7 Dicas sobre o Duel Commander
Tudo que você precisa saber para se aventurar no Duel Commander!
Há 23 dias - 2.949 visualizações - 17 comentários

Salve galera, beleza? 

 

Não é segredo para ninguém que o Duel Commander é um formato que vem crescendo cada vez mais nos últimos meses considerando sua entrada no Magic Online e alta adesão de jogadores, e também por conta de sua aparição no Circuito LigaMagic como um dos formatos competitivos. 


Dito isso, é de se esperar que muitos jogadores queiram migrar e conhecer o Duel, principalmente o pessoal do Commander que acaba vendo nele uma maneira competitiva de participar de alguns eventos. E é justamente esse choque térmico de realidades que acaba deixando um gosto amargo em vários comandeiros que se aventuram no Duel pela primeira vez. 

 

Nesse artigo quero pontuar algumas das maiores diferenças entre o Commander (de maneira geral) e o Duel Commander que podem ajudar você que quer conhecer o formato a se adaptar um pouco melhor a ele! 

 

Então sem mais enrolação, bora pro assunto! 

 


1 - A Banlist é diferente, mas é MUITO boa!

 

Acho que sempre que alguém conhece um novo formato, a banlist é o que mais chama a atenção à primeira vista. Principalmente quando você sai do Commander, e vai para o Commander Duel, que é uma ramificação de algo que você já “conhecia”. 

 

Segue a lista de banidas:
Duel Commander - ⛔️Banned and Restricted

 

Uma das primeiras coisas que podemos notar é a quantidade e intensidade de banimentos que o formato possui, e por mais que isso seja uma diferença enorme para o Commander tradicional, temos que considerar que estamos lidando com um formato x1 onde você tem uma carta que você escolheu à sua disposição o tempo todo na sua Zona de Comando


Com 4 jogadores em uma mesa casual fica um pouco menos perceptível o impacto de se ter uma carta disponível desde o início do jogo. Quando vamos para o cEDH, esse impacto fica um pouco mais evidente por conta da velocidade que aumenta consideravelmente. Nos formatos x1 por sua vez, isso te garante uma consistência gigantesca para a sua estratégia. 


Vamos usar o exemplo do deck que falamos em um artigo recente, onde o Comandante é o Yoshimaru, Sempre Fiel

 


Essa lista é pensada justamente para sempre ter à sua disposição no primeiro turno uma criatura que você escolheu e que vai crescer exponencialmente enquanto o jogo se desenvolve. Ou seja, você tem uma jogada planejada para o seu turno 1 com 100% de certeza. 


Nos formatos construídos isso é corrigido através da redundância de cards, já que você pode utilizar até 4 cópias para garantir uma maior chance de aparição da mesma, e mesmo assim você terá 6,67% de chance de que aquelas cartas apareçam na sua mão inicial. 


Se levarmos tudo isso em consideração, é de se esperar que para equilibrar o jogo de maneira saudável (principalmente com o atual volume de lançamentos) o formato precise ser mais agressivo em sua banlist, o que devo dizer que o Duel Commander faz de maneira primorosa. 


Digo isso porque é sempre possível saber através dos jogos quais cartas são nocivas e podem vir a serem banidas, evitando frustração de ser pego de surpresa. Eles tem uma resposta rápida aos anseios da comunidade e parecem ter uma conexão muito forte com os jogadores e criadores de conteúdo e seus feedbacks. 


E na minha experiência o formato apesar do grande número de cartas banidas, faz com maestria o balanço entre competitividade e saúde, contando com uma boa variedade de decks jogáveis que podem agradar vários tipos de jogadores.

 

 

2 - Partners são bem diferentes

 

Pra mim que sou jogador assíduo de cEDH, Conquest e Commander 500, posso afirmar que a mecânica de Partners sempre esteve em alta na comunidade, já que te permite ter duas opções de cartas na Zona de Comando


Apesar de nada nunca ter sido feito a respeito, como alguma mudança, vira e mexe se comenta em como Partner pode ser “roubado”. 


No Commander, ter dois comandantes quer dizer que você irá tentar se aproveitar o máximo possível das cores, mas também de suas habilidades, como Tevesh Szat, Perdicao dos Tolos e Kraum, Cacofonia Violenta, com card advantage. Ou Malcolm, Keen-Eyed Navigator que ajuda com aceleração e faz parte de um combo, e Tana, the Bloodsower que pode ajudar nas linhas de Neoform. Entre outros. 


No Duel a regra é diferente. 

