Olá!
Mais uma semana de torneios do 13º Circuito LigaMagic Central, o maior circuito independente do Brasil, com a Grande Final, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de Dezembro, e mais de 35 mil reais de premiação.
Quer saber mais sobre o CLM? Acesse o site do Circuito.
Hoje é quarta, dia de Pauper, que terá sua Grande Final no dia 14 de Dezembro, dando 10 mil de reais de premiação.
Lembrando que a final do CLM acontece dentro do LigaFest, que terá, além da Final Pauper do Circuito, dois Grandes Torneios Abertos, nos dias 14 e 15 de Dezembro, dando prêmios e vagas para o CLM 14.
A primeira lista de hoje é do Daniel De Souza Duarte, que fez top8 na Tower of Cards, no Rio de Janeiro/RJ, onde o Marajá venceu e conquistou a vaga para a Grande Final.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Food decks são bem conhecidos no Pioneer, e já tiveram sua fase no Standard e no Modern, normalmente por conta da mesma carta, Familiar do Caldeirao.
No Pauper, essa criatura não tem seu fiel companheiro, o Forno da Bruxa, que ajuda a loopar a carta, mas na lista do Daniel ele tenta resolver isso, tendo mais opções que sacrificam o gato, como Disputa Mortifera e Percepcao do Eviscerador, e cartas de Comida, que voltarão o gato, Bolo de Cenoura , Lembas e Colheita Farta. Todo esse kit ajuda o deck a segurar partidas longas, ganhando vida e bloqueando, além de garantir muito recurso de draw.
Fora tudo isso, o deck controla a mesa com Pestilencia e Ratos da Cripta, que é bem divertido com Analise de Toxinas, e em algum momento temos que ganhar o jogo. Crisalida Contorcida e Hidra Nyxnata fecham muito bem o jogo e já bastariam, mas o Daniel ainda usa os portões, que com Portao do Basilisco garantem uma boa maneira de fechar o jogo, torna qualquer ameaça sua muito grande e dessa maneira você começa a “comer” remoções do oponente, especialmente quando precisam matar o Familiar do Caldeirao, te dando uma inevitabilidade muito forte para o late game.
O próximo deck é do Vidal Elias de Carvalho Neto, que ficou em 4º no top8 do Covil do Calango, em João Pessoa/PB, onde o vencedor foi o Francis Thiago Batista Araujo.
Sideboard (10)
Sideboard (10)
Sideboard (10)
Existiu uma época em que o Tron era o melhor deck do Pauper e muito nesse estilo com fogs e um lock que travava o jogo do oponente.
Hoje em dia a forma mais comum do Tron é o Altar Tron, um combo com artefatos que aproveita a quantidade alta de mana do deck para fazer várias ações, especialmente draws, no mesmo turno. Mas houve a época em que o Tron focava em usar toda a sua mana para fazer criaturas e usar Efemerar e Bruxuleio Fantasmagorico nelas. Essa lista usa essa estratégia, primeiro ganhando tempo com Paz Momentanea, counters e ganhos de vida, e depois começa a chuva de card advantage, que te levará logo á Barreira Mnemonica, e com ela em campo e muita mana, o jogo pende completamente para o Tron, porque agora ele pode fazer Bruxuleio Fantasmagorico na barreira e outra criatura com ETB, voltando o Bruxuleio para a mão e ganhando um ETB extra “de graça”. E olha que legal, esse ETB pode ser o do Dignitario Corno-de-Pedra e o oponente nunca mais vai atacar. Quanto estiver satisfeito o loop pode ser para comprar cartas, ou fazer o adversário descartar e dali em diante, temos um jogador na partida e outro como passageiro da agonia.
Conforme o meta ficou mais rápido, esse deck foi ganhando, ou mesmo a presença de mais decks tempo, que podem anular peças importantes da estratégia, mas ainda é um baralho que aparece, já que vence bem os famoso “jogos justos”.
A próxima lista é do top8 da Barão Geek House, de Campinas/SP, onde o Thiago Mattos foi o campeão. O primeiro deck que vou destacar é o do segundo colocado, José Carlos Loureiro Junior.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Bom, estávamos falando de Tron pulando combate e dando fog, e temos aqui um Turbo Fog com preto, para mais draws e Ratos da Cripta.
O plano do deck é o mesmo do Turbo Fog: Sobreviver. E o modus operandi é parecido, você vai usar várias cartas prevenindo dano, com destaque pra Adiamento e Enredar, ganhando mais tempo. Mas com a cor preta você compra uma quantidade bem alta de carta e tem como limpar a mesa, com Ratos da Cripta, que ainda comba com Analise de Toxinas .
Normalmente o Turbo Fog vence os jogos fazendo Fluxo de Pensamento uma ou duas vezes, e essa versão tem essa opção também, mas com a cor Preta você pode ficar drenando vida do oponente, com Maldicao do Intruso (muito boa também contra Glee) e Lamina Noturna de Nadier, e existe um mundo que você vence com Transmutador Retromontado, ou mesmo com Ratos da Cripta para uma quantidade enorme de mana e dano.
Para fechar, o último deck do dia é do Pedro Maximiano, que jogou o top8 da Millennium Card Games, de São Bernardo do Campo/SP, vencido pelo Diogo Yoshimori Takahashi.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Em 2022 o Pauper foi tomado de assalto pelos decks de Dianteira, uma mecânica pensada para mesão e que é muito forte quando jogamos 1x1. Para surpresa de absolutamente ninguém, em Agosto daquele ano Aarakocra Furtivo, Barda Despertadora, Explorador do Subterraneo e Furioso de Batalha Ferino foram banidos. O motivos é que essa mecânica quando feita muito cedo gerava um não-jogo em que seu oponente quase não tinha chances de jogar pela pressão que as vantagens da Dianteira faziam, porque Monarca é muito bom, mas são draws que vão vencer a partida com o passar do tempo, Dianteira vence o jogo em alguns turnos colocando muita pressão na mesa. No caso, foram banidas cartas que eram muito baratas ou estavam nas cores dos rituais, já que o formato era dominado por baralhos que aceleravam mana para fazer Dianteira nos turnos 1 ou 2.
A lista do Pedro usa essa mesma lógica, o plano básico é fazer uma criatura com Dianteira ou Monarca nos primeiros turnos e dali em diante defender essa posição, para vencer a partida com a bola de neve dessas habilidades. O keep/mulligan desse deck é bem importante, porque você precisa estar à frente o quanto antes, não só por condição de vitória, mas porque nessa posição você obriga seu oponente a vir para a mesa, tornando suas remoções bem melhores. Com o jogo controlado, é só esperar a Dianteira vencer em alguns turnos, ou o Monarca lentamente minar os recursos do outro lado, ou simplesmente achar alguma carta com Dianteira.
Esses foram os destaques dessa semana, até semana que vem!
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato