte. Acho que a proposta dela é mais agredir com qualidade do que buscar respostas, embora seja sinérgico com Acorde do Chamado em buscar combos.
Algúem indica algum card que interage com essa proposta de agredir com qualidade e responder o oponente ao mesmo tempo? Acho muito foda seu oponente baixar um encantamento e vc ter a possibilidade de tutorar o único Reclamation Sage que tem no deck - quem sabe não desbanam o POD um dia...
Uma outra ideia totalmente diferente que tive, mas que gostaria da análise de vcs, foi fazer um deck mais voltado pro midrange e usar Ojutai com Relicário pra tutorar Minamo ou land azul. A Sigarda possui até mais resiliência, mas não valeria a pena um Splash pra U pelo C.A. do dragão e até Remand?
Editada em: 25-08-15 16:59:57 por Dagostini.
|
|
Metthews_BH
|
Postado em: 26/08/15 00:36 |
|
Eu tenho algumas dúvidas sobre o deck:
1° Alguém já tentou montar ele Bant, adicionando cartas como:
* Kira, Great Glass-Spinner: Proteção para as suas criaturas.
* Spellskite: Proteção para as suas criaturas.
* Meddling Mage: Atrapalha muito o oponente, impedindo que ele conjure cartas que possam nos atrapalhar.
* Grand Arbiter Augustin IV: Atrapalha muito o oponente, comba com Thalia, arbitro e o pegaso.
* Geist de Santo Traft : Alternativa de Finisher.
2° Alguém Já testou as seguintes cartas:
* Archangel of Tithes: Acho que essa carta é a cara do deck, mesmo nao sendo um bear.
3° Vi que vocês ja usaram Vryn Wingmare. O que acharam?
|
|
Dagostini
|
Postado em: 27/08/15 19:06 |
|
1° Alguém já tentou montar ele Bant, adicionando cartas como:
* Kira, Great Glass-Spinner: Proteção para as suas criaturas.
* Spellskite: Proteção para as suas criaturas.
* Meddling Mage: Atrapalha muito o oponente, impedindo que ele conjure cartas que possam nos atrapalhar.
* Grand Arbiter Augustin IV: Atrapalha muito o oponente, comba com Thalia, arbitro e o pegaso.
* Geist de Santo Traft : Alternativa de Finisher.
|
Acho que um Bant iria explorar muito bem Thalia, Vryn Wingmare e destruição de lands. 4 Thalia, 4 Leonin Arbiter, 4 Vryn, 4 Kira, 2 Augustin, 4 Ghost Quarter e 4 Tectonic Edge já apresenta um sinergia muito boa em atrasar o jogo do oponente, algo próximo ao Death and Taxes. Os Mana Dorks vão ajudar muito a acelerar o jogo, que é lento, e o árbitro ainda impede o drawback do Path. Como tem azul, 2 Phantasmal Image seria uma boa pro deck.
Como iria abusar do efeito da Thalia e do Vryn, acredito que caibam no máximo 4 ou 5 noncreature spells. Remand seria perfeito pro deck, te dá o tempo que vc precisa e tem uma sinergia muito grande com o maindeck. O único problema é que custa 2 e não 1, mas com 6 ou 7 mana dorks no deck, acho que fica fácil contornar. Outros cards ótimos seriam Path to Exile, Brave the Elements e Mana Tithe.
O Geist joga bem em decks tempo que vc tem formas de controlar as criaturas do oponente, ele não se encaixa no deck, vai tomar um block de um 2/X qualquer e morrer.
Já Spellskite roda em muitas versões do GW, nem precisa do azul no deck. Alguns dos decks listados neste tópico, inclusive, a usam no deck. É muito forte.
O problema desse deck seriam os aggros - Thalia e Vryn não os atrasam. Mas com um bom early game e bons drop 1 e drop 2, vc consegue contornar.
2° Alguém Já testou as seguintes cartas:
* Archangel of Tithes: Acho que essa carta é a cara do deck, mesmo nao sendo um bear.
|
Pode ser que rode bem no Bant mencionado acima. Acabou de entrar na meta, e ainda vai levar um tempo pra ver se joga bem.
Editada em: 27-08-15 20:00:51 por Dagostini.
|
|
BlindDefender
|
Postado em: 31/08/15 22:30 |
|
O que acha fo Leão de Juba Lanosa?
W/G 3/3
Só não entendi a habildiade dele, esse esquema de monstruosidade. Tem que pagar no ato que casta?
Pelo flavor, diz que se eu não pagar o custo, posso colocar um marcador que ela se torna, n entendi muito bem.
