Bom dia!
Como vocês estão amigos? No nosso artigo de hoje, vamos falar sobre o impacto esperado de Foundations no Standard atual.
A grande novidade da edição foi o seu prazo de validade, com longos 5 anos! Isso abriu uma margem para grande discussão, mas não desenvolvendo muito sobre essa questão, eu acredito que pode ser um tiro no próprio pé, pois se algo se tornar um problema, pode obrigar que mais banimentos eventualmente aconteçam.
Dito isso, vamos às cartas que, na minha visão, têm mais potencial e as listas que podem se beneficiar das novidades.
Certamente Burst Lightning é a carta mais movimentada para o T2, pois o Gruul Prowess é o baralho mais popular e se torna uma adição natural em comparação com seu antecessor, Choque.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Claro que outros decks agressivos com vermelho também vão se beneficiar, como é o caso do Boros Prowess e o Boros Burn, que utilizam de uma base de cartas muito parecida, com uma que já tem seus adeptos no Pioneer e no Modern e que apareceu dessa vez no Standard, Boros Charm.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
O Boros Burn ainda tem adições extras, com o lançamento de uma carta que promete impactar outros formatos, Boltwave e o curioso Kellan, Planar Trailblazer.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Vale mencionar sobre o teste do Ghitu Lavarunner, que não me parece tão empolgante e que deve, de forma natural, perder espaço para o Hired Claw.
Essa base verde promete deixar um dos baralhos Tier 1, ainda mais consolidado, aproveitando de uma aceleração que dispensa apresentações, o Elfos de Llanowar e a versatilidade do Scavenging Ooze, duas cartas que mostraram que cumprem bem a missão de ter um bom desempenho dentro do Standard.
Ainda, temos Vivien Reid, uma planinauta que brilhou muito desde o seu lançamento em Core Set 2019. Pela grande quantidade de encantamentos, artefatos e criaturas com voar, sua habilidade de -3 promete ter bastante impacto no formato.
Aqui chega o meu deck favorito com o lançamento de Foundations, o Golgari Midrange.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Comecei usando apenas uma cópia da Vivien Reid, mas não me surpreenderia de ver esse número aumentando.
Também utilizado no Golgari Midrange, essa sólida remoção deve ser figura carimbada em diversos baralhos que tenham acesso a cor verde e preta.
Outro deck que pode se beneficiar desse poderoso feitiço é o Domain Ramp.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Ele vem tentando um lugar melhor no T2 e toda adição é bem-vinda para ele ter uma partida mais consistente contra os decks mais agressivos.
Falando sobre o branco e decks agressivos, três cartas surgem para conseguir segurar os turnos iniciais dessa base vermelha que é tão forte nos dias atuais.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
*Felidar Retreat*
Menção honrosa ao Felidar Retreat e sua sinergia com o White Tokens Control, podendo fazer uma ótima dupla com o Caretaker's Talent.
O azul também ganhou coisas interessantes, mas com certeza menos badaladas que as cartas acima.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Dimir Midrange é e continuará sendo, um dos melhores baralhos do Standard, mas o grande questionamento passa a ser se ele realmente precisa dessas cartas novas ou se ele seguirá extremamente forte ignorando a nova edição.
Confesso que eu gosto das duas adições, contribuindo para o efeito bola de neve que o deck tem intenção de gerar e é um deck que eu darei prioridade nos meus testes.
Outra carta que eu tenho ficado de olho é a querida Liliana, Dreadhorde General, a famosa destruidora de mirrors entre midranges.
Talvez um pouco pesada demais por ser seis manas? É possível, mas eu estou disposto a ter ela dentro das minhas 75 cartas no topo da curva inicialmente.
Para o final, deixei duas listas focadas em tipos de criatura que, mesmo parecendo serem mais casuais, eu sei que podem ganhar o coração de muita gente que tem uma abordagem um pouco diferente com o formato, principalmente dentro do MTG Arena, os Elfos e os Anjos:
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Por sua vez, listei algumas cartas que não consegui encaixar em nada ainda, mas que valem a menção: Sphinx of Forgotten Lore, Kiora, the Rising Tide, Raise the Past, Genesis Wave, Arahbo, the First Fang, Vengeful Bloodwitch, Sire of Seven Deaths, Sphinx of the Final Word e Harbinger of the Tides.
------------------------------------------
Então é isso amigos, espero que tenham gostado do artigo e que as opções possam ter animado os testes nesse novo passo do T2, que será o válido para a Final do Circuito LigaMagic, que acontecerá entre os dias 14 e 15 de dezembro.
Para quem quiser acompanhar meu trabalho no Magic, acompanhe as Lives que eu faço no Canal da LigaMagic, todas as Segundas, das 19h às 23h30, onde jogo principalmente Explorer e Standard, além é claro de Limited, Historic, Timeless, Brawl e eventos na plataforma.
Quem tiver interesse e puder me seguir nas redes sociais para acompanhar novidades, seguem os links:
Abraço a todos.
LuCaparroz
Só falta fazer o mesmo com o modern e o pioneer agora kkkkkk
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato