[Competitivo] Food Chain Griffin's |
TrueOgre
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Postado em: 19/05/14 15:57 |
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Ola 'gurizada' da Liga,
Outro dia estava conversando com uns amigos e fui apresentado a mecânica do deck 'Food Chain', achei interessante então sai a procura de material sobre o deck mas notei que aqui nao tinha nada muito especifico. Entao vou compartilhar um pouco da experiência que foi montar o deck e jogar um champ com ele.
Tudo começou quando o Jonathan Job fez 4º lugar com uma versao UG em março desse ano no SCG Legacy, dois amigos (guipissolatto e Sid_Vicious)prestaram atenção no deck e entre eles comentaram que o deck tinha futuro e as cartas estavam bem acessíveis para adquirir, porque nao montar e jogar com o mesmo?
No mesmo dia o Bruno (Sid_Vicious) me manda um e-mail dizendo 'Esta com o teu baralho ai? leva junto que tenho uma surpresa...' Eu estava com um SaT e perdi feio para a versão do Jonathan Job. Na mesma hora entra na minha cabeça idéia que temos que montar esse deck, mas de acordo com a realidade do nosso field, portando spalsh pra preto seria essencial...(Na verdade o guipissolatto ja estava montando o deck (malandro).
Com isso em mente, vamos lendo e pesquisando sobre o deck e chegamos a uma pool de cartas com potencial para nossa versão BUG do deck.
Antes de ir para as cartas, vou dar uma breve ideia de como o baralho funciona:
- Ele funciona com a interação do encantamento Food Chain e a criatura Misthollow Griffin, lhe proporcionando uma (ou quatro) criatura 3/3 com voar, que blinka e tem vigilância;
- Usando o feitiço Manipulate Fate, voce procura no grimorio por 3 cartas e as exila, embaralha o grimorio e compra um card;
- Como o Grifo pode ser castado do exilio, sua mao aumenta em teoria para + 3 grifos que podem ser usandos tanto para interação com o encantamento, como simplesmente jogando eles e partindo para o ataque;
- Os grifos tambem podem ser usados como combustivel para Force of Will e Misdirection;
- Com grifo e Food Chain em jogo, podemos gerar mana infinita (lembrando que essa mana só pode ser usada para magica de criaturas), junte isso um Emrakul, the Aeons Torn.. Da pra imaginar o resultado.
Chega de conversa e vamos as cartas.
Basicas e Essenciais:
Misthollow Griffin
Food Chain
Manipulate Fate
Force of Will
Brainstorm
Emrakul, the Aeons Torn
Como o deck precisa ser rapido, e criaturas que geram mana tambem interagem com a habilidade do encantamento, podem ser usadas:
Noble Hierarch
Birds of Paradise
Llanowar Elves (E todos os seus amigos semelhantes)
Deathrite Shaman *
Wall of Roots **
* Utilizamos o Xamã por 3 motivos: Gerar mana de qualquer cor, bloquear lacaio eeeeee remover o nosso grifo, caso ele morra em combate.
** Utilizamos a Barreira de Raizes por 2 motivos: Com ela e Cadeia Alimentar em campo, conseguimos as 4 manas para castar o Grifo e ela tem 5 de resistencia, aguenta bem o tranco de Tarmogoyfs, Goblins e do nosso proprio sideboard.
O deck tambem precisa de alguma criatura com varias funções (compra, defesa, ataque, interação com o resto do deck):
Baleful Strix
Fierce Empath *
Wall of blossoms **
* Tutor do Emrakul, ou de qualquer outra criatura gigantesca.
** Utilizamos ela no lugar da coruja por 2 motivos: Precisa de UB e a mesma situação da Barreira de Raizes, sobrevive ao combate por mais tempo.
