Guia de Selado: Aetherdrift
Vamos acelerar com tudo nos eventos de pré-lançamento do final de semana!
Há 7 horas - 851 visualizações - 0 comentários
Saudações Webwalkers!
Dois caras numa moto nunca foi tão emocionante quanto nessa corrida mortal passando por três mundos diferentes: Chegou Aetherdrift (DFT)!
Confesso que essa coleção superou minhas expectativas e estou extremamente empolgado para jogar o pré-lançamento. Então, para nos prepararmos, vou comentar neste artigo sobre os dez times da edição, sobre perfil agressivo e perfil mais defensivo, remoções, veículos e finalizar com splash.
Lembrando que as mecânicas da coleção estão disponíveis neste link, e a galeria de cards neste link. Vamos lá!
- Avaliando a concorrência
Antes de acelerar, vale entender os arquétipos que representam os 10 times da corrida.
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/w.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/u.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/b.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/u.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/b.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/r.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/g.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/r.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/w.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/g.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/w.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/b.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/u.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/r.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/b.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/g.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/w.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/r.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/u.gif)
![](https://www.ligamagic.com/images/emot/magic/g.gif)
Essas são as combinações principais pensadas para Aetherdrift, mas claro que podemos jogar com 3 ou mais cores conforme nossa base de mana. Felizmente essa edição trouxe uma série de terrenos ótimos para ajustarmos isso: Night Market, os 10 terrenos duplos de vida (como o Scoured Barrens) e os cinco raros Verges (como o Riverpyre Verge) dão uma base extremamente sólida para um selado bem multicolorido.
![](https://i.imgur.com/Evn1NrI.jpeg)
![](https://i.imgur.com/SQd8O8U.jpeg)
![](https://i.imgur.com/UZW95bP.jpeg)
Agora que definimos nossas bases, sobe na garupa aí que a gente vai pegar os melhores atalhos dessa corrida.
● COMEÇANDO NA FRENTE: Start your engines!
Alcançar Max speed o mais rápido possível trará uma vantagem enorme para quem conseguir essa proeza. Para isso, há várias criaturas rápidas espalhadas pela edição. Isso nos mostra que DFT deve adotar um perfil mais agressivo, onde o ideal é criar algum tipo de preparação todo turno, inclusive no primeiro.
![](https://i.imgur.com/Xfzm3Qo.jpeg)
![](https://i.imgur.com/NnpNdH7.jpeg)
Conjurar um Stampeding Scurryfoot no primeiro turno, descer um Muraganda Raceway no segundo e causar dano atacando já garante Speed no nível 2! Continue a pressão e teremos mana mais que suficiente para ativar o Exhaust do camundongo. Ou então abusar de perda de vida direta, como o Endrider Gastal Thrillseeker, o qual consegue ajustar o Speed para 2 assim que entra em campo.
![](https://i.imgur.com/qHuOQ9Q.jpeg)
![](https://i.imgur.com/BaLLZ0d.jpeg)
A limitação da mecânica é que ela precisa de no mínimo três turnos para ficar completa, então há um tempo de construção para que ela funcione no seu potencial total. Cards como Mendicant Core, Guidelight, ficam extremamente poderosos no Max speed, enquanto há alguns cards como o The Speed Demon os quais não dependem da mecânica completa para funcionarem muito bem.
![](https://i.imgur.com/hSxKW1E.jpeg)
![](https://i.imgur.com/QSk2fgd.jpeg)
● COMEÇANDO ATRÁS: Não tão aggro
Como mencionei, DFT vai tentar ser bem agressivo. A curva desta coleção está baixa e a maioria dos cards custam no máximo 6 manas, os poucos com custo mais alto têm reduções e há alternativas para destravar qualquer card da mão que tenha Cycling.
Dois exemplos comuns são a Gearseeker Serpent, onde artefatos nos ajudam a conjurá-la pagando menos mana, ou o Cycling do Migrating Ketradon que evita uma carta cara travada na nossa mão.
