Olá!
Normalmente o final do ano é bem parado quando falamos sobre o metagame competitivo, não é raro que eu fale sobre decks que marcaram o ano ou sobre spoilers. Mas esse final de ano ficou bem movimentado. Se o tema é “achar” a boa, os últimos dias de 2024 serão muito importantes, porque o Modern teve dois bans e quatro unbans, e em Janeiro teremos os Regionais, no formato Modern, adicionando um tempero a mais nessas mudanças.
Meu artigo de hoje é sobre: Como está o Modern após os bans e unbans? A resposta curta seria: Diferente e igual.
E as listas que vou postar dos principais torneios do Magic Online essa semana são uma resposta mais longa.
O primeiro ponto é que Energy continua muito forte, com duas variantes principais e uma menos popular. Em resumo, Guia das Almas continua uma ótima carta, Bando de Ocelot também. A única diferença real é que antes dos bans/unbans, Boros era mais popular do que o Mardu, e hoje em dia Mardu aparece mais, mas ainda temos Boros e Jeskai também.
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O core do deck é o mesmo, e cada versão tem sua vantagem e força, como já acontecia. O preto te dá mais interações, que ajuda contra combos, além de Mestres Arqueiros Orcs ajudar na mirror. A versão Boros tem uma base de mana muito boa e usa Ragavan, Afanador Agil, ainda que essa do exemplo usa apenas duas cópias. E por fim a versão azul ganha mais redundância com Sabia Zombeteiro e Iteracao Expressiva.
O que mudou realmente no Energy foi seu side, porque o metagame ganhou duas novidades bem grandes: Mox de Opala e Pilhagem Infiel. Você precisa responder decks de artefato, então Fusao e Silencio Petreo são bem presentes, e Pilhagem é um enabler muito bom de decks de cemitério, logo, Descanse em Paz, Linha de Forca do Vacuo, Aspirador de Fantasmas e mesmo aumentar as cópias de Amuleto de Thraben fazem muita diferença no sideboard do Energy. Por mais que o deck seja uma ótima opção ainda, ele precisa se preocupar com mais decks do que antes.
Os Regionais são uma oportunidade muito boa de saber se banir O Um Anel e Jegantha, a Fonte foi o suficiente para Energy ser uma estratégia saudável ou não. Vários torneios ao redor do mundo para sabermos se dia 31 de Março mais cartas de MH3 serão banidas.
Um deck que existia uma expectativa muito grande após os bans/unbans era o Dimir Midrange, que inclusive foi o deck que venceu o CLM Modern.
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O Dimir passa por um processo parecido com o do Energy onde ele precisa primeiro se adaptar ao novo metagame, para então achar quais cartas ele pode adicionar. Primeiro saber o que precisa responder e então testar novidades. O deck é um porto bem seguro para quem gosta de decks justos e continua fazendo top8s, ainda que o meta onde Mardu aparece mais que Boros seja diferente, já que Mestres Arqueiros Orcs aparece mais do outro lado.
Mas claro também, que os jogadores de Dimir querem “brinquedos” novos, por exemplo, listas usando Vermelho, primeiro para Fusao, e os já citados decks de artefato, mas também para Pilhagem Infiel, que se dá tão bem com Desenterrar.
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Essa lista tem bem mais novidades do que apenas usar a cor Vermelha, e eu peguei ela de exemplo de propósito para mostrar linhas novas. Por exemplo, Tamiyo, Estudante Inquisitiva é fantástica com Pilhagem Infiel, e mesmo Mago da Conjuracao-relampago ganha um leque a mais de jogos para trabalhar. Nada te impede de jogar com Dimir “puro”, ou mesmo um leve splash para Fusao, ainda que Explosivos Fabricados seja interessante em matchs parecidas, mas são novas opções para o formato e tentar é sempre legal.
Ainda sobre Pilhagem Infiel, dois novos/velhos decks que gostaram muito da novidade:
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Ambos os decks não são novos, o Hollow One aparece desde antes de MH1 e o Creativity existe desde o lançamento do Arconte da Crueldade, mas Pilhagem Infiel muda muita coisa para essa estratégia. O feitiço já tinha jogado com Oco antes e não foi novidade adicionar ela ao deck, dando mais consistência ao plano de jogo, que ficou bem mais rápido com Inferogoyf, Fenix do Detetive e Medo de Perder uma Ocasiao. O Rakdos virou um deck de drops 1 e 2 que pode fechar um jogo bem rápido, especialmente se no mesmo turno conseguir Agraciar a Fenix do Detetive em algo grande e de quebra ainda ligar o FOMO para duplicar um ataque. Cuidado ao fazer a matemática de combate contra esse deck.