Somente com Tempestade Cerebral, o deck nao acha as soluções a tempo:
Ponder *
Lim Dul's Vault **
Spoils of the Vault
Diabolic Vision
Impulse
* Ponderar é a irmã da Tempestade Cerebral, e ainda da a possibilidade de reembaralhar as cartas, caso o topo esteja recheado de coisas nao tao boas
** Voce pode olhar o deck inteiro por 5 ou 6 pontos de vida, por o Emrakul/Cadeia Alimentar no topo, e ainda é instantanea.. hehe
Se proteger somente com Força de Vontade nao é uma boa idéia, como nosso deck foi pensado BUG:
Toughtseize *
Abrupt Decay **
Inquisiton of Kozilek
Spell pierce
* Melhor coisa pra fazer antes de 'combar'
** Tem BG no deck, tem isso...
Terrenos:
Island, Forest e Swamp *
Bayou, Underground Sea e Tropical Island **
Fetchs ***
Volrath's Stronghold
Karakas
* São seus melhores amigos, nada como baixar uma floresta no primeiro turno, seguida de um xamã, optei por usar 2 ilhas pois o Grifo custa 2UU
** Podem ser substituidas por ShockLands
*** Use pelo menos 3 Floresta Tropical Nebulosa
Sideboard
O deck enfrenta problemas com infestação de criaturas e descartes, entao dedique uns bons slots pra isso:
Toxic Deluge *
Massacre **
Golgari Charm
Engineered Plague
Submerge
Misdirection
Flusterstorm ***
Divert ****
Envelop
Swan Song
Duress *****
*Isso é lindo contra Goblins, elfos e tribais em geral.
** UWR, DaT e até mesmo Soldados.
*** Nao quero perder 'Counterwar'.
**** BUG e Jund com suas Degenerações Abruptas atrapalham.
***** Ela se autoexplica.
Classicas cartas contra cemitério são essenciais:
Tormod's Crypt
Relic of Progenitus
Surgical Extraction
Grafdigger's Cage *
* Nos testes o deck mostrou grande dificuldade contra decks que usam Zenite e Ordem Natural...
Carta que serve pra tudo:
Spellskite*
Echoing Truth
Pithing Needle
*Sério, esse carinha aqui lava, passa e cozinha... Alem de aumentar a defesa contra infestações...
Pegadinha 'Rááááááááááá' (Transforme o deck em um BUG tradicional):
Tarmogoyf
Delver of Secrets
Daze
Algumas cartas que nao foram citadas mas mereçem seu lugar ao sol:
Shardless Agent*
Tidespout Tyrant**
Griselbrand
Maga, Traitor to Mortals
* Tem uma interação interessante com quase todas as cartas, principalmente com o manipular o destino, pois se o encantamento já estiver em jogo e o agente resolver basta removelo adicionando UUUU para chamar os grifos pro jogo..
** Jogando Grifos infinitos, voce pode subir toda a mesa do oponente, merece testes no maindeck
Só por curiosidade, esta foi a lista utilizada por mim em uma etapa do Legacy RS em Porto Alegre esse ano:
4 - Deathrite Shaman
3 - Wall of Blossoms
2 - Wall of Roots
4 - Misthollow Griffin
1 - Emrakul, the Aeons Torn
1 - Fierce Emphat
4 - Force of Will
1 - Misdirection
3 - Thoughtseize
4 - Brainstorm
3 - Ponder
3 - Abrupt Decay
3 - Manipulate Fate
4 - Food Chain
1 - Lim Dul's Vault
2 - Bayou
2 - Underground Sea
2 - Tropical Island
3 - Verdant Catacombs
2 - Misty Rainforest
2 - Polluted Delta
2 - Scalding Tarn
2 - Island
1 - Forest
1 - Swamp
Sideboard
1 - Massacre
1 - Flusterstorm
1 - Abrupt Decay
1 - Divert
1 - Echoing Truth
2 - Spellskite
2 – Swan Song
2 - Grafdigger's Cage
2 - Toxic Deluge
2 - Duress
Quem se interessar no deck e quiser discutir, pesquisar, trazer novas ideias.. Esse é o objetivo do topico
(Esse link foi de grande ajuda na hora de montar a lista)
http://www.mtgthesource.com/forums/showthread.php?27206-Primer-Food-Chain-Combo
Agradecimentos especiais ao Bruno Correa (Sid-Vicios), Guilherme Pissolatto (guipissolato) e ao Richard Garfield.. Sem eles isso nao seria possivel.. hehe
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ArKHaN
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Postado em: 19/05/14 16:04 |
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Food Chain é bacana.
