Data do anúncio: 16/12/2024
● PIONEER
• Jegantha, the Wellspring está BANIDO
● MODERN
• The One Ring está BANIDO
• Amped Raptor está BANIDO
• Jegantha, the Wellspring está BANIDO
• Mox Opal está DESBANIDO
• Green Sun's Zenith está DESBANIDO
• Faithless Looting está DESBANIDO
• Splinter Twin está DESBANIDO
● LEGACY
• Psychic Frog está BANIDO
• Vexing Bauble está BANIDO
Data de efetivação das alterações: 16/12/2024
- PIONEER
Temos monitorado o metagame Pioneer de perto desde nosso último anúncio de banimento, e ele parece saudável e diverso. O formato tem uma variedade de macro-arquétipos, e todos os principais decks estão bem dentro de uma taxa aceitável de vitória e jogo. Embora a diversidade de decks pareça boa, acreditamos que Jegantha, the Wellspring está prejudicando a diversidade do formato ao reduzir as opções de cartas viáveis para muitos decks.
Jegantha é jogado em muitos decks Pioneer, aparecendo como um companheiro para a maioria dos decks que podem conjurá-lo e não têm cartas-chave que violem sua restrição de companheiro. O valor de ter acesso a uma carta extra em jogos onde os recursos são escassos significa que a maioria dos decks que podem jogar Jegantha o faz, independentemente de como isso se encaixa em sua estratégia.
Isso homogeneíza as cartas que esses decks jogam. É difícil justificar jogar uma carta de sua preferência pessoal se isso significa desistir de Jegantha. É importante para nós que Pioneer continue sendo um lugar onde os jogadores podem usar suas cartas favoritas do Standard, e Jegantha faz muito para evitar isso, já que muitas de nossas cartas mais poderosas voltadas para o Standard tendem a ter mais de um símbolo de mana igual em seus custos para equilíbrio. No interesse de aumentar a diversidade de cartas no formato, Jegantha, the Wellspring é banido no Pioneer.
- MODERN
Ao fazer este anúncio, ficou claro que o Modern precisava de mais ajuda entre nossos formatos competitivos. Nossas ações anteriores em agosto abordaram o problema mais gritante com o formato: Nadu, Winged Wisdom. Mas as coisas não melhoraram muito. Analisamos um punhado de opções para tentar colocar o formato em um ponto que nossos jogadores gostassem e ficassem animados. No entanto, sentimos que mais era necessário.
Nossos jogadores são a espinha dorsal do Magic competitivo. Podemos observar os resultados do torneio, analisar o metagame e analisar os números da taxa de vitória o dia todo. Mas são todos vocês que estão jogando esses formatos e, no final do dia, é nosso trabalho garantir que vocês estejam se divertindo o máximo possível.
O Modern não é o mesmo formato de anos atrás. Existem vários cards que banimos anos atrás. Desde então, vários novas coleções foram lançadas. Especificamente, as coleções Modern Horizons causaram um impacto considerável no formato. Como tal, decidimos que era hora de liberar um punhado de cards. Começaremos falando sobre cada banimento. Então, passaremos para as cartas que serão desbanidas.
Não é segredo que The One Ring tem sido uma grande parte do metagame Modern desde sua introdução há dezoito meses. No anúncio de agosto, declaramos que não havia um deck One Ring dominante e que ele apareceu em uma variedade de estratégias, até mesmo sustentando alguns arquétipos mais marginais. Embora apareça em muitos arquétipos diferentes, também se tornou solidamente uma parte da estratégia mais dominante no Modern: Boros Energy.
O custo de oportunidade de incluir The One Ring em quase qualquer deck é muito baixo, e sua presença em eventos se tornou cansativa para muitos jogadores. Atuando como uma ferramenta de autopreservação e uma fonte de vantagem de cartas, ele não requer nenhum compromisso com nenhuma cor em particular. Acreditamos que está claro, como tem sido para muitos de vocês, que o Modern seria um formato mais agradável sem sua inclusão. E, portanto, The One Ring está banido no Modern.
Remover The One Ring é certamente um golpe para o Boros Energy, o deck mais jogado e consistentemente dominante do Modern. Mas também impacta várias outras estratégias. Gostaríamos de garantir que reduzíssemos as porcentagens gerais de vitória e jogo do Boros Energy diretamente, embora não queiramos eliminá-lo do formato como fizemos mais recentemente com Nadu, Sabedoria Alada. Consideramos muitas cartas ao decidir como derrubar Boros Energy como Guia das Almas; Ajani, Paria Nacatl; e Phlage, Tita da Furia Ignea entre elas. No entanto, chegamos ao Amped Raptor.
Cada uma dessas opções poderia ser razoavelmente incluída em alguns outros arquétipos, enquanto o Amped Raptor só aparece no Boros Energy. O Raptor permite alguns dos começos mais explosivos do deck, agindo como um facilitador de energia e uma recompensa, e muitas vezes totalizando um a quatro manas extras nos turnos iniciais do jogo. Então, o Amped Raptor é banido no Modern.
Quanto a banir Jegantha, the Wellspring, muitas das mesmas razões que Arya explicou acima se aplicam ao Modern. No final das contas, a decisão de evitar cartas que tenham mais de um símbolo de mana igual não é muito interessante ou divertida de se tomar. Ao fazer algumas trocas na construção de decks, você pode ter acesso a um 5/5 quase gratuito, ganhando alguns pontos percentuais na coluna de vitórias. Isso reduz o conjunto de opções que você pode considerar ao construir decks, o que, por sua vez, torna o formato geral menos diverso.
Jegantha está chegando a cerca de 40% de todos os decks Modern, de Energy a Zoo e várias outras estratégias marginais. Para reduzir o domínio de Boros Energy e aumentar a quantidade de escolhas de cartas diversas disponíveis no Modern, Jegantha, the Wellspring é banido.
As proibições acima devem fazer um trabalho decente de tornar o Modern mais divertido e equilibrado. Mas poderia ser ainda melhor? Quando banimos cartas, abordamos os problemas conforme eles surgem, usando dados de torneios e feedback da comunidade para navegar o formato para um lugar melhor. Essa combinação de raciocínio objetivo e subjetivo tem suas falhas. Ou seja, quanto mais coleções são lançadas em um determinado formato, mais poderoso ele se torna. Examinamos várias cartas na lista de banidas e restritos e reintroduzimos algumas no formato Modern.
Vale a pena notar que este é o início de uma nova era. Muitos de vocês deram feedback repetidamente sobre os bons e velhos tempos do Modern, antes que as coleções de Modern Horizons começassem a aumentar o nível de poder do formato e tornassem os decks icônicos obsoletos. Após longa consideração, escolhemos uma lista inicial de cartas para desbanir. Monitoraremos de perto como essas cartas impactam os eventos competitivos do Modern durante a próxima temporada do Campeonato Regional e, em 31 de março de 2025, avaliaremos como as coisas estão.
Tornamos o Modern um lugar melhor? Conseguiremos lidar com uma onda de cartas nostálgicas e infames para reentrarem no Modern? Houve algo que lançamos que está tornando o Modern menos divertido? Só o tempo dirá, então vamos lá!
Durante grande parte da história do Modern, os decks de artefatos foram um pilar do formato, com decks como o Affinity, Krark-Clan Ironworks Combo e até mesmo o Lantern Control! Mas já faz um tempo que não vemos uma estratégia dessas ser competitivamente viável. Fizemos algumas tentativas para elevar as estratégias de artefatos em Modern Horizons 2 e Modern Horizons 3, mas, infelizmente, o poder simplesmente não estava lá. Mox Opal foi banido em 2020, após a introdução de Modern Horizons, que incluía nosso bom amigo Urza, Lord High Artificer. Embora abrir mãos contendo Mox Opal possa ser bastante explosivo, não é como se tivéssemos parado de imprimir cartas anti-artefato fortes. (Olhando para você, Meltdown e Wrath of the Skies.)
Nossas expectativas são de que a reintrodução de Mox Opal dará origem a várias estratégias de artefatos interessantes, novas e antigas, sem adicionar nenhum poder a decks fortes. E assim, Mox Opal está desbanido no Modern.
