Olá!
Mais uma semana de torneios do 13º Circuito LigaMagic Central, o maior circuito independente do Brasil, com a Grande Final, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de Dezembro, e mais de 35 mil reais de premiação.
Quer saber mais sobre o CLM? Acesse o site do Circuito. Quer organizar etapas? Entre em contato com nosso suporte em [email protected]
Hoje é quarta, dia de Pauper, que terá sua Grande Final no dia 14 de Dezembro, dando 10 mil de reais de premiação.
Lembrando que a final do CLM acontece dentro do LigaFest, que terá, além da Final Pauper do Circuito, dois Grandes Torneios Abertos, nos dias 14 e 15 de Dezembro.
A primeira lista de hoje é do Diogo Vieira, que ficou em Quarto Lugar na Quarta Etapa da CityClass Games, de Osasco/SP:
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Existiu uma época do Pauper, que os decks Bully, que ficavam voltando permanentes para a mão e fazendo novamente, por conta do valor gerado, eram a norma, tempos em que Falcao Cintilante e Pescador Celeste Kor eram mais comuns nas primeiras mesas.
A lista do Diogo tem as últimas atualizações importantes desse deck, especialmente a adição de Familiar Recondicionado, que tem sinergia com Falcao Cintilante e Pescador Celeste Kor, além do Ninjutsu do Shinobi do Bando de Okiba, e é uma fonte de card advantage muito boa.
Eu gosto de como Branco dá acesso a cartas bem interessantes para o meta atual, Amuleto de Thraben é uma ótima carta no Pauper hoje em dia, servindo de remoção, hate para Terror decks e atrapalhando o combo do Glee; e no sideboard você tem Clerigo Arashin, que pelo corpo ser ⅓ bloqueia muito bem vs Kuldotha; por fim tem Po ao Po, que é a melhor resposta possível contra o Affinity.
A lista seguinte é do Lirol Jou Esotico Filho, que ficou em Quarto Lugar na Quinta Etapa da Fundo Nerd, de Tietê/SP:
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Jeskai Control é um clássico controle que aposta em sobreviver nos primeiros turnos e depois afogar o oponente em card advantage,
Normalmente os primeiros turnos desse deck são feitos de, interagir intensamente e depois recuperar a sua mão, ou apenas ir moldando seu jogo, caso seu oponente te dê tempo para isso. A segunda opção é muito bem feita por Incendio Purificador e Arqueologa Fallaji. Inclusive, falando de Arqueologa Fallaji, algumas listas preferem usar Augure de Nicol Bolas nesse slot, mas confesso que pela sinergia com Arqueomante e Despertar Sacudido, eu tenho gostado mais de Arqueologa Fallaji, que quando erra vira até uma barreira maior, mas claro, a sinergia com cemitério é o que mais me agrada.
Depois que o começo do jogo está setado, ou que você simplesmente sobreviveu, ai começa onde essa lista brilha de verdade, porque ao ligar os loops com Efemerar é bem difícil de acompanhar o deck e você vai perder para várias fichas de Pássaro 1/1 ou mesmo para Vaga-Pensador. Para quem gosta de um hard control tradicional, é um prato cheio.
A lista seguinte é do Renan Henrique Ferreira, que ficou em Segundo Lugar na Quinta Etapa da Castelo Geek Brasil, de Sinop/MT:
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Falando sobre decks que já tiveram grandes momentos no Pauper, vamos com um clássico, o Mono Blue Fadas.
Fadas é um deck no formato fazem muitos anos e é a definição clara de um deck tempo, uso de mana muito eficiente, interações baratas e muita agressão. No entanto, tal qual muitos dos decks tempo, ele sofre contra o Kuldotha, que é muito popular, por mais que a lista do Renan tenha quatro cópias de Intrusa do Cemiterio Salino, que é muito boa frustrando combates do oponente, sendo uma carta bem complicada de jogar em volta.
Apesar do que falei da match versus Kuldotha, eu gosto muito desse deck contra estratégias mais lentas e focadas em gerar valor, como acontece com vários decks do Pauper. Esses baralhos são presas fáceis para o Mono Blue, que pressiona eles muito bem e empurra completamente para trás, ainda mais com Hacker do Circuito Lunar e Ninja das Horas Tardias snowbalando muito rápido. O resultado é um deck que se pegar o meta certo, passa rasgando.
O próximo deck é o do Pedro Alves, que jogou a Quarta Etapa da Ludus Quest, de Volta Redonda/RJ:
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Walls é um combo, como existem outros no Pauper, que faz uma bola de ações, engolindo interações pontuais do oponente.
O deck consegue gerar mana infinita encantando Libertos da Realidade, ou usando o Elo Espiritural do Alquimista Galvanico, no Guardiao de Danacao dos Machados, ou na Ameia Encoberta (desde que você tenha como filtrar essa mana para azul), então basta virar e desvirar várias vezes e pronto, mana infinita para Invocador do Ritual de Sangue sendo letal. O combo é bem simples e fácil de executar, tornando ele muito bom. O deck em si é bem redundante e ter Caminho Tortuoso, Urso Pardo de Vivien, Guiar o Estouro e Violando os Tumulos ajudam bastante. Fora que Turbilhao de Fantasmas e Sentinela da Barreira de Escudos são tutores muito fortes.
Como eu já disse, a força do deck é como ele ignora remoções pontuais, um oponente sentado em remoções não vai se dar bem porque ao final, o Walls terá as peças que precisa, até porque em um determinado ponto você tem tanta mana que o tempo advantage fica grande demais. O problema costuma ser Xama do Cla de Krark, que pode limpar sua mesa e te fazer gastar muito tempo para voltar ao jogo, o que é letal em algumas matchs.
Por fim, a última lista de hoje é do Rodrigo, que ficou em Segundo Lugar no top8 da Canto Nerd, de Matão/SP, vencido pelo Lucas Thiago Batista.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Turbo Fog é uma estratégia bem antiga no Magic, no geral, e que também não é nova para o Pauper. O formato tem acesso a Neblina, Paz Momentanea e Enredar, além do suporte de Resistir a Tempestade, então não surpreende que por vezes ou outras essa estratégia apareça.
Nessa versão com Azul, o deck cava muito e consegue chegar bem rápido ao ponto que você trava todos os ataques do oponente, alternando efeitos de Fog, Enredar (que também é uma Fog, mas consegue ser Time Walk) e ganho de vida, e dali em diante a partida é apenas sobre contar o deck do oponente para fazer Fluxo de Pensamento para letal.
Inclusive, Fluxo de Pensamento é uma carta interessante porque como a lista do Rodrigo usa três cópias, você se permite fazer essa carta antes do “modo letal”, para embaralhar cartas do seu cemitério, caso tenha gasto muitos Fogs no começo do jogo, por exemplo. Assim repondo seus recursos e quando fizer as próximas cópias de Fluxo de Pensamento, ai pode embaralhar aquela primeira cópia e ter sua kill condiition no modo que precisa.
-
Essas foram as listas dessa semana, até semana que vem!
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato