Magic à brasileira: A representatividade nas artes de Ernanda Souza
Uma artista que faz ilustrações maravilhosas e talvez você nem saiba que é brasileira!
Há 3 dias - 2.677 visualizações - 14 comentários

Olá, LigaMagic! Olá, pessoal! Como vocês estão?


Nem demorou e já venho trazer mais uma entrevista da nossa Série “Eu vou perguntar pro artista” aqui na LigaMagic. Eu disse que voltaria. MUAHAHAHAHA


Hoje, a entrevista é mais que especial, pois é uma artista que faz ilustrações maravilhosas e talvez você nem saiba que é brasileira. Senhoras e Senhores, lhes apresento: Ernanda Souza.


Ernanda tem uma história relativamente recente no Magic, mas já conta com uma extensa lista de contribuições aos planos do multiverso. Sua primeira arte publicada para Wizards foi em 2021, já emplacou logo a Shalai, Voice of Plenty de Secret Lair, posteriormente ilustrou artes em Kamigawa, Dinastia Neon, Nova Capenna Commander, Commander Legends: Battle for Baldur’s Gate, Dominaria, Carvernas Perdidas de Ixalan e mais recentemente desenhou a nova arte de Ponderar que está no Commander de Durkmourn da Aminatou, Veil Piercer. Ninguém duvida de que ela já tem uma história linda no Magic, com artes icônicas e desejadas pelos jogadores, né?

 

    


Minha história com as cartas ilustradas pela Ernanda é um tanto quanto interessante. Para resumir, meu deck favorito é um Commander da minha amada Tatyova, Druida Bentica e por isso decidi montar o deck inteiro com as cartas mais bonitas que eu conseguir encontrar, cartas FOIL ou artes icônicas, essas coisas que a gente faz quando curte muito um deck. Foi então que encontrei a arte de Summer Bloom de Double Master, decidi que ela seria a escolhida e pessoal, essa ilustração é perfeita, recomendo. Imediatamente fui olhar o nome do(a) artista, pois eu sou desses, e me deparo com o sobrenome ‘Souza’. Fiquei intrigado com o cheirinho de Brasil desse sobrenome e imediatamente vou ao Google procurar. Para minha surpresa, descubro mais artes dela e o melhor de tudo: ESTÁ CONFIRMADO, É BR! BRASIL SIL SIL.

 

 

A partir desse momento minha cabeça fervilhava de curiosidade. Abri a LigaMagic para contemplar as artes dessa brasileira que imediatamente se tornou uma das minhas artistas favoritas. Olhando atentamente cada detalhe, percebi que em sua arte, ela dava aos seus personagens traços negros e latinos. Majoritariamente, ela representa belissimamente mulheres e isso me despertou uma vontade imensa de lhe fazer umas perguntas. Foi então que a convidei para essa entrevista.

 


Comecei perguntando: “Na arte de Summer Bloom de Double Masters e outras cartas como Shalai e Jolrael, por exemplo, podemos dizer que suas referências são as mulheres latinas e caribenhas, certo?”


Ela responde: “Na verdade todas as minhas personagens, se me dado a liberdade, foco completamente em feições latinas com estética e características de etnias do continente africano. Não me lembro agora qual etnia exatamente, pois faz muito tempo que criei essa arte, e tenho memória curta pra certas coisas.” Ela ri.


Continuo: “E como você se sente trazendo essas referências para o seu desenho? Afinal, isso eleva a representatividade das mulheres do Centro-Sul americano, mostrando nossa cultura para os gringos verem. E isso é muito bacana!”


Ela responde: “Isso foi parte de mim desde sempre. Quando é possível eu represento coisas e pessoas que se assemelham a mim mesma. Fico contente quando posso trazer essa liberdade estética pros meus trabalhos.”


Eu: “Isso é muito importante. Isso é a sua identidade”


Ela continua: Do mesmo jeito que é normal para uma pessoa branca desenhar coisas que façam parte de sua rotina ou de suas vontades, eu desenho algo que representa a minha identidade. Mas o que me agrada mais é como as outras pessoas que vêem o meu trabalho e às vezes se identificam neles. Nunca me imaginei em posição de trazer inspiração ou identificação. Uma vez ou outra acontece e quando ouço comentários do tipo, é bem gratificante.


Prontamente a agradeço e logo depois dessa breve conversa, percebo que não é só a criação do mundo de Magic que parece importar nessas respostas, às vezes é sobre a gente, às vezes é sobre ser Brasil. Utilizar nossas referências, do nosso povo, das nossas mulheres para demonstrar mulheres fortes, poderosas, mas com leveza, no estilo de arte da Ernanda, acaba se tornando algo único e precisamos valorizar. Como consequência, percebo que nosso povo é inspiração para o mundo de Magic. Então, amigos, fazemos parte dele como nunca antes.

 


Notinha do Rapha: É importantíssimo ressaltar que Guardião de Nova Benália é uma ilustração da Ernanda também. Meus amigos, que arte! QUE ARTE!


Bom pessoal, vocês pagaram 1 mana preto e conjuraram Reanimate e eu voltei, então não deixem de jogar suas mágicas e sempre que conjurarem um Reanimate, estarei aqui. Muito obrigado pelo feedback da Entrevista com o Anson Maddocks. E já esperem o próximo! Querem spoiler? Então lá vai: É OUTRO DOS 25 ORIGINAIS.


Não deixe de me seguir no Instagram no @raphamtg. E sigam a Ernanda também, o Instagram dela é @just_an_artblog 


Um abraço, Hypphotermya.

Raphael de Souza Pereira ( Hypphotermya)
Hypphotermya é um amante do jogo, de suas histórias e de decks budget. Joga desde 2013, passando por uma fase competitiva onde jogava de Burn no Modern e Affinity no Pauper, até que em 2022 conheceu o Commander e entendeu o sentido da vida.
Comentários
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- 04/11/2024 22:25:42
Excelente texto. Que a Ernanda Souza ilustre muito mais cartas!!! XD
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- 04/11/2024 09:47:33
Que texto legal, abordando um assunto diferente e valorizando o artista, parabéns.
E que trabalho muito bonito da Ernanda!
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- 04/11/2024 00:18:42
Muito bom!! Parabéns !
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- 03/11/2024 15:14:29
Seria legal chamar o Rogério Vilela. Apesar de só ter feito 2 cartas, é o brasileiro mais antigo a fazer artes pro MTG e pode falar melhor de como era submeter as artes naquela época.
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- 02/11/2024 20:45:33
Raphael, parabéns pelo enfoque do artigo mano...As artes ocupam parte substancial na nossa dinamica com o game (que sa, na memoria afetiva dessa relação) mas, insisto uma vez mais, ganham tão pouco destaque na hora de um trabalho mais frequente e, oxala, analitico.

Em resumo: qualquer cadencia de produção na pauta seria do kct, hahaha...Saude e energia pra tarefa ai mano!
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