Olá!
Sendo o Pauper um formato eterno, é menos comum que tenhamos o surgimento de novos arquétipos, ao menos não na frequência que acontece em formatos mais recentes e com rotação, como o Standard. Ainda assim, ocasionalmente e organicamente isso vai acontecer, como é o caso do Jund Midrange.
Também conhecido como Jund Wildfire ou “MH3 Constructed”, a ideia desse Jund é combinar algumas das melhores criaturas que vieram em Modern Horizons 3 em uma estratégia só: Crisalida Contorcida, Familiar Recondicionado e Hidra Nyxnata. Mas o valor não para somente nas ameaças: outras engrenagens de vantagem de cartas e controle de mesa também estão presentes.
Disputa Mortifera + Fonte Icoridia junto das Pontes indestrutíveis + Incendio Purificador geram mais recursos e velocidade que a maioria das outras compras no Pauper, assim como Demover + Explosao Galvanica cobrem muito em eficiência e versatilidade. Xama do Cla de Krark + Analise de Toxinas é outra forma de garantir limpar a mesa não importando o tamanho dela.
Com um sub-tema de artefatos, o baralho explora bem Familiar Recondicionado, Disputa Mortifera e raramente falta material sacrificável para Xamã do Clã de Krark, mas ao mesmo tempo não sofre tanto para Po ao Po e outros “hates” (cartas de ódio) aos artefatos como o Affinity.
Dessa forma, o Jund Midrange é plenamente capaz de responder um rol de estratégias no formato, ao mesmo tempo em que consegue competir no jogo de recurso com outras – seu maior ponto fraco provavelmente é a velocidade, sendo um baralho que não conta com tanta disrupção nem pressão para atacar os “combos puros” do Pauper.
- Para finalizar, compartilho algumas dicas para jogar com o deck:
- Faça terrenos todos os turnos, sem se preocupar com informação: é um deck que precisa de muitas fontes de mana para funcionar, compra muitas cartas, e conta com custo X na forma de Hidra Nyxnata;
- Atenção à quantidade de básicos restantes, já que nem sempre vai ser interessante sacrificar Paisagem Distorcida para ter o que buscar com Incendio Purificador;
- Incêncio Purificador também pode ser utilizado nos terrenos do adversário! É especialmente útil contra Gruul Ramp, derrubando as auras aceleradoras, ou para decks que contam com somente uma fonte de terreno duplo da outra cor sem um básico, como algumas versões de Izzet/Jeskai, ou privar um Grixis Affinity de azul ou vermelho.
● Kuldotha Red:
-2 Magibomba Niilista
-2 Demover
-2 Percepcao do Eviscerador
-1 Fonte de Sangue
+2 Analise de Toxinas
+1 Xama do Cla de Krark
+2 Resistir a Tempestade
+2 Arma de Sopro
● Grixis Affinity:
-3 Xama do Cla de Krark
-2 Analise de Toxinas
+1 Xama dos Gorilas
+4 Coagir
● Glee Combo:
-2 Magibomba Niilista
-1 Hidra Nyxnata
+1 Xama do Cla de Krark
+2 Analise de Toxinas
● Mono Blue Delver:
-3 Xama do Cla de Krark
-2 Analise de Toxinas
-2 Explosao Galvanica
+3 Explosao Elemental do Vermelho
+4 Coagir
● Rakdos Madness Burn:
-2 Demover
-2 Percepcao do Eviscerador
-3 Xama do Cla de Krark
+2 Analise de Toxinas
+2 Resistir a Tempestade
+3 Coagir
● Gruul Ramp:
-2 Magibomba Niilista
-1 Percepcao do Eviscerador
+1 Xama do Cla de Krark
+2 Analise de Toxinas
● White Weenie:
-2 Percepcao do Eviscerador
-2 Magibomba Niilista
-1 Fonte de Sangue
+2 Arma de Sopro
+1 Xama do Cla de Krark
+2 Analise de Toxinas
● Mono Blue Faeries:
-2 Magibomba Niilista
-3 Xama do Cla de Krark
+2 Arma de Sopro
+3 Explosao Elemental do Vermelho
● Boggles:
-2 Magibomba Niilista
-1 Explosao Galvanica
+1 Xama do Cla de Krark
+2 Analise de Toxinas
● Dimir Terror:
-2 Explosao Galvanica
-3 Xama do Cla de Krark
-2 Analise de Toxinas
+4 Coagir
+3 Explosao Elemental do Vermelho
E quanto a vocês, leitores, o que acham da chegada do Jund Midrange no metagame do Pauper? Acreditam que é um baralho que veio para ficar? E em relação a mudanças no formato, acreditam que é possível haver algum banimento? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!