Olá!
Mais uma semana de torneios do 13º Circuito LigaMagic Central, o maior circuito independente do Brasil, com a Grande Final, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de Dezembro, e mais de 35 mil reais de premiação.
Quer saber mais sobre o CLM? Acesse o site do Circuito. Quer organizar etapas? Entre em contato com nosso suporte em [email protected]
Hoje é terça, dia de falar de Pioneer, o formato que tem uma final dando R$10.000 de premiação e com paralelos nos dois dias de evento dando mais premiações e vagas para o CLM 14.
Começamos falando das etapas, o Kayck Ferreira Schuenck ficou em Primeiro Lugar na Quarta Etapa da Tutubahia, de Juiz de Fora/MG:
O mono White Tokens é um deck bem conhecido no Standard, jogando em cima do valor absurdo que Caretaker's Talent consegue gerar, além da sua capacidade de fechar o jogo rápido, a partir do último Level.
O Kayck está usando uma lista que também usa muito bem o Talento, mas que tem acesso a outras engines e card advantage que fazem esse deck um pesadelo para estratégias que joguem justo. Anuncio de Casamento é um ótimo exemplo, é um motor que fica na mesa trabalhando pra você até o ponto que ele domina a mesa. Outro “motor” do deck, é a Elspeth, Campea do Sol, os mais jovens podem não lembrar, mas essa carta já foi o endboss do Standard e até de outros formatos, porque ela domina a mesa bem fácil com as fichas e ulta bem rápido, levando sua mesa para um virtual letal.
A lista do Kayck usa apenas uma cópia de Ao Meio-dia, porque ele não deve ter muitos oponentes de Fênix e Lotus, que são os decks que fizeram essa tech se popularizar e inclusive aparecer quatro cópias em várias listas uma época.
O Tokens é um deck que deve continuar um bom tempo no formato porque nessas cores ele consegue ter vários hates para o ambiente, e ainda as engines de vantagem que citei.
A próxima é do Luiz Henrique Cunha Duarte, que Venceu a Terceira Etapa da Ninja Cards e Acessórios, de Patos de Minas/MG:
Desde o lançamento do Mockingbird existem as listas de humans usando azul, e por muitas vezes apenas para o pássaro, copiando os lords.
No caso da lista do Luiz o splash também é usado para Mago Refletor, que além de ser uma jogada tempo muito boa, ainda é uma alvo muito bom para o próprio Mockingbird. E o Luiz também está na tendência de não usar counters de side, isso porque eles jogam mal com Thalia, Guardia de Thraben, que é boa exatamente nas matchs onde você quer o counter. Aqui foi preferido suar permanentes que atrasem o oponente, do que se policiar para apssar sempre com a mana aberta.
O deck ainda tem duas techs de DSK, Veteran Survivor, que é um hate de cemitério bem simples, mas que pode ser chato em várias matchs simplesmente porque ele vai crescer enquanto atacar. E a outra é Sheltered by Ghosts, que é espetacular contra red aggro decks, porque é uma remoção e inverte completamente a race com seu Vínculo com a Vida.
Indo agora para os top8s, vamos falar de dois eventos que após as cinco etapas classificaram jogadores para a A Grande Final.
O primeiro top8 é o da Legacy TCG, de Bauru/SP, onde o João Vitor Garcia da Silva venceu de Azorius Control, mas falarei da lista do Terceiro Colocado, Nathan Castro Bighetti:
O Mono Green foi um dos primeiros decks do Pioneer, para então virar um tier razoável, depois completo ostracismo, domínio total e renascimento, tudo isso em alguns anos.
No ambiente atual o Mono Green vive um mundo onde ele é forte, já que Nyktos, Santuario de Nyx permite turnos absurdamente explosivos, especialmente com Linha de Forca do Pacto das Guildas e Kiora, Invocadora de Behemoths, mas ao mesmo tempo é um deck que interage pouco e isso pode ser fatal quando falamos do Rakdos Prowess.
A lista do Nathan é padrão, até porque é um deck pouco conhecido por muitas mudanças, já que ele precisa sempre executar o mesmo plano. A ideia é sair com as acelerações de uma mana, curvar para algum drop3, na volta já ter o Cavaleiro dos Espinhos e achar Nyktos, para Invadir o Festival e dali em diante é ladeira abaixo.
Com Foundations esse deck ganha um reprint muito interessante que é Onda de Genese, que tende a ser um Invadir o Festival com um teto bem maior. Eu testaria pelo menos uma cópia da carta no maindeck, para quando o deck tem muita mana e quer uma utilidade para tal. Não recomendaria quatro cópias porque a gênese para valores baixos é bem fraca e pode jogar fora muita coisa importante (lembrando que a Onda joga Invadir o Festival no cemitério, o que é interessante).
A última lista de hoje é do Tonhu, que ficou em 5º no top8 vencido pelo Matheus Carvalho no Covil do Calango, de João Pessoa/PB:
O Azorius Lotus é um desses decks que existe a um bom tempo, mas que passa fora do radar de muita gente. Extremamente popular no MTG Arena, o deck não é tão conhecido no ambiente tabletop, apesar de ter bons resultados.
A lista acima tem a base do deck, que é um Azorius Control, com suas respostas e ameaças, mas com o kit onde ele acelera a mana, seja com Inspetora Rigorosa e Campo de Lotus, seja com Descontinuidade e Campo de Lotus, ou Palco Dramatico e claro, Campo de Lotus. Ah, importante lembrar que mais do que uma maneira de acelerar a mana com o Campo, a Inspetora Rigorosa é uma carta que taxa o oponente de uma maneira bem chata, boa parte do design moderno do Magic é sobre ETBs e essa carta realmente pode atrapalhar alguns deck simplesmente por estar ali na mesa, ganhando tempo para o controle chegar em seu late game.
A grande vantagem de jogar com esse deck é que, por acelerar sua mana, e chegar rápido em cartas como Adeus, ele é realmente bom contra estratégias justas, ou qualquer coisa que concederia para um Adeus feito rápido. Os primeiros turnos o deck podem ser mais lentos que o normal às vezes, mas é fácil chegar no late e começar a afogar o oponente em tempo advantage, porque você está dobrando jogadas e então em card advantage.
No side, essa lista está usando Curiosidade Perene, que é uma tech interessante para jogar mirror match, já que se essa criatura resolver, todas as fichas do deck viram cópias de Gralha Larápia.
-
Essas foram as lutas dessa semana, até semana que vem!