O Green Sun's Zenith está banido no Modern desde 2011. Banido durante uma época em que os decks verdes eram muito fortes, o card oferecia um nível de consistência e flexibilidade que era difícil de combater, muitas vezes estreitando o alcance de cards que você consideraria jogar. Na verdade, a lógica que usamos para banir Jegantha desta vez se aplica ao motivo pelo qual o Zenith foi banido em primeiro lugar. Mas isso foi há mais de uma década.
Os decks baseados em criaturas verdes de hoje são poucos e distantes entre si. Mesmo os decks combo Basking Broodscale não podem usar o Green Sun para encontrar seu homônimo. Yawgmoth Combo basicamente caiu do mapa, e enquanto encontra Grist, a Onda Faminta é bacana, cartas-chave como Orcish Bowmasters; Yawgmoth, Medico de Thran; e Zulaport Cutthroat não podem ser tutoradas.
Elfos podem ressurgir? As novas reimpressões de Modern Horizons 3, Sylvan Safekeeper e Wirewood Symbiote, podem ser alvos saborosos. Talvez velhos favoritos como Dryad Arbor e Primeval Titan entrem com mais frequência. Para ajudar a aumentar a diversidade do metagame, o Green Sun's Zenith foi desbanido no Modern.
Em 2019, após o Pro Tour Barcelona, ficou claro que Hogaak, Necropole Erguida era mais forte do que o pretendido. Uma das cartas que morreu pelos pecados de Hogaak foi Faithless Looting. Mas Faithless Looting havia sustentado uma infinidade de estratégias. Arclight Phoenix, Hollow One, Dredge e até mesmo alguns decks de médio alcance com cartas como Young Pyromancer e Seasoned Pyromancer, todos jogavam Faithless Looting.
Agora, cinco anos depois, estamos interessados em ver o que Faithless Looting pode fazer sem um certo Avatar gigante mostrando sua cabeça feia. Assim como na discussão sobre Mox Opal, introduzimos várias opções anti-cemitério no Modern desde a remoção de Looting, como, Endurance e Boggart Trawler. Faithless Looting é desbanido no Modern.
Uma pergunta que sempre é repetida: Splinter Twin seria forte no Modern de hoje? Twin foi banido em 2016 depois de estar consistentemente no topo do metagame e aparecer bem em alguns Pro Tours. O medo de ver três manas abertos e morrer era real. Você mantém o mana aberto para remoção ou tenta progredir seu estado de mesa na esperança de terminar o jogo antes que eles possam montar seu combo de duas cartas como Pestermite e Splinter Twin. A história nos diz que substituir Splinter Twin por Kiki-Jiki, Mirror Breaker não é suficiente. Então, oito anos de evolução de formato podem manter o combo Twin sob controle? Achamos que sim.
Existem respostas que antes não conseguiam, incluindo várias cartas de mana zero que podem mantê-lo vivo se o oponente decidir desistir do encantamento de quatro manas. Solitude, Force of Negation, Force of Vigor e Flare of Denial já foram jogadas competitivas no Modern, e cada uma delas pode resolver os padrões de jogo que os decks Twin exibiam.
Ao contrário de Mox Opal, Faithless Looting e Green Sun's Zenith, que podem suportar várias estratégias diferentes, Splinter Twin suporta apenas uma estratégia. Mas o objetivo das proibições revertidas de hoje é relembrar o Modern de antigamente. Cada carta foi justificadamente removida do Modern no passado, mas os tempos mudam, e percebemos que o Modern não é mais o que costumava ser. Splinter Twin é um símbolo de uma era do Modern que as pessoas lembram com carinho, e agora é permitido. Aproveite os memes.
- LEGACY
Com o último anúncio, banimos Grief para conter o domínio de Dimir Reanimator. Conseguimos isso até certo ponto, mas não tanto quanto esperávamos. Com Dimir Reanimator com o dobro da taxa de jogo da próxima estratégia mais jogada e mantendo uma forte taxa de vitória, acreditamos que mais ação é necessária.