 

 

"Conforme as novas regras, os jogadores que escolherem mais de um comandante na Zona de Comando (seja como Parceiros, Amigos para Sempre, Parceiros Com ou qualquer outra variante futura que permita múltiplos cards na Zona de Comando) agora precisarão escolher qual deles querem conjurar em cada partida e não poderão conjurar ambos várias vezes. Portanto, você precisará escolher cuidadosamente qual comandante conjurar primeiro, pois não poderá conjurar o outro pelo resto da partida. O comandante escolhido ainda segue todas as regras dedicadas do Commander, claro. Para a segunda partida e subsequentes, se houver, você pode escolher conjurar o outro comandante ou o mesmo novamente. Por exemplo, se você estiver jogando com Livio, Sentinela Jurada e Malcolm, Navegador da Hipervisao, você pode jogar o jogo 1 apenas com Lívio, O Sentinela da Jurada, o jogo 2 apenas com Malcolm, O Navegador de Hipervisão e o jogo 3 com qualquer um deles. Ou você também pode jogar os três jogos com o mesmo comandante."

 

Diferente né? 


Isso ajuda muito a fazer com que os jogos com Partner continuem dinâmicos, mas que isso não se torne uma vantagem muito grande contra decks que só tem um comandante. 


Como falei no tópico anterior, ter uma carta disponível o tempo todo pode ser muito forte pela ótica de um jogo x1, então imaginem duas! 

 

Com essas regras você continua tendo a opção de ter dois comandantes e variá-los entre um jogo e outro, mas ganha principalmente o poder de conseguir ter decks parecidos, mas com variações diferentes de cores! 


Esse splash te permite construir um Yoshi Bruse Boros, ou um Yoshi Tana Naya, e assim por diante, sem prejudicar de maneira negativa o power level

 

 

3 - Você vai jogar na curva

 

No Commander tradicional é MUITO comum os jogadores já construírem os decks pensando em maneiras de acelerar através de mana rocks, dorks, ramp spells e etc. Isso porque o jogo é mais lento e te permite espaço suficiente para planejar e visualizar sua estratégia depois de muitos turnos. 


No Duel Commander, além dos ramps positivos serem banidos, você estará em um jogo com muito mais atrito, já que o foco de ambos os jogadores é mais claro: Derrotar um único oponente. 


Isso faz com que você queira sempre estar “Jogando na curva”. Em outras palavras, aproveitando cada um, desde os seus primeiros turnos para pressionar o seu oponente e não dar aquele tempo de respiro. Por isso eu acho que não seria errado dizer que o Commander Duel está um pouco mais próximo do Legacy do que do próprio Commander


Dito tudo isso, espere jogos mais focados no early game, jogadas de muito valor que vão tentar aproveitar da melhor maneira possível a curva exponencial do deck, assim como nos formatos construídos. 

 


4 - Commander Swap parece loucura, mas funciona muito bem!

 

Sim, é exatamente o que você está pensando. 


No Duel Commander você pode trocar o seu comandante entre os matches de um melhor de 3. 

 

 

“#15 Posso "trocar" pelo mesmo Comandante após o jogo um? Sim, de acordo com a regra 507.1, você pode escolher qualquer comandante legal para trocar... incluindo o mesmo do jogo um! Esta regra foi adicionada no anúncio de maio de 2018.

 

Regras para referência:
Duel Commander - 📑Comprehensive Rules
Duel Commander - MAY 2018 RULES - BANNED/RESTRICTED UPDATE

 

Basicamente, em jogos de melhor de 3, caso você entre em um jogo com um comandante e queira trocá-lo para o jogo 2, você poderá pegar outra criatura lendária do seu deck e trocá-la para a Zona de Comando, desde que ela respeite as identidades de cores do seu deck. E caso o resultado não tenha sido satisfatório, você pode reverter a troca para o terceiro jogo. 


Isso permite que os decks tenham uma opção de “side deck” incluída na lista, aumentando a variância entre jogos e permitindo diferentes experiências em jogos mais competitivos. 


Mas também vale lembrar que apesar de legal, isso não é bagunça, já que a grande maioria das listas é feita para que haja uma linha clara de jogo que muitas vezes não permite espaço para substituições. 


Mas um bom exemplo que vi recentemente através do meu amigo (e consultor do formato) Bruno, é do deck da Atraxa, Grande Unificadora que pode optar pelo swap entre a Atraxa, Praetors' Voice em matches diferentes. 

 

  

 


5 - Tem Commander no nome, é competitivo, mas esqueça os combos!