Quando ao Creativity, Pilhagem Infiel também adiciona consistência, mas o real impacto é dar uma linha com Persistir, podendo colocar o Arconte na mesa no segundo turno, bem mais rápido do que o plano antigo. Mas mais do que isso, você tem uma carta que te ajuda a jogar “fora” as cartas que não vão te ajudar no late game, melhorando até mesmo o plano mais justo da estratégia.
Outro Unban foi o de Mox de Opala, que trouxe alguns decks também:
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Breach não é um deck novo, mas Ruptura do Submundo e Mox de Opala nunca jogaram juntos, o que dá aberturas que podem vencer no segundo turno, dando, além da consistência tradicional desse deck, que também ganhou Pilhagem Infiel, mais velocidade, para que você “do nada” tenha uma quantidade enorme de mana, especialmente com Ruptura do Submundo loopando Mox.
Por sinal, esse é um dos decks que mais abusa dos seus efeitos de cemitério e artefatos, no sentido de que se não for hateado corretamente, ele sempre vai combar com facilidade, já que se não tiver hates para artefatos ele terá velocidade, e se não tiver hates para o cemitério você pode interagir com ele a vontade que Ruptura do Submundo vai recuperar tudo em um único turno e de quebra ainda pode combar.
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Outro deck que já´existia e gostou de ter Mox para acelerar a sua mana foi o Broodscale Combo, que não depende exatamente de acelerar mana para que o deck funcione, e inclusive tem versões sem Mox de Opala, mas que, como todo combo, gosta de fazer tudo mais rápido e como o baralho já usa alguns artefatos, foi só adaptar a lista para receber melhor essa carta, que inclusive sinergiza muito bem com Expurgador de Carne Reluzente, que adora uma free spell incolor.
Esse deck tem feito bons resultados, acumulando alguns top8s na última semana e merece ter sua atenção, até porque ainda está procurando a lista ideal.
É bom também lembrar que Zenite do Sol Verde também está livre, depois de 13 anos:
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O que eu espero de Zenite do Sol Verde é mais consistência de decks verdes e que façam uma toolbox na curva, onde eu começo com Arvoredo Driade e chego até ao máximo da curva, fazendo o meu deck quase em Toolbox.
Para o Amulet Titan, o Zênite te ajuda a procurar as peças importantes sem recorrer ao Pacto do Invocador, que é muito bom quando você já vai combar, mas pode ser lento quando falamos de setar jogo. Então com o Zenite do Sol Verde fica mais fácil de fazer todo o jogo pré-Titã e mesmo no turno do combo a situação não piora tanto.
Sobre o The Rock, a ideia é ter um “turbo Grist”, tudo levará para o planeswalker e como ele vai lentamente dominar a mesa. Você tem a toolbox para tutorar ene peças importantes, mas no final é sobre Zênite com X = 3, e com sorte ainda ter um Grist, a Onda Faminta no cemitério para exilar com o Caldeirao de Almas de Agatha e ter múltiplos planeswalkers na mesa.
Para fechar as novas listas, uma lista usando Gemea Estilhacadora:
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Desde o seu banimento, lá em 2016, toda janela de atualização da lista de banidas tem Gemea Estilhacadora como um pedido de unban. A carta marcou os primeiros Pro Tours do formato e se tornou uma das estratégias mais vencedoras da história do Modern, e todo esse sucesso lhe custou caro. A justificativa é que Splinter Twin não permitia um formato mais diverso e que ela precisava ir embora para que outros também tivessem seu lugar ao sol.
Oito anos depois Gemea Estilhacadora está de volta e.. Confesso que não tem feito muito. O deck ainda não achou a lista ideal e tem sido lento para o meta atual, que é rápido e interage com eficiência. Não que não faça seus 5-0 em Liga do Magic Online, mas está longe de bons resultados em Challenges, o que mostra que foi um unban justo, inclusive servindo de argumento para que outras cartas voltassem ao formato. Nessa versão, muito focada no combo, a tech é Treinador Pegatrovao, que é fantástico não só como cantrip, mas por ser um set up perfeito para Chama da Negacao, que nos ajuda a combar com mais segurança;
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Como eu disse lá no começo, o formato mudou e não mudou. Energy ainda é a principal estratégia e estamos esperando algo que realmente vença dele e seja bom no metagame no geral. O bom é que o resto do ambiente mudou muito com os unbans e podem gerar um metagame mais saudável para os Regionais.
Qualquer dúvida ou sugestão, é só falar.
Bons Jogos e boas festas!
Embutir na Liga
DECK ID
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Retrato