Olá!
O Standard encontra-se atualmente em um de seus melhores momentos, e mesmo após o Mundial trazendo alguns novos baralhos e consolidando outros no metagame, ainda há plena margem para inovação nas estratégias. É justamente um baralho “diferentão” que tem sido minha escolha nesses últimos dias de grind de eventos no Magic Arena: o Domain Ramp que carinhosamente apelidei de “Domain GeoBeans”.
Que Subir no Pe-de-feijao é uma das melhores ferramentas de vantagem de cartas impressas recentemente, disso todos nós sabemos – não à toa foi banida no Modern, e é uma das cartas mais poderosas no Legacy e Timeless. Embora por si só já consiga gerar um bom valor nos turnos mais avançados da partida, a magia realmente acontece quando jogamos mágicas que custam 5, mas não custam 5: Amarras da Linha de Forca, Forca de Vontade, Solidao, Furia, Requisitar e afins.
A chegada dos Overlords em Duskmourn representou acesso a esse tipo de mágica também no Standard e no Pioneer/Explorer. Overlord of the Hauntwoods é um acelerador de mana que compra com Subir no Pe-de-feijao (e de bônus ativa o Domain para Amarras da Linha de Força); Overlord of the Boilerbilges é uma remoção que compra, Overlord of the Mistmoors faz presença de mesa e compra.
O que a versão acima fez foi levar esse conceito ao nível seguinte: e se eu juntasse uma das formas mais poderosas de gerar valor recentemente lançadas, com uma das mecânicas mais quebradas da história do Magic: the Gathering? Subir no Pe-de-feijao encontra Cascata/Descobrir na forma de Avaliador Geologico (outra carta banida, dessa vez no Pioneer/Explorer por seu potencial de buscar peças de combo de forma garantida).
O custo de oportunidade para fazê-lo no Standard é relativamente baixo: a única carta realmente de nível de poder mais baixo é Arrancado do Sono arredondando o número de remoções. De resto, poderíamos olhar e dizer que é um Domain Ramp convencional e pouquíssimas pessoas notariam a diferença.
O plano do deck é bem simples: Interagir ou acelerar mana nos turnos iniciais, e a partir do momento em que uma ou duas das oito virtuais cópias de Subir no Pe-de-feijao entram no campo de batalha, qualquer jogada vira um fluxo interminável de valor na mão do Domain GeoBeans.
Claro que nem tudo são rosas. O deck é bastante pesado, e sofre bastante na mão dos Aggros rápidos cheios de drop 1 do vermelho (principalmente na primeira partida). Além disso, a base de mana é bem mais punitiva do que a dos Domains convencionais, considerando o uso de quatro Caverna das Almas, e de depender de mágicas duplo vermelho cedo na curva em um deck que praticamente não usa muito mais jogadas na cor. É bastante difícil conseguir um bom desconto em Amarras da Linha de Forca quando não vem com Overlord of the Hauntwoods na curva.
Com esses prós e contras, o deck se mostra uma boa escolha quando estamos caminhando para um metagame mais Midrange e Controle, especialmente quando não tantos decks estão utilizando-se de Jace, a Mente Aperfeicoada (que consegue punir o Domain GeoBeans com seu triturar 15, considerando a quantidade absurda de cartas que o deck compra e que a habilidade disparada de Subir no Pé-de-feijão não é opcional) e somente o Dimir Demons usa Doomsday Excruciator (que pode ser bastante difícil de lidar mesmo sem combar com o Jace, considerando a quantidade de compras que o deck precisa dar para funcionar).
● FOUNDATIONS
• Authority of the Consuls: Pode ser uma atualização direta ou complementar para Fulminacao de Elspeth – embora perca um pouco de valor conforme os turnos do jogo vão passando, e não lida “de fato” com a mesa, atrasar todas as criaturas com ímpeto enquanto vai ganhando uma vidinha aqui e ali às vezes é só o que o deck precisa para chegar na Queda Solar e bombas com mais respiro. A vantagem em relação à Fulminação é não precisar tirar os Avaliador Geologico, e fazer um jogo onde eles sempre viram Authority of the Consuls enquanto corta em outras jogadas mais pesadas.
• Day of Judgment / Fumigar: Apenas quatro cópias de Queda Solar pode ser pouco dependendo do caminho que o metagame tomar, e as novas melhores opções seguintes são Day of Judgment (custando menos mana) e Fumigar (que compensa o maior custo com alguns pontos de vida para ajudar a escapar do alcance de dano do oponente).
