Olá!
O 13º Circuito LigaMagic Central continua com força total, eventos toda semana em vários formatos (Duel Commander, Pauper, Pioneer, Duel Commander 500, Legacy, Modern, Standard e Limitado) e uma Grande Final a vista.
Lembrando que a Final Modern acontece dentro do LigaFest, um mega evento organizado pela LigaMagic, com entrada gratuita, artistas, influencers, lojas e vários torneios, que você pode ver AQUI.
Pra você que curte Modern, no LigaFest teremos torneios Modern em ambos os dias, dando no total 18k de premiação e vagas para A Grande Final e o CLM 14.
Hoje começarei a destacar listas da penúltima semana de classificatórios, especialmente focando nos top8s, que dão vaga para a Final.
O primeiro top8 que vou destacar é o da 2 Irmãos Cards, de Mauá/SP, onde o vencedor foi o Michael Brugnari. E a primeira lista que vou destacar é a do Mauro:
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Urza, Grão-lorde Artífice foi lançado em Modern Horizons 1 e apesar de não ter tido o mesmo impacto de Wrenn e Seis ou Hogaak, Necropole Erguida, foi uma das grandes cartas da edição e inclusive fez com que Mox de Opala fosse banida.
A carta do Urza em si pode parecer “inofensiva”, mas ele dá cola a ene artefatos que ficariam parados na mesa, mas que ganham utilidade como fontes de mana e ajudam na última habilidade da lenda. Nesse deck ele torna o combo de Fundicao de Toptero e Espada do Humilde infinito, já que é o Urza que tem a habilidade de mana e não o token que ganha essa habilidade, podendo assim ignorar enjoo de invocação.
Além do combo, o deck usa duas toolbox, a primeira é da Saga de Urza, permitindo uma utilidadade de artefatos de custo 1, de remoções (Buraco Portatil), hate de cemitério (Ghost Vacuum), até a resposta genérica de uma Magibomba de Eter. E a segunda toolbox é de Mistico Litoforjador, que nos da tutor ao combo, ou a cartas mais grindy. Mas no final, todas essas sinergias conversam entre si com o Urza, Grao-lorde Artifice no meio disso, que dá consistência para que cada peça do deck tenha utilidade, mesmo fora da sua toolbox.
O próximo deck é do Eder Riquetto de Souza:
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Houve uma época do Modern em que o Boros Prison era um deck relativamente popular, com Calice do Vacuo, Lua Sangrenta e Espirito-Guia Simio. Mas o tempo passou e novos tempos pedem novas cartas e abordagens.
O Boros do Eder é menos “Prison” do que o deck citei, mas tem os elementos que atrapalham em muito o jogo do oponente, como Fantasma da Orquidea Branca e Gorja Ardente de Obsidiana atacando a base de mana do oponente, sendo que o Fantasma pode ser muito efetivo contra decks do formato que usam poucos básicos, ou pior, nenhum, como o Belcher. Da mesma maneira o Incendio Purificador, que tal qual Retumbar // Arrebentar, ainda tem sinergia com Cataratas Cascateantes e Lajes de Trokair para que você consiga manter sua base de mana intacta ou mesmo acelerar, enquanto pune o oponente.
Além de todos esses efeitos de LD, ainda temos Prisao Fantasmagorica, clássica carta de decks Prison e que atrapalha muito decks como o Boros Energy, e Campo de Opressao, que é muito chato quando bem encaixado, atrapalhando completamente o desenvolvimento do jogo do oponente, incluindo suas fetch lands.
A próxima lista é do Luís Santos, que ficou em Terceiro Lugar no top8 da Epic Vale, de São José dos Campos, onde o campeão foi o Eduardo Gomes.
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Main Deck (61)
Sideboard (15)
Main Deck (61)
Sideboard (15)
Main Deck (61)
Sideboard (15)
Quando falamos de Companions geralmente os que vem em mente são Lurrus da Toca Onirica, ou Yorion, Nomade Celeste, ou Jegantha, a Fonte, mas é importante lembrar que sim, Keruga, o Macrossabio é uma opção e que de vez em quando aparece em listas bem fortes seja no Modern, seja no Pioneer.
A vantagem de jogar com Keruga, o Macrossabio é como você tem garantido um gás no mid/late game, tem todo o desenvolvimento normal do jogo, e se você tiver uma quantidade mínima de permanentes mais pesadas na mesa, Keruga garante a volta dos recursos. E em termos de deckbuilding, o deck dribla a restrição do Companion por meio dos elementais, dando Pitch, ou de split spells, ou de Amarras da Linha de Forca, que pode ser feita turno 2. Você garante que interage desde o começo, mas ainda com a vantagem do late game que o Companion propõe.
O grande desafio para esse deck é que, ok, ele tem um late game poderoso e falando de trocas justas ele é muito forte, mas chegar até lá é complicado, você precisa lidar com muita coisa, de criaturas pequenas e rápidas, até combos consistentes, para enfim estar no ponto do jogo onde, por exemplo, sua Elesh Norn, Mae das Maquinas acaba com a partida.
O próximo deck é do Thomas Tsai, que ficou em Segundo no top8 da Akiba Station, de São Paulo/SP, vencido pelo Deny Toshiyuki Nakano.
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
A mecânica de Food tem ene desenvolvimentos no Magic desde o seu lançamento em Eldraine, e o kit com Asmoranomardicadaistinaculdacar é uma das suas abordagens mais únicas.
A ideia aqui é gerar muitas comidas com o combo de Destemida da Pista Oval e Livro de Receitas do Submundo, e a partir daí ter base tanto para a Asmoranomardicadaistinaculdacar, que vai dominar a mesa sozinha, quanto trazendo Rei Trol Glutao para a mesa, que é um belo finalizador de jogos.
A lista do Thomas tem duas cartas de Modern Horizons 3 que entraram muito bem nessa estratégia, a primeira é Estrondo Malevolo. Todas as cartas importantes desse deck são permanentes, então potencialmente o Estrondo vai sempre achar algo que você precisa e jogar cartas para o cemitério não é ruim, dando ainda mais valor para a cantrip, já que o já citado Rei Trol Glutao virá do cemitério, e também temos a opção da Fenix do Detetive, outra carta de MH3, que vindo do cemitério Agraciando o Rei, pode matar a partida em apenas um ataque.
A última de hoje é do Felipe Antônio Estejas Paraguassu, que ficou em Terceiro Lugar no top8 da Player's Stop, de Guarulhos/SP.
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Criatividade Indômita para Arconte da Crueldade já foi a melhor jogada do formato, em tempos mais simples, muito antes de MH3. Mas conforme o meta ganhou novos protagonistas e novidades entraram no formato, essa jogada caiu bastante, ainda que tenha sua efetividade ainda.
Os decks de criatividade tem uma vantagem em cima de outros combo, que é não precisarem necessariamente combar, até porque tem um kit de interações eficientes que pode vencer o jogo inclusive com Fabula do Quebrador de Espelhos. Para essa lista do Felipe, além do Arconte da Crueldade, ele usa Valgavoth, Terror Eater, que combina muito bem com as interações do deck, sendo ao mesmo tempo um finalizar de jogo eficiente, pelo tamanho e Ward, e quando você começa a interagir tendo ele na mesa,s e torna uma forma de pescar cartas do oponente, para que você aumente sua pool de opções.
-
Essas foram as listas desta semana, até semana que vem!
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1532516485_1359.jpg)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
Embutir na Liga
DECK ID
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
-
Paisagem -
Retrato