Hoje (15/01/2025), a Wizards of the Coast divulgou uma importante mudança sobre o Magic Competitivo, com impacto direto na América do Sul.
As finais marcadas para os dias 25 e 26 de janeiro no formato Modern e para os dias 3 e 4 de maio no formato Standard, serão as últimas finais organizadas pela City Class Games. O anúncio não deixa claro sobre o processo de classificação. Eu tentei contato com a Devir para esclarecer esse ponto, mas até o momento ainda não consegui um posicionamento deles.
● Atualmente nós temos a seguinte estrutura na América do Sul:
• Final organizada pela City Class no Brasil com 6 vagas para o Pro Tour, 1 vaga para o Campeonato Mundial e U$25,000 de premiação;
• Final organizada pela Magicsur na América do Sul com 4 vagas para o Pro Tour, 1 vaga para o Campeonato Mundial e U$15,000 de premiação;
Após o encerramento da temporada atual a América do Sul irá contar com uma grande final organizada pela Devir BR, ainda sem data e localização definidos, mas com a confirmação de alguns pontos como:
• 10 Vagas para o Pro Tour;
• 2 Vagas para o Campeonato Mundial;
• U$40,000 de premiação;
De acordo com a nota da Wizards mais detalhes sobre isso serão divulgados pela Devir no futuro.
Agora eu vou especular o que eu ACHO que vai acontecer e como eu enxergo essa grande mudança.
Eu acredito que teremos torneios alternados entre o Brasil e outra localização, provavelmente Chile ou Argentina. Eu enxergo como positivo desde que o processo de classificação não mude muito. É claro que quando a final não for realizada no Brasil o custo irá aumentar para participar, mas ao mesmo tempo o torneio final irá premiar mais vagas e mais dinheiro. Viajar para jogar a final já é a realidade de muitos brasileiros, mesmo que grande parte do público esteja concentrado em São Paulo.
Teremos que aguardar a nota oficial da Devir para entendermos mais sobre essa mudança.
E vocês o que acharam da mudança? Estão animados com a possibilidade de voltar a viajar pela América do Sul para jogar grandes eventos? Eu tenho excelentes recordações da época em que isso era o normal no Magic competitivo aqui na América do Sul e estou ansioso para este retorno!