Guia de Selado: Foundations
Nada melhor para entender a coleção que estudar e jogar o seu pré-lançamento.
Há 6 dias - 4.451 visualizações - 2 comentários
Saudações Webwalkers! 
 
Hora do meu artigo destrinchar algo que será válido por até, pelo menos, 2029 no formato padrão: estamos falando de Foundations (FDN). Uma coleção trazendo o melhor do flavor de MTG e virando o arroz e feijão do jogo no estado atual. E nada melhor para entender a coleção que estudar e jogar o seu pré-lançamento.
 
Para se prepararem para o pré, e outros jogos selados, vou comentar neste artigo sobre as habilidades e combinações da edição, a velocidade do jogo, o foco em criaturas e terminar com outras características icônicas do MTG que são destacadas em Foundations.
 
Geralmente eu linko uma página sobre as mecânicas da coleção, porém em FDN não há nada novo em termos de palavras-chave para mecânicas ou grandes mudanças, o foco é realmente na familiaridade do jogo e no seu universo já existente, mas a galeria de cards vocês podem conferir neste link. Dito isso, vamos lá:
 
 
● O estranho familiar
 
Mesmo se você joga Magic há pouco tempo, com certeza já se deparou com algumas ou todas das palavras-chave presentes em Foundations que representam mecânicas do jogo, como o Threshold (limiar) presente em Kiora, the Rising Tide, ou raid (raide) em Goblin Boarders.
 
  
 
Vale esclarecer que estou usando a imagem das cartas em inglês, então também usarei as mecânicas em inglês, mesmo essas últimas já tendo traduções para pt-br. Assim a gente mantém coerência entre termos no texto e nas cartas mostradas. Segue lista de todas as mecânicas/palavras-chave e em quais cores elas estarão presentes:
 
 Kicker
 
 Flashback, Landfall, Prowess, Raid, Threshold 
 
 Flashback, Morbid, Raid, Threshold 
 
 Flashback, Kicker, Landfall, Morbid, Prowess, Raid
 
 Kicker, Landfall, Morbid
 
“Ah mas o branco só veio com uma mecânica e vermelho tem um monte. Tá injusto!”
 
Não necessariamente, FDN trabalha muito mais com temas, e as mecânicas servem de suporte para entendê-los. Por exemplo, o Threshold presente em Dreadwing Scavenger nos lembra que Azul e Preto trabalham com cemitérios, enquanto o texto de marcadores +1/+1 em Good-Fortune Unicorn nos mostra o tema ao redor de crescer criaturas do Branco e Verde, mesmo que não haja uma palavra-chave para isso. 
 
  
 
Para identificar esses temas/arquétipos, olhamos as multicoloridas incomuns de cada edição e em Foundations os temas são sucessos clássicos do jogo. Por exemplo, além dos dois mostrados acima, há o tema de voar incorporado pela incomum multicolorida Empyrean Eagle ou o de grandes criaturas (ataque 4 ou mais) incorporado pela Ruby, Daring Tracker.
 
  
 
Branco e Preto trabalham com ganho de vida, Azul e Vermelho com mágicas de não criaturas, Preto e Vermelho com ataques constantes, Preto e Verde com morte de criaturas, Vermelho e Branco com ataque rápido e truques de combate e, por fim, Verde e Azul com terrenos. Foundations traz o básico do Magic ao mesmo tempo que consegue explorar a sua profundidade, então vamos agora falar de interações mais complexas.
 
 
● Velocidade do jogo
 
Mesmo com as combinações usando Vermelho sendo super agressivas, acredito que esse selado terá um perfil geral mais de construção de jogo. Ou seja, nada que será definido logo nos primeiros turnos. Isso porque há uma variedade gigante de custos de mana nesta edição, todas as cores conseguem jogar desde o primeiro turno até super bombas custando 6, 7 ou mais manas.
 
Eu posso começar o turno jogando um Diregraf Ghoul e botando pressão logo de cara por ter uma criatura 1 mana 2/2, mas nada adianta se minha oponente estiver com um perfil mais defensivo e jogar a Aegis Turtle, a qual lhe dá tempo parando minhas ameaças iniciais. 
 
  
 
Então grandes chances de fracasso se apostarmos num deck somente agressivo ou somente com grandes criaturas, o esquema é ter combustível o jogo inteiro e ir curvando. Burst Lightning, por exemplo, é muito boa por 1 mana e assassina por 5 manas, tudo depende do momento do jogo em que estamos. Enquanto terrenos no ciclo o qual Scoured Barrens pertence corrige nosso acesso a cores diferentes, além de garantir um mini fôlego com um ponto de vida. 
 
  
 
Seguindo a curva de mana e preparando o campo todo turno, temos espaço para, por exemplo, responder àquele oponente cantando vitória com um pesado 7 manas Herald of Eternal Dawn, situação épica! Ou uma outra hora onde baixamos um incomparável Quakestrider Ceratops e finalizamos a partida em mais um ou dois ataques (se der um voar ou um atropelar pra esse bicho, já era!).
 
  
 
● O coração do jogo
 
De todos os exemplos de cartas que eu mostrei até agora, quase todos são de criaturas. Isso porque elas são o coração do Magic. É com elas a estratégia mais clássica de se vencer uma partida e é através desse tipo de cartas onde conhecemos a maior parte de seres icônicos do jogo e da história, então nada mais natural que a coleção que se propõe ser o novo clássico de Magic trazer um grande foco nelas.
 