• Lyra Dawnbringer: Provavelmente lenta e frágil demais comparada com Beza, the Bounding Spring, ainda mais considerando a quantidade de remoções vermelhas que acertam 5 de resistência (Scorch e Frenesi do Farejador de Bruxa), mas Lyra é uma opção válida como bomba topo de curva que estabiliza contra aggros (e pode subir de valor em um mundo com demônios no metagame).
● DICAS PARA JOGAR COM O DECK:
- Mulligue agressivamente atrás de ação nos turnos iniciais e mana minimamente decente. Nenhum outro deck no Standard consegue repor o recurso tão bem quanto um que joga com virtuais oito cópias de Subir no Pe-de-feijao;
- Estruture para finalizar o jogo rapidamente depois de controlar, diminuindo a janela do oponente encontrar forma de triturar seu deck como Jace, a Mente Aperfeicoada, Recife Inquieto e Doomsday Excruciator;
- A uma cópia de Nissa, Animista Ascensa costuma aparecer no primeiro jogo para finalizar com seu -7 – sempre que possível, priorize descer florestas quando já tiver manas de todas as cores em quantidade suficiente;
- A prioridade para a Caverna das Almas costuma ser Avatar > Anjo > Humano. É claro que essa ordem pode mudar para fazer um Avaliador Geologico na curva, mas é importante planejar bem para não correr o risco de chegar em 6 ou 7 manas sem ter a segunda de alguma das cores;
- Avaliador Geológico pode colocar o Subir no Pe-de-feijao na mão ao invés de jogá-lo diretamente para a mesa. Pode ser útil em cenários onde o oponente tem manas abertas para anulações condicionais ou Mente Mestra Feerica;
- Seized from Slumber pode ser ruim, mas ao menos é incondicional – com frequência cinco manas são pagas para destruir Sheoldreds e Arquidemônios antes deles terem a chance de sequer desvirarem.
• Gruul Prowess:
-1 Nissa, Animista Ascensa
-4 Subir no Pe-de-feijao
-4 Avaliador Geologico
+4 Fulminacao de Elspeth
+2 Arcanjo da Ira
+2 Beza, the Bounding Spring
+1 Roxanne, Erudita dos Meteoros
• Golgari Midrange:
-1 Soberano dos Charcos da Neblina
-1 Migracao do Rebanho
+1 Roxanne, Erudita dos Meteoros
+1 Nissa, Animista Ascensa
• Dimir Midrange:
-1 Nissa, Animista Ascensa
-2 Arrancado do Sono
+2 Arcanjo da Ira
+1 Roxanne, Erudita dos Meteoros
• Dimir Demons:
-1 Nissa, Animista Ascensa
-1 Arcanjo da Ira
+2 Kogla e Yidaro
• Mono Red Aggro:
-1 Nissa, Animista Ascensa
-4 Subir no Pe-de-feijao
-4 Avaliador Geologico
+4 Fulminacao de Elspeth
+2 Arcanjo da Ira
+2 Beza, the Bounding Spring
+1 Roxanne, Erudita dos Meteoros
• Azorius Tempo:
-1 Nissa, Animista Ascensa
-1 Arcanjo da Ira
+2 Descanse em Paz
• Domain Ramp:
-2 Arcanjo da Ira
-3 Arrancado do Sono
+2 Kogla e Yidaro
+1 Nissa, Animista Ascensa
+1 Lukka, Condenado a Ruina
+1 Roxanne, Erudita dos Meteoros
• Boros/Jeskai Convoke:
-4 Arrancado do Sono
+2 Arcanjo da Ira
+2 Beza, the Bounding Spring
• Wx Caretaker’s:
-4 Arrancado do Sono
-2 Arcanjo da Ira
+2 Kogla e Yidaro
+1 Nissa, Animista Ascensa
+1 Lukka, Condenado a Ruina
+1 Roxanne, Erudita dos Meteoros
+1 Beza, the Bounding Spring
E quanto a vocês, leitores, o que acham do posicionamento do Domain GeoBeans no metagame atual do Standard? Mudariam alguma coisa na lista ou planos de sideboard? E em relação à Foundations, alguma carta nova que não tenha sido mencionada que se encaixe na estratégia? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!