![](https://i.imgur.com/Gu1gCWC.jpeg)
![](https://i.imgur.com/pEOBXRe.jpeg)
E para aguentar os trancos iniciais até o motor pegar, há bloqueadores fortes ou remoções baratas que lidam com as criaturas e veículos rápidos. Caelorna, Coral Tyrant bloqueia quase tudo que vem na sua direção, a desvantagem dela é que por possuir 0 de ataque, ela não serviria para ativar habilidades de Crew e Saddle. Enquanto o Interface Ace é ótimo para pressionar ataques com seus veículos e montarias, desvirando-se em seguida para bloquear ou até mesmo ativar outra permanente com Crew ou Saddle.
![](https://i.imgur.com/EcbeJec.jpeg)
![](https://i.imgur.com/AAhz0NT.jpeg)
Falando em Crew e Saddle, esse é mais um motivo deste selado que me faz pensar em usar remoções nas criaturas iniciais ao invés de buscar trocas apenas durante combate.
● Correndo limpo, porém eliminando a competição
Várias criaturas rápidas possuem a habilidade de Exhaust, e ficam mais fortes ao longo do jogo caso não sejam removidas logo. Além disso, mesmo essas criaturas iniciais sem Exhaust podem tripular veículos e montarias monstruosas. Por isso um Road Rage no turno 1 oponente já cria um belo controle de pragas, enquanto que para lidar com veículos facilmente há cards como o versátil Broken Wings.
![](https://i.imgur.com/e6YD50Z.jpeg)
![](https://i.imgur.com/7Id8UDN.jpeg)
E é curioso pensar que o branco e vermelho, conhecidos por serem agressivos, são os que possuem mais remoções de massa em Aetherdrift. Um Spectacular Pileup simplesmente reinicia a mesa, enquanto Explosive Getaway protege uma permanente própria exilando-a temporariamente, tenta explodir e resto e desencadeia efeitos de entrar em campo quando traz a permanente exilada de volta.
![](https://i.imgur.com/Ua033N7.jpeg)
![](https://i.imgur.com/MHn05Yt.jpeg)
Em contrapartida, preto e verde se protegem bem contra remoções. Além de recuperarem recursos do cemitério, cards como Maximum Overdrive e Defend the Rider simplesmente frustram planos. Imaginem oponentes tentando destruir a nossa maior ameaça e ela ganha indestrutível! Não funcionaria contra o Spectacular Pileup, no entanto.
![](https://i.imgur.com/qvLfrqQ.jpeg)
![](https://i.imgur.com/vApL5jX.jpeg)
Mesmo azul sendo mais condicional, suas cartas de lidar com problemas vieram ótimas em DFT. Anulações fáceis de conjurar e eficientes como o Spectral Interference, ou simplesmente roubar uma criatura com o Possession Engine.
![](https://i.imgur.com/5rJ3k7O.jpeg)
![](https://i.imgur.com/zvOc3jG.jpeg)
Olha só!!! O primeiro veículo que eu citei no artigo, vamos falar mais deles agora.
● As estrelas da competição
Numa coleção sobre uma corrida multiversal, é claro que teremos o maior número de veículos já criados e impressos em um único Set. Esse subtipo de artefatos estreou há alguns anos e agora está no holofote! Mas como equilibrar todo o resto do deck com veículos interessantes?
Notem que o artigo foi trazendo uma ordem lógica dos tipos de cartas as quais necessitamos para um bom deck de selado: Terrenos eficazes, Criaturas, Instantâneas e Feitiços. Só isso já é material suficiente para um deck incrível. Então para usarmos veículos compensando esses slots, priorizem seus efeitos e cartas mais auto-suficientes.
Mesmo cartas comuns podem ser ótimas, como o Broadcast Rambler o qual cria uma ficha que já é suficiente para tripulá-lo. Ou o Midnight Mangler, um excelente bloqueador (2 manas para um corpo 3/3) para decks azuis, os quais geralmente precisam de mais tempo e sobreviver em turnos iniciais.
