Olá!
Aetherdrift trouxe novas ferramentas para uma base de Gruul Delirium que já existia no Standard, mas que ainda faltava algo. E esse algo é a combinação de Afterburner Expert com Draconautics Engineer – quando descartados ou triturados, os Afterburn Expert ficam só esperando no cemitério, e com uma simples ativação de Draconautics Engineer eles já entram no campo de batalha com ímpeto, prontos para entrar no combate (de forma muito similar aos antigos decks de Trepadeira Vingativa).
Essa combinação de jogada injusta é o que possibilita o Gruul Delirium competir em um formato com um nível de poder relativamente alto, ao mesmo tempo em que mesmo sofrendo “hate” (cartas de ódio) de cemitério, o deck ainda consegue entregar uma estratégia agressiva competente.
O Gruul Delirium pode ser uma opção interessante para metagames onde os aggros convencionais como Gruul Aggro com os Ratos ou Mono Red estão enfrentando muito sideboard dos oponentes, assim como metagames mais voltados para o Midrange e onde o “hate” de cemitério esteja em baixa.
Nos turnos iniciais, o deck faz sua preparação com Patchwork Beastie, Wrenn e Quebra-reinos, Semente da Esperanca e Dredger's Insight alimentando o cemitério e buscando pelas peças certas – notadamente Draconautics Engineer na mão e quantos Afterburner Expert forem possíveis de jogar no cemitério. Fear of Missing Out e Inti, Senescal do Sol arredondam a mão, colocando Afterburn Expert no cemitério e também atingindo o Delírio com mais precisão.
Porém, outras criaturas da sinergia de cemitério também são decentes na agressão: Patchwork Beastie é um 3/3 por uma mana quando “vira a chavinha”, e Fear of Missing Out garante turnos explosivos de ataque. Até mesmo Inti, Senescal do Sol e Draconautics Engineer fora da sinergia conseguem oferecer uma pressão forte para cima dos adversários caso não sejam respondidos.
As opções de sideboard do Gruul Delirium também abrangem uma gama variada de situações, mesmo com apenas duas cores. De Piroclasma contra estratégias “swarm” (de fichas/encher mesa) ou até mesmo aggros menores até Caldeirao de Almas de Agatha / Keen-Eyed Curator para atacar cemitérios, ter algumas cartas de seleção e “looting” (comprar e descartar) ajuda bastante a ter essas peças importantes nos momentos corretos.
Dicas:
- Qualquer uma das habilidades de Exhaust ativam Afterburner Expert, inclusive criar o Dragão 4/4 e os marcadores +1/+1 do próprio Expert. Isso vem bem a calhar nas partidas de mais atrito, onde fazer um turno de “combo” pode ser mais difícil;
- No Game 1, onde o “hate” de cemitério é quase nulo é onde o plano de Afterburn Expert + Draconautics Engineer brilha, e mais vale a pena fazer o “setup” para forrar o cemitério e conseguir reviver vários deles de uma vez. Vale lembrar que, mesmo que o oponente consiga removar o Engineer, se a habilidade já foi ativada os Experts retornam e vão ter ímpeto;
- Principalmente nas partidas pós-sideboard, onde cartas como Descanse em Paz podem vir a aparecer, priorize uma boa curva de criaturas e mantenha o plano de cemitério em segundo plano;
- Na hora de fazer o sideboard, atente-se aos tipos de mágicas/permanentes que estão sendo colocadas e tiradas. Cartas como Semente da Esperanca pioram substancialmente se o deck for para uma linha de muitas mágicas e devem ser cortadas também.
● Gruul/Mono Red Aggro:
-2 Pawpatch Recruit
-2 Wrenn e Quebra-reinos
-2 Druida em Missao // Buscar a Fera
-2 Inti, Senescal do Sol
+1 Abrasao
+3 Piroclasma
+1 Tiro Calcinante
+1 Dorso-frisado Tranquilo
+2 Screaming Nemesis
● Esper Pixie:
-2 Raio Obliterante
-1 Tiro Calcinante
-2 Incendiar a Torre
+1 Druida em Missao // Buscar a Fera
+2 Caldeirao de Almas de Agatha
+1 Pawpatch Formation
+1 Dorso-frisado de Orazca
● Dimir-Self Bounce:
-4 Incendiar a Torre
-2 Semente da Esperanca
+1 Druida em Missao // Buscar a Fera
+2 Caldeirao de Almas de Agatha
+1 Pawpatch Formation
+1 Dorso-frisado de Orazca
+1 Tiro Calcinante
● Domain Zur:
-4 Incendiar a Torre
-2 Raio Obliterante
-1 Tiro Calcinante
+1 Pawpatch Formation
+1 Dorso-frisado de Orazca
+1 Lukka, Condenado a Ruina
+1 Druida em Missao // Buscar a Fera
+2 Screaming Nemesis
+1 Escolha Seu Veneno
● Golgari Midrange:
-4 Incendiar a Torre
-1 Dredger's Insight
-1 Semente da Esperanca
+2 Screaming Nemesis
+1 Lukka, Condenado a Ruina
+1 Tiro Calcinante
+1 Druida em Missao // Buscar a Fera
+1 Abrasao
● Mono White Tokens:
-2 Raio Obliterante
-1 Tiro Calcinante
-4 Incendiar a Torre
+1 Escolha Seu Veneno
+1 Druida em Missao // Buscar a Fera
+1 Pawpatch Formation
+1 Dorso-frisado de Orazca
+2 Screaming Nemesis
+1 Lukka, Condenado a Ruina
● Jeskai Convoke:
-2 Pawpatch Recruit
-2 Wrenn e Quebra-reinos
-2 Druida em Missao // Buscar a Fera
+3 Piroclasma
+2 Screaming Nemesis
+1 Dorso-frisado Tranquilo
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Gruul Delirium no Standard? A “nova” Trepadeira Vingativa ou muito longe disso? Como enxergam as atualizações do deck para ele entrar de vez no metagame? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!