O deck pode adotar 2 estilos de jogo a mais combo, e a que se segura com bixos (Wall of Blossoms e afins) e é mais devagar
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albiero
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Postado em: 19/05/14 16:14 |
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peguei a marotagem do japa! postando coisinha na liga sobre food chain! aeuahehuhuae
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TrueOgre
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Postado em: 19/05/14 16:16 |
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Agora o deck não é mais secreto, levamos 3 decks iguais pro torneio.. hehe
Sim, o deck é lento e por isso decidimos usar as barreiras, ela te da um ou dois turnos contra decks muitos agressivos....
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Sid_Vicious
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Postado em: 19/05/14 16:45 |
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Eu gostei de jogar com o deck. Exatamente como o Arkham falou... pode-se adotar 2 estilos de jogo.
Pena que no torneio tive uma leve quebra de mana nas partidas que perdi, o que não foi detectado nos treinamentos.
A sim... o TrueOgre não disse, mas houve quase 2 meses de desenvolvimento do baralho, até chegarmos nessa versão.
Em um momento cogitamos o Tidespout Tyrant no main deck, mas ele é muito vulnerável (toma counter e removal)
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ArKHaN
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Postado em: 19/05/14 16:50 |
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Uma dica pra vocês que jogam com o deck (eu tenho o deck, mas nunca arrisquei um torneio).
O pessoal usa Enrakul ou outro card pra finalizar. É MUIIIITO melhor:
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Sid_Vicious
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Postado em: 19/05/14 17:03 |
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Uma dica pra vocês que jogam com o deck (eu tenho o deck, mas nunca arrisquei um torneio).
O pessoal usa Enrakul ou outro card pra finalizar. É MUIIIITO melhor:
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Cogitamos ela também, porém assim como o Tyrant, ela toma counter, stifle.
O Emrakul já da muita segurança, pois como é "castado" da um turno extra, não toma counter nem remoção.
Editada em: 06-08-14 11:23:43 por Sid_Vicious.
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ArKHaN
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Postado em: 19/05/14 17:05 |
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mas se fosse pra levar counter, vc leveria no Food Chain/Misthollow Griffin não!?
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Sid_Vicious
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Postado em: 19/05/14 17:14 |
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Sim sim...
Mas ela toma stifle. E não é "tutoreavel" com o Fierce Empath, que se mostrou uma boa carta nos treinos...
Além de tutor, ele no turno 3, faz o link entre wall of blossons/shaman gerando 3 pro food chain, baixando empath, procurando emrakul, gerando 4 pro grifo e combando.
É uma jogada beeeem atipica, mas durante os treinamentos ganhei algumas partidas graças ao empath
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TrueOgre
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Postado em: 19/05/14 17:19 |
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Na ultima partida eu ganhei de um Pox assim...
Mas as ideias estão ai pra isso, quero o deck 'melhor' na próxima vez que usar..
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Semi-Deus
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Postado em: 19/05/14 19:05 |
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Parabéns pelo desenvolvimento do deck e trabalho em equipe.
Tenho certeza de que logo logo vocês estarão colhendo os frutos desse trabalho.
Espero não enfrentá-los tão cedo, pois prevejo muitas dificuldades pra mim. hehe!
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TrueOgre
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Postado em: 20/05/14 07:53 |
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Valeu Antônio, vamos desenvolver mais o deck e tentar trazer ele novamente pro Champ Legacy ainda esse ano...
Quanto a Maga, ela joga sim mas com algumas modificações no deck... Não precisa mais usar o Empatico Feroz já que ela não tem as condições necessárias para ser tutoreada, o ideal na versão BUG seria usar mais 1 cofre de lim dul...
