Olá!
Mais uma semana de torneios do 13º Circuito LigaMagic Central, o maior circuito independente do Brasil, com a Grande Final, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de Dezembro, e mais de 35 mil reais de premiação.
Quer saber mais sobre o CLM? Acesse o site do Circuito. Quer organizar etapas? Entre em contato com nosso suporte em [email protected]
Hoje falarei sobre o Standard, formato que tem sua final no dia 15 de Dezembro, além de ter diversos eventos durante todo o fim de semana. Começando no sábado, dia 14 de Dezembro, Temos os LCQs para a final Domingo, e no Domingo, além da Final, temos o CCGQ dando 1K de premiação, além de vaga para o Regional.
Tudo isso acontece dentro do LigaFest, que você pode ver a programação, horários e atrações, AQUI.
A primeira lista é do Fabio Henrique de Freitas Júnior, que venceu a Quinta Etapa da Guilda Geek Games, de Vargem Grande Paulista/SP.
Eu já tinha visto listas Azorius com encantamento, no geral, bem agressivas e que fecham o jogo rápido com Armadura Eterea, mas com preto, aí temos a novidade.
A cor Preta dá todo uma abordagem diferente ao deck, porque podemos usar Adesao de Ossinhos, Pesadelo Sem Esperanca e Bandit's Talent para moer a mão do oponente, sendo que todas essas cartas são potencializadas pelo Fear of Isolation, que aproveita essas cartas como os bullys decks faziam no Pauper. E dando cola a tudo isso temos o Entity Tracker, que no meio de todas essas interação vai comprar muitas cartas.
Com essa abordagem o deck joga mais devagar e foca mais em ganhar um jogo longo, do que ser rápido, como o Azorius Encantamentos faz. E essa abordagem é inclusive melhor contra midranges, que poderiam pressionar o Azorius melhor com as remoções e que aqui darão de cara com uma chuva de ETBs.
A próxima lista é do Carlos Henrique, que ficou em Quinto Lugar na Quinta Etapa da Cards of Paradise, do Rio de Janeiro/RJ.
O Ramp vem se reinventando no Standard desde a rotação e DSK contribuiu ainda mais para essas mudanças.
Essa lista se baseia em como os Overlords têm, em alguns turnos, muito poder na mesa, e podem dominar uma partida tal qual Atraxa, Grande Unificadora fazia. O ponto é que com menos mana você vai ligando várias bolas de neve de vantagem, que juntas, começam a corroer o jogo do oponente. Eu sempre adoro como o Subir no Pe-de-feijao tem sinergia com os Overlords feito por Impeding, garantindo que cedo na partida você já começa a chuva de card advantage.
As listas variam em quais Overlords usar, inclusive as com Azul também deixam espaço para Zur, Conspirador Eterno, que é uma abordagem que eu gosto bastante contra metas agressivos, porque o Humano Mago te dá uma força de race quase imparável.
Por fim, a grande sacada desse deck é Doppelgangue, que vai quebrar completamente a paridade de um jogo justo e inclusive poderá ser uma condição de vitória, já que ele copiando o Overlord of the Boilerbilges várias vezes é letal.
O deck a seguir é do Pedro Moura De Farias, que venceu a Segunda Etapa da Neowalkers, de Guarulhos/SP.
Convoke é um deck muito bom do Standard, assim como era antes da rotação, ainda que esteja apagado com o domínio do Prowess.
No entanto, DSK ajudou bastante a estratégia, dando três novos brinquedos para ele: O Percussionista de Corda é exatamente o que esse deck quer, uma ameaça de começo de jogo, e que tenha sinergia com Demolicao Animada, dando ainda mais alvos para as aberturas rápidas do deck. Sheltered by Ghosts é uma carta que eu não canso de elogiar, porque ela é uma remoção que decks aggros querem usar, especialmente contra Prowess, por lidar com uma ameaça e ainda te ajudar na race. E Painter's Studio // Defaced Gallery é fantástica, é um bônus de ataque quando estamos pressionando, é card advantage quando o jogo está longo.
FDN pode mudar algumas coisas nessa lista, desde mais drops 1, até mesmo Reforcos Heroicos podem alterar esse deck para ele ser ainda mais agressivo e rápido.
Para fechar a coluna de hoje, vou falar do top8 da Pandora Geek Store, de São José dos Campos/SP. O campeão do top8 foi o Daniel Henrique De Araújo Santos Silva:
Com o lançamentos e Foundation, Boros ganhou uma carta fantástico, Amuleto Boros, que nos decks com os camundongos têm a rara chance de ver todos os seus modos sendo relevantes, porque além do seu alcance no dano, ele pode proteger sua mesa e dar alvo e uma trick de combate, que vai desencadear habilidades das suas criaturas.
Nessa lista o Daniel já aproveita a base Boros para duas cartas e DSK muito importante: Shardmage's Rescue é o Veu de Pele de Serpenteda cor Branca e você ter acesso a essa carta ajuda muito na discussão de porquê jogar com Boros e não obrigatoriamente de Gruul. Inclusive uma das principais justificativas é Sheltered by Ghosts, porque ela vai amassar a mirror pra você, a match é uma race franca e você acabou de ganhar uma interação que ainda tem Vínculo com a Vida.
Eu espero mais do Boros agora com FDN, seja do Amuleto Boros, seja da Autoridade dos Consuless, que é outra carta que quebra a mirror completamente.
Por fim, a lista do Araken, que também estava nesse top8:
O kit de Arquidemônio de Dross e Unholy Annex tem sido bem popular no Standard e no Pioneer, e no caso do Standard ele é mais comum no Golgari e no Dimir, mas nada realmente te impede de usar vermelho.
No caso da lista do Araken, o Vermelho é para algumas remoções e Forja de Urabrask, então ele quer mais eficiência nas remoções menores, e também apostou em uma ameaça que o formato tem dificuldade de lidar, acompanhando o resto da lista que é bem agressivo, com Unstoppable Slasher e Flebotomista de Aclazotz. Eu vi listas desse tipo também usando Vermelho para Fear of Missing Out, que é outra carta que tenta viabilizar turnos agressivos, e até mesmo situações de letal.
Uma carta interessante nesse sideboard é Orbe Torpida, que não é tão popular, mas que pode, por exemplo, atrapalhar muito o Ramp e o Convoke, que dependem bastante de ETBs. Especialmente o Convoke pode conceder para essa carta, se ela aparecer muito cedo no jogo.
-
Esses foram os destaques dessa semana, até semana que vem!