Olá!
Mais uma semana de torneios do 13º Circuito LigaMagic Central, o maior circuito independente do Brasil, com a Grande Final, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de Dezembro, e mais de 35 mil reais de premiação.
Quer saber mais sobre o CLM? Acesse o site do Circuito. Quer organizar etapas? Entre em contato com nosso suporte em [email protected]
Hoje é terça, dia de falar de Pioneer, o formato que tem uma final dando R$10.000 de premiação e com paralelos nos dois dias de evento dando mais premiações e vagas para o CLM 14. Conheça o LigaFest.
Começamos com a lista do Renan da Rocha Pesciotta, que ficou em Sétimo Lugar no top8 da SHINU MADE Card Games & Acessórios, de Jundiaí/SP, vencido pelo Pedro Paulo Caraciolo,
Ainda que essa lista esteja sem o sideboard, tem algumas coisas que eu queria falar sobre esse arquétipo.
O Selesnya Company começou a ganhar força depois do lançamento de Enduring Innocence, que deu mais gás ao baralho, porque várias de suas derrotas eram justamente pelo deck perder as rédeas do jogo depois de alguns draws ruins, logo, ter um volume de cartas maior na mão te ajuda a sempre ter opções de jogo. Essa lista está usando Trostani, Tres Sussurros , que é perfeita para o deck, porque você entra no mid game tendo muita mana, mesmo se comprar muita carta, e ter alguma maneira de usar essa mana é útil, especialmente utilidade que te ajude em combate, que é onde você vai fechar o jogo, então a Trostani, Tres Sussurros encaixa muito bem nas funções que o deck quer, fora ser um corpo 4/4, que é relativamente grande quando feito cedo.
As próximas duas são da Quinta e última etapa da Vault, de Belo Horizonte/MG. Primeiro vamos com a do Pedro Rocha de Faria, que ficou em terceiro lugar.
Humanos é um deck bem comum no Pioneer, e sempre aparece nos decks vencedores do CLM, fazer uma mesa rápida com sinergia é um plano bem sólido.
Mas a lista do Pedro é um pouco diferente, ele usa novidades de DSK e ainda tem uma tech bem diferente: Guarda de Honra do Tocatli . Essa carta pode atrapalhar muito alguns decks do oponente, mas tem o custo de você abrir mão dos seus Tenente de Thalia, abrindo espaço para novas cartas.
Eu já fui mais animado com The Wandering Rescuer, mas concordo que sem o Tenente de Thalia, você precisa de algo para bater mais, e ela é uma opção. Por conta dela, inclusive, o deck usa também Veteran Survivor, de quebra um hate de cemitério, e Reluctant Role Model, que a partir do momento que tem Voar, já consegue conectar todo turno e continuar crescendo.
O side com o Tenente de Thalia mostra que a tech da Guarda de Honra do Tocatli tem validade, e em algumas matchs voltamos ao plano normal.
Outra lista é do José Geraldo Sousa Rodrigues:
Eu já falei nesta coluna sobre o Simic Ramp e como o deck é ao mesmo tempo muito divertido e curiosamente efetivo no seu plano de fazer o Dreamdew Entrancer uma carta bem chata.
DSK deu uma novidade muito boa para o deck, que é Insidious Fungus. Ele é um hate de artefato/encantamento para o maindeck e principalmente ele reforça o plano básico do deck de rampar seus terrenos, para então entrar no modo perigoso da estratégia, onde você faz Fecund Greenshell e Dreamdew Entrancer e começa a chuva de valor dessas duas cartas, especialmente copiando o Dreamdew Entrancer e comprando cartas, ou travando algo do oponente por muito tempo.
O engraçado dessa estratégia, é que ele não anima muito contra decks mais rápidos, porque você precisa de mãos específicas para travar o começo do jogo, no entanto, em jogos longos o Dreamdew Entrancer é um monstro e te garanto que tomar um desse em um Arquidemonio de Dross é desesperador.
A última lista de hoje é do João Pedro Romanielo Ruas de Oliveira, que ficou em Quarto Lugar na Quinta Etapa da Ancestral Cards, de Varginha/MG.
Eu quis falar desse deck já pensando na Grande Final, dia 14 de Dezembro.
Azorius Control é um dos decks que mais tem feitos resultados no CLM, ainda preciso levantar resultados exatos, mas diversos top8s foram vencidos por esse deck e precisaria ver quantos pegaram vaga pelo Ranking.
Porque o deck vence tanto? Ele já tem uma força “natural” no formato por ter balas de prata muito boas, como Confinamento Temporario, Adeus e Ao Meio-dia. Mas o que eu tenho visto com mais frequência são listas tunadas para um determinado metagame, variando as respostas para cobrir o ambiente daquela loja. Basicamente, jogadores que entendem que te ras respostas exatas para as ameaças é a melhor linha, deixando o deck muito mais eficiente, e depois usando a base de planeswalkers, counters e cantrips, que fazem o core básico do deck.
-
Essas foram as listas desta semana, e até semana que vem!