Saudações! Tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar meu top 3 cartas da nova edição Aetherdrift. Como uma temática bem diferente, que envolve uma grande corrida que cruza três planos, é o primeiro set lançado após o anúncio da diminuição do número de lançamentos anuais. Ou seja, ainda não sabemos o quanto essa possível mudança no design pode afetar o Pauper. Foi mantida a quantidade de cartas comuns que vinha sendo praticada, porém, senti um aumento da disponibilidade de cartas modais. Sobre as novas habilidades, vejo que as duas podem aparecer no formato, então sugiro que leiam o artigo das Mecânicas de Aetherdrift que o Juliano escreveu. Então, vamos às cartas!
● Top 3 Cartas brancas
• Collision Course – Uma remoção que considera a quantidade de criaturas que você possui e ainda pode ser um hate contra artefatos. Caso os veículos ganhem espaço ela poderia aparecer, mas é um feitiço, o que prejudica muito sua função.
• Lightwheel Enhancements – Por possuir a habilidade de Start Your Engines!, o late game dela fica bem relevante. O +1/+1 é relevante, mas Vigilância se mostra bem mais impactante, já que Monarca e Dianteira ainda são presentes no formato. Além disso, o Mono Red ainda é o deck mais presente no formato, então atacar e ainda tem um bloqueador é forte. Agora, poder conjurar essa carta do cemitério para sempre é algo que ainda não tínhamos. É muito similar a Olhos de Sentinela, mas vejo que Lightwheel Enhancements é mais forte, visto que sua condição para voltar ao campo é mais fácil de se conquistar em um deck aggro.
• Voyager Quickwelder – Venho comentando sobre a quantidade de artefatos interessantes que o formato vem recebendo. Isso é reflexo de uma das novas propostas do R&D que amplia o uso desse tipo de permanente, potencializado com as fichas de Sangue, Tesouro e Pista. Considerando o Pauper, várias versões Boros ou Mardu usam artefatos que compram cartas como Fonte Icoridia e Lembas. Agora, imagina essa construção de deck tendo um redutor de custo? O custo de mana igual a três possibilita seu uso, ainda mais não morrendo para Raio.
● Top 3 Cartas azuis
• Hulldrifter – Nosso Mulldrifter em forma de veículo tem uma proposta bacana, mas vejo que ele esbarra no custo para tripular. Se não fosse isso, comprar duas cartas e ainda poder ter um 3/2 com Voar seria ótimo.
• Flood the Engine – O fato de fazer a criatura ou veículo perder todas as suas habilidades é relevante, já que temos criaturas-chave no metagame atual que são úteis exatamente por isso. Entretanto, o fato de manter o tipo faz com que cartas como Disputa Mortifera ainda consigam extrair valor dessa permanente.
• Midnight Mangler – O combate tem sido uma parte muito relevante do metagame do Pauper, com o contínuo efeito de deixar o formato mais midrange graças aos conceitos atuais de design. Sendo assim, mesmo que esse veículo exija outras criaturas para poder atacar, ele ainda pode ser uma forma de segurar o jogo até que seu plano possa ser desenvolvido.
● Top 3 Cartas pretas
• Maximum Overdrive – Até pouco tempo atrás, cartas assim não teriam muito espaço no formato. Não por falta de utilidade, mas simplesmente por termos formas mais eficientes de proteger nossas criaturas. Entretanto, a evolução do metagame elevou o status de duas criaturas, sendo quase que uma necessidade se tivermos jogando com essas cores. Ratos da Cripta e Xama do Cla de Krark se tornaram peças-chave para lidar com decks agressivos. Analise de Toxinas arrumou espaço no formato, mostrando que sua sinergia com essas criaturas é relevante. Maximum Overdrive custa uma mana a mais, porém seu efeito deixa a criatura indestrutível, possibilitando um novo uso do rato ou do xamã, pois eles não morrerão na primeira ativação. A pergunta aqui é: isso vale a troca pelo Vínculo com a Vida?
• Chitin Gravestalker – Sua comparação com a Necromassa Contorcida é inegável, mas vejo alguns pontos que fazem dela uma criatura um pouco melhor. Numa criatura grande assim Toque Mortífero é irrelevante, porém o Reciclar já é mais útil, ainda mais por ter custo genérico. A diferença do custo de mana total é mínima, porém sua redução ao considerar criaturas e artefatos é seu destaque. Acho que ainda não tenhamos a build certa para tirar vantagem disso, mas ter a chance de fazer um 5/4 por apenas uma mana é sempre útil.
• Grim Bauble – Provavelmente a melhor carta da edição. Novamente, temos um artefato em forma de remoção que pode ser amplamente reaproveitado. Dar -2/-2 para uma criatura do oponente por apenas uma mana preta não é novidade, mas fazer isso de forma constante com um Falcao Cintilante não é algo que pode ser desperdiçado. Mesmo que a Lamina da Coleta possa resolver uma criatura diretamente, o fato de podermos escolher o alvo é algo que aumenta sua efetividade. Além desse reaproveitamento com criaturas, não podemos esquecer de efeitos como Disputa Mortífera, pois aumentamos a quantidade de cartas que podem ser sacrificadas com ela.
● Top 3 Cartas vermelhas
• Prowcatcher Specialist – São pequenas coisas que fazem essa criatura ser interessante. Ela tem ímpeto e ainda conta com a nova habilidade Exhaust que, por quatro manas, dá a ela dois marcadores +1/+1 (pode ser ativado em velocidade instantânea). Sendo uma criatura 2/1 e podendo se tornar uma 4/3 no late game, a criatura pode consumir aquela mana sem utilidade. Ahhh, e além de tudo, ela ainda é um goblin.
• Burner Rocket – Eu tenho uma tristeza com o formato que é não ver veículos sendo relevantes no metagame. Burner Rocket aparece com potencial, já que tem Lampejo e concede +2/+0 e Atropelar para uma criatura quando entra em campo. Juntando isso com seu custo de Tripular 1 e seu corpo 3/1, temos uma carta de impacto ao entrar em campo — e que ainda se transforma em uma criatura relevante em combate.
• Magmakin Artillerist – Muito parecida com a Ferroadora de Drannith, esse elemental ainda é uma incógnita. É claro que sua habilidade de causar dano quando descartamos cartas faz com ela pudesse ser relevante no Cycling Storm, mas não me parece que o deck tenha espaço (ou precise). Acredito que, num deck como o Rakdos Madness, ela possa ser mais útil. Não necessariamente nessa build atual, mas em um deck onde o descarte seja parte estrutural, fazendo com que esse dano incidental seja relevante. É claro que existem cenários onde ela comba com encantamentos que compram cartas, como a Sombra de Cobra ou Olho Ofidico, mas não vejo que isso justifique montar um deck ao redor dessa ideia.
● Top 3 Cartas verdes
• Stampeding Scurryfoot – Esse simpático ratinho pode ser interessante por sua habilidade de Exhaust. No começo de jogo será apenas uma criatura 1/1, mas pagando quatro manas você o deixa 2/2 e coloca uma ficha 3/3.
• Pothole Mole – A habilidade dessa criatura é similar a outras que temos no formato, como Satiro Trilheiro ou Espreitador de Blanchwood. Sua grande diferença é que o terreno que ela pode voltar para a mão não precisa ter sido triturado quando sua habilidade foi desencadeada, o que aumenta a chance de ser efetiva. A dúvida quanto ao seu uso fica por conta de seu custo de mana ser três, sendo maior que as outras criaturas que cumprem esse papel.
• Hazard of the Dunes – Os decks verdes com bichos grandes se tornaram mais populares e criaturas como essa podem ser úteis. Esse vorme 4/4 com Atropelar e Alcance pode se tornar 7/7 pagando seu custo de Exhaust, o que pode deixá-lo muito relevante em combate.
● Top 3 Cartas incolores
• Walking Sarcophagus – Não é sempre que podemos citar alguma criatura incolor para o Pauper, então achei válido trazer esse gato zumbi para nossa lista. Duas manas por uma criatura 2/1 sem habilidades é bem ruim, mas se ele for 3/3 já muda o cenário. Será necessário utilizarmos mais cartas de Start Your Engines! para vermos esse gatinho sendo efetivo em combate.
• Guidelight Matrix – Artefatos de duas manas que compram uma carta quando entram em campo já existem aos montes no formato. Porém, as outras duas habilidades dessa carta são novas no formato. A primeira tem sinergia com criaturas do tipo Montaria, tornando-as seladas ao ativar essa habilidade. A segunda, faz com que um Veículo se torne uma criatura artefato sem precisar ativar o Tripular, o que traz um cenário bem mais atraente para esse tipo de permanente.
• Avishkar Raceway – Mais uma carta com Start Your Engines!, temos aqui um terreno que pode servir como reposição de recursos, sendo bem relevante em decks mais lentos.
- Bom, analisando as cartas como um todo, meu top 3 fica assim:
3º - Magmakin Artillerist
2º - Maximum Overdrive
1º - Grim Bauble
O que acharam do power level de Aetherdrift? Eu esperava que a edição pudesse trazer mais cartas comuns relevantes, mas não foi o que aconteceu. Considerando que teremos seis edições por ano, sendo três de IP da Wotc e três de Universes Beyond, acredito que poderemos ver power level maiores nas edições fora do universo de MTG. Não tendo outras edições para grande reprints ou downgrades específicos, vejo que as edições de UB é onde podemos ter adições substanciais.
Ainda é um cenário em andamento, então teremos que esperar mais algum tempo até entendermos como esse novo formato de lançamento vai afetar o Pauper.
Deixem nos comentários o que pensam sobre essa mudança e como isso pode afetar o formato. Será que veremos mudanças menores no metagame? Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise.
Um abraço a todos e até mais!

formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.