Mesmo em estratégias como no Azul e Vermelho, as quais se beneficiam de mágicas não de criaturas, os outros tipos de cartas nessas cores criam muitas fichas. Exemplos vistos no feitiço Self-Reflection ou no encantamento Rite of the Dragoncaller
 
  
 
Remoções eficientes serão fundamentais para decidir quem controla e vence esse jogo fortemente baseado em criaturas. A limpeza de campo nos feitiços Day of Judgment ou Blasphemous Edict podem simplesmente frustrar todo um planejamento e reiniciar a partida com vantagem para quem as conjurou.
 
  
 
Essence Scatter é excelente neste formato, uma anulação de apenas duas manas focado no principal tipo de carta de FDN. Ou simples destruições individuais como o Broken Wings, carta que lida com a principal dificuldade do verde (voadores) ou leva embora aquele artefato ou encantamento poderosos.
 
  
 
Essa variedade de remoções é um dos motivos pelos quais reforçam minha crença de que as partidas usando Foundations não serão tão agressivas. Tanto o Branco, Preto e Vermelho possuem algum tipo de remoção em massa, como as citadas acima mais o Slagstorm. Até o Azul consegue lidar com várias criaturas de uma vez temporariamente, utilizando o AEtherize. Enquanto o Verde não possui remoções em massa, mas tem simplesmente os maiores monstros da edição, ganhando praticamente qualquer combate em que se dependa apenas de força e resistência.
 
  
 
Sendo assim, saber equilibrar os recursos sem descer a mão inteira, ou ter segurança e guardar respostas contra remoções é fundamental para decidir quem ganha e quem perde em jogos selados de Foundation.
 
 
● Outros ícones do jogo
 
Planeswalkers são icônicos na lore desde sempre, e quando estrearam sua representação em cards anos atrás só reforçaram sua popularidade. Dessa vez teremos um ciclo deles, um para cada cor, como a Vivien Reid. Portanto se uma bomba dessas cair na mesa oponente e você não consegue se livrar dela atacando, procure outros tipos de remoção que visam outros tipos de permanente também, como o eficiente Hero's Downfall.
 
  
 
Outro tema super popular em Magic é ter um deck ao redor de um tipo de criatura. Nos pacotes de pré-lançamento de Foundations podemos encontrar cards interagindo com tipos como Gatos para o Branco, Magos para o Azul, Vampiros para o Preto, Goblins para o Vermelho e Elfos para o Verde, além de outras sub-interações, como Dragões
 
  
 
Juntar vários desses cards tornam a estratégia bem sinérgica, onde por exemplo num deck com vários Gatos o Arahbo, the First Fang fica mais poderoso, enquanto num deck com vários Elfos o mesmo vale para Lathril, Blade of the Elves. Adicione cartas de suporte, como o artefato Banner of Kinship ou o terreno Secluded Courtyard para mais sinergia e criar um deck ainda mais poderoso.
 
  
 
 
● Conclusão
 
Enfim, terminando o artigo, queria lembrar que sendo Foundations o novo arroz e feijão do Magic, a construção do deck também será esse básico delicioso. Comecemos com alguns cards de custo 01, vai subindo, geralmente focamos em mais quantidades de cards de custo 3 ou 4, e terminamos com somente algumas bombas de custo 5, 6 ou mais. Dividimos os cards entre 17 terrenos, mais ou menos 15 criaturas e mais ou menos 8 não criaturas.
 
Mesmo depois da hype do pré-lançamento acabar, se vocês forem ensinar alguém a jogar com FDN ou souberem de alguém que comprou os kits iniciais, adoraria que indicassem meu artigo. Essa coleção ficará disponível por muito tempo e é focada em introduzir o Magic para novas pessoas, então eu ficaria muito feliz de poder ajudar iniciantes a terem uma compreensão melhor do jogo e eu espero que eu tenha adicionado um pouco de farofa nesse prato. 
 
Enquanto isso, desejo a vocês um incrível pré lançamento e jogos selados!
 
Cuidem-se e até o próximo artigo.
Felipe (Atarka)
Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 09/11/2024 17:21:39

Obg! 😀

Espero q esse guia seja bem útil para as pessoas que comecarem Magic e procurarem conteúdo da coleção

(Quote)
- 09/11/2024 12:35:08
Ótimo guia, apesar da coleção ser mãos básica sempre é bom conhecer um pouco mãos sobre ela antes do selado e aqui tá bem explicado.
Últimos artigos de Felipe Bracco
Guia de Selado: Duskmourn
Venham aqui, viremos à esquerda, e não se separem!
7.122 views
Guia de Selado: Duskmourn
Venham aqui, viremos à esquerda, e não se separem!
7.122 views
19/09/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
6.843 views
Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
6.843 views
25/07/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: Modern Horizons 3
Meu artigo vai ajudar vocês a se prepararem para o pré lançamento desta semana
5.991 views
Guia de Selado: Modern Horizons 3
Meu artigo vai ajudar vocês a se prepararem para o pré lançamento desta semana
5.991 views
06/06/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
5.855 views
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!
5.855 views
11/04/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.940 views
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.940 views
01/02/2024 10:05 — Por Felipe Bracco