Olá!
Uma das coisas mais interessantes do Pioneer é como ele pode adaptar decks do Standard e fazer uma versão com mais poder. Uma base de mana melhor, interações melhores, até ameaças com o mesmo plano, mas com mais poder. Tudo isso é possível no Pioneer. Um ótimo exemplo disso foi o Rakdos Midrange que ficou um bom tempo no Pioneer e no Standard, com uma base bem parecida, mas no Pioneer tendo acesso a respostas bem melhores do que as do Standard. Essa ligação entre os formatos é bem legal, porque garante que quando novas estratégias surgirem em um, elas podem também surgir no outro.
O Esper Pixie é um dos melhores decks do Standard e sua variação, o Dimir Encantamentos, também tem ótimos resultados, inclusive no último Pro Tour. Não me surpreendeu quando começaram a tentar listas similares no Pioneer, já que essa ideia de um midrange que precisa de várias peças para gerar um snowball já acontece no formato, quando falamos do Sacrifice.
A lista de hoje é o Dimir Encantamentos, que vem fazendo resultados em Ligas e no Challenges do Magic Online. Preferi essa versão à versão Esper pelos mesmos motivos que preferem no Standard, uma base de mana melhor e com mais utilidade, além de mais facilidade para jogar um plano midrange tradicional.
O deck é um midrange que vai construindo valor com suas peças de ETB, especialmente seus encantamentos, Pesadelo Sem Esperanca, Momentum Breaker, Nowhere to Run, Stormchaser's Talent e Augurio do Mar. Juntando eles, Grim Bauble e Fear of Isolation, você já tem pequenas jogadas que ficam comendo recursos do oponente. Tudo isso chega a outro nível quando colocamos This Town Ain't Big Enough na equação, porque todos esses ETBs podem acontecer mais vezes, e temos o loop dessa mágica com Stormchaser's Talent, que no segundo nível volta mágicas do cemitério e depois podemos “resetar”, voltando o talento para a mão. A ideia é todo turno suar toda sua mana gerando valor em cima do oponente e depois de alguns turnos, os recursos do outro lado acabam.
O Pioneer dá novos toques a essa estratégia, seja porque ganhamos interações melhores fora dos loops, com Empurrao Fatal e Capturar Pensamento; seja porque ganhamos mais ferramentas que atrapalham o oponente, caso de Narset, Rasgadora de Veus, que inclusive podemos voltar para a mão para buscar mais opções; seja porque ganhamos uma super ferramenta de loop que é o Yorion, Nomade Celeste, tanto no maindeck, tanto como companheiro, que vai refazer todos os nossos ETBs, gerando um super turno, fora ser uma ameaça mais que nos ajuda a fechar a partida.
Inclusive, o Yorion, Nômade Celeste, é uma ótima carta para voltar com a mão com o Kaito, Bane of Nightmares, que joga menos nesse deck do que joga na sua contraparte Standard, por questões de metagame, mas que também faz muita coisa, inclusive, voltando criaturas relevantes e permitindo fazer de novo.
- Pensando no metagame:
• O Dimir é mais uma opção de midrange com pequenas vantagens, e que atrapalha bastante a vida do Rakdos;
• Versus Gruul a match pode ser tranquila, desde que nossas interações do early game venham na ordem certa, ligando um loop, é game;
• Ramp e outros decks maiores podem ser bem chatos porque precisamos ser mais agressivos e nessa hora cartas como Kaito, Bane of Nightmares fazem falta. Narset, Rasgadora de Veus é muito boa aqui, claro que nem sempre é fácil de protegê-la, mas é muito boa, assim como Sheoldred, o Apocalipse.
• A match contra fênix é complicada, o deck repõe a mão toda e não sempre que acompanhamos o ritmo deles, se fizerem os pássaros muito rápido, o jogo é difícil, mas se não virem rápido e fizermos Narset, Rasgadora de Véus, ganhamos;
• Selesnya Company é tranquilo, porque nossas mágicas são baratas e eles não taxam tanto;
• Versus Sacrifice é uma briga de midranges e nossas criaturas vão morrer com facilidade, minha dica é sempre gerar valor delas para que essas remoções fiquem piores:
• Contra controles o grande perigo é o Confinamento Temporario, que pode zerar nossas mesa, então seus descartes estão mirando nessa carta.
- Dicas gerais:
• Fear of Isolation “reseta” seus planeswalkers, então você usar a Narset, Rasgadora de Véus e depois volta ela para a mão;
• A Narset, Rasgadora de Véus locka alguns decks, e alguns decks tem dificuldades de tirar ela sem usar dano, então deixá-la com cinco marcadores é mais seguro;
• Narset, Rasgadora de Véus e Sanatorio da Cordilheira de Geier são um combo;
• Voltar suas permanentes para a mão triga Revolta do Empurrao Fatal, assim como sacrificar Augurio do Mar, Pesadelo Sem Esperanca e Grim Bauble.
• Citei no começo, mas sempre bom lembrar que This Town Ain't Big Enough e o Talento fazem um loop, onde você fica upando o talento, pega This Town Ain't Big Enough e volta o Talento para a mão, para fazer tudo isso de novo e a cada ciclo voltar algo do oponente;
• This Town Ain't Big Enough e Pesadelo Sem Esperanca fazem um combo, oponente sem nada na mão, você volta algo para mão dessa pessoa e seu Pesadelo Sem Esperança, depois faz seu encantamento e mandar descartar aquela carta;
• Kaito, Bane of Nightmares tem uma pequena interação onde você ataca com a criatura, deixa ela causar o dano, por exemplo por ser maior que o Kaito, e na etapa final de combate faz o Ninjutsu, garantindo mais dano e que colocou o planeswalker na mesa por três manas. Isso é particularmente legal com Yorion, Nomade Celeste.
• vs Rakdos Midrange
Side in: +1 Ungir com Aflicao, +1 Sheoldred, o Apocalipse
Side out: -2 Grim Bauble
• vs Ramp
Side in: +1 Ungir com Aflicao, +2 Evento de Extincao, +1 Sheoldred, o Apocalipse, +2 Jaula do Escavador de Tumulos
Side out: -2 Momentum Breaker, -2 Pesadelo Sem Esperanca, -2 Nowhere to Run
• vs Prowess
Side in:+1 Ungir com Aflicao, +1 Sheoldred, o Apocalipse
Side out: -2 Pesadelo Sem Esperanca
• vs UW Control
Side in: +2 Negar, +2 Disputa Mistica, +1 Sheoldred, o Apocalipse, +1 Rabecao Clandestino
Side out: -2 Grim Bauble, -4 Nowhere to Run
• vs Company
Side in: +1 Ungir com Aflicao, +2 Evento de Extincao, +2 O Massacre do Gancho de Carne
Side out: -4 Pesadelo Sem Esperanca, -1 Kaito, Bane of Nightmares
• vs Fênix
Side in: +2 Rabecao Clandestino, +2 Disputa Mistica, +2 Evento de Extincao
Side out: -4 Nowhere to Run, -2 Empurrao Fatal
• vs Jund Sacrifice
Side in: +2 Jaula do Escavador de Tumulos, +1 Ungir com Aflicao, +2 O Massacre do Gancho de Carne
Side out: -2 Momentum Breaker, -2 Nowhere to Run, -1 Empurrao Fatal
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Eu tenho gostado bastante desse deck, como já tinha gostado de jogar com sua versão Standard, de fato tem sido bem comum testar coisas do Standard no Pioneer, procurando por novas opções e estratégias que às vezes podem mudar completamente o metagame.
Como sempre, qualquer dúvida ou sugestão, é só falar.
Bons Jogos!