Salve galera, beleza?
Nos últimos artigos aqui da coluna eu tenho trazido pra vocês uma série onde seleciono em lista algumas cartas de cada cor que podem te ajudar a começar, ou melhorar a sua pool de cartas para o Commander 500. E se você ainda não viu, pode acessar aqui a nossa lista de cartas vermelhas e também a lista de cartas pretas!
E para continuar vamos ver hoje algumas staples azuis que com certeza são opções essenciais para quem quer ter uma coleção de respeito dentro do Commander 500!
Mas antes de seguirmos a lista, vou deixar claro aqui que para que ela fique um pouco diferente do habitual resolvi não trazer counters, que são as cartas mais características da cor. E isso por que geralmente em textos desse tipo o azul acaba sendo uma das cores mais “repetitivas”, e com essa dinâmica vamos explorar um pouco mais do que o azul tem a nos oferecer!
Agora sim, vamos ao que interessa!
E bora começar essa lista com uma carta que já pode pedir replay no telão, afinal ela está presente na maioria das vezes que eu preciso recomendar cartas para os jogadores que querem otimizar os seus decks no budget, inclusive nos artigos focados em tutores.
Drift Phantasms é nada mais nada menos do que um tutor disfarçado de criatura, já que ele possui a habilidade de transmutação.
Essa habilidade é uma keyword que funciona apenas em sorcery speed, mas que faz com que você possa descartar aquela carta pagando seu custo de transmute, e buscar no seu baralho por outro card que tenha custo de mana igual ao custo da carta descartada. No caso do Drift of Phantasms, você poderá buscar por uma carta de custo 3.
E essa foi a minha primeira opção por aqui justamente por que quando falamos de um formato budget é importante economizar, mas manter algumas funções importantes ainda ativas, como é o caso dos tutores, que geralmente são cartas de valor mais elevado que precisam ser cortadas dos decks. Com transmute podemos fazer essa substituição das cartas mais caras por outras que apesar de serem mais restritas, cumprem seu propósito buscando cartas específicas para o seu plano de jogo.
Apesar do meu exemplo ter sido uma criatura que vai te buscar uma carta de custo 3, vou deixar aqui as outras cartas desse ciclo para os demais custos de mana.
• Tolaria West - Tutor para custo 0
• Dizzy Spell - Tutor para custo 1
• Muddle the Mixture - Tutor para custo 2
Temos mais algumas de custo 2 e 4 mas que possuem mais cores ou estão na cor preta, mas temos no azul outras duas que são pouco lembradas mas que buscam custo 6 e 9;
• Ethereal Usher - Tutor para custo 6
• Grozoth - Tutor para custo 9
● Step Through & Vedalken AEthermage
E continuando nessa mesma linha de cartas para substituir tutores temos outros 2 que fazem uma função parecida com as cartas de transmute, mas que ao contrário delas são mais restritivas mas podem ser usadas em instant speed.
Tanto Step Through quanto a Vedalken AEthermage são cartas azuis que tem Reciclar Mago, ou seja, por um custo de mana genérico podem ser descartadas para procurar no seu baralho por um mago, colocá-lo na sua mão e embaralhar.
Como já expliquei anteriormente, utilizar substitutos baratos para efeitos caros é essencial para manter o nível do seu deck alto mesmo num budget limitado, e como magos são um tipo de criatura comum nos combos e também nas cartas de utilidade dentro do Commander 500, ter esses tutores em instant speed que custam mana genérica é de grande ajuda.
Devo citar aqui que eles podem te dar acesso fácil a cartas como Arquimago Emerito, Dualcaster Mage e a famosa Thassa's Oracle.
E para continuar resolvi citar aqui uma carta comunzinha que às vezes acaba passando despercebido pelos olhos dos comandeiros, mas que é uma excelente ferramenta para vários decks e várias estratégias.
Anticipate é uma mágica instantânea que representa todo um grupo de cartas que te permite olhar cards do topo do seu baralho em busca de algo e colocar na sua mão, proporcionando card selection e contribuindo para o tempo advantage.
Para ficar mais claro, imagine que em um deck tempo onde ter o controle sobre sua mana é parte fundamental do plano de jogo, você deve sempre ter mana disponível para possíveis counters e respostas. E nessas situações, ter cartas como anticipate e Impulse te permitem transformar a mana que foi guardado em vantagem caso você não o tenha utilizado.
Isso não só te ajuda a ficar mais próximo da carta que você procura, como também te dá um aproveitamento muito maior do seu tempo no jogo, já que ela pôde ser jogada no passe.
Por esse motivo acredito que essas cartas sejam essenciais para uma boa pool de cartas azuis, mas infelizmente acabam muitas vezes sendo deixadas de lado, mesmo sendo tão boas e custando míseros centavos.
● Ponder
Ainda nessa linha, vamos falar de todo o grupo das cantrips.
Usei Ponder como exemplo principal não só por ser a mais comum e conhecida entre todas elas, mas também por carregar no nome a sua maior característica: Ponderar sobre seus recursos.
Para quem não sabe, as cantrips são cartas que fazem um efeito genérico menor e acabam se repondo no processo.
Esse termo surgiu como uma maneira de se referir à mágicas em Dungeons & Dragons que faziam efeitos “pequenos” por nenhum custo significativo.
Mas deixando as curiosidades de lado, no Magic esse tipo de carta veio a ficar conhecido através das mágicas que “se pagavam” através de um draw, geralmente te permitindo mexer nas outras cartas do topo do deck, ou descartar cartas que já estavam na sua mão, e etc. E esse tipo de efeito te proporciona o que é chamado de Card selection, que como o nome sugere é a capacidade de selecionar o que você quer manter na mão através desses efeitos, como uma troca.
Apesar de ter citado Ponder, talvez o maior exemplo desse tipo de carta seja Brainstorm, um dos grandes clássicos do Magic que faz com que o jogador compre 3 cartas e devolva duas cartas da sua mão para o topo do deck.
Se pararmos para analisar, você gastou uma carta da mão (Brainstorm) e ganhou 3 novas cartas. E dessas 3 novas, duas voltarão para o topo da maneira que você escolher. Ou seja, você apenas “trocou” a brainstorm por uma das 3 cartas que antes estavam no topo do deck, ganhou informação dessas cartas, e reorganizou seu topo. Um efeito “menor” numa carta que se repôs no processo.
Mas concluindo, eu recomendaria para qualquer jogador que quer ter cartas azuis ir atrás do seu arsenal pessoal de cantrips, que por sorte temos de monte e que podem fazer muita diferença.
Alguns exemplos legais são Serum Visions, Preordain, Gitaxian Probe, Consider, Optar, Thought Scour e etc.
E partindo agora para outro tipo de carta que é característico da cor azul, vamos falar dos bounces.
De começo escolhi Displacement Wave para já tirar essa pedra do caminho, afinal eu não sou um grande fã de efeitos de disrupção global em sorcery speed. Os famosos “board wipes”.
Isso porque após usar esse tipo de carta, que na grande maioria das vezes custa um valor alto de mana, você vai acabar passando o seu turno sem ter feito muito mais além do que ter lidado sozinho com os problemas da mesa. A questão é que até que o turno chegue novamente em você, cada um dos seus oponentes terá tido a oportunidade de jogar turnos inteiros! E isso inclusive ilustra muito bem o por que eu defendo com todas as minhas forças que Cyclonic Rift tem o power level merecedor de um ban…
mas enfim, continuando, como eu não queria deixar que essa lista ficasse sem um representante das remoções globais eu escolhi a Displacement Wave para esse papel: Um feitiço que permite que você pague UU e X e devolva para as mãos dos donos todas as permanentes que não sejam terreno que tenham custo X ou menor. Um Bounce em área que te permite escolher o seu raio de ação, e que serve tanto de maneira agressiva como uma forma de tentar restabelecer o campo do “zero”.
Em geral, gosto muito das mágicas que te deixam com a liberdade de escolher o quanto você está disposto a pagar para que ela funcione, e por isso essa será a minha recomendação.
Mas continuando nos bounces, vamos agora falar dos que são pontuais.
Nessa parte eu poderia falar de diversos bounces diferentes, afinal o azul possui um verdadeiro arsenal desse tipo de cartas, e a grande maioria delas custando frações de real, como é o caso da Geistwave do nosso exemplo que custa 0,03 centavos.
