Combando no Standard - Omni Combo
Um deck que explora interações fora do normal
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É muito comum que o termo “formato saudável” seja usado em uma discussão. A favor ou contra essa linha, é uma expressão comum para descrever o quanto alguém gosta ou não de um formato e do seu desenvolvimento. O que descreve um formato saudável varia mais do que parece, sendo por vezes uma questão subjetiva e não necessariamente sobre números e decks. Normalmente diversidade é um dos pontos para determinar a saúde do formato, e não é raro ver afirmações sobre quanto mais opções excêntricas são possíveis, maior indicativo que tudo está indo bem.

 

O momento atual do Standard é um cenário interessante para observar isso porque temos decks tiers, Dimir Mid, Gruul, Esper self-bounce, etc, mas também uma salada de opções rogues que atraem quem gosta de testar interações novas ou exercitar sua capacidade de criar novidades. E o deck de hoje é um exemplo dessa linha, porque é uma opção rogue, é um deck que explora interações fora do normal, e ao mesmo tempo ainda vence jogos e pode sim ser o caminho para conseguir sua vaga para o Regional durante essa temporada Standard

Omni Combo
Por Ruda
 
20/01/2025
R$ 929,21
R$ 1.964,31
R$ 8.118,21
 
20/01/2025
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (8)
  
2,50
   //   
6,48
Mágicas (20)
  
0,06
  
0,15
  
0,20
  
0,06
   
0,30
Encantamentos (4)
    
26,30
Batalha (4)
   
0,68
Terrenos (24)
77,95
13,18
4  
0,00
35,62
9,00
0,31
2  
0,00
13,90
1,50
60 cards total

Sideboard (15)
 
0,45
  
34,90
2  
  
0,76
2  
  
0,04
1  
  
39,90
   
33,90
  
0,16
   
0,06
   
12,51

O que difere esse deck de outras opções do formato é ser exclusivamente um combo. O Temur é mais um midrange que comba, do que necessariamente um combo focado. E o Omni Combo é exclusivamente um combo, para o bem ou para o mal.

 

 

Primeiro explicando o combo, você tem várias maneiras de colocar Onisciencia no cemitério, e feito isso você vai reanimá-la com Despertar de Abuelo. Com o encantamento na mesa, na forma de uma criatura 1/1, começamos um loop, nele fazemos Invasao de Arcavios e pegamos Unnerving Grasp, que vai voltar a Invasão para a mão e manifestar um 2/2, daqui em diante repetimos esse processo até que tenha dano suficiente para fazer Invasão de Arcávios e pegar o Reforcos Heroicos, para um ataque letal. Também podemos fazer Invasão de Arcávios para Estacao da Tecelagem e escolher voltar tudo que não seja ficha para a mão e copiar uma das fichas, o que também garante um loop.  

 

 

A força do combo é ele ser simples no sentido que, reanimando a Onisciência, a tendência é você descarregar a mão, e como boa parte do deck são cantrips, você acaba achando a Invasão de Arcávios e dali para combar é bem simples. A fraqueza obviamente é estarmos falando de um canhão de vidro, um deck que faz apenas uma coisa e até por isso boa parte do seu sideboard é sobre se proteger de counters e outras interações e de responder hates de cemitério, especialmente cartas como Descanse em Paz e Ghost Vacuum

 

- Algumas dicas para quem for jogar com esse deck:

 

  

 

Em algumas partidas você quer acumular recursos antes de combar e só então começar o combo, fazendo várias ações no mesmo turno, pressionando a mana do oponente, em geral contra controles. Nesse caso, não é raro usar Tracar uma Rota apenas para comprar cartas, atacando com Arqueologa Fallaji e Traquinas Arrombador // Libertar as Fadinas;

 

Usar Charada Confusa em cima de um oponente com quatro manas abertas apenas para deixar full tapped e combar na volta é real, assim como usar Dispersao de Efara só pelo Vigiar 2;

 

Como falei acima, fazer Onisciência sem o combo, mas com outras opções é interessante e te permite desde achar o combo nesse turno, até interagir tanto com o oponente no mesmo turno que isso te dará turnos extras nas partidas. Especialmente contra aggros esse plano é muito bom porque por vezes nosso foco é só sobreviver;

 

Ainda sobre aggros, Dispersao de Efara no final do combate ainda custa 1 e é uma opção interessante quando você desconfia que exista uma proteção do outro lado, podendo assim interagir, mas não pagando mais vida por isso;

 

Invasao de Arcavios pode pegar qualquer mágica instantânea ou feitiço do seu deck, cemitério, ou de fora do jogo, ou seja, você não precisa usar só para combar, mas pode usar para pegar um counter que vai te proteger, ou uma remoção;

 

 

Abolidor-Mor atrapalha muito decks como Dimir, que são bem difíceis pra nós, especialmente quando você faz ele como um Perimetro Defensivo, ou seja, você faz no turno que vai combar, atrapalhando as respostas que estavam na mão do oponente, e não, por exemplo, fazendo ele turno dois e sendo morto na volta, com zero impacto real no jogo do oponente. Por mais que muitos oponentes tirem as remoções pós-side, prefiro fazer o Abolidor, se possível, no turno que vou combar, garantindo que meu oponente tome um Silencio virtual. 

 

O combo tem uma fragilidade contra remoção, já que depende de ter uma Onisciência 1/1 na nossa mesa, mas existem várias maneiras de contornar isso. Uma dela é simples, ter algum counter na mão ao combar, já que você jogará ele de graça, mas outra é fazer a Invasão. assim que temos a prioridade de volta após reanimar, e caso o oponente mate a Onisciência, pegar o Despertar de Abuelo do cemitério e tentar combar no próximo turno, já que a Onisciência estará no cemitério. 

 

    

 

Sobre o sideboard, ele tem a parte dedicada ao combo (Unnerving Grasp, Reforcos Heroicos e Estacao da Tecelagem), os counter e as respostas contra hates, mas também temos Abolidor-Mor, que que é uma carta subestimada no Standard, e que nesse combo ele pode ser a bala de prata que mata o jogo do oponente, e temos Confinamento Temporario, que é uma carta importantíssima versus aggros.

 

Falando do deck no metagame, Dimir Midrange é uma partida bem complicada porque estamos falando de um deck que consegue jogar tempo nos pressionando com counters de pé, o que é historicamente difícil para os combos. Os aggros vermelhos são por um lado uma match tranquila, porque você comba turno quatro com consistência, mas ao mesmo tempo uma match difícil, porque eles costumam vencer quando enfrentam uma parede, então você precisa além de achar peças, ainda interagir um mínimo, para que 1 de vida seja o suficiente para vencer. Dispersão de Efara é com certeza nossa melhor carta versus aggros, porque faz tudo o que que queremos. A nova sensação do formato que são os decks de self-bounce são tranquilas no Game 1, inclusive nos ajudando a descartar Onisciência, mas podem ser chatas quando tem hates de cemitério pós-side. O que mais gostamos nesses decks é como eles estão atrapalhando o Dimir Midrange.

 

 

:

 

● Versus aggros vermelhos:

 

-4 Charada Confusa +1 Pequeno Passo em Falso +3 Confinamento Temporario

 

● Versus Dimir Midrange

 

-4 Charada Confusa -1 Dispersao de Efara +3 Abolidor-Mor +2 Negar

 

● Versus Golgari Midrange

 

-1 Charada Confusa +1 Perder-se

 

● Versus Domain Ramp

 

-4 Dispersao de Efara +2 Exorcise +1 Perder-se +1 Negar

 

● Versus Esper Self-Bounce

 

4 Charada Confusa -2 Dispersao de Efara +2 Exorcise +1 Perder-se +3 Abolidor-Mor

 

Vão notar que eu gosto muito de dar side out em Charada Confusa, o que às vezes gera a pergunta se essa carta não deveria estar fora do deck. Eu gosto muito dela no Game 1, porque sua versatilidade faz diferença, é uma das poucas interações que temos e ainda ajuda a achar o combo. Mas no Game 2 eu quero mais eficiência do que versatilidade, porque sei exatamente contra o que estou, então procuro opções melhores. Mas o Game 1 dela ser fantástico ainda garante seu lugar na lista.

 

Quanto mais hate de cemitério tiver no seu ambiente, pior o deck fica, mas quando não é esperado, a estratégia pune bastante e se torna uma ótima opção para esse Standard que sim, está com um ambiente saudável.

 

Até mais!


Ruda

Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
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