 

Para quem vem do cEDH e está muito acostumado com o padrão que exige que os decks mais rápidos se aproveitem de combos, pode se preparar para desconstruir isso aqui no Duel Commander


Como já deixei claro em diversos textos, o combo é uma ferramenta usada no Commander justamente pela capacidade rápida de eliminar 3 outros jogadores de uma vez, com 40 pontos de vida cada. Se você somar esses pontos de vida, teremos um total de 120 pontos que te distanciam da vitória. Isso por si só faz com que estratégias de aggro, stomp e beatdowns no geral se tornem demoradas e inviáveis para se adequar à velocidade do formato. 


Já no Duel Commander, estaremos enfrentando apenas um oponente com 20 pontos de vida, o que permite que você consiga ganhar através do dano de maneira muito parecida com formatos construídos. 


Como a maioria dos decks prioriza custos baixos, cartas que vão seguir a curva de mana, uma densidade maior de controle através de counters e removals, é muito difícil criar brechas no jogo para que você consiga estabelecer uma estrutura para um combo, o que faz dessa estratégia um pouco inferior às demais. 


Note que isso não impede que existam decks combo como Kinnan, Bonder Prodigy e Ral, Monsoon Mage, mas diminui e muito sua taxa de aparição. 


Em contrapartida, pode esperar para ver alguns Decks Burn funcionando muito bem por aí!

 

 

6 - Procure por conteúdo, você vai encontrar!

 

Um dos grandes problemas em relação ao Duel Commander no Brasil é justamente a falta de conteúdo dedicado, mas isso não quer dizer que ele não exista! 


Como esse é um formato em crescimento, você vai encontrar pouca coisa pela internet em português, porém principalmente na parte de gameplays você não precisa ser fluente pra entender o que tá rolando em um vídeo, por exemplo.


Além disso, aqui no Brasil temos o pessoal do Farpas de Mana que traz gameplay em português e podcasts pelo Youtube. Também temos o Gustavo do MTG PvP que apesar de estar no início pelo Youtube, já é conhecido da comunidade e traz vídeos de gameplay de qualidade. E o Boguinhahs que faz lives pela Twitch e também é bem ativo dentro do Duel Br. Também quero indicar o canal do Victor, A Torre de Comando que é um projeto atualmente pausado, mas que deve voltar a produzir em breve! (eu espero)


Por fim, no Instagram temos o Investida Duel, que também traz conteúdo focado no formato através de posts muito legais.


Com certeza devem haver outros nomes por aí, e por isso convido vocês a deixarem suas indicações aí nos comentários! 

 

Se você entende um pouco de inglês ou outras línguas, tenho certeza que vai encontrar algumas outras fontes de conteúdo pela internet afora, como o pessoal do Bitzelberg, um canal alemão muito completo e que traz gameplays muito atualizadas. 

 

Enfim, conteúdo é o que não falta, e eu reforço que a melhor maneira de começar em algo, é procurando fontes de referência, até para quem não gosta do formato é interessante ter argumentos sólidos caso queira fazer uma boa crítica. 

 

 

7 - Mono Red é muito forte

 

É só isso mesmo, o Mono Red é forte e bem estabelecido no Duel Commander. 


Enfim pessoal, espero que assim como eu vocês se divirtam com o Duel Commander! 


Aproveitem que o formato tem recebido cada vez mais atenção, explore seus grupos e sua pool para deckbuildings diferentes. 


Nesse texto tentei passar um pouco do que percebi quando comecei a conhecer melhor sobre essa comunidade que já estou criando um carinho imenso! 

 

Espero que vocês tenham gostado, e se tiverem algo para agregar nos comentários, deixem sua contribuição aí pra gente. E se você gosta de Commander de maneira geral, dá uma passadinha lá no meu Canal do Youtube! Lá posto vídeos sobre o assunto nas terças e sextas feiras. 

 

No mais, muito obrigado à todos que leram até aqui, um grande abraço e até o próximo!

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 06/11/2024 12:13:21
Lembro com muito saudosismo, quando iniciei no game em 2012, e na minha cidade tinha o extinto covil do dragão, onde tínhamos campeonatos de Duel com facilmente 20 pessoas. Na época tínhamos pouco dinheiro, mas com ajuda uns dos outros, tínhamos decks fechadinhos pra jogar, Eu jogava de anafenza, the foremost. Saudades do duel do covil com cheiro de adolescência hahahaha
(Quote)
- 04/11/2024 15:30:02
Excelente artigo bem explanado sobre o duel Commander.
(Quote)
- 03/11/2024 11:25:00
Muito bom o artigo, esclarecedor
(Quote)
- 02/11/2024 23:31:45
Excelente artigo!
(Quote)
- 02/11/2024 21:38:56

Única forma de jogar é com a carta Command Beacon, de resto você só vai jogar a criatura mesmo.

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