Masss, nossa escolha pelo Emrakul foi justamente os decks de SaT que andavam infestando nossas pastagens, SaT e outros decks normalmente usam Linha da Força da Santidade e isso impede a maga de funcionar.. Como o deck se propõe a descartar e no Game 2 vamos tirar as barreiras pra chamar o resto dos descartes do side, junto com mais anulações.. Optamos por não arriscar e jogar de Emrakul mesmo, além de correr o risco dele entrar pelo Mostrar e Contar do Adversario.. heuheuhuehuh
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Sid_Vicious
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Postado em: 04/06/14 09:58 |
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Visto a quebra de mana que tive no torneio, a próxima lista que eu vou testar tem 20 terrenos, e vou testar com a baleful strix pra ver como o deck se comporta.
Ficaria assim:
2 Underground Sea
2 Bayou
2 Tropical Island
3 Verdant Catacombs
4 Polluted Delta
3 Misty Rainforesst
1 Floresta
2 Ilha
1 Pântano
2 Baleful Strix
3 Wall of Roots
1 Fierce Empath
1 Emrakul
4 Misthollow Griffin
4 Deathrite Shaman
4 Brainstorm
4 Food Chain
3 Thoughtseize
1 Lim-Dûlls vault
3 Abrupt Decay
4 Force of Will
3 Manipulate Fate
3 Ponder
Side:
2 Desprezador de Mágica
3 Canção do Cisne
2 Coação
1 Denegeração Abrupta
2 Extração Cirúrgica
2 Jaula do Escavador de Tú..
1 Massacre
2 Toxic Deluge
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TrueOgre
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Postado em: 04/06/14 10:41 |
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Nessa tua alteração ai .. eu já tava pensando a tempos que a barreira que gera G, joga mais que a outra.. hehe
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ArKHaN
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Postado em: 06/08/14 11:31 |
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Adicionando informações no topico.
- Não gostei de Fierce Empath. O pro dele, é fazer o "link" pro Grifo, mas em compensação, se vc leva um descarte ou counter nele, você perdeu 1 KC.
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ChinaCommander
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Postado em: 06/08/14 12:22 |
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O engraçado é que ninguém tava dando bola pra esse deck achando que era forfun, o que houve pro pessoal mudar de ideia?
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ArKHaN
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Postado em: 06/08/14 12:26 |
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O engraçado é que ninguém tava dando bola pra esse deck achando que era forfun, o que houve pro pessoal mudar de ideia? |
Sempre foi ruim. Mas o Legacy é cheio de deck ruim, com chance de ganhar torneio: Burn, Food Chain, Enchantress, Hypergenesis, Tezzerator, Team Italia, No Bant, Bant, RUG Order, Bug Order...
MAS, o fator principal foi este
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Sid_Vicious
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Postado em: 06/08/14 13:15 |
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Adicionando informações no topico.
- Não gostei de Fierce Empath. O pro dele, é fazer o "link" pro Grifo, mas em compensação, se vc leva um descarte ou counter nele, você perdeu 1 KC. |
Já pensei em usar um segundo emrakul no lugar dele, mas como em algumas jogadas ele foi decisivo justamente pelo link, optei por ele.
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TrueOgre
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Postado em: 06/08/14 16:24 |
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O engraçado é que ninguém tava dando bola pra esse deck achando que era forfun, o que houve pro pessoal mudar de ideia? |
O deck é ruim, mas é uma surpresa... eu ganhei uma partida em um torneio porque o oponente pensou que fosse um 'BUG Loco' e deixou acontecer, ou não sabia pra que servia aquele monte de grifo removido.. quando viu já era tarde...
O espaço do Fierce eu não concordava até o ultimo instante... Mas achei uma alternativa viável pra chamar o combo, mais pelo fato da surpresa do que por qualquer outro, já que o oponente na maioria das vezes não esta acostumado com o deck e deixa aquele bicho resolver...
ArKHaN: Ta jogando com o deck? Pode compartilhar tua lista ai?
hehe
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Tandor
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Postado em: 06/08/14 18:51 |
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Eu não entendo muito, mas acham que tem alguma chance essa carta nesse deck:
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