E essa foi a minha escolha pois acredito que ela mostra muito bem que o uso de bounce pode ser usado tanto de maneira disruptiva quanto de maneira defensiva, e é isso que faz desse grupo de cartas essencial para os jogadores que querem otimizar seu deck.
Nossa instant diz que você pode devolver uma permanente de não terreno para a mão de seu dono, e caso você seja o controlador da permanente devolvida você poderá dar um draw.
Essa característica é algo que faz com que geistwave se destaque de vários outros bounces, já que ele te motiva a usar um tipo de carta que já estamos acostumados, mas de uma maneira menos habitual, e por isso eu super recomendo que você tenha uma disponível.
Também temos diversos outros exemplos de cartas que poderíamos colocar no grupo dos bounces, mas vou dar destaque para uma que sempre acabo comentando que é a Run Away Together.
Ao contrário do primeiro exemplo, essa carta não te recompensa por devolver uma de suas criaturas para a sua mão, mas te oferece essa possibilidade sem descartar o alvo primario, o que aumenta demais seu alcance e eficiência.
Run away together é talvez uma das minhas cartas azuis favoritas, e na prática é quando vemos o quanto a possibilidade de devolver dois problemas diferentes da mesa para as mãos de seus donos pode mudar completamente o rumo de um jogo.
Além dela também temos também a Alchemist's Retrieval.
Uma outra carta dessa mesma linha que te permite devolver para a sua mão uma permanente que você controla por apenas 1 mana, mas que te oferece a possibilidade de conjurá-la pelo seu custo de remover que por 1U pode ser usada de maneira disruptiva contra seus oponentes.
E para finalizar vamos partir para os terrenos modais, as famosas mdfc’s ,que são cartas de dupla face que de um lado são terrenos, mas que em seu outro lado são mágicas que podem ser conjuradas por um custo de mana.
Escolhi aqui 3 dos quais considero mais interessantes e vou falar brevemente sobre cada um.
Começando por Jwari Ruins que é uma tap land azul, mas que pode servir como um counter de curva por 1U.
Apesar dessa carta não parecer muito boa, afinal ela é um Force Spike piorado, a chance de ter um terreno que pode te ajudar numa situação apertada é simplesmente melhor do que ter um terreno normal que não te daria nenhuma possibilidade de resposta se estivesse em sua mão.
Claro que quando falamos dessas cartas que podem ser contornadas o ideal é saber utilizá-las em seus momentos mais oportunos, como no caso da Jwari Disruption que tem seu potencial máximo se usada para anular uma mágica que está sendo jogada na curva do oponente. Então use com sabedoria!
Nossa próxima mdfc é uma das que eu mais gosto, que é a Silundi Isle. Uma tapland azul, mas que possui em sua outra face uma excelente cantrip que te permite cavar em 6 cartas do topo do seu deck por uma instant ou Sorcey e colocá-la em sua mão, e tudo isso por apenas 3 manas em instant speed!
Acho que depois de tanto falar de cartas que proporcionam card selection, não preciso me alongar elogiando Silundi Vision.
E por fim temos o que talvez seja o melhor entre eles, o nosso Hydroelectric Laboratory.
Ao contrário das mdfc’s anteriores essa é uma Bolt Land, ou seja, você pode pagar 3 pontos de vida para que ela entre no campo de batalha de pé, a tornando muito melhor para o seu early game.
Seu outro lado por sua vez é uma criatura, mas que não fica atrás por possuir flash e um efeito de redirecionamento de alvo muito bom por apenas 3 manas, te garantindo um bom uso tanto como um terreno quanto como uma criatura, e o mais importante: Em qualquer fase do seu jogo.
E por fim, essas foram as cartas que eu separei e recomendo para todos os jogadores que querem dar aquele upgrade na sua pool de cor azul.
Em todos os exemplos usados aqui vemos que ter cartas com múltiplas possibilidades, e que podem te ajudar de maneira tanto ofensiva quanto defensiva, é um grande ponto importante na hora de escolher suas cartas, e isso pode ser um grande passo na hora de você otimizar o seu deck.
Espero muito que vocês tenham gostado dessas sugestões, e se vocês tem alguma outra carta para adicionar, deixem nos comentários!
Caso você goste de commander, deem uma passadinha no meu canal do youtube onde eu trago videos semanalmente sobre o assunto.
Um grande abraço a todos, e até o próximo!
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