Enfim, acham quem cabe no deck?
|
|
Miguelitooo
|
Postado em: 01/09/15 08:33 |
|
Deveria ter um post desse para hatebears monowhite... tipo para quem tem esse tipo de deck, e não a versão GW...
|
|
Bessovaldo
|
Postado em: 01/09/15 12:07 |
|
Fala ae galera...
to experimentando esse deck aqui via proxy contra decks aleatórios de todos os formatos.
tem tado certo resultado e gostei de jogar com ele.
http://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&id=209452
estou pra experimentar ele com cartas que tenho como por exemplo o lodo, qsali e loxodon.
mais quis jogar com essas que nao tenho primeiro pra ver como caem em jogo.
alguma sugestão pra esse deck?
vlw
|
|
Dagostini
|
Postado em: 01/09/15 16:40 |
|
O que acha fo Leão de Juba Lanosa?
W/G 3/3
Só não entendi a habildiade dele, esse esquema de monstruosidade. Tem que pagar no ato que casta?
Pelo flavor, diz que se eu não pagar o custo, posso colocar um marcador que ela se torna, n entendi muito bem.
Enfim, acham quem cabe no deck? |
Tem drops2 muito melhores, como Voice of Resurgence, Thalia e o Qasali. Até o Goyf eu acho melhor.
O Leão jogaria bem contra controles e se vc usar bastante mana dorks. Mas ainda assim Thalia e Voice são mais fortes.
Deveria ter um post desse para hatebears monowhite... tipo para quem tem esse tipo de deck, e não a versão GW... |
O deck que vc quer, na verdade, é o Death and Taxes né? A versão Modern do DnT eu diria, já que esse deck surgiu no Legacy. Tem esse aqui:
http://www.ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=120201
Se quiser procurar outros decks, use este tópico:
http://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=123414&page=1
Fica na seção Modern mesmo, mas já está umas 3 páginas pra trás.
Fala ae galera...
to experimentando esse deck aqui via proxy contra decks aleatórios de todos os formatos.
tem tado certo resultado e gostei de jogar com ele.
http://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&id=209452
estou pra experimentar ele com cartas que tenho como por exemplo o lodo, qsali e loxodon.
mais quis jogar com essas que nao tenho primeiro pra ver como caem em jogo.
alguma sugestão pra esse deck?
vlw
|
Curti bastante seu deck. Em vez de Mana Dorks, vc usa o Vial e explora blink efects.
Mas eu tiraria Xamã da Fauna. Esse card é excelente, mas acho que combina melhor com outra proposta de deck, onde vc usa 1-of de várias criaturas e joga tentando sempre responder o oponente e agredir ao mesmo tempo. Seu deck não tem tanto esse lance de buscar uma resposta. Embora Thalia, Mindcensor e o Árbitro sejam muito fortes contra determinados decks, vc foca mais em enxer a mesa rápido e explorar os blink efects através do Flickerwisp, usando Thalia, Árbitro e LD pra atrasar o jogo do seu oponente até vc fazer tudo isso.
Acho Lodo e Qasali muito bons, vc poderia colocar 2 de cada no lugar dos Xamãs. Prefiro eles ao Loxodon nessa lista por vc não usar Mana Dorks e já ter muitos drop 3. Fora que ele não tem nenhum blink efect. Pode ser bom no side contra control e decks que usam azul em geral. E contra Liliana tbm é muito bom.
Editada em: 01-09-15 17:01:22 por Dagostini.
|
|
Miguelitooo
|
Postado em: 09/09/15 10:18 |
|
Pessoal, bom dia!
Estou vendendo a base do meu deck Hatebears...
Eu digo a base, pois está sem os 04x frasco do éter, e sem 02x spellskite
Segue a lista do deck: http://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&id=213228
e segue o link do meu leilão: http://www.ligamagic.com.br/?view=leilao/view&id=3522729
qualquer dúvida manda uma psmg.
é uma boa oportunidade.
Forte abraço para todos
Miguel
|
|
Bessovaldo
|
Postado em: 03/12/15 17:33 |
|
Deu uma parada o tópico né!
to jogando com essa lista e tem jogado mto!
como estão a lista de vcs?
abraço!
[DECK 255874 NOT FOUND]
|
|
slambrer
|
Postado em: 08/10/16 21:11 |
|
Sideboard
Cálice do Vácuo - Este card é um tesouro "escondido" que muitos
jogadores moderns ainda não conhecem.Deixe-o cair para 0 contra
Affinity e impedir que metade mãos caia no field. Deixe-o cair para 1
contra Bogle ou Infect, e assistir esses jogadores castarem quase
nada. Deixe-o cair para 1 contra Delver ou outros decks com muitas
Cantrip (Storm) e assistir seu plano de jogo desacelerar
significativamente.Ele também pára Living End completamente quando cai
para 0.
Creeping Corrosion - Affinity é um jogo muito difícil para nós. Se você
já viu jogos contra jogadores de Affinity qualificados, pode ser
assustador quão facilmente esse deck ri do nosso plano de jogo. Eu
recomendo fingir que o seu aparador é de 13 cards, porque este card é
um "devo ter" em muitos torneios de modernos.
Kataki, War's Wage - Mesma ideia com este card, tenha em mente que isso
pode ser morto por um galvanic Blast. Não confie só neste cartão.