Psychic Frog joga extremamente bem dentro do shell geral de uma estratégia de reanimator, fornecendo uma ameaça que deve ser respondida e que também é capaz de lhe dar valor ao desenhar seus alvos de reanimação caros. O deck Dimir Reanimator conseguiu contornar todos hates anti-cemitério ao ter um plano de jogo extremamente eficiente e justo. Embora acreditemos que o reanimator seja um arquétipo saudável para o Legacy, ele deve ter suas fraquezas habituais. Além disso, o poder do Psychic Frog estreita o alcance das variantes do reanimator, forçando os jogadores a se consolidarem em um shell Dimir apertado.
Esse mesmo efeito é visto nas listas de decks Dimir Murktide. Psychic Frog é forte o suficiente para impedir que as pessoas explorem a adição de branco, vermelho ou verde a esses decks de tempo baseados em azul. Para aumentar a diversidade entre os arquétipos existentes sem removê-los completamente do formato, Psychic Frog foi banido.
Além de discutir Psychic Frog, também abordamos algumas outras cartas que poderíamos banir para reduzir a força do Dimir Reanimator. Especificamente, Entomb e Reanimate. Acreditamos que remover qualquer um deles não resolveria o problema do Dimir Reanimator ter um plano de jogo sólido e justo, pois o deck se apoia na ameaça do Psychic Frog quando as pessoas estão acumulando hate de cemitério. Além disso, é possível que a remoção de Entomb ou Reanimate possa ser um golpe muito forte para as estratégias de reanimator, removendo-as completamente do metagame.
Um dos pilares do Legacy é a possibilidade de anular mágicas "de graça". É parte da cola que mantém o formato unido. Quando certas estratégias podem ignorar esse pilar com muito pouco custo para seu plano de jogo proativo principal, o formato pode começar a desmoronar rapidamente. Baralhos como Mystic Forge Combo, Painter's Servant Combo e outros decks vermelhos de Ancient Tomb estão felizes em incluir um artefato de um mana que pode se reciclar quando não for mais útil.
Embora a inclusão de Vexing Bauble seja um desenvolvimento bastante recente no metagame Legacy, ele provou ser bem-sucedido e poderoso. Com uma taxa de vitória preocupante entre os decks que incluem várias cópias no maindeck de Vexing Bauble e sua força inerente contra um pilar do formato, ele foi banido no Legacy.
Com Psychic Frog e Vexing Bauble removidos do formato, vários dos principais decks precisarão mudar. O sucesso recente das variantes Nadu, Cephalid Breakfast e os decks Bant Green Sun's Zenith, nos fez ficar de olho em Nadu, Winged Wisdom. Por enquanto, acreditamos que as mudanças de hoje devem levar o formato a uma posição mais diversa e saudável.
Meu bom, se tu baixou o sarkan e subiu ele transformando ele numa 4/4 ele não pode atacar ao menos que vc tenha dado ímpeto para ele. ( https://gatherer.wizards.com/pages/Card/Details.aspx?multiverseid=461070 ).
No meu primeiro pré-release (War of the Spark), eu tava com um deck fortíssimo, mas perdi pq não sabia como funcionava o enjoo no caso de planeswalkers transformados com o Sarkhan (eu achava que o PW, mesmo já estando no campo, "entraria" enjoado quando virasse criatura). Tive sei lá quantas rodadas pra dar letal no oponente, mas ele achou que seria legal só me explicar a regra quando acabou a partida.
Muito triste, pq, vendo em retrospectiva, foi disparado o melhor deck de selado que eu já peguei na vida.
penso o mesmo. fui inventar de jogar um pre release de foundations... no 1x1, e 2 das partidas q joguei, o oponente tava querendo dar aquelas roubadinhas, inventando regra, tentando enganar nos pontos de vida... coisa vergonhosa de se ver. competitivo é patético.... prefiro um trilhão de vezes mais me juntar com amigos, e jogar dando risada, tomando cerveja, dividindo uma pizza, enquanto todo mundo se diverte...
Ela pagou pelos crimes do urza. O que vai acontecer e o urza quebrado de novo e na próxima banlist quem vai tomar van vai ser o urza.