![](https://i.imgur.com/ODuOEfD.jpeg)
![](https://i.imgur.com/oEWI8p9.jpeg)
Conforme as raridades aumentam, há cards ainda mais interessantes: as incomuns Detention Chariot e Thundering Broodwagon podem se tornar verdadeiras bombas, além de possuírem remoções embutidas em seus efeitos. Isso sem levar em conta que possuem Cycling, evitando a travada na mão.
![](https://i.imgur.com/HLW1DpY.jpeg)
![](https://i.imgur.com/4XsLGmz.jpeg)
Ou um combo raro com Gastal Thrillroller no cemitério, descartando um card para trazê-lo de volta e desencadeando a Cryptcaller Chariot, criando mais zumbis que podem tripular os veículos em turnos posteriores.
![](https://i.imgur.com/3uCkZ26.jpeg)
![](https://i.imgur.com/SAtzhNm.jpeg)
Fora a série de cartas míticas, como o Thunderous Velocipede e a Chandra, Spark Hunter (não um veículo em si, mas uma carta que gera fichas deles). O primeiro tem efeito super potente para qualquer coisa que colocarmos em campo, a própria ficha que a Chandra cria já entraria com um marcador +1/+1, e a planeswalker interage super bem com veículos ao ser um jeito alternativo de transformá-los em criaturas.
![](https://i.imgur.com/mUBMyoz.jpeg)
![](https://i.imgur.com/X8VK6CD.jpeg)
Aliás, há ótimas opções em “espaços gratuitos” para tripular veículos em qualquer deck, e de raridades simples. Dois exemplos são o artefato Guidelight Matrix, o qual se recicla comprando uma carta ao entrar em campo, e o ciclo de terrenos de Roads, dos quais Reef Roads é um exemplo.
● A bifurcação e a linha de chegada
Quase no fim da corrida aqui, lembrei de uma bifurcação chamada Splash! Com tantos terrenos nesta edição para corrigir cores de mana, e a habilidade de Cycling, mesmo se meu deck focar somente em duas cores, eu consideraria adicionar Splash para outras cores com sinergias poderosas.
Por exemplo, se estou usando um preto e verde, e tenho vários cards de exílio como o Earthrumbler, e correções de mana com terrenos e cards como o Veloheart Bike, eu consideraria fortemente adicionar um pouco de branco para combinar meus cards com o deus Ketramose, the New Dawn e usar mais remoções como o Gallant Strike, o qual tem custo de Cycling genérico.
![](https://i.imgur.com/Cm7uzuN.jpeg)
![](https://i.imgur.com/BwFgXD3.jpeg)
![](https://i.imgur.com/vvDF9EC.jpeg)
Enfim, vocês é que vão julgar o melhor caminho a se tomar nessa corrida. Mas espero que eu, fazendo o papel de co-piloto aqui, tenha conseguido dar bastante inspirações e ideias para vocês. Estou muito ansioso para jogar com tantos veículos poderosos enquanto revisito alguns dos meus Planos favoritos.
Tem algum ponto que gostaria de discutir aqui? Deixe nos comentários e conversamos sobre o tema.
E desejo a vocês um incrível Grand Prix e pré lançamento!
Cuidem-se e até o próximo artigo.
Felipe (Atarka)
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1477495557_5761.jpg)
Felipe Bracco (
Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/vip/m.png)
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Últimos artigos de Felipe Bracco
Guia de Selado: Foundations
Nada melhor para entender a coleção que estudar e jogar o seu pré-lançamento.
Guia de Selado: Foundations
Nada melhor para entender a coleção que estudar e jogar o seu pré-lançamento.
Guia de Selado: Duskmourn
Venham aqui, viremos à esquerda, e não se separem!
Guia de Selado: Duskmourn
Venham aqui, viremos à esquerda, e não se separem!
Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
Guia de Selado: Modern Horizons 3
Meu artigo vai ajudar vocês a se prepararem para o pré lançamento desta semana
Guia de Selado: Modern Horizons 3
Meu artigo vai ajudar vocês a se prepararem para o pré lançamento desta semana
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!