Sunlance - Este é a 5ª Path em decks onde onde estamos enfretando um
monte de criatura rápidas. Isso vai ajudar a matar Dark Confidants e
Deathrite Shamans contra Jund, Signal pest contra Affinity, dorks mana
contra Pod, ou qualquer tipo de pequenas criaturas que você enfrente em
em jogos aleatórios. Outras opções: Condenam (mas só funciona se a
criatura está atacando), Dismember (custa 4 life), opções de 2-mana
(Journey to Nowhere?).
Campo de supressão - Este card é uma espécie de "pega tudo" para deks
injustos neste formato. Isso mantém Pod em check, tornando difícil para
o Pod fazer qualquer coisa. Twin não poderá fazer mais do que uma ou
duas criaturas por turno. Affinity não pode animar um Nexus ou
sacrificar um único artefato para Ravager sem usar um número de
recursos. No entanto, a melhor razão para tentar este pode ser Jund.
Deathrite Shaman não pode fazer qualquer coisa, até mesmo usar sua
habilidade de "mana" sem pagar 2. Lilian do Véu agora custa "3BB." E,
claro, aquelas procuras por terras no grimorio e manlands vão custar
alguns mana extra para ser usados.
Thrun, The Last Troll - Você vai querer este card contra todos os deck
azuis. Thrun também é algo que você pode usar em conjunto com adoração
e fornecer um "soft-lock" contra muitos decks.
Adoração - Falando de Adoração, este card é a chave para se manter vivo
contra um monte de adversários e decks combo quando tudo mais falhar.
Tente fazer isso se você está sendo "burned" nos torneios locais. Com
Thrun, alguns oponentes simplesmente não pode matá-lo.
Burrenton Forge-Tender - Tente usar ele se há um grande número de decks
Burn em seus eventos locais. Eu levo alguns deles as vezes quando eu
jogo eventos moderns em metagames desconhecidos. Outras opções: Círculo
de Proteção: Vermelho (sim, totalmente legal no Modern), Timely
Reinforcements, Kor Firewalker, mártir das areias.
Auriok Champion - Este card pode ser um outro card que Jund tem
problemas. Apenas um -2 Liliana pode responder a ela e a capacidade
de ganho vida será relevante.
Damping Matrix - Nós geralmente temos respostas suficientes para twin e
Pod como opções, mas esta é uma outra carta que pode ser usada para
salvar-nos de tais estratégias.
Rule of Law- Use isto se Storm se tornar um grande deck novamente. Não
use Ethersworn canonist. Ambos são respondidas por Echoing Truth, mas
canonista também pode morrer para um Burn ou remoção aleatória.
Seal of Primordium - Você pode deixar cair isto e ter uma resposta
preventiva contra Blood Moon. Idealmente Blood Moon não será um
problema para nós de qualquer maneira, devido a nós executar vários
terrenos básicos, mana dork, e tendo Qasali Pridemage. Seal também é
uma boa resposta para Twin, Bogle, e Affinity.
Deglamer - Este card pode ser usado contra deck GR Tron que tentam
rodar Wurmcoil contra nós. Ele manda o Wurm de volta para o Grimorio,
assim ele não se divide em dois.
Círculo de Proteção: Azul - Deve estar rindo, mas eu estou considerando
isso porque o Tritão continua a ser um jogo difícil e se ele estiver
presente no metagame, você que vai rir. Caso contrário, corremos o
risco de ser atropelado por um exército de criaturas maiores de um deck
que não se preocupa com nossos "hate cards". Quando o nosso "hate" é
ignorado, nosso deck torna-se apenas "bears".
Relic of Progenitus - Bom para estratégias de cemitério. Ele ganha slot
por apenas custar 1 a jogar, dando-lhe um ajuste fácil na curva e não
sendo terrivelmente sobrecarregado pela Thalia.
Stony Silence - Grande cardo fecha as habilidades activadas do
Affinity, como Devastador Arconexo, Supervisor de Aço e Cranial
Plating. Ele ainda desliga Darksteel Citadel.
Obstinate Baloth - sideoard para Jund geralmente, mas também pode ser
trazido contra burn onde 4 de vida pode ser muito relevante. Um 4/4
também pára a maioria de suas ameaças.
Explosivos Fabricados - É eficaz contra token / SoulSisters / Norin,
Tritão, Affinity e Bogle. Eu uso 3 no Sideboard, e tenho considerado a
adicionar um quarto.
Rest in Peace - Efetivo praticamente a todas as estratégias de
cemitério. Retarda Jund enfraquecendo Ooze e também pode manter esse
Goyf preso em 0/1.
Pulso Maelstrom - Grande card para decks que usam splash para preto.
Tem velocidade de feitiço, mas pode atingir praticamente qualquer coisa
e se livrar de várias cópias ao mesmo tempo.
Crucible of Worlds - Quer voltar a reusar o seu Ghost Quater e Horizon
Canopy? Bem com este card você pode! Eu não iria usa-lo a menos que eu
estivesse esperando jogos longos. Otimo contra o Tron.
|
|