Olá!
Houve uma época onde Sensei's Divining Top dominava o Legacy. Também tivemos a época do Deathrite Shaman e Grief e agora ele é dominado pelo Hypnotoad, o Psychic Frog.
Sempre é muito difícil de se banir algo em formatos muito extensos. Diferente do Standard, que tem uma quantidade bem limitada de staples em cada cor, quando você manda embora a “spell absoluta” de uma cor, existe uma fila maior que a do INSS na segunda cedo para tomar o seu lugar. Com Grief banido, o Sapo pegou o posto de melhor carta/mais opressora de todo o Eternal.
Apesar das 10 cartas mais jogadas serem, basicamente, uma lista de UB Reanimator/a carta de side mais usada contra o UB Reanimator, acredito ser possível fazer resultado com decks que não sejam a shell UB Reanimator/Midrange, e é exatamente sobre isso que vamos discutir hoje!
Sapo está dominando o formato e Eternal Weekend está aí!
Dá pra competir com o melhor deck do formato?
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
A primeira prova cabal(ou seria pirética por ser vermelha?) É o Mono Red Prison/Stompy que ganhou o Eternal Weekend Ásia há algumas semanas.
O deck era um dos que mais sofria para Psychic Frog, uma vez que seus removals não se alinhavam nada bem contra o sapo. No entanto, com Pyrogoyf, agora o deck tem um alcance de dano direto muito absurdo já que, além de causar dano igual ao seu poder em qualquer alvo quando entra, ele faz isso para qualquer outro Lhurgoyf seu que entrar. Se você fizer um Pyrogoyf ⅘ num turno e outro ⅘ em outro, você vai causar 4 e depois 4+4, matando praticamente qualquer jogador sem esforço algum.
O baralho tem diversas acelerações para explodir seus drops 3 e 4, deixando o oponente de calça curta ao tomar uma Blood Moon turno 1, ou até mesmo anel turno 2.
Apesar de ser um deck mono colorido e sem azul, ele tem diversas fontes de card draw/selection, bem diferente da época em que o deck era chamado de Dragon Stompy e gastava a mão inteira para fazer uma ameaça, que se tomasse resposta, deixava o Stompy sem recursos.
Se você não se preocupar em mulligar agressivamente, Red Prison é o deck que pode te dar muitos resultados.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Ainda na seara das lands que geram dois ou mais, temos o Eldrazi Stompy, versão infinitamente mais potente que as que víamos em 2016.
Mais um deck de “mão inicial”, o Eldrazi conta com múltiplas cópias virtuais de diversas cartas, tornando seu plano ultra consistente e difícil de interagir se o oponente não for rápido também.
Um deck agressivo onde as criaturas são de tamanho pequeno e uma ou outra de tamanho médio, e que consegue gerar mesas surreais pela grande quantidade de fast mana e outros “cheat codes” que o deck fornece.
Óbvio que você vai ter dificuldade em lidar com uma Atraxa, Grand Unifier turno 2, mas é o adversário que vai ter dificuldade de lidar contigo se ele não fizer um 7/7 Lifelinker turno 2.
Para ressaltar meu ponto, fica aqui uma foto da mesa do DCG(Danilo Geraldes, de Campinas) durante o último semanal que ele jogou e fez X-0 com o deck;
Ah, e é importante ressaltar que esse era o TERCEIRO TURNO de jogo.
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Que tal escapar do Sapo mais odiado usando o pássaro mais odiado?
Nadu vem se mostrando uma shell cada vez mais consistente no Legacy. Com Dom Harvey, Extortion e Expedition Map, que são jogadores de renome, fazendo diversos resultados com listas que vão de Zenith Nadu a Stoneforge Nadu.
Assim como a versão Modern, o Nadu Legacy não joga com kill conditions imediatas no combo. Nada de Thassa's Oracle ou Jace, Wielder of Mysteries, comprar 5 ou 6 cartas num turno já é quase uma kill condition no Legacy, além de poder usar o Bristly Bill, Spine Sower, para lotar sua mesa de Leo Strondas loucos pelo suco.
O que torna o deck tão atrativo, é que você está jogando, basicamente, de Bant Maverick versão 2024, mas tem uma draw engine que pode tornar a partida impossível pro adversário com apenas duas cartas, dando a versatilidade de um Bant Zenith enquanto coloca o oponente contra a parede com a possibilidade de combo, prepare-se para o reinado do Nadu no Legacy!
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Se eu falo do DnT quando ele não é tão bem posicionado, agora que o deck está realmente bom eu não poderia deixar de mencioná-lo.
Já fiz alguns reports de campeão de vice de BW DnT, e a NOVA ONDA DO MOMENTO é jogar com três cores White Weenie mais famoso de todos os tempos.
Thoughtseize e Imperador dos Ossos já se solidificaram no baralho há algum tempo. Acontece que sem Rishadan Port, o DnT passou a ter partidas bem ruins contra os decks de terrenos do formato, tanto os de utilidade, como o Lands, quanto os que apenas usam terreno de forma injusta para gerar mana como o Eldrazi e 12 Post. A solução para tal problema? Magus of the Moon!
Jogando com um Plateau no deck e um Magus da Lua, você consegue ter acesso ao Magus com uma certa consistência graças às diversas fetches que buscam a dual, e pelos 4 Recrutadora da Guarda que podem pegar o Magus. No Game 2 e Game 3, quando você tiver certeza que um efeito de Moon é forte, aí você sobe os outros dois Magus e a montanha básica, deixando sua base de mana ainda mais sólida e consistente para fazer o Magus que pega os outros de calça curta.
Um ótimo deck contra Psychic Frog devido ao seu grande número de remoções e maneiras de se grindar o late game.
Fez Atraxa? Tenho Karakas. Sapo? Toma Solitude!
Pode não ser o melhor deck contra combos, mas é um dos melhores decks de grind de todo o formato graças ao Macarrão voador(Yorion).
O Eternal Weekend US está chegando, e a previsão da galera do Twitter é que o Sapo só será banido após todos os 3 Eternal Weekends(Ásia, Europa e US), nos deixando com esse rio, ou melhor, lagoa, de Sapos no metagame.
Minha dica é: Jogue com bastante side contra UBx que é praticamente garantido que enfrentará um UB em seu próximo torneio Legacy, no entanto, a batalha não está perdida. Toda semana temos algum deck não-UB ganhando Challenges no Magic Online e fazendo resultados no tabletop.
O formato tem 31 anos de cartas para usarmos e abusarmos, quem sabe não encontramos a boa contra UB que seja contra o resto do field? Eu acredito que sim!
Na dúvida, jogue de Nadu, Sabedoria Alada que pelo menos você vai deixar alguns oponentes traumatizados com o combo!
Vou ficando por aqui e deixando meu Apoia-se, Twitter e Youtube, que é onde vocês podem me encontrar fora daqui. Qualquer view/apoio já ajuda muito!
Um abraço do Orelha e até a próxima
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato