Olá WebWalkers! Hoje exploraremos uma faceta do MTG que nos faz criar uma relação ainda maior de identificação e exclusividade com o jogo, a Alteração de Cards (ou Altered Art), e eu, Felipe Bracco, novamente serei seu guia por esse artigo.
Passaremos desde as definições mais simples, à questão das regras em jogos sancionados, algumas entrevistas de Alteradores nacionais e internacionais com uma pequena análise de seus trabalhos e encerraremos com uma breve reflexão. Então, sem mais delongas:
O QUE É UMA ALTERAÇÃO DE CARD?
Basicamente é uma modificação na arte e no layout original do card escolhido. A arte pode ser expandida para além da caixa de ilustração, modificada totalmente e/ou usar e adicionar elementos extras a interagir com a imagem; e isso pode ser feito com tintas, montagens, colagens, e o que mais a criatividade permitir.
EXEMPLOS DE ALTERAÇÕES:
Alteração parcial
Esse tipo de alteração adiciona detalhes à arte original, seja para completar a imagem, seja para interagir com ela.
Repare que o card original e sua ilustração ainda são facilmente reconhecíveis, porém com a pequena adição de detalhes, a imagem ganha uma diferente personalidade.
Sem borda/expandido
Aqui temos a expansão da arte original para quase a totalidade do card. Nome, custo e caixa de texto se mantêm.
Nestes exemplos, a alteração segue a imagem original sem muita adição de novos elementos. Mas pode-se facilmente combinar esta técnica com algo menos previsível, como essa do Brion:
Sem texto/totalmente expandido
Aqui temos a arte ocupando quase a totalidade do card. Apenas o nome e custo se mantêm.
Com mais espaço no card como suporte, temos um exemplo de uma completa alteração com um novo desenho e outro que expande o conceito da arte original.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEGALIDADE EM EVENTOS SANCIONADOS:
Adota-se como essencial no uso de cards modificados, que mantenham pelo menos o nome e o custo originais INTACTOS. Todos os exemplos mostrados até agora o fazem, porém algumas questões ainda precisam ser citadas.
A palavra final e decisiva sobre o uso de um card modificado em campeonatos oficiais pertence ao Juiz Mor do evento, se ele ou ela disser sim, você pode usar seu card exclusivo com a arte alterada, se não, será necessário substituí-lo. Portando sempre pergunte ao Juiz/a antes de começar o evento, a fim de se prevenir contra oponentes oportunistas. Em todo caso, tenha sempre para cada alteração um card original de back up.
Outros pontos que podem inviabilizar o uso são: a espessura da tinta/colagem/montagem a fim de que acabe “marcando” com relevo a carta entre as outras do deck, blocos de textos que não pertencem ao card (por exemplo, uma anotação “isso é bom de side contra X deck”) e cenas de nudez, devido à política de censura 13+ da WOTC.
Agora, se seu intuito é apenas ter um card colecionável único, e jogar na famosa Mesa da Cozinha, deixe a criatividade trabalhar solta:
Todas as artes acima pertencem ao site Altered MTG Card Art, e foram utilizadas com autorização. Para visualizar a galeria completa, clique aqui.
ENTREVISTANDO ARTISTAS:
Há um tempo venho acompanhando o trabalho de alguns artistas alteradores, e entre os que eu vejo, optei por selecionar e entrevistar três representantes.
Sidnei Lee Art - Página no Facebook
Brasileiro, Sidnei conheceu o MTG através de amigos que o levaram ao mundo do RPG, cardgames e etc. Como um dos iniciantes do grupo, ele não possuía a facilidade em montar decks variados e fortes, foi quando um de seus amigos apresentou alguns trabalhos de alteradores e ele decidiu utilizar de sua habilidade para conseguir as cartas que queria. No começo treinando com as suas, na tentativa e erro ele foi se aprimorando e o trabalho cresceu. Após Facebook então, a alteração passou de um hobby para uma fonte de renda extra, inclusive com patrocínio marcas de tintas e pincéis.
Caminhando tanto na expansão da imagem original, restaurações de cards em mal estado, ou artes completamente novas, Sidnei utiliza os clássicos tinta e pincel. Com sua tecnica e habilidade, os cards ganham uma nova textura visual e um jogo de planos que dá mais profundidade à imagem. A Gente quase entra no card.
Esta é uma de suas alterações preferidas, uma Floresta, ele utilizou como um sorteio de sua fanpage a qual a ganhadora foi uma alteradora francesa. E além disso, uma coisa que o deixou em êstase foi que o próprio John Avon curtiu sua arte para participar do sorteio!!!
E esses são os meus preferidos!!! (LOTR fan eu? imagina...) além do tema que me agrada, nelas é possível compreender bem a textura que Sidnei trás ao trabalho, como as imagens ficam convidativas ao puxar a gente para dentro delas e os jogos de planos e atmosferas.
Marta Molina MTG Altered - Página no Facebook
Espanhola, Marta foi apresentada ao MTG pelo seu marido. Pintora, logo ele a incentivou a pintar sobre os cards. Pouco a pouco os pedidos foram crescendo e hoje ela vê esse mercado como uma incrível oportunidade de trabalhar com o que ama e para um público (nós do MTG e afins) que, segundo ela, realmente aprecia e valoriza a Arte. Também acabou sendo um jeito de impulsionar e divulgar suas pinturas sob tela. E tanto nas telas como sobre cards, ela considera que o seu trabalho é uma forma de expressar suas emoções e transmiti-las aos demais.
Marta também possui alterações de outros tipos e em cards variados, porém seu foco é claramente a Paisagem, e nada melhor para isso que os Terrenos do MTG. Usando tinta e pincel e técnica de pintura acadêmica, ver um desses cards é como ver uma paisagem belamente emoldurada. Seu estilo de pintura e sua intenção combinam perfeitamente com o visual old frame e trazem uma incrível dimensão entre o observador e um lugar inalcançável.
E qual a alteração preferida dela?! Um lindo panorama, que particularmente me lembra paisagens geladas da pintura holandesa.
E uma das que mais me intrigou foi uma ilha Esper idílica (lembra que eu comentei de um lugar inalcançável?). Simplesmente uma ilustração que já era surreal, conseguiu ficar mais.
Kevin Altered - Página no Facebook
Francês, Kevin conheceu o MTG já com amigos pedindo para que pintasse sobre seus cards. Apesar de sempre desenhar, ele não é muito ligado à pintura, mas como amante de ilustrações, colecionador geek e explorador de novas técnicas, resolveu se aventurar nesse processo de alteração de cards de Magic e, após de apaixonar pelo jogo, decidiu trazer algo novo para a nossa comunidade e tornou-se um alterador multifacetado, onde combina técnicas diferentes para criar efeitos únicos. Atualmente a demanda é enorme e ele vende para o mundo todo.
Claramente fissionado por cartas foils, ele cirurgicamente recorda, retira películas, descama cards, aplica vernizes, folhas de ouro, prata e bronze, imprime imagens em sleeve perfect size... enfim, uma gama de possibilidade para que consiga combinar diferentes layouts e ilustrações e formar uma nova e única imagem. Com ele o jogo, além de card game, passa a ser um quebra cabeças infinito onde olhamos uma carta estendida em forma e conteúdo.
Uma de suas explorações preferidas no momento é o que ele chama de "heavy lands". Foil land cards que combinam uma ou mais imagens e trazem full art lands inusitadas, e lindas.
Uma das técnicas do Kevin que me deixou bem curioso, até por ainda preservar um certo grau de “alteração clássica com pintura” (o que foge de sua estética multifacetada) foi o que ele chama de POP (estouro). Onde a ilustração é expandida e “explode” na sua cara.
POR QUE ALTERAMOS?
Além de definições, regras e histórias/técnicas que foram trazidas aqui, quero também compartilhar algumas das questões que me cutucam internamente. Nesse caso e no título dessa conclusão, “Por que alteramos?”, temos que ir além do Artista que altera.
Eu gosto de pensar que nós todos temos uma necessidade de expressão e identificação com tudo que nos cerca, uma necessidade de particularizar e nos refletir nos objetos que nos significam. Colocar um shield colorido, escolher cuidadosamente os dados e playmat que utilizaremos, tudo isso é uma alteração do universo inicial do MTG e a qual nos aproxima dele.
Então quando modificamos algo a fim de que nos reflita, nos afastamos de seu estado original e ao mesmo tempo nos aproximamos dele. Por isso acredito que o MTG faz tanto sucesso até hoje e fará durante muito tempo, um mercado e marketing bem construídos e um produto de qualidade aliados à customização do usuário em diferentes camadas.


Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
opa manin ,quaquer duvida me procura na fanpage ou no meu perfil no facebook